Checklist de morcegos (Mammalia: Chiroptera) das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá, estado do Amazonas: distribuição, morfologia e novos registros para o Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

06-10-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

NASCIMENTO, Andreza Cristina Soeiro do Nascimento. Checklist de morcegos (Mammalia: Chiroptera) das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá, estado do Amazonas: distribuição, morfologia e novos registros para o Brasil. Orientadora: Maria Cristina dos Santos Costa. 2022. 64 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4087. Acesso em:.
Os morcegos desempenham diversos papéis no ecossistema e a Amazônia abriga a maior parte da diversidade de morcegos do Brasil. As Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã e Mamirauá, localizadas no estado do Amazonas, estão entre as áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade devido a sua relevância biológica extremamente alta. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi identificar a riqueza de espécies de morcegos das RDS Mamirauá e Amanã, a fim de suprimir uma lacuna taxonômica na região e contribuir para o conhecimento da chiropterofauna da Amazônia. Um total de 274 espécimes depositados na coleção de mamíferos do Museu Paraense Emílio Goeldi foram identificados, distribuídos em quatro famílias, 18 gêneros e 26 espécies. As espécies mais abundantes foram Artibeus planirostris e Carollia perspicillata. Duas ampliações de distribuição foram identificadas, sendo uma delas obtida a partir de uma espécie não amostrada há mais de 40 anos.

Fonte

bibbiologicas@ufpa.br

Fonte URI