A diversificação nas formas de oferta do ensino médio no Estado do Pará: análise das Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana

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21-12-2018

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COELHO, Sandy Caroline Seabra. A diversificação nas formas de oferta do ensino médio no Estado do Pará: análise das Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana. Orientador: Ronaldo Marcos de Lima Araujo. 2020. 58 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3178. Acesso em:.
Este trabalho tem como objetivo analisar as diferentes formas de oferta do ensino médio paraense, especificamente, nas Regiões de Integração do Marajó e Metropolitana, e a reprodução das desigualdades socioeconômicas. Como procedimento metodológico se elegeu a revisão bibliográfica e documental e ainda o levantamento e análise de dados estatísticos. Os resultados revelam que há aproximadamente nove formas de ofertar o ensino médio no estado, esse número pode aumentar se considerarmos algumas variáveis como turno e localidade. Consideramos que as diferentes formas de oferta do ensino médio, ao mesmo tempo em que podem revelar possibilidades de diversificação, também podem apresentar limites no que se refere ao aumento das desigualdades escolares, pois, no contexto da sociedade dividida em classes sociais há a tendência de promover hierarquização entre as diferentes escolas, especificamente, na rede pública de ensino. Os dados coletados são um retrato parcial do contexto das escolas de ensino médio paraense e não explicam todas as contradições vinculadas a esse ensino, porém eles expressam números atuais, apontando índices acentuados de desigualdades educacionais produzidas pelas desigualdades sociais

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