Faculdade de Física - FACFIS/ICEN

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Princípio das alavancas aplicada em golpes de jiu-jitsu: kimura, armlock e americana
    (2023-07-10) RIBEIRO, Welligton Queiroz; SILVA, Jhonatan dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0370754365757487; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O presente trabalho busca demonstrar como a arte marcial Jiu-Jitsu Brasileiro, utiliza diversos conceitos físicos para imobilizar o oponente, utilizando centro de gravidade, forças, rotações e principalmente o princípio das alavancas de Arquimedes. O Jiu-Jitsu foi desenvolvido para a autodefesa com técnicas baseada nos princípios do sistema de articulação do corpo e das alavancas, assim evitando o uso da força e de armas, fazendo com que até mesmo o mais leve possa vencer o mais pesado, não só dependendo da sua força mais também das suas técnicas. Assim, buscaremos demonstrar como o estudo das alavancas é extremamente importante para que os golpes possam ser aplicados de maneira mais efetiva e para isso iremos mostrar esse princípio aplicado em três importantes golpes dessa arte marcial.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interações magnéticas de impurezas embebidas em Fe bulk
    (2023-06-29) BARROS, Madllyn Nayara de Oliveira; SILVA, Jhonatan dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0370754365757487; KLAUTAU, Ângela Burlamaqui; http://lattes.cnpq.br/4323567432559309
    Existe uma riqueza de informações experimentais disponíveis sobre as propriedades eletrônicas e magnéticas de ligas `a base de Fe. Compreender as origens microscópicas dessas propriedades, particularmente as interações magnéticas correlacionadas, é crucial para descrever a estabilidade dessas ligas e contribuir para avanços no campo da Física de Materiais, como magnetocalórica e dinâmica de magnetização ultrarrápida. Neste estudo, realizamos cálculos de primeiros princípios usando o método Real Space - Linear Mun-Tin Orbital – Atomic Sphere Approximation (RS-LMTO-ASA) para investigar a natureza do acoplamento de troca (Jij) em ligas diluídas de Fe. Assim, calculamos a estrutura eletrônica e interação de troca de impurezas de Sc, V, Ta, Cr, Mn, Fe, Co, Ni e Pd embebidas em matriz de Fe bcc. Adicionalmente, analisamos a contribuição dos orbitais Eg e T2g desta interação para os primeiros vizinhos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ensino de física e o impacto da experimentação de baixo custo no último ano do nível médio
    (2023-07-10) FURTADO, Jonas Diniz; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    Com inúmeras formas de ensinar e transmitir conhecimento, é primordial estuda-las com o intuito de entender qual será a mais indicada para determinada área de conhecimento. Para tanto, o presente trabalho discute a respeito do ensino de física, junto a visão dos alunos para que se tenha uma ideia mais clara de quais métodos utilizar e como utilizar da forma correta. A metodologia aplicada na pesquisa é a experimental de baixo custo, tendo em vista que o valor elevado de equipamentos de ponta para experimentação física inviabiliza a utilização na maior parte das escolas, logo, a experimentação de baixo custo se torna uma opção atrativa para tornar a física mais palpável e interessante para os discentes. A aplicação da metodologia foi realizada na escola estadual Izabel dos Santos Dias, que não possui laboratório de física e tem sérios problemas de falta de estrutura, o que também colabora com a ideia de utilizar experimento de custo reduzido. Durante o processo, foi possível notar uma grande interação e uma maior motivação dos 42 alunos com a nova forma de estudar física, o que pode ser interpretado como um resultado positivo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experimentação com arduino para a compreensão de circuito elétricos
    (2023) SANTOS, Danilo Antônio Barra dos; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604
    Neste trabalho, o principal objetivo é explicar como a lei de Ohm está relacionada aos circuitos elétricos. E como esta lei pode explicar as diferenças de resultados experimentais entre circuitos com resistores em série e em paralelo. Para o desenvolvimento do projeto principal, são utilizados diversos componentes para a montagem dos circuitos, entre eles está a placa de prototipagem arduino UNO, o qual será utilizado para programar o circuito do experimento botão de pressão. No CAPÍTULO 1, o trabalho visa explicar a respeito dos conceitos básicos de circuitos elétricos, além de explicitar a função de cada componente, juntamente com os conceitos físicos que os norteiam.Já no CAPÍTULO 2, o foco está diretamente ligado ao próprio experimento, e aos processos de montagem dos circuitos, tanto em série quanto em paralelo.São apresentados paralelamente, circuitos virtuais que ilustram o experimento real, a fim de facilitar a visualização e a compreensão do processo de montagem dos circuitos. Um recurso virtual utilizado nesse trabalho, para este fim, é o Thinkercad, o qual funciona como uma bancada virtual de laboratório eletrônico. Compreendendo a montagem dos circuitos e a função de cada componente, é possível realizar as medidas experimentais e relacioná-las aos resultados teóricos. Obtendo assim, resultados que podem ser explicados e validados pela lei de Ohm.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Equações de Friedmann e a expansão do universo
    (2023) MENDES, Caio Moreno Lisboa; SALES, Isaac Torres; http://lattes.cnpq.br/1292475586491287; https://orcid.org/0000-0003-0229-1705
    A cosmologia relativística nasceu como forma de explicar a dinâmica do universo através da Relatividade Geral, teoria desenvolvida por Albert Einstein em 1915 para a gravitação, que é o ponto de partida para explorarmos esta dinâmica, além de outros problemas encontrados ao longo do estudo. A primeira solução de Eisntein para um modelo de universo sugeria um universo estático. No entanto, dados observacionais feitos pelo astrônomo Edwin Hubble e as soluções obtidas pelo matemático Aleksandr Friedmann sugeriam um cenário de expansão do universo. Ao longo da história, outros cientistas desenvolveram diversos modelos considerando diferentes parâmetros contidos nas soluções. Neste trabalho, revisamos as soluções mais importantes das Equações de Friedmann para a descrição da expansão do universo, sem levar em consideração as perturbações cosmológicas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de experimentos em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem: o fotofone experimental
    (2023-07-07) COSTA, Alexandre Barbosa da; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316
    Este trabalho procura investigar o impacto do uso de experimentos em sala de aula no processo de ensino-aprendizagem da disciplina física. Muitos estudantes consideram a física uma disciplina difícil de compreender devido à complexidade da linguagem utilizada nos conceitos e à associação com a matemática. No entanto, acredita-se que é possível despertar o interesse dos alunos por meio de algo que os fascine e chame a atenção. Com base nisso, foi escolhido um experimento sobre o fotofone experimental, baseado na invenção de Alexander Graham Bell, como ferramenta pedagógica para abordar os conceitos teóricos sobre ondulatória e eletromagnetismo, da disciplina física. O objetivo deste estudo é verificar os impactos e consequências relevantes do uso deste experimento em sala de aula. Espera-se que o resultado deste trabalho venha servir como ferramenta norteadora, para futuros trabalhos relacionados ao uso de experimentos como material de apoio pedagógico na disciplina física.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Bioassinaturas: uma proposta de astrobiologia para educação básica e a nova BNCC
    (2022-02-08) SANTOS, Tainah Campelo; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474; SILVA, Lizangela Maria Almeida da; http://lattes.cnpq.br/7835150723151569
    O distanciamento entre as disciplinas escolares das ciências da natureza impossibilita a compreensão plena dos fenômenos que permeiam a vida cotidiana, afetando o histórico de aprendizagem dos alunos, uma vez que esses eventos não ocorrem de maneira isolada, ou seja, não são específicos de área da Física, Química ou Biologia. No entanto, inserir nesse contexto a prática interdisciplinar no âmbito escolar, levanta uma série de desafios que perpassam principalmente na própria preparação dos professores colocando em evidência a necessidade de se reinventar diante desse cenário. Sendo assim, o uso da Astrobiologia como um tema transversal às Ciências da Natureza pode contribuir para o desenvolvimento de ensino e aprendizagens essenciais embasados na interdisciplinaridade entre conceitos presentes em ciências da natureza a fim de sanar as lacunas deixadas na educação básica por conta de um ensino fragmentado, assim como ajudar os professores da educação básica na criação de um plano de trabalho norteador. Dessa forma, o presente estudo propõe-se a apresentar uma alternativa de trabalho para o corpo docente de modo a contribuir com a prática interdisciplinar e transdisciplinar associando conteúdos referentes ao estudo de bioassinaturas, de maneira a integrar as disciplinas das ciências da natureza para trabalha-las em conjunto com o currículo escolar do ensino médio. Para isso, buscou-se identificar e interligar tópicos de estudo comuns entre a Astrobiologia e o ensino de ciências através da analise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) identificando e agrupando os temas estruturadores com a finalidade de desenvolver uma visão de mundo nos alunos e proporcionar um conhecimento mais amplo e contextualizado de fenômenos a partir do olhar integrado da Física, Química e Biologia. Assim, almeja-se que este trabalho seja capaz de nortear os professores da educação básica através de uma proposta de cunho interdisciplinar que possa ser incorporadas ao seu planejamento de aula sem alterar os objetos de conhecimentos estabelecidos, proporcionando um ambiente motivador e que favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação dos educandos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Caracterização por espectroscopia raman do polivinil álcool, poliestireno e polimetilmetacrilato puro e modificados com nitrato de érbio
    (2022) FERNANDES, Rosany Andrade; MOREIRA, Sanclayton Geraldo Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7312223977002681; https://orcid.org/0000-0002-9934-5169
    A espectroscopia Raman é uma técnica que utiliza radiação monocromática para identificar a composição de uma molécula e, através desta técnica, é possível identificar as características de materiais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo conhecer as estruturas moleculares dos polímeros Polimetilmetacrilato (PMMA), Polivinil Álcool (PVA) e Poliestireno (PS) puros e modificados com Nitrato de Érbio Pentahidratado com 5%, 10% e 20% através da técnica apresentada e utilizou – se os lasers 532nm e 785nm. No espectro de PMMA com o NE mostrou uma mudança significativa na blenda com concentração de 20% na região entre 3070 cm-1 a 4290 cm-1. Nas blendas de PS não apresentou mudança nos modos vibracionais em relação ao PS puro e nas blendas de PVA apresentou mudanças nos modos vibracionais em relação ao material puro.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Biomecânica: fundamentos físicos e análise de exercícios resistidos
    (2022-02-05) QUEIROZ JÚNIOR, Walter Moura de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O presente trabalho visa expor os conceitos fundamentais de física para contextualizar e aplicar em uma realidade multidisciplinar da Biomecânica, área que identifica e compreende o movimento humano e a relação deste com ambiente externo e com outros corpos. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em autores profissionais da saúde do esporte, artigos científicos e cursos em Biomecânica, investigamos as áreas de pesquisa mais evidentes atualmente e qual a relevância da física para esta disciplina. Especialmente focado na área de exercício resistido, popularmente conhecida por musculação, o trabalho atende pessoas que tem pouco ou quase nenhum conhecimento em biomecânica até pessoas que já possuem alguma bagagem em física, seja discente ou docente.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aplicações do decaimento radioativo na glândula da tireóide
    (2022-01-28) OLIVEIRA, Carlos Augusto dos Santos; SALES, Isaac Torres; http://lattes.cnpq.br/1292475586491287; https://orcid.org/0000-0003-0229-1705
    O trabalho é uma revisão pesquisa bibliográfica e mostrou a importância que estudo do núcleo atômico desempenha na Física especialmente na Física Nuclear de onde podemos obter aplicações importantes no ramo da medicina nuclear. O objetivo do trabalho é estudar uma das aplicações do decaimento radioativo da Física Nuclear na Medicina Nuclear, especialmente na glândula da Tireoide. Metodologicamente o trabalho abordou como se deu a descoberta do núcleo do átomo e suas implicações dentro do contexto da Física nuclear, suas propriedades nucleares e o decaimento radioativo envolvendo alfa, beta e gama. Abordando resultados importantes como os benefícios e as aplicações na medicina nuclear e dos isótopos radioativos, de que forma podem ser usados como traçadores nos diagnósticos de nódulos e o uso da radioterapia como tratamento da Tireoide. Concluímos mostrando a importância do decaimento radioativo no estudo da medicina nuclear, uma área da Ciência Biológica e da Física que tem evoluído bastante nos últimos anos, tratando e salvando muitas vidas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Introdução a supercondutividade: de bcs a cupratos supercondutores
    (2022-02-07) CORRÊA JUNIOR, Reginaldo de Oliveira; ALVES, Van Sérgio da Silva; http://lattes.cnpq.br/5346258049047843; https://orcid.org/0000-0001-8396-7089
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar aspectos gerais do fenômeno da supercondutividade, mostrando os fatos históricos que levaram H. K. Onnes, em 1911, a observar a queda abrupta da resistência do mercúrio, assim abrindo um novo ramo na física `a baixa temperatura. A partir disto, discutir de forma quantitativa e qualitativa as teorias fenomenológicas, equação de London e a teoria de Landau-Ginzburg, e a descrição completa da supercondutividade. Feito isto, inicia-se a discussão sobre os cupratos supercondutores, descobertos, inicialmente, em 1986 por J. G. Bednorz e K. A. Müller. Nesse trabalho será analisado a estrutura cristalina, especificamente, os planos de cobre e oxigênio, pois eles têm um papel fundamental no fenômeno da supercondutividade. Além disso, discutimos o mecanismo de dopagem e apresentamos o modelo microscópio, a fim de descrever a dinâmica eletrônica dos cupratos, comparando nossos resultados teóricos com dados experimentais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O efeito faraday: da atividade óptica natural ao elétron
    (2022-02-08) MATOS, Bruno César da Silva; LIMA, Marcelo Costa de; http://lattes.cnpq.br/6532397056756422
    Neste trabalho analisamos os mecanismos que concorreram para descrição teórica do efeito rotatório magnético sobre a luz,descoberto por Michael Faraday. Indicamos a origem e inspiração destes mecanismos a partir da teoria da birrefringência e da atividade óptica natural, no contexto da teoria elastodinâmica da luz, iniciada por Fresnel, na primeira metade do século XIX. A seguir, a incorporação imprópria deles no programa de unificação óptico-eletromagnético, na obra de Maxwell, a gradual transição para o contexto da teoria eletromagnética da luz e, por fim, sua depuração pela teoria do elétron às vésperas do nascimento do átomo de Bohr.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Quantização Canônica
    (2021-10-07) CARVALHO, Willian Oliveira de; LEHUM, André Carlos; http://lattes.cnpq.br/9493250831432429; https://orcid.org/0000-0001-5075-6541
    Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo estudar a quantização de campos regidos por equações relativísticas. Esse processo é feito mediante o estudo de osciladores harmônicos cujo papel é fundamental em física de partículas e campos. O desenvolvi mento foi feito através da quantização canônica, i.e., as funções de onda são promovidas a operadores que satisfazem relações de comutação (campos bosônicos) ou anticomutação (campos fermiônicos). No contexto da teoria quântica de campos, calculamos o propa gador de Feynman para os campos de Klein-Gordon, Dirac e de Maxwell, essenciais em processos de espalhamentos mediante as regras de Feynman.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A física da conversão energética nas usinas hidrelétricas
    (2021-05) MOURA, Wendel Leandro Souza; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    As usinas hidrelétricas produzem a grande parte da energia elétrica consumida no Brasil. Esse processo de produção garante que o Brasil esteja em uma posição de destaque dentro do cenário de produção energias renováveis e não poluentes. A produção energética em uma usina hidrelétrica nada mais é que uma aplicação direta de leis, princípios e fundamentos de física, sendo muito interessante de ser analisado a partir de uma ótica científica. Neste trabalho, buscar-se-á abordar os princípios físicos envolvidos na geração da energia elétrica em uma usina hidrelétrica, bem como seus benefícios e malefícios, abordando cada componente de uma usina e expondo o porquê de sua utilização no projeto.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A peer instruction como facilitadora no ensino da dilatação das lâminas bimetálicas
    (2021) PINHEIRO, Wellington Augusto Teixeira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706
