Faculdade de Física - FACFIS/ICEN
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Fundamentos para utilização dos smarthphones para o ensino de física(2019) MIRANDA, Rodrigo Cezar Cordeiro de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O smartphone (celular inteligente) encontra-se como importante utilitário no cotidiano da uma grande parcela da população mundial, principalmente nas regiões de área urbana. Este trabalho tem como objeto a conclusão de curso através de analises, estudos e de dados anteriores ao assunto abordado sobre a utilização de smartphones (aparelhos celulares com internet móvel) por estudantes do ensino médio regular e a necessidade da utilização destes pelos professores de física em seus métodos didáticos pedagógicos e fundamentos jurídicos trazidos pelo LDB, PNE e o ECA. Com isto, visa trazer esta ferramenta como apoio pedagógico para o ensino de física. Os resultados destes estudos indicam que o smartphone está largamente inserido no dia-adia dos estudantes, estes utilizam os aparelhos para as mais variadas formas de diversão, passa tempo e entretenimento durante as aulas, nas pausas das aulas e após as aulas. Portanto, os alunos desenvolveram métodos e estratégias de uso para não serem pegos pelos professores, onde também tornaram esta tecnologia parte integrante de todos os momentos da vida da maioria dos jovens. Diante deste contexto devemos nos preocupar em identificar as possíveis soluções para requerer o uso destes aparelhos como ferramenta do professor educador, neste caso, para o ensino da física. Tornando este o objetivo deste trabalho.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso do software phet colorado como ferramenta metodológica para o ensino de física(2019) BATISTA, Renan Santos; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, é demonstrado o uso do software PHET colorado como uma ferramenta computacional para o ensino de física, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos aprendem brincando. Com base em animações gráficas por meio do PHET, foi possível criar cenários e simulações a respeito dos Lançamentos dos corpos e a interação destes no meio o qual estavam relacionados, também sendo possível discutir algumas propriedades de tais movimentos. Essas simulações de lançamento, basearam-se no uso de algumas propriedades do lançamento oblíquo e horizontal, podendo ser possível a análise de como estes se comportam sobre alterações no valor da velocidade de lançamento, altura, ângulo de lançamento modificações na intensidade da resistência do ar e outros. Logo depois de realizadas as demonstrações, foi aplicado um questionário aos alunos com o intuito de coleta de dados sobre o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino de física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O contexto histórico das ondas eletromagnéticas(2019-07-11) ALMEIDA, Aguinaldo Pantoja de; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho será abordado as principais experiências, métodos e cientistas que foram responsáveis pelo desenvolvimento da eletricidade e magnetismo seguindo uma linha cronológica no tempo de 650 a.c até 1911. Sendo a metodologia que se utilizou bibliográfica, analisando principalmente artigos e livros referentes ao assunto em questão, tentando mostrar principalmente as suas experiências que levaram ao desenvolvimento do eletromagnetismo atual e os pensamentos dos gênios na elaboração de suas experiências e na forma de tratar o problema em questão, a curiosidade que tiveram, e suas rivalidades no meio acadêmico e na sociedade cientifica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de experimentos para o ensino de energia mecânica(2019-07-16) GONÇALVES, Yury Almeida; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Este trabalho tem como finalidade, apresentar uma proposta de ensino com experimentos de baixo custo sobre o tema Energia Mecânica, em uma turma do ensino médio de uma escola particular da cidade de Belém do Pará.Para a elaboração da aula foram selecionados três experimentos já existentes na literatura e adaptados para esta proposta. Houve engajamento dos alunos,durante a aplicação estavam bem atentos e envolvidos com a proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem significativa aplicada ao ensino de conservação de energia mecânica(2019-11-27) SANTOS, Sérgio Luiz Rodrigues; SANTOS JÚNIOR, Manoel Raimundo dos; http://lattes.cnpq.br/6665011543298598Tendo em vista que a aprendizagem significativa apresenta vantagens relevantes em relação ao método tradicional, no qual o professor expõe o conteúdo de maneira teórica e repetitiva, e sendo a conservação da energia mecânica um tema central da Física trabalhada no ensino médio, a fim de relacionar essa metodologia ao conteúdo proposto, além