Formação cristã, amor e caridade na atuação pastoral e educacional das Irmãs mestras de Santa Dorotéia filhas dos sagrados corações

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21-12-2018

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FEIO, Luciane Albino. Formação cristã, amor e caridade na atuação pastoral e educacional das Irmãs mestras de Santa Dorotéia filhas dos sagrados corações. Orientador: Paulo Sérgio de Almeida Corrêa. 2020. 71 f. Trabalho de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2899. Acesso em:.
Visou-se com este estudo compreender os motivos que desencadearam o aparecimento da Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações, as razões que a fizeram estender sua missão educacional para o Brasil, bem como a forma de organização curricular assumida com a pretensão de formar o educando em valores humanos e cristãos. Quais as motivações que impulsionaram o surgimento da Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações? Por quais interesses tal instituição expandiu sua missão nas terras brasileiras, por meio da iniciativa educacional? A forma como se organiza o currículo escolar dessa instituição auxilia no desenvolvimento de um sujeito formado em valores humanos e cristãos? Pesquisa de caráter bibliográfico e documental que adotou como referencial teórico os estudos sobre a História da Educação no Brasil, dos autores Sanfelice (2009), Gatti Júnior (2007), Saviani (2005), Sene e Costa (2010), assim como os documentos relacionados à história desse Instituto, no período entre século XIX e o ano de 2018. Concluiu-se que tanto o Instituto João Antonio Farina, quanto a Instituição religiosa das Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações e a Creche Oásis Infantil Dom João Antônio Farina, exemplificam como as instituições são dinâmicas, sofrem interferências dos contextos político, econômico, social, cultural e pedagógico, mas também interferem nesse processo, seja por meio da distribuição da caridade e o acolhimento no amor, principalmente pela formação educacional que promovem, mediante o currículo real e oculto que mobiliza o trabalho formativo em seus distintos espaços educativos.

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