    Neste trabalho, é levantado o uso de metodologias no ensino de Física que podem proporcionar um aprendizado dinâmico, interessante e motivador ao aluno. O ensino de Física tem encontrado muita dificuldade em sala de aula. A mudança na tradicional abordagem da aula expositiva, vem ganhando força na busca de tornar o aluno motivado, tendo papel de destaque no processo, aproveitando o que ele já possui de conhecimento e desenvolvendo seu senso crítico. Nesse processo destaca-se o uso de metodologias ativas como a Peer Instruction e a atividade experimental, além do uso de tecnologias e aplicativos educacionais, como ferramentas facilitadoras no entendimento de leis e teorias que abrangem a Física. Tal procedimento ocorreu durante duas aulas de uma turma de alunos do 2º ano de um curso particular específico de Física, fazendo as devidas exposições no primeiro encontro, onde foi abordado os conceitos básicos e, no segundo encontro, foi aplicado o teste conceitual e realizado a atividade experimental. Em seguida expomos a análise dos dados com os resultados da pesquisa, onde apresenta de maneira explicita as respostas dos alunos antes e após a realização do experimento e aplicação da PI e assim, fizemos a devida conclusão deste trabalho, na qual obteve resultados expressivamente positivos e satisfatórios.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização de experimentos de baixo custo em sala de aula: uma revisão da bibliografia no ensino de física
    (2021) MACHADO, Thiago Almeida; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    O Ensino de Física ao longo das últimas décadas, vem se adaptando a novas tendências, motivadas pelo grande desenvolvimento tecnológico, que atinge diversas áreas. Por exemplo, no campo das pesquisas em Ensino de Física, percebemos algumas tendências de se inserir novas metodologias voltadas para o uso de práticas mais sofisticadas e tecnológicas na Educação Básica. Neste contexto, percebemos que há algumas problemáticas quanto a utilização destas práticas, por parte dos professores, no Ensino de Física. Podemos citar uma série de questões que contribuem para esta situação como a falta de acessibilidade, a falta de motivação na carreira, falta de políticas públicas e os déficits na formação. Assim, o Experimento de Baixo Custo (EBC), aparece como uma alternativa viável na condição de tornar a Física mais atrativa aos alunos, em diferentes contextos, como as práticas educativas remotas, ocasionadas atualmente pela Pandemia do novo Corona Vírus (SARS – CoV2). Com isto, o presente trabalho propõe uma Revisão Bibliográfica de duas Revistas Nacionais (Revista Brasileira de Ensino de Física e Caderno Brasileiro de Ensino de Física), com o intuito de responder a algumas questões norteadoras sobre a relação entre as pesquisas em Ensino de Física e a utilização dos EBC em sala de aula. A presente pesquisa tenta compreender se há um interesse da comunidade científica brasileira, nestas abordagens experimentais, suas caracterizações, relevância e perspectivas para o Ensino de Física.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental
    (2021) RIBEIRO, Midiam Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Interferômetro de Michelson na abordagem do clube do problema
    (2021-10-01) MACIEL, Luis Eduardo de Carvalho; BARBOSA NETO, Newton Martins; http://lattes.cnpq.br/3177694073540758; https://orcid.org/0000-0001-9082-5433
    Neste trabalho, inspirado na metodologia de ensino-aprendizagem do Clube do Problema (CP), investigamos o interferômetro de Michelson (IM), tanto teoricamente quanto experimentalmente, e utilizamos o IM para medir o comprimento de onda de uma fonte laser, e o índice de refração de lâminas de microscópio. O Clube do problema é uma iniciativa que se baseia na ideia de aprendizado por projeto ou aprendizado pela resolução de problemas, sendo composto de três etapas gerais: (1) O aluno desde cedo é ensinado a utilizar ferramentas do método científico (coleta de dados, construção dos fundamentos científicos do problema, levantamento de hipóteses, teste das teorias e das hipóteses, etc.) para resolução de problemas de livro; (2) O estudante é encorajado a apresentar suas resoluções para que seja amplamente debatida em grupo. Importante comentar que o problema escolhido pelo estudante é anunciado para os outros participantes para que os mesmos possam ter tempo de fazer suas análises e trazer contribuições para o debate; (3) Um problema é escolhido para ser implementado em laboratório. No estudo de caso abordado, o comprimento de onda da luz foi determinado através da contagem das franjas de interferência (máximos de intensidade), e o índice de refração foi determinado através da rotação do objeto refringente em um dos ramos do interferômetro. Os valores experimentais obtidos estão em bom acordo com medidas realizadas via outros métodos experimentais e dados da literatura, apresentando erros percentuais de 0,85% para o comprimento de onda, 0,9% e 0,2% para as duas medidas de índice de refração. Concluímos que o método do clube do problema aplicado foi efetivo como ferramenta de ensino e aprendizagem de física, proporcionando ao estudante maior autonomia para a solução de problemas teóricos e experimentais. Comprovamos o potencial do IM como ferramenta de estudo de fenômenos ondulatórios e aparato para pesquisa científica. Por fim, acreditamos que o trabalho experimental aqui realizado pode perfeitamente ser inserido dentro das práticas da disciplina de laboratório especial dos cursos Física da Universidade Federal do Pará.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Uma alternativa para incentivar o ensino e aprendizagem de física por meio de simulações no algodoo
    (2021-01-21) MARTINS, Leandro Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474
    Mediante aos problemas enfrentados pela falta de interesse e o alto índice de evasão escolar no ensino de Física devido ao uso de celulares em sala de aula, o presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software Algodoo pode ter na aprendizagem dos conteúdos da queda livre e do lançamento horizontal? E mediante ao problema apresentado, a presente pesquisa terá como objetivo geral propor o uso do software Algodoo como ferramenta pedagógica atrativa para o ensino e aprendizagem de Física, visando melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos relacionados à Queda livre e ao Lançamento horizontal. A metodologia utilizada foi de cunho exploratória quali-quantitativa. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicadas simulações computacionais no software Algodoo contendo uma análise histórica ou conceitual para o estudo da queda livre e do lançamento horizontal. A coleta dos dados ocorreu com uma turma de 40 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Magalhães Barata/PA, Brasil. Os resultados mostraram que a visualização dos fenômenos físicos modelados no software Algodoo, contribui de maneira positiva para uma melhor compreensão na aprendizagem dos alunos, além de mostrar a eficiência do software para o ensino de Física.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A física da energia elétrica: da geração à instalação elétrica domiciliar
    (2021) SANTOS JUNIOR, Jerry Augusto Macedo dos; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316
    O Brasil possui um dos maiores e mais diversificados recursos hídricos do planeta, podendo, dessa forma se beneficiar de vastos rios e bacias hidrográficas para geração de energia elétrica, sendo esta energia, de baixo custo, fácil transporte e pouca perda durante suas conversões quando transportadas a longas distâncias, entre as usinas hidrelétricas e os grandes centros de distribuição para o consumo. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo analisar a energia elétrica sob o ponto de vista de conceitos de física através de pesquisas explanatórias envolvendo as quatro etapas do Sistema Elétrico de Potência. A primeira etapa consiste na análise de geração de energia, expondo os meios de produção de energia no Brasil, com ênfase nas hidrelétricas; a segunda etapa relata o percurso da transmissão da energia a longas distancias utilizando-se o Sistema Interligado Nacional; a terceira etapa refere-se a distribuição para grandes centros, com o uso de subestações, os postes e os transformadores; e a última etapa aborda o consumo residencial, com os aspectos cotidianos descrevendo os medidores de energia, disjuntores, tomadas, eletrodomésticos e a conta de energia. Diante dos dados obtidos através das pesquisas realizadas nesse trabalho, foi possível inferir que o conhecimento de todas as etapas, desde a geração até o consumo de energia elétrica, se faz necessário para a instalação e uso correto de um sistema elétrico e de iluminação para a segurança do consumidor evitando acidentes, desperdícios e mau uso de aparelhos eletrônicos.