Análise comparativa na independência funcional e aspectos cognitivos entre idosos que praticam dança folclórica e idosos sedentários

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

01-01-2018

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

OLIVEIRA, Layani Tamiris Gonçalves. Análise comparativa na independência funcional e aspectos cognitivos entre idosos que praticam dança folclórica e idosos sedentários. Orientadora: Renata Duarte Souza Rodrigues . 2018. 49 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém,2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3270. Acesso em: .
A dança é uma atividade complexa que abrange todos os sistemas corporais. Pode contribuir de maneira positiva tanto na manutenção quanto na melhora de aspectos físicos, motores, cognitivos e funcionais. Desse modo, o presente estudo teve por objetivo geral investigar os possíveis efeitos cognitivos e motores da dança folclórica em indivíduos idosos. Como protocolos de pesquisa, foram aplicados testes validados e tradicionalmente utilizados com essa finalidade em dois grupos de idosos, um praticante da dança folclórica Carimbó e o outro sedentário. Quando comparados os dois grupos, foram obtidos resultados com diferença significante para o grupo que praticava Carimbó com relação aos parâmetros cognitivos, de marcha e equilíbrio, assim como redução no risco de queda. Considerando-se as limitações desse estudo, o Carimbó foi capaz de promover ganhos nos aspectos cognitivos e motores dos idosos.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI

Aparece na Coleção