Faculdade de Matemática - FAMAT/CBREVE
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise sobre os conhecimentos mobilizados por um carpinteiro de Breves-PA em sua atuação profissional(2021) PANTOJA, Edson Guimarães; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho trata de uma pesquisa de campo de cunho qualitativo cujo objetivo é evidenciar a mobilização de ideias e habilidades matemáticas na construção de uma casa de madeira por um carpinteiro da cidade de Breves-PA. Para fundamentação teórica utilizamos a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio que considera o fazer matemático desenvolvido em diversos grupos culturais. Metodologicamente, para a coleta de dados da pesquisa de campo, utilizamos a observação, entrevista não estruturada, gravações de áudio e capturas fotográficas. Para melhor explicitar os resultados criamos categorias que evidenciam as habilidades e ideias matemáticas utilizadas pelo carpinteiro: habilidades para projeção da quantidade de material; técnicas para nivelamento; e técnicas para construir o telhado. Nessas categorias são evidenciadas habilidades matemáticas, bem como habilidades com operações básicas de adição e multiplicação, porcentagem, regra de três simples, proporcionalidade, unidades de medidas. Nesse sentido, consideramos que o objetivo da pesquisa foi alcançado, de modo que foi possível evidenciar o modo que a matemática está presente na realidade do carpinteiro.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Averiguação sobre a prática do uso de software na educação matemática, através da atuação de um projeto de extensão(2021) SILVA, Cristina Neves da; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Muito tem se debatido e pesquisado sobre o uso de tecnologias no ensino de matemática, suas possibilidades de contribuição e como ferramenta de ensino, mas, partindo da teoria, buscamos aqui relatar e analisar a prática desse novo modelo de ensino através dos softwares para o ensino de matemática pelo projeto de extensão estudado neste trabalho, o qual foi projetado para trabalhar com alunos e cooperar com professores do ensino fundamental para explorar softwares educacionais para o ensino de matemática, realizando por meio de ações, possibilidades de contribuir para o desenvolvimento de conceitos matemáticos, na formação de professores e a relevante integração da tecnologia no currículo de matemática desses professores e alunos, uma vez que o projeto visa familiarizar os professores de matemática com os recursos da tecnologia digital, observando especificamente os softwares trabalhados. Neste contexto, os objetivos desse artigo são: 1) traçar e discutir os objetivos do projeto, 2) citar e analisar as ações já desenvolvidas no mesmo. Pretende-se, assim, averiguar a potencialidade (ou não) dele enquanto projeto de cunho intervencionista. Para tanto, partimos de uma pesquisa de caráter bibliográfico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A base nacional comum curricular do ensino médio: um olhar para o papel das tic’s no ensino de matemática(2021) NEVES, Elton Cunha das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo, analisou-se o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) no processo de ensino de Matemática evidenciado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Tal trabalho deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Em relação ao papel da tecnologia, recorreu-se às ideias Tikhomirov (1981) e Levy (1993). Como resultados, foi identificado que a BNCC possui duas perspectivas em relação ao uso de tecnologias. A primeira trata do uso de tecnologia como suplementação do pensamento, evidenciando a tecnologia como ferramenta de ensino; e a segunda está centrada na perspectiva da reorganização do pensamento. Nesse sentido, entende-se que a BNCC apresenta avanços na perspectiva da utilização de tecnologias digitais para o ensino de matemática, uma vez que elas são apresentadas como elementos integrantes do conjunto de competências previstas para os alunos do ensino médio na área de matemática.