Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/4093
Compartilhar:
Type: Trabalho de Curso - Graduação - Monografia
Issue Date: 25-Nov-2019
Title: Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos
Creator: VIANA, Luiz Felipe Ribeiro
First advisor: SILVA, Aline Costa da
Citation: VIANA, Luiz Felipe Ribeiro. Estratégias didáticas usadas em videoaulas no youtube para o estudo de conteúdos matemáticos. 2019. Trabalho de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Matemática, Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: . Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4093.
Resumo: Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Tem por objetivo analisar as estratégias usadas por professores/tutores em videoaulas de dois canais do YouTube para o ensino de conceitos de conjuntos. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos professores do site, e constatar a efetividade das referidas aulas com base nos comentários postados nos vídeos. Da análise, observou-se que os recursos utilizados para o ensino de conjuntos nos dois canais, um canal faz uso de caneta e papel e o outro de um software de escrita, os canais apresentam o conteúdo de uma forma simples e detalhadas, essa videoaulas evidenciaram que os alunos/ usuários utilizam elas para relembrar, repor, buscar, esclarecer dúvidas e aprimorar seus conhecimentos sobre conjuntos, mostrando que as videoaulas podem contribuir para auxiliar, instigar, incentivar e o ensino e aprendizagem de conjuntos.
Abstract: This study presents a descriptive research with qualitative approach. It aims to analyze the strategies used by teachers / tutors in twochannel YouTube video lessons for teaching ensemble concepts. To this end, the following specific objectives were outlined: to identify the strategies used by the teachers of the site, and to verify the effectiveness of these classes based on the comments posted in the videos. From the analysis, it was observed that the resources used for teaching sets in two channels, one channel makes use of pen and paper and the other a writing software, the channels present the content in a simple and detailed way, this video lessons evidenced that the students / users use them to remember, answer, search, clarify doubts and improve their knowledge about sets, showing that the video lessons can contribute to help, instigate, encourage and the teaching and learning of sets.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino a distância
Didática
Mathematics - Study and teaching
Learning
Distance education
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível via internet no e-mail: bibufpacastanhal@gmail.com
Appears in Collections:Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EstrategiasDidaticasUsadas.pdf893,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons