Determinação das propriedades mecânicas em tração de compósitos de matriz poliéster reforçados com fibras longas de guarumã (Ischnosiphon arouma)

Imagem de Miniatura

Data

08-04-2022

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

LIMA, Rodolfo Moura de Souza. Determinação das propriedades mecânicas em tração de compósitos de matriz poliéster reforçados com fibras longas de guarumã (Ischnosiphon arouma). Orientadora: Verônica Scarpini Cândido. 2022. 56 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia de Materiais) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4058. Acesso em:.
A preocupação ambiental tem se tornado cada vez mais frequente, impulsionando o desenvolvimento de materiais alternativos que utilizam recursos renováveis. Nesse sentido, destacam-se os materiais compósitos de matriz polimérica com a utilização de fibras vegetais como reforço. Fibras vegetais se destacam por sua abundancia na natureza, baixo custo, além de apresentarem resultados satisfatórios quando comparadas às fibras sintéticas. Nesse contexto é possível destacar o Guarumã (Ischnosiphon arouma) uma espécie abundante da região amazônica e muito utilizada na confecção de artesanato de cestarias. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo produzir compósitos de matriz poliéster, utilizando fibras de Guarumã como reforço. O processo de confecção dos compósitos teve início com a análise das fibras, os corpos de prova foram produzidos de forma individual em molde de silicone com a incorporação de 10, 20 e 30% em volume de fibras. As propriedades mecânicas em tração dos compósitos foram avaliadas segunda as diretrizes da norma ASTM D 638. Os resultados obtidos revelaram que a incorporação de fibras de Guarumã em matriz poliéster não alterou significativamente os valores obtidos em relação a resina pura, entretanto, a fibra de Guarumã revela grande potencial como reforço em materiais compósitos.

Fonte

Disponível na internet via Sagitta

Fonte URI