Faculdade de Língua Espanhola - CCAST
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El facebook como herramienta de enseñanza y aprendizaje accional en el aula de ELE(2019-07-18) OLIVEIRA, Letícia Reis; SANTOS, Janderson Martins dos; http://lattes.cnpq.br/9522420613422714Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formación de profesores de ele y prácticas socioafectivas en el campo(2019-07-23) SILVA, Walquíria de Oliveira da; LIMA, Taciani do Socorro da Silva; http://lattes.cnpq.br/2423262420529139Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Macondo y Amazonía: dos espacios del maravilloso(2018-03-16) ALMEIDA, Keury Naiane Silva de; LOUREIRO JUNIOR, João Pereira; http://lattes.cnpq.br/5382991069471336Este trabalho é uma proposta que esta em construção desde as aulas de literatura na graduação, onde nasceu à vontade cada vez maior de estudar, compreender e celebrar a literatura e cultura latino-americana. Por isso, o principal objetivo destes estudos é analisar o Maravilhoso nos espaços de Macondo e Amazônia, o primeiro mediante o uso da obra Cem Anos de Solidão (1967) de Gabriel García Márquez e o segundo mediante o uso das Narrativas Orais Amazônicas (Yara, O navio encantado, a Matinta Pereira e o curupira) da obra contos Amazônicos (2014) de Juan Carlos Galeano. Tal estudo tem como principais referenciais teóricos: Cem anos de solidão (1967) de Gabriel García Márquez; Macondamérica a paródia em Gabriel García Márquez (1992) de Selma Calansas Rodrigues; O realismo maravilhoso (1980) de Ilermar Chiampi; Teorias do espaço literário (1964) de Luiz Alberto Brandão; Cuentos Amazónicos (2014) de Juan Carlos Galeano; A cultura amazônica: uma poética do imaginário (1994) de João de Jesus Paes Loureiro; Imaginario y discurso: la Amazonía (2005) de Ana Pizarro y O que é imaginário (1997) de François Laplantine y Liana Trindade. O procedimento metodologico esta pautado nas analises do referencial bibliografico supracitados no sentido de dar base para este trabalho, no que diz respeito a analise do Maravilhoso nos espaços objetos deste estudo, se dara atraves de fragmentos das obras Cien años de soledad e Cuentos amazónicos no sentido de evidenciar este asecto nos espaços. Preliminarmente conclui-se que o Maravilhoso é um aspecto que faz parte da construção Latinoaericana, por conseguinte, em Macondo y em Amazônia, por estarem nesse contexto. A importancia dessa investigação para a literatura, primeiro, está em razão de evidenciar a importancia do espaço enquanto categoria na narrativa, depois, em discutir o espaço transcedendo as barreras do real/ficcional e por fim, em apontar o Maravilhoso como um aspecto inportante na literatura e cultura latino-americana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El meme como herramienta de enseñanza y aprendizaje para el desarrollo de la comprensión lectora en clases de ELE(2019-07-18) SILVA, Janayna Teixeira da; SANTOS, Janderson Martins dos; http://lattes.cnpq.br/9522420613422714Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso del género literário cuento como herramienta de estudios literários en clases del tercero año de la secundaria(2018-03-17) CUNHA, Ândria Sampaio; LOUREIRO JUNIOR, João Pereira; http://lattes.cnpq.br/5382991069471336O presente trabalho faz uma reflexão sobre o cenário atual do ensino e aprendizagem de Literatura em classes de ELE, através de um diálogo entre a importância da Literatura como fruição com a importância da formação do leitor literário por meio de projetos pedagógicos e do Letramento Literário. O objetivo é mostrar que a Literatura deve fazer parte dos projetos pedagógicos nos últimos anos do ensino médio, pois, durante a disciplina de Estágio III, notei que o ensino de literatura era defasado, e quando estava presente era somente como suporte pedagógico para o estudo de regras gramaticais, vocabulário e gêneros literários, pois a aula de ELE eram totalmente voltadas para o Enem. Apresentamos os estudos de Cosson e Souza (2011) e Silva e Silveira (2013) sobre Letramento Literário e sua importância na formação do leitor literário, Falaremos sobre o gênero literário conto segundo os estudos de Massaud Moisés (1984) e Julio Cortázar (1970), gênero que foi escolhido como ferramenta de estudos literarios por ser curto e de fácil compreensão, pois queríamos trabalhar a obra em sua íntegra, já que as aulas de ELE têm pouco tempo de duração. Mostraremos como desenvolvemos nosso Taller de literatura: Cuentacuentos, guiados pelos estudos de Silva (2010) e Beserra e Pinheiro-Mariz (2007). Como tive a oportunidade de aplicar a oficina no terceiro ano do ensino médio, reservamos um capitulo para relatar minha experiência na regência do estágio IV, aproveitamos também para fazer uma pequena análise dos dados obtidos. Defendemos um bom ensino de literatura, pois ela está diretamente conectada com a cultura d um povo, característica que ajuda a conhecer mais sobre a diversidade, estimula o pensamento crítico e faz reflexões sobre o contexto em que se passa a obra.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) El uso del género textual manga como herramienta de enseñanza/aprendizaje de ele para alumnos del 7º año de la Escuela José Henrique en el interior de Castanhal(2018-12-14) GOMES, Ednilson Costa; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778O mangá é um gênero textual muito conhecido em todo o mundo, possuindo milhões de leitores assíduos. Entretanto percebe-se que é pouco explorado como um gênero para o ensino e aprendizagem em aulas de qualquer idioma. O presente trabalho demostra como podemos trabalhar este gênero em aulas de espanhol como língua estrangeira nos propondo que aulas de línguas podem e devem ser dinâmicas através da inserção do género mangá. Esclarecemos o conceito de gênero textual segundo Bakhtin (1982), Swales (1990), Marcuschi (2011), Paula (2010), Instituto Cervantes (2007) y los PCN´s (1998), além de expor uma breve explicação da história do mangá e sua introdução no Brasil por Luyten (1991), também sua utilização como ferramenta de ensino e aprendizagem de ELE segundo Pomata García (2011) com o objetivo de esboçar a idéia de trabalhar o gênero mangá em aulas de espanhol, através das quatro destrezas (auditiva, leitora, escrita e oral) por meio de pesquisas bibliográficas que tomamos como base para a construção deste trabalho e sua aplicação em aulas de espanhol em uma turma de 7º ano de uma escola do interior da cidade de Castanhal a qual pudemos pôr em prática através da leitura, audição, escrita e fala dos alunos participantes, e assim alcançando resultados satisfatórios em sua aplicação.