A Caixa Dourada: um jeito de fazer teatro a partir de mini-oficinas na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

05-06-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

MACHADO, Dayane de Abreu Silva. A Caixa Dourada: um jeito de fazer teatro a partir de mini-oficinas na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto. Orientadora: Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida. 2018. 84 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3275. Acesso em:.
Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa desenvolvida com mini-oficinas, que aconteceu na pediatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) nos anos de 2011 e 2014, dentro do projeto de extensão Teatro Com-Vida (TCV), e que tem como objetivo: Participar da criação e aplicação/manipulação de mini-oficinas como método de coleta de histórias de pacientes hospitalizados na pediatria do HUJBB. Para discorrer sobre o objeto, escolhi dialogar com os seguintes autores: Ana Maria Amaral (2011), Patch Adams (2002), Lúcia Helena Freitas (2005), entre outros. O modelo metodológico escolhido para compor este estudo foi o qualitativo, abordando especificamente a pesquisa participante, dialogo com Teresa Maria Frota Haguette (1999). Na primeira fase do trabalho descrevo o percurso preparatório dos alunos/atores na descoberta do espaço hospitalar como local para receber o teatro no formato de mini-oficinas com o objetivo de coletar histórias dos pacientes. A segunda etapa constitui-se em levar para o público escolhido as mini-oficinas e registrar o procedimento. A terceira etapa é uma síntese de todo o processo do fazer teatral no hospital, da coleta ou não coleta de histórias dos pacientes, das implicações existentes, dos desafios imprevistos, das soluções viáveis e da resposta do paciente à intervenção e o jogo lúdico que se estabeleceu entre ator, objeto e paciente na pediatria.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção