Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aula prática investigativa de química sobre processos de separação de misturas na Escola Dom Pedro I em Porto de Moz - PA(2022-04-22) PERNA, Cleudinéia dos Santos; SILVA, Márcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395O presente trabalho consistiu na realização e análise de aula prática investigativa sobre processos de separação de misturas em contrapartida ao método exclusivamente tradicional de ensino, no qual o aluno é mero espectador ou repetidor de conceitos. Com objetivo de despertar o interesse dos alunos por estes serem inseridos no processo de aprendizagem como agentes ativos na busca de respostas para solucionar problemas, neste caso, sobre os métodos de separação de misturas e possibilitar a aprendizagem. Sendo realizado em duas turmas de 1º ano do ensino médio da escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, Sede, localizada em cidade de Porto de Moz – PA. Para tanto, na metodologia de pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, que prevê a relevância da perspectiva individual e coletiva dos participantes, bem como a do próprio pesquisador. Como resultado, verificou-se maior aprendizagem observada na realização das tarefas com base na pratica investigativa. Além disso, os dados coletados demonstraram um aprendizado significativo para os alunos, tendo excelente repercussão. Por outro lado, na atividade com resolução de questões do Exame nacional do Ensino Médio – ENEM, sobre separação de misturas, constatou-se necessidade de mais tempo de estudo para os alunos.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Feira de ciências virtual como ferramenta de aprendizagem de Física em escolas do campo(2022-06-07) RIOS, Ana Claudia Souza; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736A proposta para a execução deste trabalho visa analisar através de bases teóricas sobre educação do campo e empíricas, um estudo qualitativo do uso de experimentos elétricos utilizando materiais alternativos, por meio de feira de ciências em duas escolas do campo na região da transamazônica em busca da promoção de uma melhor integração entre teoria e a prática de conceitos elétricos no cotidiano do aluno. Os resultados foram analisados a partir de entrevistas e observações antes e após a realização do evento, com objetivo de subsidiar melhor a pesquisa a partir de uma perspectiva significativa. Observou-se nesta metodologia que mesmo sem um espaço adequado e poucos materiais para execução dos experimentos, houve um bom desenvolvimento dos estudantes em relação a criatividade, o instinto investigativo, a compreensão dos assuntos e sua associação com o cotidiano, desta forma aproximando os saberes físicos da realidade do aluno. Assim, com base nestes resultados, a aplicação da feira de ciências como ferramenta metodológica, pode contribuir positivamente na minimização das dificuldades de ensino-aprendizagem em escolas do campo.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Reflexão sobre as dificuldades encontradas nas práticas docentes em aulas de Ciências durante a pandemia do Covid-19 no ano de 2020 em escolas do meio rural(2022-07-25) BORGES, Ivanilde Silvia Araujo; SILVA, Marcio Rogério da; http://lattes.cnpq.br/1136612613285395A pandemia do covid-19 provocou várias mudanças dentro da sociedade, afetando diretamente a educação em todos os seus setores e todas as modalidades diferentes, foi necessário fazer várias adaptações por conta da pandemia, uma dessas foi o ensino remoto que surgiu como uma possibilidade de aproximar discentes e docentes no momento de isolamento social. O presente trabalho se propõe a analisar como o ensino remoto aconteceu nas escolas do ambiente rural e como foi o processo de adaptação dos docentes as tecnologias necessárias, para isso foram feitas entrevistas com profissionais da educação do campo e foi usado o método qualitativo para analisar os dados. Foram feitas entrevistas com dois professores e com isso percebemos que a educação nos tempos da pandemia da covid 19 sofreu grandes impactos com o distanciamento dos professores e alunos. O trabalho se dispõe a mostrar como os docentes da educação lidaram com as dificuldades encontradas por conta do distanciamento causado pela pandemia.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo(2022-05-06) ARAÚJO, Deborah da Silva; BRAGA, Daniel Palma Perez; http://lattes.cnpq.br/7770372860220449A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Experiência vivenciada com aulas remotas de física na comunidade Tiradentes - Uruará/PA(2022-06-27) ALMEIDA, Luciene da Silva; SANTOS, Cícero Manoel dos; http://lattes.cnpq.br/0504503538506736A cinemática é a parte da mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens sendo útil para descrever o movimento de sistemas compostos por partes independentes que podemos identificar no nosso dia a dia tais como: corridas (de carro, pega-pega e de sacos), jogo de futebol e outras brincadeiras. O ensino para ser bem sucedido é necessário utilizar métodos e técnicas mais ajustados aos alunos. Neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é identificar formas para facilitar o ensino aprendizagem da cinemática aos alunos da primeira série do ensino médio no campo. Serão propostas a elaboração de experimentos de física utilizando materiais de baixo custo. Uma vez que, os materiais pedagógicos, serão confeccionados pelos alunos. Durante a pesquisa os conteúdos de Física foram ministrados através de experimentos com materiais de baixo custo assim tornaram as aulas mais interessantes e participativas, uma vez que essa pesquisa aconteceu no período de pandemias, aulas remotas e grandes dificuldades para o ensino e aprendizagem, contudo os alunos conseguiram realizar as atividades em grupo utilizando ferramentais digitais. Para sua maior eficiência busca-se o desenvolvimento integral do educando. A maior missão do educador é preparar com mecanismos as novas gerações para o mundo em que irão viver, por isso é de suma importância desenvolver metodologias ativas com a criatividade do educando,para que a construção do conhecimento ocorra como resultado de estratégias pedagógicas que resultem na interação com o outro, permitindo o despertar do aluno para o novo conhecimento. Esta pesquisa é relevante para o ensino de física, no contexto do conteúdo de cinemática, por fazer parte dos conteúdos iniciais da disciplina de física.