Práticas pedagógicas e educação escolar diferenciada nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Bekwynhmeiti

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25-02-2019

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SANTOS, Regina Mascarenhas dos. Práticas pedagógicas e educação escolar diferenciada nos anos iniciais do ensino fundamental na escola Bekwynhmeiti. Orientadora: Cleide Santos de Sousa. 2019. 56 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, São Felix do Xingú, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3803. Acesso em:.
A presente monografia, trata-se de descrever as práticas pedagógicas da educação escolar diferenciada nos anos iniciais na comunidade Apexti, com base no currículo diferenciado produzido pelos professores indígenas e não indígenas. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com dados coletados a partir da entrevistas, análise de documentos e observações realizadas na mesma comunidade. As entrevistas foram realizadas com alguns moradores, professor indígena e não indígena e lideranças indígenas da comunidade, que relataram o processo de formação docente, em seguida, alguns aspectos pertinentes aos professores indígenas e não indígenas tais como: dificuldades nos trabalhos e exercícios escolares, pois a cultura do dia a dia e o meio social dessa nação são muito forte, prejudicando em diferenciada na comunidade. O objetivo geral é voltado para o processo de ensino aprendizado desenvolvido na aldeia Apexti, analisando a escola enquanto aspectos físicos, estruturais e as suas necessidades, através das práticas pedagógicas na educação escolar diferenciada da escola Bekwynhmeiti. Os objetivos específicos constituem em observar as práticas docente na educação escolar diferenciada na escola Bekwynhmeiti. Identificar como ocorre o processo de ensino aprendizado dos alunos na educação escolar diferenciada. Discutir a importância da pratica pedagógica na educação escolar diferenciada nos anos iniciais. A educação indígena, parte das concepções Jesuíticas, e as reformas na Constituição Federal de 1988 algumas situações o desenvolvimento dos alunos, os problemas da formação e apoio pedagógico dos coordenadores e secretarias de educação, e por fim apresenta-se os resultados obtidos na comunidade com a ampliação da escola, sendo elas positivas ou negativas na escola BEKWYNHMEITI.

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Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br