Faculdade de História - FAHIS/IFCH

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 33
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Sociabilidades em linha: as “lan-houses” nas memórias de um gamer-historiador de Castanhal (PA) - 2000-2010
    (2025-09-05) PAULA, Julio Cesar Abreu de; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404
    As lan-houses foram centros públicos de acesso privados fundamentais durante a primeira década do século XXI. Em todo o país, elas se popularizaram tanto por viabilizar o acesso à internet quanto por formar espaços de sociabilidades e pontos de encontro para a juventude. No entanto, destaca-se que a importância das lan-houses reside no fato delas proporcionaram este acesso às populações menos abastadas e que não possuem contato com o universo digital. Este cenário é condizente com a realidade castanhalense, especialmente entre 2000 e 2010, pois os moradores não possuíam nem computadores, nem internet em seus domicílios. Nesse sentido, este trabalho pretende abordar estes espaços de sociabilidades que foram desenvolvidos dentro das lan-houses Mundo-Online e CyberMatrix localizadas no município de Castanhal através dos jogos Ragnarok e Warcraft. Para isso, procura-se utilizar a História Oral como principal metodologia, recuperando as memórias de quem gerenciou essas lan-houses: Elias Araujo Ferreira e Eidi Hashimoto. Além disso, analisa-se os periódicos locais com o intuito de compreender o funcionamento e a distribuição da internet no município. Deste modo, procura-se revelar e evidenciar esses centros como espaços complexos que não funcionavam somente para oferecer serviços de acesso à internet ou jogos digitais. Assim, a pesquisa expõe que as lan-houses estudadas possuíam, também, um papel social dentro do município, pois elas, através de seus proprietários, ensinavam os moradores a usarem os computadores, à fazerem trabalhos escolares. Somado a isso, constituíam verdadeiros espaços de sociabilidades em volta de jogos digitais como Ragnarok e Warcraft III, contribuindo para a criação e o fortalecimento de amizades. Sendo assim, conclui-se que elas contribuíam fortemente para a inclusão digital e para o lazer de inúmeros castanhalenses.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre ciência e comércio: o papel econômico do comércio de animais silvestres e sua relação com as funções científicas (1931-1950)
    (2025-09-04) FERREIRA, Paloma Cristiane Nunes; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404
    O objetivo da pesquisa é analisar as práticas comerciais de animais silvestres realizadas pelo Museu Emílio Goeldi no período de 1931 a 1950, bem como compreender a relação entre essas aquisições e vendas de animais e as atividades científicas desempenhadas pela instituição. Nos anos iniciais da década de 1930, intensificaram-se os discursos sobre preservação e conservação dos recursos naturais, especialmente da fauna amazônica, o que resultou na criação de importantes leis e decretos voltados para a utilização racional desses recursos. Nesse contexto, o Museu Emílio Goeldi adquiriu grande relevância, sobretudo por sua longa história de pesquisa e preservação na região amazônica. A pesquisa pretende, portanto, a partir de registros de ofícios do referido período relacionar as redes sociais, econômicas e científicas que sustentavam o comércio de animais silvestres. Buscando compreender os dois lados de uma questão complexa envolvendo a biodiversidade, ou seja, as dinâmicas entre o comércio e a ciência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Signos e significados na historiografia do norte brasileiro: uma análise do ensino de história na produção docente dos cursos de história na Amazônia (2002 - 2019)
    (2025-09-13) JACQUES VITAL, Vitor; COELHO, Mauro Cezar; http://lattes.cnpq.br/7187368960757936
    Esse trabalho de curso pretende identificar como a pesquisa em história dos docentes das Universidades Federais no Norte brasileiro trabalha as questões relacionadas ao Ensino de História e Educação. Esse exame ocorrerá a partir da análise das palavras-chave contidas nos artigos do corpo docente das Universidades. Devido à vasta quantidade de dados, utilizamos as propostas organizacionais de Laurence Bardin que busca revelar, em meio aos dados, seus principais índices. Para verificar os significados contidos nas palavras-chave, utilizaremos as noções sobre signo e significado desenvolvidas por Valentin Volóchinov. Para averiguar como a produção docente interage com as Diretrizes do Conselho Nacional de Educação na conformação curricular utilizaremos as concepções de Ivor Goodson sobre o Currículo como um conflito social e as formulações de Michel de Certeau sobre a escrita da História.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As pândegas nas ruas de Belém: o “fim” das festas de pretos através das práticas de cerceamento da Igreja e do Estado (1888 – 1910)
    (2025-09-09) NASCIMENTO, Priscila da Silva; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    O presente trabalho consiste na investigação dos múltiplos significados das manifestações festivas de caráter religioso que ora mascaram, ora evidenciam a resistência e agência de uma população afrodescendente, na cidade de Belém do Para, entre os anos de 1888 e 1910. Entre as missas, marchas, fogos de artificio e a severidade da justiça, as implicações de classe e raça mostram sua face dentro de processos marginalizadores, como a ideológico do branqueamento da população brasileira no período do pós-abolição, e cerceadores, como as ações violentas da polícia ao reprimir comportamentos de setores subalternizados da sociedade. Nessa lógica, procurou-se entender o modo que as tensões entre os agentes envolvidos nesse campo recheado de disputas culminaram em várias formas de representações nas festas religiosas e não religiosas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Faces e máscaras: a complexa teia das masculinidades gays no Grindr em Belém
    (2025-09-03) SILVA, Mateus Gonçalves da; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404
    A presente pesquisa busca compreender como os usuários masculinos do Grindr constroem seus conceitos de masculinidade, quais figuras masculinas estão presentes no aplicativo e de que forma essas masculinidades influenciam suas homossociabilidades. A base teórica fundamenta-se em autores como Judith Butler, que entende o sexo e o gênero como construções performativas, e Richard Miskolci, cujos estudos exploram gênero, sexualidade e interações homossexuais nas redes sociais. As análises resultam do cruzamento de diferentes fontes, como um banco de dados elaborado a partir dos perfis dos usuários, respostas de formulários online e entrevistas. Por fim, a pesquisa também procura fomentar os debates sobre identidades, gênero e experiências homossexuais no espaço virtual, contribuindo para a historiografia brasileira.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A periferia no papel: narrativas de legitimação política no Jornal Diário do Pará (1982–1985)
    (2025-09-12) NONATO, Matheus da Silva; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957
    Este trabalho investiga as representações das periferias de Belém no jornal Diário do Pará entre 1982 e 1985, período marcado pela transição política do fim da ditadura civil-militar e pela ascensão de Jader Barbalho ao governo estadual. A pesquisa utilizou como fonte principal o acervo digital da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, analisando reportagens, editoriais e imagens que retratam as demandas populares, especialmente relacionadas à moradia, infraestrutura e serviços urbanos. O objetivo central é compreender como o Diário do Pará construiu as narrativas sobre a periferia belenense e de que maneira essas representações se relacionaram com o processo de legitimação política do grupo liderado por Jader Barbalho. O estudo parte da compreensão de que o jornal não atua como mero transmissor de informações, mas como espaço de produção discursiva, de disputas narrativas e de construção de memórias sociais, conforme a perspectiva de Marialva Barbosa, para quem os documentos jornalísticos são também monumentos de memória atravessados por intencionalidades. A análise revelou que o Diário do Pará desempenhou papel ativo na legitimação do projeto político dos Barbalho, articulando a imagem do “povo pobre” como recurso simbólico para sustentar sua narrativa. Conclui-se que a cobertura das periferias pelo jornal esteve menos ligada a uma denúncia da exclusão urbana e mais a uma estratégia de legitimação política, em que o discurso sobre o povo foi instrumentalizado como mecanismo de construção da autoridade governamental. O trabalho reafirma, assim, a necessidade de uma leitura crítica e da problematização das fontes jornalísticas, compreendendo-as como artefatos de poder e memória, centrais para o estudo da história social e política.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Adelermo Matos e a cultura popular paraense, no contexto da ditadura militar no Brasil
    (2025-09-04) TORRES, Mauro de Oliveira; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    Este trabalho investiga a trajetória de Adelermo Matos, destacando sua contribuição como músico, educador e agente cultural no Pará, no contexto da ditadura militar. Com base na História Cultural, a pesquisa analisa sua atuação na valorização do folclore amazônico, especialmente por meio da educação musical, e da criação do grupo folclórico. A metodologia emprega fontes diversas, como entrevistas, livros e artigos acadêmicos. Conclui-se que Matos foi figura central na construção da identidade cultural paraense, atuando como mediador entre o popular e o erudito.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ação e reação: a política da ditadura nas páginas dos jornais paraenses (1964-1985)
    (2025-08-08) SEIXAS, Bruno dos Anjos; PETIT, Pere; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321; https://orcid.org/0000-0002-8970-3073
    O presente trabalho analisa a cobertura jornalística e midiática da grande imprensa paraense durante o período da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) a partir de uma seleção de fatos da vida internacional, nacional e local. Mostra como a história prévia da imprensa local, marcada pelo partidarismo explícito e pela adesão direta a grupos da burguesia local, contribuíram para as posições tomadas pelos jornais a partir de 1964. Também tenta entender como, durante e após a liberalização política iniciada no governo Geisel (1974-1979), os periódicos ainda relutaram em tomar uma posição de conflito aberto com os militares e encamparam apenas parcialmente as críticas populares à Ditadura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Memórias estudantis: interpretando o golpe civil-militar de 1964
    (2025-06-13) ALMEIDA, Abel de Jesus Vieira Bernal de; PETIT, Pere; http://lattes.cnpq.br/8376409779394321; https://orcid.org/0000-0002-8970-3073
    O presente artigo tem por objetivo a identificação das interpretações dos estudantes universitários paraenses do ano de 1964 em relação ao golpe civil-militar ocorrido no mesmo ano. Busca-se alcançar o objetivo a partir da análise das memórias presentes em relatos de quatro lideranças estudantis da época. Os estudantes universitários constituíam um setor dinâmico na resistência à ditadura militar (1964-1985), e suas memórias oferecem contribuições relevantes para a compreensão desse episódio na história republicana, tanto em âmbito local quanto nacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    Ressignificando a civilização: a dimensão simbólica na troca de objetos entre brancos e índios na Amazônia do século XIX
    (2025-06-17) ROCHA, Josylene da Gloria Souza da; HENRIQUE, Márcio Couto; http://lattes.cnpq.br/9096024504515280
    Este trabalho analisa o protagonismo indígena nas relações de troca entre as etnias indígenas e agentes coloniais na Amazônia no século XIX. A partir de fontes documentais e relatos de viajantes, a análise privilegia a agência indígena na apropriação simbólica de objetos trocados com os brancos. Propõe-se uma leitura que rompe com a narrativa tradicional de passividade dos povos originários, destacando práticas de resistência, negociação e ressignificação cultural. Através de uma abordagem historiográfica crítica, busca-se compreender como os povos indígenas instrumentalizaram tais relações em benefício próprio, mantendo certa autonomia em meio às políticas civilizatórias do Estado e da Igreja.
  • Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    Análise do projeto Estatutos e Associativismo na Amazônia Brasileira: as contribuições e os passos para a historiografia paraense (2023-24)
    (2025-04-05) PACHECO, Erike Gomes; RICCI, Magda Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4368326880097299
    Este estudo é um relatório das atividades efetivadas dentro do projeto de pesquisa intitulado de Estatutos e Associativismo na Amazônia brasileira: Estudos sobre a documentação estatutária de associações culturais, comerciais, políticas, religiosas, recreativas, esportivas e profissionais do Pará (1835-1988). O citado projeto visou investigar, criar e divulgar instrumentos de pesquisa, mecanismos de busca, eventos e obras que possibilitem ampliar o acesso em rede ao acervo normativo dos Estatutos de associações e cooperativas civis sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia (CMA-UFPA) interligando este acervo a outros dois congêneres vinculados ao Arquivo Público do Estado do Pará (APEP-SECULT-PA) para o período entre 1835 e 1988. Realizamos, dentro desse objetivo mais amplo, auxiliar na construção dos catálogos correspondentes a um levantamento documental de fôlego, o recebimento das visitas guiadas pelo nosso acervo no espaço físico do Centro de Memória da Amazônia e a oferta das disciplinas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Pará sobre os estatutos. Em prol das pesquisas futuras sobre o associativismo paraense, foi necessário um debate historiográfico sobre a temática a partir do contexto nacional até as nossas problemáticas locais. Ao término da pesquisa nos foi possível afirmar os seguintes pontos: a relevância dos projetos de pesquisa realizados no CMA; a necessidade contínua de fomento à pesquisa neste acervo; existência de determinadas lacunas na historiografia paraense sobre o associativismo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de história nos espaços museais: uma análise sobre a história colonial nas mediações do Museu de Arte Sacra e Forte do Castelo
    (2025-04-01) ALVES, Daniele Rodrigues Mafra; CHAMBOULEYRON, Rafael Ivan; http://lattes.cnpq.br/7906172621582952; https://orcid.org/0000-0003-1150-5912
    Atualmente, sabe-se que os museus são frequentemente visitados pelo público, mas nas últimas décadas há outro público que tem se tornado grande frequentador: os grupos escolares. Sendo assim, é necessário que haja o estudo acerca de como o público escolar é recebido nos espaços e como o monitor museal e também o professor abordam o acervo ali presente. A pesquisa teve como objetivo o estudo acerca de como os monitores são preparados para realizar a mediação acerca da história colonial para grupos de escola nos museus do Forte do Castelo e Museu de Arte Sacra em Belém do Pará e como os professores também se preparam previamente para as visitações em museus — tendo em vista que o professor também possui papel fundamental nas visitações. O estudo teve como metodologia a pesquisa de autores como Circe Bittencourt, Denise Schaan, Leonardo Rocha e outros, além da aplicação de entrevistas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    “Salvaguarda da coleção de processos e livros cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará-Brasil (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica
    (2025-04-01) BARBOSA, Raíssa Santos; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    “Expedições ao Acre”: atuação da Marinha de Guerra no processo de anexação do Acre (1900-1903)
    (2025-04-03) DIAS, Adria Layanne Pereira; FARIAS, William Gaia; http://lattes.cnpq.br/2553754490715388
    O trabalho objetiva analisar as ações da Marinha na região do Acre durante o litígio, denominado pela historiografia como “Questão do Acre” envolvendo Brasil e Bolívia. Para isso, analisamos documentos sobre as expedições ao Acre realizadas pela Marinha de Guerra por meio da “Flotilha do Amazonas”, avaliando as motivações iniciais para a criação de um outro agrupamento de navios de guerra denominado de “Divisão Naval do Norte”. A partir da análise dessas duas forças navais, que atuaram no conflito territorial entre os países ribeirinhos, a pesquisa busca demonstrar dois momentos distintos da posição brasileira em relação ao território contestado: negociação e reivindicação. Essas posições adotadas pela Marinha de Guerra, indicam que a instituição teve um papel importante enquanto força auxiliar nos desdobramentos diplomáticos na região.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Curadoras, pacientes e literatos: narrativas de intelectuais e visões sociais sobre as artes de cura no Pará (1916 – 1929)
    (2025-04-03) NASCIMENTO, Aline Emilly Silva do; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    Este artigo visa analisar como as narrativas das produções literárias e periódicas de literatos paraenses, no contexto da mobilização intelectual e das novas percepções sobre cultura popular a partir da conjuntura das comemorações do tricentenário da fundação de Belém até o ano final da primeira república brasileira, impactaram na visão social sobre as práticas das artes de curas, comumente conhecidas como pajelança, praticadas e utilizadas por mulheres no Pará. Para fundamentar esse trabalho, foram utilizados os periódicos Folha do Norte e a Província do Pará com recorte de 1916 a 1929, produções literárias de intelectuais da época como Dalcídio Jurandir, Aldo Guajará, sob o codinome de Pio Ramos, Bruno de Menezes e Raymundo de Moraes. Além disso, para compor a análise, foi utilizado um processo de prática ilegal de medicina da 4ª vara penal do ano de 1929, arquivado no Centro de Memória da Amazônia da UFPA, onde quatro mulheres, incluindo uma menor, figuram entre os acusados. O estudo almeja compreender como e se essas narrativas periódicas e literárias contribuíram para a gradativa mudança da visão social sobre essas práticas femininas ancestrais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O feminino em cena: representação do trabalho doméstico na cidade de Belém do Pará na primeira década do século XX
    (2025-04-02) FLORES, Steffany dos Santos; CANCELA, Cristina Donza; http://lattes.cnpq.br/8393402118322730
    O trabalho doméstico assalariado na capital da borracha na primeira década do século XX é tema central neste trabalho. Partindo da análise de fontes iconográficas, periódicas e judiciárias, essa pesquisa tem por objetivo entender de que maneira a representação dessas atividades nesses suportes estão embebidas dos papéis sociais normativos e prescritivos de gênero. Buscando pelos fragmentos dessas ocupações, questões de raça e classe social se apresentam como demarcadoras das dinâmicas sociais que essas mulheres experienciavam, apesar da estrutura cotidiana supostamente ditar normas sociais igualitárias a todas elas.
  • Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    Os povos da família linguística Naduhup no século XX (1910-1980) – circulação de cultura material e conhecimentos etnobotânicos nas redes interétnicas do Alto Rio Negro
    (2025-02-24) SOUZA, Adriely Nazaré Almeida de; MARQUES, Bruno Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/3084088709760473; GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; http://lattes.cnpq.br/0656841754619406; https://orcid.org/0000-0003-3219-4404
    Este estudo visou produzir uma história social dos povos Naduhup pelo viés da Etnohistoria, entre os anos de 1910 e 1980, o recorte se concentra nos Hupda-Maku que habitam a região amazônica brasileira no Alto Rio Negro. O objeto central de análise é a cultura material do veneno de caça comumente chamado de curare, buscando averiguar as práticas etnobotânicas, seu desempenho na caça e o universo sociocultural por trás desse valioso conhecimento ancestral. A pesquisa teve como base as etnografias produzidas desde o início do século XX por antropólogos e missionários salesianos, além de contar com os periódicos jornalísticos e científicos da Revista O Cruzeiro e a Revista do Museu Paulista sobre o curare. Dessa forma, constatou-se que o curare desempenhava uma função prática de caça, mas também era um elemento responsável pela proteção xamânica dos Hupda, além disso, era fulcral para o estabelecimento das trocas no sistema interétnico entre indígenas e não- indígenas. Assim, foi possível averiguar que os povos Naduhup contêm diversos graus de historicidade, refutando a imagem foi lhes atribuída na historiografia pregressa como “escravizados” e “dominados” pelos demais povos indígenas da região.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    História e memória da comunidade quilombola do Jacarequara (PA)
    (2025-04-02) ROSÁRIO, Oséas Sérgio do; LACERDA, Franciane Gama; http://lattes.cnpq.br/1007392320101957