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Base Nacional Comum Curricular e o uso das tecnologias digitais no ensino de matemática: um olhar para o ensino médio(2024-06-13) LOPES, Edivaldo da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo temos como objetivo analisar como as tecnologias da informação e comunicação (TICs) foram integradas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com vistas aos processos de ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. A pesquisa é de cunho qualitativo e para tal, analisamos a presença da indicação do uso das TICs nas competências e habilidades específicas de Matemática no Ensino Médio. Como referencial teórico, nos pautamos nas ideias de Borba et al (2021), a Brasil (2018) e Tikhomirov (1981). Conclui-se que de modo geral a BNCC (2018) integra a tecnologia no processo de ensino de Matemática como complemento ao pensar. No entanto, mesmo em menor quantidade propõe algumas habilidades que apontam para a tecnologia na perspectiva da reorganização do pensamento do aluno, demonstrando assim, que está em fase de transição entre a teoria intermediária e a teoria mais próxima do papel da tecnologia no processo de pensar humano, na perspectiva de Tikhomirov (1981).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comparação dos modelos ARIMA e LightGBM na previsão de Manchas Solares(2022-11-23) ARAÚJO, Kalebe Carneiro Monteiro; PEREIRA, Vanilson Gomes; http://lattes.cnpq.br/6096095000177844; https://orcid.org/0000-0002-6963-2829O número de manchas solares são registros observados, no decorrer do tempo, da atividade do sol, possuem campos magnéticos que provocam erupções solares que causam, por exemplo, distúrbios em satélites e sistemas de telecomunicações. Neste estudo, comparamos e avaliamos três técnicas, LightGBM (Light Gradient Boosting Machine), ARIMA (Autoregressive Integrated Moving Average) e Sazonal ARIMA (SARIMA), na tarefa de previsão de um passo à frente da série temporal anual de manchas solares. Os modelos foram estabelecidos usando dados de treinamento, e os conjuntos de testes foram usados para avaliar a capacidade de previsão de cada modelo e, finalmente, avaliar a acurácia por meio das medidas estatística MAE, RMSE e MAPE. Os experimentos apresentam um melhor desempenho para o modelo SARIMA com melhor efeito de previsão em comparação com outros modelos contrastados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) DIPLOMODELAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DA PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DE MADEIRA NO MUNICÍPIO DE MELGAÇO - PA(2024-01-28) PINHEIRO, Ezequiel Gomes; SANTOS, Adriano Junio Gama dos; http://lattes.cnpq.br/5946923135551392; OLIVEIRA, Luiz Antônio Ribeiro Neto de; http://lattes.cnpq.br/0219257677030328Oliveira (2022a, 2022b) instaurou uma abordagem para atividades de modelagem matemática com foco em práticas matemáticas, denominada por Diplomodelagem. Como resultado dessa instauração, o processo para se chegar ao modelo matemático a partir de práticas matemáticas identificadas com práticas culturais pode ser orientado pelas seguintes etapas: prática performada, descrição sociotécnica, elaboração de problema, figurações matemáticas, configuração de diplomodelo e socialização de móvel imutável. Assim, essa abordagem mobiliza os modelos até o ambiente escolar para propiciar um local de diálogos interculturais diplomáticos, ou seja, onde os referidos modelos não exercem hegemonia um sobre os outros. O objetivo é instaurar um diplomodelo a partir da prática de extração de madeira ribeirinha em uma localidade do município de Melgaço-Pará. Para isso, utilizou-se a observação não-participante e a entrevista não-participante. Este diplomodelo foi instaurado com o propósito de ser apresentado nos cursos de formação de professores para que estes tomem consciências das existências de outras matemáticas, que não apenas a acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ENSINO REMOTO: desafios no processo de ensino de matemática no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bagre – PA(2021) PANTOJA, Denise da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho aborda os desafios enfrentados por uma turma do sexto ano do ensino fundamental no processo de ensino de matemática no período de ensino remoto. Tal abordagem faz-se necessária dada a necessidade de discussões em relação ao planejamento do retorno das aulas presenciais, com vistas a minimizar as defasagens de aprendizagem decorrentes desse período. O objetivo foi analisar as características do processo de ensino de matemática com as aulas remotas e quais foram os desafios enfrentados por alunos e professores nessa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado em uma escola pública do município de Bagre - PA. A análise evidenciou as fragilidades do ambiente escolar, no desenvolvimento dos alunos, por meio do ensino remoto, tais, como: a falta de estrutura; o acesso a equipamentos e a internet. Gerando, consequentemente, a defasagem dos conteúdos de matemática explorados nesse período.