Mudanças climáticas nas redes sociais: um estudo sobre a importância do twitter na dinâmica dos impactos antrópicos na Amazônia.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

13-02-2019

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

SOUTO,Jefferson Inayan de Oliveira. Mudanças climáticas nas redes sociais: um estudo sobre a importância do twitter na dinâmica dos impactos antrópicos na Amazônia.Orientador: Ricardo Theophilo Folhes. 2019. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Curso de Especialização em Comunicação Científica na Amazônia, Curso Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3172. Acesso em:.
Os meios de comunicação são cruciais para a disseminação de informações sobre as mudanças climáticas. Contudo, a natureza da cobertura varia, sendo uma alternativa a disseminação e uso de informações em redes sociais. O presente artigo aborda a plataforma social Twitter e o compartilhamento de conteúdo gerados sobre mudanças climáticas na Amazônia. A identificação das interações nas redes sociais baseou-se nos últimos anos entre 2015 a 2017 através de trends topics e hashtags compartilhadas pelos perfis do Twitter. A elaboração das matrizes, redes e grafos foram desenvolvidas no software Gephi utilizando o algoritmo Force Atlas e Louvain. Os resultados demonstram que a maioria dos perfis interagem em uma esfera global de compartilhamento de informações voltadas para mudanças climáticas destacando a Amazônia por sua biodiversidade e degradação ambiental. Grandes veículos de comunicação estão cada vez presentes nas discussões dos impactos climáticos e viabilizam um processo de veiculação em grande massa com base em entrevistas, depoimentos, artigos e relatórios científicos da ação desenfreada do homem ao meio ambiente. Além disso, o compartilhamento de informações costuma priorizar em mensagens palavras que são descritos como fatores que alteram o clima como a Pecuária (28%), Agricultura (22%), Gases de Efeito Estufa (15%) e em menor escala pela variabilidade natural do clima (6%). No geral, as discussões nas mídias digitais sobre mudanças climáticas ocorrem frequentemente em um ambiente que estabelece um campo de comunicação ativo de comunicação científica entre os usuários da plataforma Twitter.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI