Faculdade de Física - FACFIS/ICEN
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagem significativa do ensino de física por investigação com alunos da EJA no ensino médio(2021-01-21) BARBOSA, Paulo Sérgio Mendes; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Vivenciamos um cenário de grande insatisfação com práticas de ensino e aprendizagem pouco atrativas tanto por parte do professor quanto do aluno, o que contribui para um grande desinteresse e falta de motivação entre os pares envolvidos neste processo. Embora nosso contexto seja repleto de excelentes professores com as mais diversas qualificações, ainda é muito comum nos deparar com práticas de ensino baseadas, unicamente, em aulas conteudistas de caráter meramente expositivas, onde o aluno participa apenas como um sujeito passivo no processo de ensino-aprendizagem. A presente pesquisa com ênfase na proposta de ensino investigativo na disciplina de Física com turmas do ensino médio da primeira etapa da Educação e Jovens e Adultos - EJA, trata de um uma metodologia que se diferencia pela maneira de apresentar o conteúdo para os alunos, visando estimula-los a refletir, questionar e discutir assuntos em sala de aula, através de situações problema ou temas geradores indicados por eles próprios, como resultado de suas próprias vivências. Discute-se como objetivo principal, o de verificar de que maneira a aprendizagem dos conceitos de Física é significativa quando os estudantes são submetidos à metodologia de ensino por investigação, principalmente quando inicialmente são abordados os conhecimentos prévios para os conteúdos curriculares a serem ensinados, além de avaliar como o ensino por investigação mediado por experimentos práticos pode ser uma ferramenta eficaz a ser adotada como recurso principal no processo de ensino/aprendizagem. Para isso, elaborou-se uma proposta de sequência didática abordando como tema central, os principais fundamentos da Cinemática, onde os próprios alunos serão responsáveis por organizar, testar e tirar suas próprias conclusões a respeito do experimento por eles executados, onde o professor tem o papel de mediador, sendo responsável por sistematizar os resultados e ajustar as lacunas para que de fato, a aprendizagem seja estabelecida como sendo significativa em todo processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma alternativa para incentivar o ensino e aprendizagem de física por meio de simulações no algodoo(2021-01-21) MARTINS, Leandro Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Mediante aos problemas enfrentados pela falta de interesse e o alto índice de evasão escolar no ensino de Física devido ao uso de celulares em sala de aula, o presente trabalho busca responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições que o software Algodoo pode ter na aprendizagem dos conteúdos da queda livre e do lançamento horizontal? E mediante ao problema apresentado, a presente pesquisa terá como objetivo geral propor o uso do software Algodoo como ferramenta pedagógica atrativa para o ensino e aprendizagem de Física, visando melhorar o desenvolvimento cognitivo dos alunos relacionados à Queda livre e ao Lançamento horizontal. A metodologia utilizada foi de cunho exploratória quali-quantitativa. Durante o desenvolvimento das atividades, foram aplicadas simulações computacionais no software Algodoo contendo uma análise histórica ou conceitual para o estudo da queda livre e do lançamento horizontal. A coleta dos dados ocorreu com uma turma de 40 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de Magalhães Barata/PA, Brasil. Os resultados mostraram que a visualização dos fenômenos físicos modelados no software Algodoo, contribui de maneira positiva para uma melhor compreensão na aprendizagem dos alunos, além de mostrar a eficiência do software para o ensino de Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da aplicação da robótica educacional no ensino de física para os anos finais do ensino fundamental(2021) RIBEIRO, Midiam Borges; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474A matéria como é bem conhecido entre os estudantes, tem uma série de desafios, uma das quais é a falta de desejo/motivação de aprender contexto da material. As aulas de física são limitadas em sua dinâmica no ensino, marcada por rotinas monótonas, com aulas focadas na teoria e decoração de formulas. Diante destes desafios, é também responsabilidade do professor criar estratégias para incentivar os alunos e fazer com que eles vejam a importância dessa matéria em suas vidas, a final a física se encontra em praticamente tudo o que possuímos hoje, e a missão do professor não se volta em só ensinar mas também mostrar como o aprendizado daquele contexto é bom para os educandos e o seu autoconhecimento. Como resposta dessas problemáticas, uma opção é que os professores possam empregar uma variedade de metodologias em suas salas de aula sempre que possível mostrando que a física é importante e pode vir a ser mais interessante do que o imaginado. Com isso em mente, o principal objetivo deste estudo é usar a Robótica Educacional no Ensino da Física a fim de proporcionar um aprendizado mais atraente para os alunos do 9º ano. Dessa forma o estudo se voltou em abordar a aplicação da robótica educacional em conjunto com a disciplina de física, e em um contexto teórico a metodologia se baseio um questionário aplicado através do google forms e na observação dos estudantes durante as aulas de fisica e robótica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio(2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações do decaimento radioativo na glândula da tireóide(2022-01-28) OLIVEIRA, Carlos Augusto dos Santos; SALES, Isaac Torres; http://lattes.cnpq.br/1292475586491287; https://orcid.org/0000-0003-0229-1705O trabalho é uma revisão pesquisa bibliográfica e mostrou a importância que estudo do núcleo atômico desempenha na Física especialmente na Física Nuclear de onde podemos obter aplicações importantes no ramo da medicina nuclear. O objetivo do trabalho é estudar uma das aplicações do decaimento radioativo da Física Nuclear na Medicina Nuclear, especialmente na glândula da Tireoide. Metodologicamente o trabalho abordou como se deu a descoberta do núcleo do átomo e suas implicações dentro do contexto da Física nuclear, suas propriedades nucleares e o decaimento radioativo envolvendo alfa, beta e gama. Abordando resultados importantes como os benefícios e as aplicações na medicina nuclear e dos isótopos radioativos, de que forma podem ser usados como traçadores nos diagnósticos de nódulos e o uso da radioterapia como tratamento da Tireoide. Concluímos mostrando a importância do decaimento radioativo no estudo da medicina nuclear, uma área da Ciência Biológica e da Física que tem evoluído bastante nos últimos anos, tratando e salvando muitas vidas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica(2019-11-27) SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues; SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos; http://lattes.cnpq.br/6665011543298598Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Bioassinaturas: uma proposta de astrobiologia para educação básica e a nova BNCC(2022-02-08) SANTOS, Tainah Campelo; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474; SILVA, Lizangela Maria Almeida da; http://lattes.cnpq.br/7835150723151569O distanciamento entre as disciplinas escolares das ciências da natureza impossibilita a compreensão plena dos fenômenos que permeiam a vida cotidiana, afetando o histórico de aprendizagem dos alunos, uma vez que esses eventos não ocorrem de maneira isolada, ou seja, não são específicos de área da Física, Química ou Biologia. No entanto, inserir nesse contexto a prática interdisciplinar no âmbito escolar, levanta uma série de desafios que perpassam principalmente na própria preparação dos professores colocando em evidência a necessidade de se reinventar diante desse cenário. Sendo assim, o uso da Astrobiologia como um tema transversal às Ciências da Natureza pode contribuir para o desenvolvimento de ensino e aprendizagens essenciais embasados na interdisciplinaridade entre conceitos presentes em ciências da natureza a fim de sanar as lacunas deixadas na educação básica por conta de um ensino fragmentado, assim como ajudar os professores da educação básica na criação de um plano de trabalho norteador. Dessa forma, o presente estudo propõe-se a apresentar uma alternativa de trabalho para o corpo docente de modo a contribuir com a prática interdisciplinar e transdisciplinar associando conteúdos referentes ao estudo de bioassinaturas, de maneira a integrar as disciplinas das ciências da natureza para trabalha-las em conjunto com o currículo escolar do ensino médio. Para isso, buscou-se identificar e interligar tópicos de estudo comuns entre a Astrobiologia e o ensino de ciências através da analise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) identificando e agrupando os temas estruturadores com a finalidade de desenvolver uma visão de mundo nos alunos e proporcionar um conhecimento mais amplo e contextualizado de fenômenos a partir do olhar integrado da Física, Química e Biologia. Assim, almeja-se que este trabalho seja capaz de nortear os professores da educação básica através de uma proposta de cunho interdisciplinar que possa ser incorporadas ao seu planejamento de aula sem alterar os objetos de conhecimentos estabelecidos, proporcionando um ambiente motivador e que favoreça o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias à formação dos educandos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Biomecânica: fundamentos físicos e análise de exercícios resistidos(2022-02-05) QUEIROZ JÚNIOR, Walter Moura de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O presente trabalho visa expor os conceitos fundamentais de física para contextualizar e aplicar em uma realidade multidisciplinar da Biomecânica, área que identifica e compreende o movimento humano e a relação deste com ambiente externo e com outros corpos. Utilizando-se de uma pesquisa bibliográfica