A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01

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02-12-2020

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PAIVA, José Francisco Morbach de. A utilização de recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio através do software Quip Tabela 4.01. Orientador: Marcio Rogério da Silva. 2020. 27 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Uruará. 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3444. Acesso em:.
O uso de recursos tecnológicos tem sido cada vez maior no ambiente escolar nos últimos anos. No ensino da química também vem sendo utilizados softwares educacionais, em que estes recursos auxiliam no trabalho docente e atuam como facilitador no processo ensino aprendizagem dos alunos. Com base nesse contexto, questiona-se: O emprego de um software educacional pode, efetivamente, contribuir para aprimorar o ensino de química? Neste sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar a utilização do recurso tecnológico Software Quip Tabela 4.01 como instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Química na Escola Estadual de Ensino Médio Melvin Jones no município de Uruará-PA. A pesquisa teve caráter qualitativa e foi desenvolvida em uma turma de Química da 1ª série do ensino médio, através da aplicação de um software educacional denominado Quip Tabela 4.01, sendo que os dados foram coletados através de observações e de intervenção pedagógica. Os resultados evidenciaram que as aulas de Química desenvolvidas a partir de softwares educacionais são mais eficientes do que aquelas nas quais se utilizam as metodologias tradicionais. Dessa forma, fica evidente que a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Química pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio e a modernização das metodologias contribuem para um melhor resultado no aprendizado dos estudantes.

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