Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

18-02-2020

Título(s) alternativo(s)

Tipo de acesso

Acesso Abertoaccess-logo

Citar como

RODRIGUES, Carlos Eduardo Conceição. Análise do ensino inclusivo de alunos surdos nas aulas de Química em uma escola da rede estadual do município de Ananindeua - PA. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2020. 45 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Química) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3128. Acesso em:.
O desenvolvimento desta pesquisa surgiu a partir da necessidade de se constatar a efetividade do ensino inclusivo oferecido por uma escola estadual do município de Ananindeua. Para tal, buscou-se realizar uma análise deste ensino inclusivo para alunos surdos, durante as aulas de química. Assim, foi necessário conhecer a realidade do ensino inclusivo, identificar as principais metodologias adotadas pelos professores durante o ensino e avaliação dos mesmos e conhecer as principais dificuldades enfrentadas por professores e alunos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, utilizou-se o método qualitativo, onde fez-se uso das observações, junto a aplicação de questionários para professores e alunos surdos como técnica de coleta de dados, sendo esta realizada no período de 18 a 29 de novembro de 2019. Diante disso, verificou-se que aspectos básicos necessários para o desenvolvimento do ensino inclusivo estão sendo oferecidos, porém vale direcionar o olhar para a formação dos professores, tendo em vista que se constatou que estes docentes atuantes na área, não possuem formação especifica.

Fonte

1 CD-ROM

Fonte URI