em autores profissionais da saúde do esporte, artigos científicos e cursos em Biomecânica, investigamos as áreas de pesquisa mais evidentes atualmente e qual a relevância da física para esta disciplina. Especialmente focado na área de exercício resistido, popularmente conhecida por musculação, o trabalho atende pessoas que tem pouco ou quase nenhum conhecimento em biomecânica até pessoas que já possuem alguma bagagem em física, seja discente ou docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Caracterização por espectroscopia raman do polivinil álcool, poliestireno e polimetilmetacrilato puro e modificados com nitrato de érbio(2022) FERNANDES, Rosany Andrade; MOREIRA, Sanclayton Geraldo Carneiro; http://lattes.cnpq.br/7312223977002681; https://orcid.org/0000-0002-9934-5169A espectroscopia Raman é uma técnica que utiliza radiação monocromática para identificar a composição de uma molécula e, através desta técnica, é possível identificar as características de materiais. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo conhecer as estruturas moleculares dos polímeros Polimetilmetacrilato (PMMA), Polivinil Álcool (PVA) e Poliestireno (PS) puros e modificados com Nitrato de Érbio Pentahidratado com 5%, 10% e 20% através da técnica apresentada e utilizou – se os lasers 532nm e 785nm. No espectro de PMMA com o NE mostrou uma mudança significativa na blenda com concentração de 20% na região entre 3070 cm-1 a 4290 cm-1. Nas blendas de PS não apresentou mudança nos modos vibracionais em relação ao PS puro e nas blendas de PVA apresentou mudanças nos modos vibracionais em relação ao material puro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ciência na praça: a divulgação científica e tecnológica na Amazônia(2019-12-20) FERREIRA, Igor do Nascimento; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Este trabalho visa apresentar o projeto Ciência na Praça, seu funcionamento, seus objetivos e os resultados obtidos. Finalidade esta que busca a elaboração e exposição de diversos experimentos, palestras e oficinas, de forma didática e lúdica, em diversas áreas do saber tais como: física, biologia, astronomia, engenharias, medicina e outros. O projeto tem por público alvo as comunidades da capital e do interior do estado do Pará, em especial, aos jovens estudantes do ensino básico das redes públicas de ensino. Em cinco anos de existência, foram visitadas mais de vinte localidades do interior do estado. Notamos, a cada evento, que os objetivos do projeto estão sendo alcançados, haja vista que o público é crescente a cada edição, além da visibilidade que este vem ganhando junto aos órgãos administrativos e instituições de ensino dos locais visitados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação de métodos numéricos em modelos de movimento browniano(2021-06-01) SILVA JÚNIOR, Felipe Pinheiro da; POTIGUAR, Fabrício Queiroz; http://lattes.cnpq.br/7494876712003110; https://orcid.org/0000-0002-4922-9151O presente trabalho é o estudo da comparação de métodos numéricos estocásticos em modelos de movimento browniano, dentre eles matéria ativa. Matéria ativa consiste num conjunto de fenômenos fora do equilíbrio em que há movimentos de partículas autopropelidas gastando sua própria energia interna. É bem sabido que sistemas fora do equilíbrio apresentam certa complexidade em suas propriedades. No contexto de simulação, queremos estudar a utilização de diferentes métodos numéricos, no caso Euler e Runge -kutta, para diferentes medidas e comparar suas performances (precisão e concordância das medidas, bem como tempo de execução dos cálculos) em medidas de difusão e corrente de partículas (velocidade média).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conceitos de física a partir de energia eólica: Uma proposta de ensino para educação de jovens e adultos(2019-12-19) MOURÃO, Fábio André Pena; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O trabalho proposto possibilitou a aplicação de uma metodologia que aproveita a vivência de alunos, da educação de jovens e adultos (EJA), de maneira a transcender o método conteudista, levando o aluno a refletir sobre questões mais profundas referentes a energias alternativas e renováveis, particularmente a energia eólica. Além de temas relacionados, como o meio ambiente, geração e uso de energia. Os alunos dessa modalidade de ensino, em sua maioria, costumam ter dificuldades na compreensão da Física que, no geral, é ensinada de forma densa e cansativa, por na maioria das vezes ser enfatizado apenas as fórmulas. Como a EJA é constituída por alunos de diferentes faixas etárias, e com diversos níveis cognitivos de aprendizado, trabalhou-se em sala de aula os conceitos da Física que estão envolvidos no processo de transformação da Energia Eólica em Energia Elétrica, além da construção de um aerogerador de baixo custo que auxiliou os alunos a relacionarem o cotidiano aos conceitos da Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O contexto histórico das ondas eletromagnéticas(2019-07-11) ALMEIDA, Aguinaldo Pantoja de; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho será abordado as principais experiências, métodos e cientistas que foram responsáveis pelo desenvolvimento da eletricidade e magnetismo seguindo uma linha cronológica no tempo de 650 a.c até 1911. Sendo a metodologia que se utilizou bibliográfica, analisando principalmente artigos e livros referentes ao assunto em questão, tentando mostrar principalmente as suas experiências que levaram ao desenvolvimento do eletromagnetismo atual e os pensamentos dos gênios na elaboração de suas experiências e na forma de tratar o problema em questão, a curiosidade que tiveram, e suas rivalidades no meio acadêmico e na sociedade cientifica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deflexões ao redor de buracos acústicos canônicos(2019-12-16) RODRIGUES, Luiz Felipe Garça; OLIVEIRA, Ednilton Santos de; http://lattes.cnpq.br/8995731908274747Os buracos negros são uma consequência extraordinária da teoria da relatividade geral, previstos inicialmente pela solução de Schwarzschild, a primeira das equações de Einstein. Estes objetos são capazes de desviar consideravelmente a trajetória da luz, e até aprisiona´-la, devido à forte interação gravitacional. Todavia, eles são objetos que estão longe de alcance para um estudo detalhado, de forma que modelos análogos acústicos de gravitação foram propostos pelo físico William George Unruh com o objetivo de analisar algumas propriedades de buracos negros em sistemas fluido-dinâmicos. Neste trabalho, é apresentado o estudo do buraco acústico canônico - análogo acústico ao buraco negro de Schwarzschild, dando ênfase á deflexão de ondas sonoras causada por ele de modo a comparar com a deflexão da luz causada por um buraco negro de Schwarzschild. A partir das equações da geodésica, é analisado o comportamento da trajetória de fótons que trafegavam longe de um buraco negro e aplica-se o mesmo processo ao estudo de ondas sonoras passando longe de um buraco acústico canônico. Verificam-se que os ângulos de deflexão em ambos os casos dependem do parâmetro de impacto, além do raio do horizonte de eventos (do buraco negro ou acústico). Entretanto, o desvio na trajetória das ondas sonoras pelo buraco acústico é menor que o desvio da luz pelo buraco negro. Conclui-se que essa diferença nos desvios decorre do fato de que as geometrias são diferentes em cada caso, apesar de terem estrutura semelhante. Isso acontece porque os dois sistemas são fundamentalmente distintos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O efeito faraday: da atividade óptica natural ao elétron(2022-02-08) MATOS, Bruno César da Silva; LIMA, Marcelo Costa de; http://lattes.cnpq.br/6532397056756422Neste trabalho analisamos os mecanismos que concorreram para descrição teórica do efeito rotatório magnético sobre a luz,descoberto por Michael Faraday. Indicamos a origem e inspiração destes mecanismos a partir da teoria da birrefringência e da atividade óptica natural, no contexto da teoria elastodinâmica da luz, iniciada por Fresnel, na primeira metade do século XIX. A seguir, a incorporação imprópria deles no programa de unificação óptico-eletromagnético, na obra de Maxwell, a gradual transição para o contexto da teoria eletromagnética da luz e, por fim, sua depuração pela teoria do elétron às vésperas do nascimento do átomo de Bohr.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A eficiência de mercado a partir da econofísica: uma análise da relação do expoente de hurst com a incerteza política econômica e controle estatal(2019-12-10) ALMEIDA, Dinah Costa; SOUZA, Paulo Vitor Souza de; http://lattes.cnpq.br/6227919192536907; https://orcid.org/0000-0001-5746-1746O presente trabalho possui como objetivo principal analisar como determinados fatores, tais quais: incerteza política econômica e controle estatal, influenciam na variação dos níveis de ineficiência de mercado por meio da previsibilidade de retorno de ativos financeiros de empresas brasileiras de capital aberto. A pesquisa baseia-se na Hipótese de Mercado Eficiente (HME), e apresenta em seu conteúdo uma breve introdução à Econofísica. A pesquisa utiliza de conceitos físicos que envolvem a análise de passeio aleatório e artifícios matemáticos e estatísticos, como o Expoente de Hurst. Para a realização deste estudo, foram selecionadas 135 companhias abertas brasileiras, que possuem dados referentes a ações negociadas na B3 entre o período de 2010 a 2018. Para a obtenção dos resultados foi utilizado o método de Regressão com Dados em Painel, por meio de Dados Agrupados (Pooled). De modo geral, os resultados apontam que: em períodos de incerteza política econômica, as empresas apresentam menor ineficiência em seus títulos; as empresas sob controle estatal tendem a apresentar maior ineficiência em seus títulos. Os achados são relevantes por fornecer informações que ajudam na compreensão da eficiência na previsibilidade de retorno de títulos negociados no mercado de capitais brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física e o impacto da experimentação de baixo custo no último ano do nível médio(2023-07-10) FURTADO, Jonas Diniz; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Com inúmeras formas de ensinar e transmitir conhecimento, é primordial estuda-las com o intuito de entender qual será a mais indicada para determinada área de conhecimento. Para tanto, o presente trabalho discute a respeito do ensino de física, junto a visão dos alunos para que se tenha uma ideia mais clara de quais métodos utilizar e como utilizar da forma correta. A metodologia aplicada na pesquisa é a experimental de baixo custo, tendo em vista que o valor elevado de equipamentos de ponta para experimentação física inviabiliza a utilização na maior parte das escolas, logo, a experimentação de baixo custo se torna uma opção atrativa para tornar a física mais palpável e interessante para os discentes. A aplicação da metodologia foi realizada na escola estadual Izabel dos Santos Dias, que não possui laboratório de física e tem sérios problemas de falta de estrutura, o que também colabora com a ideia de utilizar experimento de custo reduzido. Durante o processo, foi possível notar uma grande interação e uma maior motivação dos 42 alunos com a nova forma de estudar física, o que pode ser interpretado como um resultado positivo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física por meio de experimentos: uma aplicação da aprendizagem significativa no ensino médio(2019-12-19) PAES, Andrey Coelho; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316A educação é um campo de atividade que remonta os primórdios das sociedades humanas. Desde afazeres domésticos à caça, manufatura ou mesmo à arte, tudo depende de um processo de ensino e aprendizagem. Muito se tem debatido sobre as diversas teorias sobre este processo e como elas devem ser implementadas para que sejam obtidos resultados duradouros. Neste trabalho, procuramos desenvolver a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel através de uma experiência pedagógica em sala de aula na Escola Salesiana do Trabalho, consistindo de três conteúdos em dois experimentos: Máquinas Térmicas e Transformações Cíclicas, aplicado por meio de uma experiência com um barquinho a vapor e Associação de Resistores, aplicado por meio de uma placa de circuito com resistor de chuveiro e lâmpada incandescente. Os resultados obtidos se mostraram promissores, pois os depoimentos dos alunos mostram que é possível desenvolver uma prática educativa que seja de fato significativa para o público alvo, os alunos. Ensejamos que este trabalho possa ser também um incentivo para que mais graduandos da Física possam fazer atividades similares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações de Friedmann e a expansão do universo(2023) MENDES, Caio Moreno Lisboa; SALES, Isaac Torres; http://lattes.cnpq.br/1292475586491287; https://orcid.org/0000-0003-0229-1705A cosmologia relativística nasceu como forma de explicar a dinâmica do universo através da Relatividade Geral, teoria desenvolvida por Albert Einstein em 1915 para a gravitação, que é o ponto de partida para explorarmos esta dinâmica, além de outros problemas encontrados ao longo do estudo. A primeira solução de Eisntein para um modelo de universo sugeria um universo estático. No entanto, dados observacionais feitos pelo astrônomo Edwin Hubble e as soluções obtidas pelo matemático Aleksandr Friedmann sugeriam um cenário de expansão do universo. Ao longo da história, outros cientistas desenvolveram diversos modelos considerando diferentes parâmetros contidos nas soluções. Neste trabalho, revisamos as soluções mais importantes das Equações de Friedmann para a descrição da expansão do universo, sem levar em consideração as perturbações cosmológicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo das propriedades vibracionais do material tungstato de alumínio dopado com íons de gálio(2019-12-17) FERREIRA, Edinilson Tavares; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316; FEIO, Waldeci Paraguassu; http://lattes.cnpq.br/3512689932467320Neste trabalho foi investigado as propriedades vibracionais do sistema Al2-xGaxW3O12 em que x = 0.0, 0.2, 0.4, 0.5 e 0.6. Foram feitas imagens com microscopia eletrônica de varredura em todas as concentrações para observar se as amostras dopadas apresentam as mesmas morfologias que a amostra não dopada. Foi feito também medidas de espectroscopia Raman, em condições ambiente, em todas as concentrações do sistema estudado. Estas medidas foram realizadas em vários pontos da superfície das amostras buscando comparar os espectros normalizados e observar o comportamento das intensidades relativas de todos os modos vibracionais. A última parte deste trabalho consistiu em realizar medidas de espectroscopia Raman a altas pressões do material Al1.8Ga0.2W3O12 e comparar a evolução dos espectros com o de materiais da mesma família. Com estas últimas análises foi possível inferir quais fases cristalinas o sistema assume com o aumento da pressão.
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