de utilizar o aplicativo Plickers como sistema de votação. Para tanto, é necessário descrever as condições para a conservação da referida energia, explicar os principais conceitos da teoria da aprendizagem significativa, descrever os principais recursos do aplicativo Plickers e aplicar a metodologia proposta ao conteúdo de conservação da energia mecânica utilizando o aplicativo de votação. Diante disso, este trabalho visou aplicar à teoria da aprendizagem significativa em quatro horas-aula a turma de primeiro ano do ensino médio da Escola Vilhena Alves. O referencial teórico está fundamentado nesta teoria de David Ausubel segundo a leitura, ou releitura, do professor Marco Antonio Moreira, também na teoria física de energia mecânica e sua conservação, escrita pelo professor Renato Brito Basto Neto, além de uma breve pesquisa relacionada ao aplicativo Plickers e suas aplicações em sala de aula, desta forma, a análise dos resultados obtidos indicaram que as estratégias adotadas nesta metodologia, são eficientes ao ensino de conservação da energia mecânica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A eficiência de mercado a partir da econofísica: uma análise da relação do expoente de hurst com a incerteza política econômica e controle estatal(2019-12-10) ALMEIDA, Dinah Costa; SOUZA, Paulo Vitor Souza de; http://lattes.cnpq.br/6227919192536907; https://orcid.org/0000-0001-5746-1746O presente trabalho possui como objetivo principal analisar como determinados fatores, tais quais: incerteza política econômica e controle estatal, influenciam na variação dos níveis de ineficiência de mercado por meio da previsibilidade de retorno de ativos financeiros de empresas brasileiras de capital aberto. A pesquisa baseia-se na Hipótese de Mercado Eficiente (HME), e apresenta em seu conteúdo uma breve introdução à Econofísica. A pesquisa utiliza de conceitos físicos que envolvem a análise de passeio aleatório e artifícios matemáticos e estatísticos, como o Expoente de Hurst. Para a realização deste estudo, foram selecionadas 135 companhias abertas brasileiras, que possuem dados referentes a ações negociadas na B3 entre o período de 2010 a 2018. Para a obtenção dos resultados foi utilizado o método de Regressão com Dados em Painel, por meio de Dados Agrupados (Pooled). De modo geral, os resultados apontam que: em períodos de incerteza política econômica, as empresas apresentam menor ineficiência em seus títulos; as empresas sob controle estatal tendem a apresentar maior ineficiência em seus títulos. Os achados são relevantes por fornecer informações que ajudam na compreensão da eficiência na previsibilidade de retorno de títulos negociados no mercado de capitais brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Peer Instruction para a aprendizagem de estática de um ponto material(2019-12-12) MONTEIRO, Hugo Nogueira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Neste trabalho, aplicamos a metodologia Peer Instruction (instrução por pares), na implementação de compreender o conteúdo de estática de um ponto material, desenvolvida em uma turma de 1° ano integral no ensino médio, numa escola pública de Belém. O objetivo principal foi procurar obter resultados positivos, em busca do melhor entendimento dos alunos, na qual demonstrassem ter dificuldade em compreender determinado assunto abordado anteriormente. Para isso, foi desenvolvido um experimento, onde possibilitou a abordagem mais detalhada do assunto e a comprovação dos conceitos físicos presente nos livros didáticos, além de prender a atenção da turma, fator muito importante para uma explicação bem cautelosa, permitiu a interação dos alunos e a curiosidade de ver acontecer na prática o determinado tema em questão. Para a coleta de dados, a fim de verificar o desempenho de cada aluno, antes e depois do experimento, foi utilizado o aplicativo Plickers, disponível para smartphones e tablets, onde nos possibilita realizar o sistema de votação das alternativas presentes nas questões do teste conceitual, elaborado para a avaliação dos estudantes. Nessa votação, verifica-se o percentual de acertos dos alunos, caso fique entre 30% e 70%, é aplicada a metodologia Peer Instruction, onde o professor pede para formar pequenos grupos ou duplas, de preferência com colegas que tenham escolhido alternativas diferentes e dessa maneira, permite a interação entre os estudantes realizando debates na sala de aula a respeito das questões apresentadas no teste conceitual, para enfim fazer a segunda votação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A modelagem matemática como estratégia para o ensino de física(2019-12-13) FERREIRA, Leonardo Batista Paixão; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Este trabalho tem como objetivo apresentar a modelagem matemática