O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

04-02-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SANTOS, Brisa Joplin Nunes. O uso do anime Hataraku Saibou como estratégia para ensinar imunologia. Orientadora: Mayara Larrys Gomes de Assis Nogueira. 2022. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4060. Acesso em:.
A fragmentação de saberes na educação em ciências torna os conhecimentos ainda mais isolados entre si, dificultando que sejam percebidos os seus diversos atravessamentos. É preciso construir caminhos que favoreçam a uma ciência para todos, que nutram a curiosidade e interesse pelas ciências e democratize os conhecimentos. Para construir articulações dessa ordem, escolhemos o anime Hataraku Saibou como via para problematizar e contextualizar conhecimentos científicos sobre vacinas e células do sistema imunológico. Metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: 1) levantamento de trabalhos publicados entre 1997-2019 no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) com o intuito de identificar produções que tomam o anime como estratégia metodológica para construção de conhecimentos pertinentes no ensino de ciências e 2); a construção de uma Sequência Didática (SD) que, pautada na abordagem temática proposta por Delizoicov, Angotti & Pernambuco (2011), permita articular compreensões sobre imunologia através do diálogo de saberes entre anime e ciências. A dificuldade de encontrar trabalhos que tomam os animes como estratégias para orientar compreensões amplas e plurais sobre imunologia em um evento de nacional impacto e a SD produzida evidenciam a riqueza dessa estratégia como via para a proposição de saberes mais críticos e plurais.

Fonte

bibbiologicas@ufpa.br

Fonte URI