Inclusão escolar na escola professora Maria Amoras no município do Acará

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26-12-2019

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PAULA, Cirlene Lisboa de. Inclusão escolar na escola professora Maria Amoras no município do Acará. Orientador: Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo. 2019. 84 f. Trabalho de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3674. Acesso em:.
O presente Trabalho de Curso foi construído com enfoque na Educação Inclusiva que tem se apresentado como novo paradigma educacional, fato recente na educação brasileira. Tem ganhado forças com os estudos que têm surgido e com as propostas baseadas na legislação vigente e nas práticas educativas. Com essa abordagem, o referido TCC tem como objetivo fazer uma breve apreciação das políticas educacionais para a Educação Inclusiva no Brasil, elencando sobre sua evolução histórica e os marcos conceituais. Para tanto se utilizou da abordagem qualitativa e servirá como base a legislação brasileira, as diretrizes políticas específicas do Ministério da Educação (MEC) e alguns documentos utilizados. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1986 e a Declaração de Salamanca iniciaram avanços importantes na legislação da educação inclusiva. É imprescindível que haja uma educação inclusiva onde os educandos sejam respeitados e recebam um ensino que respeite suas limitações, suas diferenças e suas particularidades. Onde o professor busque formação continuada para que possa desempenhar melhor o seu trabalho quando se deparar com alunos com necessidades educacionais especiais. As escolas precisam rever os seus Currículos, assim como seus Projeto Político Pedagógico, pois eles pouco têm a contribuir com o avanço dos alunos deficientes. Estes têm um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, precisam valorizar um ensino que leve em conta as diferenças de cada um sujeito. Anseio, sonho e superação foram os pontos chave para a construção deste TTC, foram muitas as dificuldades e angústias vividas e sentidas, assim como das conquistas e transformações alcançadas ao longo de todo o processo educacional. Descrevê-lo foi desafiador, mas com muita satisfação e a imensa gratidão pelas transformações alcançadas durante essa árdua caminhada acadêmica. Os referenciais mencionados no decorrer desta narrativa e que vieram fundamentar este trabalho foram: Bueno (1999), Freire (1996, 2005), Fumegalli (2012), Gadotti (1994), Mantoan (1997, 2002, 2003, 2006), Stainback (1999), entre outros.

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