como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, relacionando-a com a experimentação no ensino de física que teve sua aplicabilidade em uma turma do terceiro ano de uma escola localizada na Região Metropolitana de Belém. Ao decorrer da pesquisa é possível constatar que durante o processo de graduação dos futuros professores de física, a utilização de estratégias didáticas diferenciadas foi deixada em segundo plano para priorizar a uma metodologia tradicionalista de ensino. Esta conjuntura pode ser interpretada como a causa da baixa produtividade dos alunos de ensino médio, sendo uma situação preocupante que requer solução. Porquanto, com baseamento em relatos de estudantes, fez-se possível identificar que a dificuldade apresentada na compreensão da física é consequência principalmente da “matematização” do assunto, ou seja, abordar a física somente pela utilização exacerbada de formulas numéricas sem associá-las aos conceitos. Desta maneira, foi-se apresentado um referencial teórico com base nas pesquisas realizados por Bassenezi (2010), Barbosa (2001), D’Ambrósio (1986), Edwards e Hamson (1990), Kaiser e Sriraman (2006), Rosito (2003) entre outros, visando demonstrar as inúmeras aplicabilidades tanto da modelagem matemática quanto da experimentação no ensino de física. Em vista disso, deu-se de suma relevância expor trabalhos acadêmicos que abordam a modelagem matemática e também, demonstrar sua aplicabilidade em sala de aula. Através da análise dos dados obtidos e o relato da experiência durante o processo de desenvolvimento de experimentação no ensino de física, os resultados da utilização da modelagem matemática mostraram aceitação por educadores e estudantes, o que permite concluir que esta ferramenta de ensino-aprendizagem é eficiente e possui aplicabilidade viável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Propriedades magnéticas de nanoestruturas de Pd adsorvidas em Fe/Ir(111)(2019-12-13) WEYL, Artemísia de Souza; KLAUTAU, Ângela Burlamaqui; http://lattes.cnpq.br/4323567432559309Neste trabalho, tivemos como foco o estudo das propriedades magnéticas de um sistema composto por nanoestruturas de Pd adsorvidas em uma monocamada de Fe sobre a superfície de Ir(111) (Fe/Ir(111)). O método utilizado foi o RS-LMTO-ASA (Real Space - Linear Muffin-Tin Orbital - Atomic Sphere Approximation), o qual é baseado na teoria do funcional da densidade (DFT). Estes sistemas constituídos por 1 até 7 átomos de Pd sobre o sistema Fe/Ir(111), de diferentes geometrias. Os valores de momento magnético induzido no Pd variaram entre 0,35µB e 0,73µB. Além disso, nós calculamos a interação de troca entre os átomos de Pd e Fe , levando em conta configuração magnética dos sistemas, onde obtivemos estados ferromagnéticos e também configurações nãocolineares, dependendo da geometria do sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deflexões ao redor de buracos acústicos canônicos(2019-12-16) RODRIGUES, Luiz Felipe Garça; OLIVEIRA, Ednilton Santos de; http://lattes.cnpq.br/8995731908274747Os buracos negros são uma consequência extraordinária da teoria da relatividade geral, previstos inicialmente pela solução de Schwarzschild, a primeira das equações de Einstein. Estes objetos são capazes de desviar consideravelmente a trajetória da luz, e até aprisiona´-la, devido à forte interação gravitacional. Todavia, eles são objetos que estão longe de alcance para um estudo detalhado, de forma que modelos análogos acústicos de gravitação foram propostos pelo físico William George Unruh com o objetivo de analisar algumas propriedades de buracos negros em sistemas fluido-dinâmicos. Neste trabalho, é apresentado o estudo do buraco acústico canônico - análogo acústico ao buraco negro de Schwarzschild, dando ênfase á deflexão de ondas sonoras causada por ele de modo a comparar com a deflexão da luz causada por um buraco negro de Schwarzschild. A partir das equações da geodésica, é analisado o comportamento da trajetória de fótons que trafegavam longe de um buraco negro e aplica-se o mesmo processo ao estudo de ondas sonoras passando longe de um buraco acústico canônico. Verificam-se que os ângulos de deflexão em ambos os casos dependem do parâmetro de impacto, além do raio do horizonte de eventos (do buraco negro ou acústico). Entretanto, o desvio na trajetória das ondas sonoras pelo buraco acústico é menor que o desvio da luz pelo buraco negro. Conclui-se que essa diferença nos desvios decorre do fato de que as geometrias são diferentes em cada caso, apesar de terem estrutura semelhante. Isso acontece porque os dois sistemas são fundamentalmente distintos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de aparato para medição de estado de polarização via formalismo de stokes-mueller(2019-12-16) LIMA, Ruan Lucas Sousa; BARBOSA NETO, Newton Martins; http://lattes.cnpq.br/3177694073540758; https://orcid.org/0000-0001-9082-5433Neste trabalho, apresentamos a montagem e teste de uma prática de laboratório utilizada para medição e análise do estado de polarização um feixe de luz arbitrário. Baseada nos formalismos dos parâmetros Stokes para polarização e das matrizes de Mueller, esta pode ser efetivamente implementada sob a perspectiva de dois grandes eixos da Universidade: Ensino e Pesquisa. No primeiro, pois a metodologia utilizada fornece um excelente recurso no ensino de conceitos mais avançados em cursos de Óptica Física; e no segundo, uma vez que a técnica, sendo adaptada, pode ser utilizada para investigação espectroscópica de fenômenos relacionados a direções preferenciais, ou seja, anisotrópicos. Este trabalho estabelece o primeiro passo na análise de tal fenomenologia em amostras materiais de interesse da comunidade de ciências dos materiais, seja na análise de emissão fluorescente ou de luz transmitida; tanto em sólidos (filmes finos) quanto em líquidos (soluções). Para isso, geramos diferentes estados de polarização da luz controladamente, através da construção de um simulador de polarização, e os estados foram analisados segundo a técnica da lâmina de quarto-de-onda rotatória aqui mostrada. Esta estabelece que o sinal transmitido pela lâmina rotatória seguida de um polarizador linear é modulado segundo uma superposição harmônica de uma base de estados de polarização. Em nossos experimentos, produzimos os estados que formam esta base utilizando outros polarizadores, e os analisamos no comprimento de onda para o qual a lâmina de onda tem retardância de um quarto de onda; em 445 nm. Dessa forma, mostramos que a técnica funciona correta e satisfatoriamente para determinação dos estados da base, e de estados mistos, onde o sinal pode ser entendido como uma superposição de porções de tais estados. Por fim, analisamos os resultados experimentais fenomenologicamente, de forma a esclarecer a física de como a técnica funciona; dada a fundamentação teórica estabelecida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo das propriedades vibracionais do material tungstato de alumínio dopado com íons de gálio(2019-12-17) FERREIRA, Edinilson Tavares; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316; FEIO, Waldeci Paraguassu; http://lattes.cnpq.br/3512689932467320Neste trabalho foi investigado as propriedades vibracionais do sistema Al2-xGaxW3O12 em que x = 0.0, 0.2, 0.4, 0.5 e 0.6. Foram feitas imagens com microscopia eletrônica de varredura em todas as concentrações para observar se as amostras dopadas apresentam as mesmas morfologias que a amostra não dopada. Foi feito também medidas de espectroscopia Raman, em condições ambiente, em todas as concentrações do sistema estudado. Estas medidas foram realizadas em vários pontos da superfície das amostras buscando comparar os espectros normalizados e observar o comportamento das intensidades relativas de todos os modos vibracionais. A última parte deste trabalho consistiu em realizar medidas de espectroscopia Raman a altas pressões do material Al1.8Ga0.2W3O12 e comparar a evolução dos espectros com o de materiais da mesma família. Com estas últimas análises foi possível inferir quais fases cristalinas o sistema assume com o aumento da pressão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise das questões de física do novo exame nacional do ensino médio(2019-12-18) MOREIRA, Rogério de Oliveira; SILVA NETO, Manoel Januário da; http://lattes.cnpq.br/7869069020062706Devido a importância do Enem para os alunos dos anos finais do ensino básico, a nossa pesquisa é sobre a análise das provas do Novo Exame Nacional do Ensino Médio com o objetivo de avaliar as questões do exame e relacioná-las com as recomendações e orientações de conteúdos para o Ensino Médio. Para isso é necessário identificar as características das provas, relacionar as questões por área de conhecimento da física e dentro dessa áreas os assuntos mais cobrados, selecionar os conteúdos mais importantes e como são cobrados. Inicialmente, fizemos um estudo das características do PCN para o Ensino Médio e ENEM correlacionando os temas estruturadores com a matriz de referência juntamente com a propostas dos livros didáticos e em seguida analisamos as 10 provas de 2009 à 2018 afim de levantar as suas características. Dessa pesquisa verifica-se que as provas são contextualizadas e com questões conceituais, permanece uma predominância das áreas de eletricidade e mecânica e por fim foge em parte das antigas provas de vestibulares tradicionais. Dessa forma, constatamos que o Enem está em ressonância com as recomendações do Ensino Médio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Relatividade restrita: uma