Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena-PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

12-12-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUZA, Elder Martins. Educação do campo e seus desafios em classes multisseriadas: um estudo no contexto da escola São Sebastião em Barcarena/PA. Orientador: Afonso Welliton de Sousa Nascimento. 2019. 36 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Acará, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3332. Acesso em:.
A educação do campo nada mais é como uma educação escolar específica que oportuniza o campo dentro de suas especificidades e garante a permanência dos sujeitos no lugar onde vivem. Nesse contexto, o ensino em classes multisseriadas presente no campo contempla a todos de forma igualitária, a fim de obter um bom aprendizado? Além do mais, objetiva-se saber se a aprendizagem ocorre em vista da complexidade da classe, especificamente com alunos do 5º ano. Com o intuito de aprofundar a temática abordada, a pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorre a aprendizagem, em classe multisseriada, na escola da comunidade São Sebastião, no município de Barcarena-Pará, visando compreender a forma de ensino, o rendimento escolar e os desafios que professores e alunos enfrentam nesta forma de ensino na educação do campo. Os resultados apresentados ocorreram mediante a pesquisa qualitativa e quantitativa, onde foi possível utilizar os seguintes instrumentos para a coleta de dados como: entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário com professor e aluno. A coleta de dados ocorreu com apenas um professor e cinco alunos do 5º ano. A pesquisa constatou-se de duas etapas: a pesquisa bibliográfica, onde foi possível consultar referencial teórico de autores como Arroyo (2013), Barros (2010), Ferreira (2011) e Hage (2008) entre outros que retratam a temática de educação do campo e classes multisseriadas e a pesquisa de campo. Desta forma, os resultados apontam que o ensino nessas classes apresenta alguns problemas devido à sua complexidade de turmas e níveis de aprendizagens diferentes assim como a distorção idade-série. A escola não apresenta coordenação pedagógica e ficou evidente que precisa de mais formação para o professor. Nesse sentido, a escola necessita ter um projeto político pedagógico que atenda às realidades dos alunos do campo no contexto em que vivem, proporcionando a permanência na escola e obtendo desta forma um bom rendimento nos estudos. A pesquisa também revelou que apesar do ensino dado na escola à família pouco tem feito em casa para contribuir na aprendizagem do aluno.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI