O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme

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06-08-2018

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SANTOS, Luiz Carlos Martins dos. O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme. Orientador: Leandro Klineyder G. de Freitas. 2020. 30 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3189. Acesso em:.
Este artigo aborda a importância da aplicação do dever de casa no ensino fundamental e mais especificamente no seu primeiro ciclo. Para tal, apresenta, de forma muito breve, a perspectiva de alguns autores que já dialogaram sobre a temática e avança para uma pesquisa de campo. O dever de casa geralmente é um tema pouco discutido no Brasil e o fato de haver um certo consenso quanto a sua aplicação, não implica dizer que não hajam diversas tensões envolvidas neste diálogo; principalmente quando, a partir de um enfoque sociológico, analisamos os impactos que esta atividade causa na relação família e escola e vice-versa; daí o objetivo de focar nas interações que envolvem esta prática. A pesquisa foi desencadeada por questões do tipo: quais os limites e vantagens da utilização do dever de casa? Qual a opinião de professores, estudantes e familiares em relação à sua importância? Na atualidade ainda se faz importante a aplicação deste?. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, bem como um estudo de caso com observações e entrevistas informais com os atores sociais envolvidos. A pesquisa constatou que o caminho para a melhoria do ensino não passa pela abolição do dever de casa sendo este uma importante ferramenta de extensão do aprendizado e o principal elo entre família e escola. Portanto é válido investir nesta relação que deve configurar-se como uma via de mão dupla, articulando os conteúdos escolares ao espaço de vivência dos educandos a fim de conceber um estudante não só consumidor, mas também produtor de conhecimentos. Por fim, é fato que as pesquisas precisam continuar avançando no estudo deste assunto.

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