abordagem no ensino médio(2019-12-18) MENDES, Yuri Alves; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474Neste trabalho, foi feita uma abordagem para difundir o ensino de Relatividade restrita no ensino médio, em uma escola da rede pública de Belém, tornando um estudo mais dinâmico e interativo, onde os alunos recebam as informações de forma simples e eficiente. Para isso foi ministrada três aulas cedidas pelo professor titular da turma, mostrando os conceitos de relatividade de Galileu e de Einstein, assim como seus postulados, tanto na teoria ou através de apresentação de imagens e vídeos de aplicações no cotidiano e sobre os autores das teorias foram para facilitar a ideia para os alunos de acordo com as competências especificas da BNCC na área de ciências da natureza . Para verificar essa assimilação por parte dos alunos foi proposto dois testes, uma antes de cada assunto para avaliar o conhecimento prévio de cada aluno e outro posterior a aplicação dos conteúdos com intuito de ver a postura de cada um no final.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Movimento de corpos em meio resistivo: uma proposta para um análogo de partícula com massa negativa(2019-12-18) OLIVEIRA, Leonardo Reis de; BARBOSA NETO, Newton Martins; http://lattes.cnpq.br/3177694073540758; https://orcid.org/0000-0001-9082-5433Este trabalho analisa o movimento de uma bolha em um meio fluido viscoso, através tanto da abordagem convencional de mecânica dos fluidos quanto da abordagem de um sistema análogo de massa negativa. Utilizando um aparato experimental padrão de ensino e uma metodologia simplificada são feitas medidas que corroboram com as interpretações teóricas. Tomando a análise teórica que trata a bolha como um análogo de partícula com massa negativa encontramse as equações horárias que descrevem o movimento do corpo através das leis de Newton, e seguindo de uma sequência lógica de considerações é construído um modelo no qual os efeitos gerados pelo meio sobre a partícula são interpretados como parte equivalente da sua massa. Para que aja equivalência com a abordagem fluidodinâmica, essa massa precisa ser considerada negativa. Através da velocidade terminal obtida nos dados é evidenciada a característica da força viscosa de ser uma função de ordem n da velocidade. Como conclusão faz-se possível a interpretação da massa negativa para explicar o movimento de subida de uma bolha em um fluido viscoso, pontuando que a estranheza desse conceito pode ser atenuada através das definições de massa (inercial) e inércia; e encontra-se que a força viscosa depende da velocidade possivelmente não com a primeira ordem. É importante frisar que a massa negativa aqui considerada é um análogo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Jogo didático aplicado a física térmica: uma revisão de conceitos a partir de exemplos do cotidiano(2019-12-19) SOUSA, Lucas Pinon de; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474No presente trabalho, pretende-se mostrar o resgate ao lúdico como forma de apoio ao ensino de física, buscando trazer uma proposta diferenciada, com uma aula mais dinâmica, interativa e divertida. Tendo em vista a dificuldade encontrada por muitos profissionais da educação em prender a atenção do aluno durante uma aula, por muitas das vezes não conseguir fazer com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, tornando a aula cansativa e pouco atrativa. Nesse sentido, o jogo didático pode facilitar o trabalho do professor em si, visto que a maior parte dos alunos tem formas de assimilação de conteúdo diferente uns dos outros, alguns aprendem apenas prestando atenção, outros vendo exemplos e uns fazendo associações, e a utilização da forma lúdica de ensino potencializa de maneira geral o aprendizado, ajudando na compreensão e fixação de conceitos, em razão de ser um modelo não tradicional de ensino, e que prioriza o recreativo, trazendo diversão, interação e uma aula mais ativa, fazendo com que o aluno se dedique mais. Por conseguinte, o jogo da memória ou associação, do trabalho exposto, foi criado para ajudar, alunos do ensino fundamental, na compreensão e fixação das formas de transmissão de calor, através da aplicação de vários exemplos comuns do dia a dia, para serem associados cada um à sua respectiva forma de transmissão, fazendo com que o aluno aprenda e consiga lembrar por fazer associação aos exemplos mencionados no jogo, e expor que não precisa de exemplos extraordinários e também que a física está frequentemente presente em nosso cotidiano.