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Mudanças socioambientais ocorridas nas matas ciliares, do igarapé Arapari: a visão dos atores sociais da Comunidade Arapari em Senador José Porfírio - Pará(2022-05-09) MOURA, Clisiele Rodrigues; SILVA, Maristela Marques da; http://lattes.cnpq.br/1620976380900108O presente trabalho teve como objetivo caracterizar as diferentes visões dos atores sociais envolvidos na pesquisa (professores, alunos e moradores da comunidade) sobre as mudanças socioambientais ocorridas nas matas ciliares, e suas ações educativas do igarapé Arapari, um importante recurso hídrico do município de Senador José Porfirio- PA. A metodologia utilizada neste trabalho é a qualitativa, onde foram obtidas informações a partir de entrevistas semiestruturadas com diferentes sujeitos que residem na comunidade. Os sujeitos que participaram da pesquisa foram famílias que residem na comunidade, professores que atuam na escola e estudantes, totalizando doze entrevistas que foram realizadas no período de abril a maio de 2021. Os resultados da pesquisa comprovam a importância desse recurso hídrico para comunidade na visão dos jovens, das famílias e educadores. Os principais problemas ambientais identificados foram o desmatamento das matas ciliares do igarapé Ararapi, o uso do fogo, presença de lixo nas margens e no leito do igarapé e a falta de consciência dos moradores. Sendo identificado que a vegetação ciliar foi substituída principalmente pelas pastagens para criação de gado bovino, que resulta em vários problemas ambientais como a erosão do solo, diminuição da qualidade da água, no desaparecimento das espécies aquáticas e silvestres. A escola atua na discussão dessa problemática com diferentes ações, mas, segundo a opinião dos interlocutores é necessário ampliar essa atuação através de ações educativas que envolvam os jovens e suas famílias, na implementação de propostas como o plantio de espécies nativas nas margens do igarapé e práticas que evitem as queimadas, envolvendo todos os moradores da comunidade.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O sistema modular de ensino em escolas do campo do município paraense de Tomé-Açu: uma pesquisa participante(2021-12-17) OLIVEIRA, Maria Michelle Lima da Silva de; SANTOS, Reginaldo dos; http://lattes.cnpq.br/3605765282824422; https://orcid.org/0000-0002-2282-8226Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa desenvolvida em 2019, com o objetivo de conhecer e discutir entraves e possibilidades para a promoção de ensino escolar adequado às necessidades educacionais dos educandos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental, de quatro escolas de Educação do Campo do município paraense de Tomé-Açu, submetidos ao Sistema Organizacional Modular, ao Regime de Alternância e ao ensino por projetos interdisciplinares. É uma pesquisa pautada pelo método dialético ao buscar discutir e refletir sobre a realidade educacional em território campesino. Dessa forma, norteou-se pelos documentos curriculares oficiais nacionais e municipais. Como resultados alcançados, o estudo pôs em evidência a contextualização do currículo com as vivências dos educandos, dando ênfase nas problemáticas e nas estratégias desenvolvidas para garantir a oferta de um ensino escolar mais útil, viável/possível e contextualizado.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará(2022-04-28) ALVES, Eliene da Silva; TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; http://lattes.cnpq.br/1223748500489517; https://orcid.org/0000-0002-7466-3996Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A pesca artesanal e suas possíveis relações com o ensino de ciências em uma escola ribeirinha do Xingu, Senador José Porfírio (PA)(2022-04-01) MAIA, Jocilma Pina; FORMIGOSA, Marcos Marques; http://lattes.cnpq.br/0734899288695479A inserção de elementos do contexto dos alunos nos conteúdos curriculares é uma demanda que está constantemente nos debates acadêmicos e/ou escolares, e isso não é diferente nas escolas do campo. Construir ou redimensionar o currículo para atender a realidade das comunidades ribeirinhas principalmente de pescadores é mais que um desafio, é dar validade através do currículo aos saberes vividos para os estudantes. O artigo em tela tem como objetivo investigar as possíveis relações da pesca artesanal desenvolvida em uma comunidade ribeirinha com a disciplina de Ciências em turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A produção de dados foi realizada em de abril de 2021, por meio de entrevistas gravadas com 10 alunos do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental, entre 13 e 17 anos de idade, prioritariamente aqueles que exercem a atividade pesqueira e com o professor da disciplina de Ciências. Os dados apontam que, a pesar dos alunos terem ligação com a pesca e esta ser apontada por eles como algo que poderia ser trabalhado na escola, como facilitador da aprendizagem, pouco dos saberes dos pescadores e de sua comunidade, como um todo, são incorporados na disciplina de Ciências, restringindo-se, geralmente, por parte do professor, a exemplos e algumas tentativas de contextualização, mas não são utilizados como ponto de partida (ou de chegadas) para reflexões críticas sobre a realidade local sendo, portanto, alicerçada a um modelo de prática docente que não dialoga com os modos e vida da comunidade.