Curso de Licenciatura em Física - CAMPSALINAS
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Campus de Salinópolis / Bibliotecárias: Sheysy Aragão Monteiro / Fernanda May de Assis Nara - E-mail: bib_campussal@ufpa.br
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tecnologias criativas no ensino de física: histórias em quadrinhos criadas com ferramentas manuais e automatizadas(2024-12-20) CARDOSO, Solange de Lima; CHAGAS, Maria Liduína das; http://lattes.cnpq.br/3505845652843695; 0000-0002-5102-0154; MOURA, Thiago Rafael Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979XO presente trabalho explora o uso de histórias em quadrinhos (HQs) como uma ferramenta pedagógica inovadora para o ensino de Física. A proposta consiste em desenvolver duas revistas em quadrinhos baseadas na trajetória de Marie Curie, integrando elementos históricos e científicos com o objetivo de facilitar a compreensão de conceitos complexos, como a radioatividade. O objetivo geral da pesquisa é investigar o potencial das HQs como recurso educacional, analisando o impacto de abordagens construtivistas e de tecnologias digitais no desenvolvimento desses materiais. Especificamente, o estudo busca criar narrativas sobre a vida de Marie Curie e utilizar plataformas como ©Pixton, Microsoft Copilot Designer e Canva para o desenvolvimento das ilustrações e a montagem das revistas. A justificativa do estudo fundamenta-se na necessidade de inovar metodologias de ensino em disciplinas tradicionalmente desafiadoras, como a Física, promovendo uma abordagem mais lúdica e acessível. A metodologia adotada incluiu etapas como: revisão bibliográfica, elaboração de roteiros baseados na vida de Marie Curie, desenvolvimento de ilustrações utilizando ferramentas manuais e automatizadas, e a montagem final das revistas em quadrinhos. Os resultados demonstram que a integração de tecnologias criativas, como a inteligência artificial, e criação de ilustração manual viabiliza a produção de materiais didáticos lúdicos e atrativos, capazes de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem. Embora o material produzido não tenha sido aplicado diretamente em sala de aula, ele apresenta um grande potencial para engajar estudantes e facilitar a compreensão de conceitos abstratos. O estudo reforça que as HQs podem se consolidar como uma ferramenta eficaz e interdisciplinar no ensino de Física, contribuindo para tornar o aprendizado mais lúdico e acessível.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Revisão da literatura no ensino da eletrostática por meio das TIC’s: como isso vem acontecendo durante os últimos cinco anos(2024-08-02) ASSUNÇÃO, Rodrigo de sousa; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO presente trabalho se trata de um ensaio e realização de revisão da literatura sobre a inclusão e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da eletrostática no Ensino Médio no período de 2019 a 2024. Neste sentido, o trabalho busca compreender o impacto da utilização dessas ferramentas no ensino da eletrostática e de que maneira ela pode ser melhor integrada. Para tanto, a pesquisa buscou analisar estudos empíricos de revisões através de vários tipos de textos oferecidos através das plataformas: Periódicos, Google acadêmico e SciELO a fim de fornecer uma compreensão ampla da relação entre TIC’s e a eletrostática no período pedagógico abordado. A revisão destaca a ampla utilização e os benefícios das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino da eletrostática, mostrando avanços significativos nos últimos cinco anos. O uso de simulações virtuais e plataformas online tem proporcionado uma compreensão mais profunda dos conceitos eletrostáticos, promovendo a aprendizagem ativa e colaborativa. Embora haja progresso, desafios como infraestrutura tecnológica insuficiente e resistência dos professores ainda precisam ser superados. A personalização do ensino e a implementação de sistemas adaptativos são áreas promissoras para futuras pesquisas e desenvolvimentos, visando maximizar o potencial das TIC’s na educação em eletrostática.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma introdução a econofísica: através de história em quadrinhos(2023-12-22) SOUZA, Márcio Wagner de Araújo; MOURA, Thiago Rafael da Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979XA econofísica é uma disciplina que utiliza os princípios da física estatística para analisar fenômenos econômicos, como o comportamento de ações no mercado financeiro, entre outros. Uma alternativa de divulgar e ensinar a econofísica para o público que não tem conhecimento desta área, é através da criação de produtos educacionais como as histórias em quadrinhos, os quais são recursos didáticos que retêm a atenção e desperta a imaginação dos leitores, além de facilitar a compreensão de conceitos difíceis por meio de uma linguagem simples, visual e lúdica. O objetivo deste trabalho, é apresentar um produto educacional como a história em quadrinhos para explicar os principais conceitos e aplicações que envolvem esta área, bem como os estudos e novas abordagens. A metodologia para elaborar este produto educacional consiste na elaboração de um roteiro de uma história em quadrinhos que aborde de uma maneira simples e objetiva a econofísica, trazendo os conceitos principais que envolve essa área interdisciplinar da física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura(2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias ativas de aprendizagem para o ensino e aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio(2024-03-02) CAVALCANTE, Francisco Flávio; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho mostra o resultado final do plano de extensão intitulado "Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Ensino e Aprendizagem de circuitos eletrônicos no ensino médio”, cujo objetivo foi propor uma estratégia, baseada em Oficinas de Aprendizagem de Física, para o ensino de conceitos relacionados à eletricidade/eletrônica para alunos do terceiro ano do ensino médio, levando-os a problematizar assuntos e solucionar questões que permeiam a realidade do contexto em que vivem. Destacamos a importância e a necessidade da inserção de metodologias dinâmicas focadas no aluno e ao final propomos uns passos importantes para criar uma oficina de aprendizagem dinâmica, no qual o discente é o centro do processo de ensino-aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relato de experiência nos estágios supervisionado na licenciatura em física no município de Salinópolis: um olhar para as metodologias de ensino(2024-03-02) SANTOS, Douglas Christiano Farias dos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo trata-se de um estudo sobre o relato de experiência nos estágios supervisionados I, II e III, durante a licenciatura em física no município de Salinópolis. O objetivo é mostrar as experiências nesse período de vivência, no ambiente escolar, destacando práticas vivenciadas e métodos empregados visando aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, bem como a utilização da aprendizagem significativa de Ausubel para promover uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos. Os métodos utilizados na pesquisa envolveram observações de aulas na Escola Aracy Alves Dias, identificando estratégias para conectar os conhecimentos dos alunos aos conteúdos da física. Além disso, realizou-se uma revisão abrangente da literatura sobre a teoria de Ausubel e a importância do estágio supervisionado. Os resultados destacam que a prática docente, relacionando a Física com situações cotidianas, contribui para o interesse e compreensão dos alunos. Conclui-se que a importância de uma abordagem integrada entre teoria e prática, utilizando a teoria de Ausubel, promove um ensino-aprendizagem mais significativo, isto é, faz com que os alunos associem o seu cotidiano aos conteúdos de Física estudados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios na criação de um projeto educacional: multiverso da física moderna(2024-01-03) RIBEIRO, Luis Maria Costa; SOARES, Pedro Henrique da Fonseca; FERNANDES, Leonardo José Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2801637840937606; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO projeto intitulado “Multiverso da Física Moderna” foi desenvolvido por alunos do curso de Ensino de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Salinópolis, com o objetivo de apresentar os conceitos da Física Moderna de forma inovadora no contexto da alta Educação escolar. O projeto aconteceu na Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida e envolveu diversas atividades, que vão desde apresentações teatrais, jogos e experimentos até a criação de uma história em quadrinhos sobre física moderna. performance que levou os alunos a uma viagem no tempo, encontrando figuras icônicas da ciência como Aristóteles, Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Isaac Newton e Albert Einstein. Cada personagem apresentou seus estudos e teorias, orientados por um narrador. Posteriormente, o projeto abordou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein através de uma representação visual da curvatura do espaço-tempo utilizando um leito elástico. Os alunos também participaram de experimentos e dinâmicas sobre o efeito fotoelétrico, explorando o paradoxo dos gêmeos e vivenciando o experimento mental do gato de Schrödinger. Além disso, o projeto incorporou elementos lúdicos, como o uso de jogos eletrônicos, óculos de realidade virtual e um divertido desafio tipo torta na cara que incluía questões relacionadas às etapas anteriores do projeto. A avaliação do projeto levou em consideração as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Ciências Naturais, adequando-as ao contexto do ensino médio. explore os mistérios do universo de uma forma envolvente e significativa. O relato apresentado neste resumo visa auxiliar professores e futuros professores da rede de Ensino Básico no desenvolvimento de seus próprios projetos educacionais, destacando as características e diferenciais do projeto “Multiverso da Física Moderna” como um exemplo de sucesso de ensino de Física atrativo e contextualizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de cinemática por investigação usando robótica(2023-12-18) NUNES, Joicy Beatriz de Souza; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Grades de difração: principais aspectos teóricos e aplicações na óptica(2023-12-18) CARDOSO, Iago Ramos; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este artigo é uma revisão dos principais aspectos teóricos e aplicações de grades de difração na óptica e na Indústria com o objetivo de investigar e compreender a diversidade de categorias de grades de difração. Suas características singulares e os métodos empregados em sua fabricação. Além disso, busca ressaltar a importância do conhecimento sobre grades de difração no ensino de graduação, preparando os estudantes para desafios práticos e fomentando o desenvolvimento transformador das grades de difração, inspirando considerações mais amplas de implementações em diferentes contextos industriais e acadêmicos. Começando com uma introdução à difração e sua importância na óptica, na qual é explorado três tipos principais de grades de difração: grades regradas, echelle e holográficas. As grades regradas, com suas linhas finamente gravadas, são amplamente utilizadas na análise espectral, enquanto as grades holográficas de fase de volume representam uma inovação promissora, com alto potencial para aplicações que exigem eficiência de difração, dispersão e configurações de espectrógrafos aprimoradas, Já modelos que exigem uma alta dispersão em um espaço compacto o ideal seria grades echelle, pois desempenham um papel essencial em observações astronômicas, e outros tipos de fins que exigem resultados mais detalhados. Serão apresentados estudos que demonstram a relevância dessas grades em ambientes científicos e industriais, destacando como desempenham um papel crucial na obtenção de dados espectrais. Exemplos concretos serão apresentados para ilustrar como essas tecnologias contribuem significativamente para o avanço do conhecimento em óptica, bem como para aprimorar processos industriais, evidenciando sua importância tanto na pesquisa quanto na aplicação prática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira para sistemas de dilatação de solos elásticos porosos com saturação(2023-10-30) ARAÚJO, Matheus Lima de; RAMOS, Anderson de Jesus Araújo; http://lattes.cnpq.br/9036575156362411; https://orcid.org/0000-0002-2803-3248Neste trabalho, investigamos um sistema de equações diferenciais parciais que modela a dilatação de solos elásticos porosos com saturação. A principal relevância deste trabalho é a prova do importante resultado de estabilização exponencial da energia total do sistema através de um resultado mais geral que é a equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira do sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um produto educacional para o estudo do movimento retilíneo uniformemente variado usando a plataforma Arduíno(2022-09-26) RIBEIRO, Joelma Pinheiro de Jesus; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste Trabalho de Curso intitulado Análise experimental do MRUV sobre um plano inclinado com o uso do Arduino Pro Micro foi uma continuidade de um projeto desenvolvido no Programa Navega Saberes/Infocentro realizado na UFPA campus Salinópolis, cujo objetivo era analisar e caracterizar o movimento uniformemente variado e seus conceitos por meio de forças que atuam sobre uma rampa inclinada, ele foi aplicado na Escola Estadual do Ensino Médio Francisco da Silva Nunes com 15 alunos. O aparato experimental foi composto por sensores (LED+LDR) em uma rampa disposto em uma configuração. Na qual detectava a presença ou não de um carrinho em movimento de descida, sendo que estes sensores eram conectados a uma placa de Arduíno pra aquisição de dados. Para que este trabalho fosse aplicado na escola foi elaborado uma sequência didática dividida em 3 etapas, sendo a primeira, um roteiro experimental para explorar as potencialidades do experimento, a segunda parte consistia em explicar o assunto aos alunos e pôr fim a aplicação dele em sala. Essa sequência didática foi fundamentada na Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel associada a tecnologias de informação e comunicação (TIC). Como resultado os alunos tiveram algumas dificuldades no entendimento teórico visto que esse assunto foi dado durante o período de pico da pandemia do COVID-19, em se tratando parte experimental os alunos conseguiram construir os gráficos que regem o MRUV e compreendê-lo fisicamente. Dessa forma, foi possível constatar que o experimento facilitou no entendimento do assunto pois associou a teoria com a prática mostrando ser um recurso importante no processo de ensino-aprendizagem visto que se trata de um complemento das aulas teóricas trazendo assim, mais motivação aos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta para o ensino inclusivo de física mediada por materiais manipuláveis: modelos atômicos feitos com miriti.(2022-09-26) ARAÚJO, Larissa do Rosário de; BRÍGIDA, Angela Costa SantaO presente trabalho apresenta uma proposta didática que tem como objetivo a elaboração de um material experimental inclusivo para auxiliar as Pessoas com Deficiência – PcD, nas turmas regulares de ensino, nas aulas de Física Moderna e Contemporânea. Nomeadamente serão explorados conceitos das teorias atômicas propostas pelos cientistas Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. A ideia é proporcionar ao aluno uma melhor compreensão sobre conceitos físicos, construir conceitos científicos e estimular a curiosidade. O tipo de pesquisa utilizada neste trabalho é de caráter exploratório, tendo sido realizada uma pesquisa bibliográfica. A metodologia utilizada será baseada na produção de modelos atômicos feitos com miriti, isto é, serão confeccionadas “bolinhas” de diferentes tamanhos para simular cada umas das estruturas atômicas. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Física, bem como da vivência e da experiência profissional no ambiente de uma escola inclusiva é de suma importância para desenvolver a educação inclusiva nas escolas de uma forma geral. Finalmente, o material confeccionado poderá ser utilizado como material de apoio pelos professores do Ensino Médio, a fim de tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo para todos os estudantes. Espera-se com essa proposta didática, que os alunos compreendam com mais clareza os conceitos propostos através do manuseio e contato com os materiais utilizados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A primeira e segunda lei de Newton aplicada ao simulador PhET: uma proposta metodológica no ensino de física(2022-12-29) BARROS, Mariane Costa; BRÍGIDA, Angela Costa SantaEste presente trabalho é constituído por uma proposta metodológica de ensino aprendizagem no ensino de física, propondo mudar o estilo de ensino tradicional utilizado por muitos professores, assim visa aplicar o uso do simulador PhET nas escolas que apresentam uma carência de aulas práticas por falta de laboratórios físicos, tendo por objetivo reforçar o assunto abordado nas aulas de física referentes a primeira e segunda lei de Newton. A metodologia baseia-se em dois planos de aulas criados com o intuito para que algum professor utilize em suas aulas, também foi elaborado uma sequência didática com o uso do simulador PhET, pois contata-se que a tecnologia aplicada em sala de aula é um potencialmente eficaz para ser utilizado nos dias atuais. Com o intuito para melhorar a aprendizagem dos alunos a aulas são baseadas na teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, tendo em vista que esta teoria foi selecionada a partir de pesquisas bibliográficas, e contatou-se que a contextualização dos problemas físicos facilita o entendimento da turma tanto na aula expositiva quanto na aula prática, pois é fundamentada na ideia que os alunos possuem uma carga de conhecimentos prévios ao chegar à escola. Este material elaborado servirá como guia para os docentes que ministram aula no Ensino Médio, tornando a aulas de físicas mais atraentes e motivadoras, assim facilitando o ensino aprendizagem dos estudantes. Os resultados esperados desta metodologia é engajar os alunos nas aulas de física para facilitar entendimento do assunto ministrado.