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física por meio de experimentos: uma aplicação da aprendizagem significativa no ensino médio(2019-12-19) PAES, Andrey Coelho; SERRA, Victor Façanha; http://lattes.cnpq.br/0726795138411316A educação é um campo de atividade que remonta os primórdios das sociedades humanas. Desde afazeres domésticos à caça, manufatura ou mesmo à arte, tudo depende de um processo de ensino e aprendizagem. Muito se tem debatido sobre as diversas teorias sobre este processo e como elas devem ser implementadas para que sejam obtidos resultados duradouros. Neste trabalho, procuramos desenvolver a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel através de uma experiência pedagógica em sala de aula na Escola Salesiana do Trabalho, consistindo de três conteúdos em dois experimentos: Máquinas Térmicas e Transformações Cíclicas, aplicado por meio de uma experiência com um barquinho a vapor e Associação de Resistores, aplicado por meio de uma placa de circuito com resistor de chuveiro e lâmpada incandescente. Os resultados obtidos se mostraram promissores, pois os depoimentos dos alunos mostram que é possível desenvolver uma prática educativa que seja de fato significativa para o público alvo, os alunos. Ensejamos que este trabalho possa ser também um incentivo para que mais graduandos da Física possam fazer atividades similares.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conceitos de física a partir de energia eólica: Uma proposta de ensino para educação de jovens e adultos(2019-12-19) MOURÃO, Fábio André Pena; SILVA, Rubens; http://lattes.cnpq.br/7758874670659474O trabalho proposto possibilitou a aplicação de uma metodologia que aproveita a vivência de alunos, da educação de jovens e adultos (EJA), de maneira a transcender o método conteudista, levando o aluno a refletir sobre questões mais profundas referentes a energias alternativas e renováveis, particularmente a energia eólica. Além de temas relacionados, como o meio ambiente, geração e uso de energia. Os alunos dessa modalidade de ensino, em sua maioria, costumam ter dificuldades na compreensão da Física que, no geral, é ensinada de forma densa e cansativa, por na maioria das vezes ser enfatizado apenas as fórmulas. Como a EJA é constituída por alunos de diferentes faixas etárias, e com diversos níveis cognitivos de aprendizado, trabalhou-se em sala de aula os conceitos da Física que estão envolvidos no processo de transformação da Energia Eólica em Energia Elétrica, além da construção de um aerogerador de baixo custo que auxiliou os alunos a relacionarem o cotidiano aos conceitos da Física.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experimento para medir distâncias utilizando o arduino como proposta didática para o ensino de física(2019-12-20) CARVALHO, Matheus de Souza; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604A partir da observação dos métodos obsoletos e que produzem um ensino pouco animador para os estudantes, verificou-se a necessidade da produção deste estudo. O objetivo é mostrar que Física pode ser ensinada de forma mais atrativa com o uso de métodos de aprendizagem ativa, para tanto este estudo apresenta um experimento que utiliza a plataforma Arduino e o sensor HC-SR04 para medir distâncias e assim contribuir para o ensino da Física. São mostrados os componentes do experimento e sua construção é ensinada em formato de passo-a-passo mostrando seus detalhes. O código fonte a ser utilizado no experimento é mostrado juntamente com os conceitos físicos envolvidos. Espera-se com este estudo que o ensino de Física caminhe junto às novas tecnologias, com o intuito de se sobrepor aos métodos conservadores de ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Propostas para o ensino de física com o uso da plataforma arduino(2019-12-20) CUNHA, Douglas Barros da; COSTA, Maria Lúcia de Moraes; http://lattes.cnpq.br/5655223111351604Neste trabalho é discutido o contexto atual do ensino de Física, e alguns desafios enfrentados por professores, especialmente os da Educação Básica, mas não se restringindo a eles, levando em consideração os avanços tecnológicos e a utilização dos mesmos em sala de aula. Em seguida apresenta-se a plataforma de hardware Arduino, suas principais características, bem como os recursos oferecidos por ela e as vantagens em utilizá-la para o estudo e comprovação dos conceitos físicos. Discuti-se então o papel central da experimentação no processo de ensino aprendizagem de Ciências, mais especificamente na Física e como o Arduino pode ser útil nesse processo de aquisição de dados, associados à construção de toy models. Apresenta-se na sequência alguns artigos da área de pesquisa em Ensino de Física que abordam propostas para a o uso do Arduino como recurso didático para dinamizar o ambiente em sala de aula. Finalmente, como um exemplo de experimento de baixo custo, apresenta-se um circuito com placa Arduino e sensor de luminosidade LDR (Light Dependent Resistor).
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