A ocupação de áreas a jusante de barragens: uma análise da vulnerabilidade populacional no município de Tucuruí-PA, Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

14-12-2021

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

BRITO, Caio Yan Porfirio de; COSTA, Valdiney Abreu. A ocupação de áreas a jusante de barragens: uma análise da vulnerabilidade populacional no município de Tucuruí-PA, Brasil. Orientador: Júnior Hiroyuki Ishihara. 2021. 88 f. Trabalho de Curso (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) – Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental, Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3934. Acesso em:.
Os acidentes por rupturas de barragens causam grandes prejuízos ao vale a jusante do empreendimento. Apesar da evolução dos métodos de construção, sabe-se que é impossível obter-se uma situação de risco nulo em qualquer área de atividade social. Em relação a segurança da sociedade, é necessário considerar que estas infraestruturas são, na maioria das vezes, localizadas em regiões com ocupações urbanas e rurais de seu vale a jusante. Dessa forma, as consequências da ruptura de uma barragem podem ser muito graves, acarretando em problemas econômicos, sociais e ambientais. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar a ocupação urbana a jusante da UHE-Tucuruí presente nas Zonas de Autossalvemto (ZAS) e estimar os Índices de Vulnerabilidade (IV) populacional ao riscos tecnológicos em uma situação de evento adverso, Perigo Estimado (PE) e Índices de Riscos (IR) no município de Tucuruí-Pa. Para atingir o objetivo, foi utilizado nesta pesquisa os metadados (shapefiles) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) com intuito de identificar as zonas urbanas, assim como os dados socioeconômicos do último Censo Demográfico, ano de 2010, para estimar os índices de vulnerabilidade social. Os resultados indicam que as ZAS são constituídas tanto por áreas com alta densidade de edificações (bairros consolidados do município), como também por baixa densidade de edificações (setores em expansão urbanística). Os altos índices de IV, PE e IR se concentram nos bairros periféricos localizados nas proximidades do rio Tocantins. Logo, com base nos resultados, é perceptível que uma parcela considerável da população de Tucuruí será impactada diretamente em uma situação de emergência de pior cenário e com o crescimento da malha urbana os índices de pessoas vulneráveis tendem a elevar-se com o passar dos anos.

Fonte

Fonte URI

Disponível na Internet via Sagitta