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino remoto: uma experiência no curso de licenciatura em matemática da UFPA Campus Marajó/Breves(2021) NEVES, Marcos Vinícius Vieira das; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Neste artigo, analisou-se o desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade, ofertado na modalidade ensino remoto e ministrado por um professor do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA campus Marajó/Breves-PA. Para tal, examinamos quais conhecimentos foram mobilizados pelo professor da referida faculdade no desenvolvimento da disciplina Análise Combinatória e Probabilidade na modalidade remota bem como os desafios enfrentados pelo professor e pelos alunos. Utilizou-se como base teórica o modelo TPACK (Conhecimento Pedagógico do Conteúdo Tecnológico) desenvolvida por Matthew Koehler e Punya Mishra, no qual discutem os conhecimentos necessários para a atuação docente. Para a coleta de dados, fizemos o acompanhamento do desenvolvimento da disciplina e aplicado, para o professor, um questionário com a finalidade de compreender quais foram os conhecimentos mobilizados para o desenvolvimento de suas aulas na modalidade de ensino remoto. A partir dos resultados, observou-se que tal modalidade de ensino é bastante desafiadora, tanto do ponto de vista da formação dos professores e da estrutura, bem como em relação às condições dos alunos para acompanhá-las.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) EQUAÇÃO POLINOMIAL DO 1° GRAU: uma análise do livro didático do Programa Forma Pará do ensino médio(2024-07-26) ATAIDE, Alexandre de Castro; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537O livro didático de matemática desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que é um material comum nas escolas brasileiras como apoio ao trabalho do professor em sala de aula. Nessa perspectiva, a análise de livros didáticos se mostra importantes para a tomada de decisão no processo de escolha e uso desse material. Nesse trabalho, o como objetivo é analisar o capítulo de um livro didático do Ensino Médio pertencente ao Programa Prepara Pará. Assim sendo, foi analisado o capítulo que trata de equações polinomiais do 1º grau e para tal foi utilizado como fundo teórico as concepções algébricas apontadas por Ribeiro (2011). A pesquisa foi de cunho qualitativo e por meio dela foi observado que as atividades propostas no capítulo analisado se aproximam da concepção intuitivo-pragmático por estarem relacionadas a problemas de ordem prática do dia a dia, no entanto nos exemplos apresentados não são exploradas diferentes estratégias de resolução, apresentando apenas a resolução por meio de um conjunto de técnicas indicando aproximação a perspectiva processual-tecnicista.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE PARA ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma abordagem interdisciplinar nas aulas de educação física(2024-05-24) MORAES, Matheus Machado; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Neste artigo, apresenta-se um relato de experiência vivenciado durante a realização de uma atividade da disciplina ação de extensão IV, que aconteceu em uma escola de ensino fundamental na cidade de Breves-PA. Tem-se como objetivo promover o aprendizado de aspectos básicos de estatística e probabilidade entre alunos do 9° ano em aulas de educação física, através de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo a prática de esporte e o levantamento de informações de dados estatísticos, tendo em vista que a alfabetização vai além de ler e escrever, percebe-se a importância de alfabetizar o aluno estatisticamente, objetivando desenvolver habilidades para a interpretação e análise de dados. Diante disso, faz-se necessário formar um aluno crítico, capaz de compreender e participar ativamente da sociedade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: um relato de experiência(2024-07-22) BARBOSA, Rodrigo Massena; ROCHA, Adriano Aparecido Soares da; http://lattes.cnpq.br/5639554397709721Este trabalho objetiva relatar a experiência de um professor substituto de matemática. A abordagem das práticas pedagógicas foi pautada no lúdico para o ensino de matemática. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo para os alunos, destacando a presença da matemática em seu cotidiano. Observou-se o impacto positivo dessas estratégias na motivação, engajamento e na compreensão de conceitos matemáticos. E assim, os alunos puderam explorar e aplicar os conteúdos de maneira prática e divertida, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essa experiência permitiu compreender as particularidades e desafios enfrentados pelos alunos, moldando a prática pedagógica e reforçando a importância de adaptar as estratégias de ensino ao contexto específico. Destaca-se a avaliação positiva das práticas desenvolvidas, evidenciando os impactos das atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que o lúdico não apenas torna o ensino mais atrativo, mas também contribui para uma educação diferenciada, proporcionando oportunidades igualitárias de aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Materiais didáticos manipuláveis: construindo um prisma pentagonal utilizando recursos de baixo custo(2021) CHAAR FILHO, Fayad Merched; LACERDA, Alan Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5043628211112253Neste artigo tem-se como objetivo analisar e identificar as habilidades que podem trazer contribuições para alunos e professores para o ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria espacial contextualizando nos elementos de um prisma pentagonal utilizando matérias didáticos manipuláveis de baixo custo. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico os autores Santos e Costa (2020); Sousa, Silva e Silva (2020); Fonseca e Gualandi (2020); Girotto (2015); Dias (2012); Lorenzato (2006); entre outros que fomentam a importância dos materiais didáticos para o ensino de geometria. Para a realização do projeto, desenvolve-se uma atividade que possibilitava os alunos a construção de um sólido geométrico (prisma pentagonal). Este projeto foi aplicado a trinta alunos do 6° ano, em uma escola do ensino fundamental no município de Breves-Pa. Os resultados apontaram que a utilização de materiais de baixo custo na construção de um prisma pentagonal contribui para a exposição de 1127 ideias e conjecturas acerca do prisma e suas nomenclaturas. A utilização de materiais de baixo custo, além de contribuir para o processo de aprendizagem, contribui também para o processo de ensino, pois os materiais passam ser mais acessível para o planejamento de uma aula enriquecedora.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Um olhar para a atuação profissional do professor de matemática em início de carreira(2021) VIEGAS, Rafael de Souza; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Um dos fundamentos da formação inicial do professor de Matemática é a articulação entre teoria e prática para que desta forma esta formação possa contribuir com a futura prática docente desses futuros professores. Em relação à prática, essa é compreendida como uma aprendizagem que reflete na formação do indivíduo porque permite, entre outras coisas, o pensamento criativo, aprendizado a partir dos erros, auxílio na resolução de conflitos etc. Partindo desta perspectiva, o nosso interesse nessa pesquisa se concentrou em analisar o reflexo da formação inicial de dois professores egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará – campus do Marajó/Breves em suas atuações como professores de matemática em início de carreira. Como referencial teórico nos pautamos nos estudos de Silva (2007), Nicola (2016), Guimarães (2004), Mota (2018), Freire (1996) entre outros. A pesquisa foi de cunho qualitativo, por meio da aplicação de questionário aos dois professores. Ao final do trabalho, observou-se o reconhecimento por parte dos professores da importância das disciplinas e atividades práticas ofertadas no curso para as suas atuações profissionais em sala de aula e o reconhecimento da necessidade da ampliação da carga horária dedicada a prática na graduação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) RE–31 EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DE SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS ENVOLVENDO O FENÔMENO DA PARALAXE: aplicação em uma turma de 9º ano do ensino fundamental: relato de experiência(2024-07-26) OLIVEIRA, Elizama de Souza; ARACATY, Raimar Dickinson Monteiro; http://lattes.cnpq.br/0186250546743131Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência vivenciado no ano de 2023 durante a realização de uma aula de matemática no período de estágio III, na modalidade de observação e regência em uma turma do 9º ano do ensino fundamental maior de uma escola municipal na cidade de Breves-PA. A aula visava colaborar com o desenvolvimento de alunos que apresentavam dificuldades no estudo de semelhança de triângulos. Com este artigo, objetivamos descrever as ações desenvolvidas em que o ponto central foi a aprendizagem de semelhança de triângulos, com a medição de distâncias envolvendo o fenômeno da Paralaxe. Observamos como resultado que a experiência colaborou para o desenvolvimento da aprendizagem prática e melhor entrosamento dos alunos em relação a esse conteúdo e suas aplicações no cotidiano, visto que entender esse conceito matemático não apenas ajuda a resolver problemas práticos, mas também desenvolve habilidades de pensamento crítico e raciocínio lógico.