    O presente trabalho tem por objetivo abordar a Comunidade Quilombola do Jacarequara, destacando a territorialidade quilombola no estado do Pará como um conceito que vai além da delimitação física, integrando-se profundamente ao modo de vida das comunidades que ali habitam. A pesquisa discute como essa relação se manifesta por meio de práticas culturais, rituais e saberes transmitidos entre gerações, reforçando o pertencimento e a identidade coletiva. Além disso, o estudo está estruturado em diferentes eixos temáticos: as atividades econômicas desenvolvidas na comunidade, com destaque para a agricultura e seus relatos e tradições; a religiosidade como um pilar essencial da vida quilombola; os conflitos agrários enfrentados na luta pela manutenção do território; e as práticas de esporte e lazer como formas de integração e resistência cultural. Assim, o artigo busca contribuir para a compreensão da territorialidade quilombola como elemento fundamental na preservação do patrimônio imaterial e na luta pela autodeterminação dessas comunidades.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O fazer poético em sala de aula: a produção e o uso de poemas no ensino de história com alunos de cursinhos populares na periferia de Belém
    (2025-02-17) SILVA, Jarlinho de Sousa; COSTA, Antonio Maurício Dias da; http://lattes.cnpq.br/2563255308649361; https://orcid.org/0000-0002-0223-9264
    O trabalho em questão trata de discutir a experiência da prática no fazer poético do poeta atuando como professor no ensino de história em turmas em cursinhos populares preparatórios para o Enem, no bairro do Guamá e bairro do Telégrafo em áreas periféricas de Belém. Tem o objetivo de promover um melhor aprendizado aos alunos no ensino de história, diversificando o processo de ensino e aprendizagem, através da utilização e prática do uso literatura em forma de poemas em sala de aula. Justifica-se em relação aos desafios e as dificuldades dos professores em ministrar aulas de história devido as transformações tecnológicas nos dias atuais, que dividem a atenção dos alunos e das dificuldades dos alunos de aprender história e por se tratar de conteúdos distante da realidade dos mesmos. Como fundamentação teórica para investigação, utilizamos autores como: Bitencourt (2012), Marques, (2010), Buarque, (2013) entre outros estudiosos no tema. Como metodologia, o trabalho traz uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e estudo de caso, tendo como base a experiência como professor extensionista nos Cursinho Populares Alternativo da Universidade Estadual do Pará (UEPA), de 2022 à 2025 e no Cursinho Popular Emancipa da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 2024 à 2025.
  • Trabalho de Curso - Graduação - RelatórioAcesso aberto (Open Access)
    Parentela e redes de poder entre o Grão-Pará e o Império do Brasil na trajetória do Barão de Mamoré (c. 1850-1898)
    (2025-01-21) VALENTE, Gabriel Mindelo; BARROSO, Daniel Souza; http://lattes.cnpq.br/6655108570048234; https://orcid.org/0000-0002-3267-5665
    Ambrósio Leitão da Cunha, barão de Mamoré, foi um importante político paraense, casado com Maria José da Silva, filha do capitão José Joaquim da Silva e de Maurícia Josepha Michaela da Gama Lobo, integrava uma das mais bem sucedidas famílias do Estado paraense, estabelecendo relações com figuras políticas importantes, como José da Gama Malcher e Bernardo de Souza Franco. Utilizando como fonte principal a correspondência passiva de Ambrósio e como secundária o jornal Treze de Maio, analisamos o conteúdo político presente em ambas, tendo como objetivo entender as estratégias de Ambrósio para a consolidação de suas redes de poder, examinando o seu grupo familiar como o meio que garantiu seu protagonismo político, problematizando o papel de sua parentela, considerando que a lógica do parentesco, no interior das famílias de elite, determinava o acesso a recompensas materiais e participação nos processos decisórios (Lewin, 1993: 115). Desse modo, concluímos que a parentela construída pelo barão foi aparelho basilar para o estabelecimento das suas redes de poder, tanto no Grão-Pará, quanto no Império do Brasil, tendo seu concunhado, Bernardo de Souza Franco, como propiciador de sua carreira “nacional” ao abrir portas para cargos importantes mesmo que estivessem em lados políticos diferentes.