Graduação - ICED
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Autorregulação da Aprendizagem na Educação Infantil(2024-03-12) CARDOSO, Letícia Ferreira; RAMOS, Maély Ferreira Holanda; http://lattes.cnpq.br/8174411008021957; https://orcid.org/0000-0001-6150-6345Este estudo investigou a construção de mecanismos para promover a autorregulação da aprendizagem em crianças na educação infantil, com ênfase nas atividades mediadas pelo professor. A pesquisa incluiu uma revisão bibliográfica e um levantamento de campo, com coleta de dados por meio de entrevista aberta. A participante foi uma professora com experiência na Educação Infantil, que aplicou algumas estratégias de promoção da autorregulação da aprendizagem. Os resultados mostraram que as atividades promovidas possibilitaram identificar as fragilidades e potencialidades das crianças em suas capacidades de planejar, executar e avaliar. Foi observada certa evolução na turma em relação às suas capacidades autorregulatórias. As atividades desenvolvidas com um propósito final foram identificadas como capazes de promover a autorregulação da aprendizagem, impactando positivamente o desenvolvimento das crianças na educação infantil. Este estudo contribui para a compreensão da autorregulação da aprendizagem na educação infantil, destacando sua importância e indicando possíveis direções para futuras pesquisas, como o aprofundamento em diferentes abordagens educacionais e uma abordagem multidisciplinar para compreender melhor essa habilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção do projeto político pedagógico das escolas de EJA na Diretoria Regional de Educação 05/SEDUC/Pará(2024-11-01) SOUZA, Kézia Costa de; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383Este artigo tem por objetivos descrever e analisar o processo de construção do Projeto Político- Pedagógico (PPP) nas escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculadas à Diretoria Regional de Educação (DRE05/SEDUC), por meio de um projeto de extensão da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (FAED/UFPA). A relevância das ações interventivas nesse contexto, se justifica pela demanda oriunda das escolas noturnas por reformulação dos PPP’s, após constatação de que em todas elas o número de alunos tem reduzido significativamente, quer seja pela escassa procura por matrículas nesta modalidade, quer seja pelos índices elevados de evasão e ações didático-pedagógicas improvisadas e desintegradas do todo da instituição. A metodologia de trabalho adotada no desenvolvimento das ações foi a pesquisa colaborativa na qual o grupo de pesquisadores da universidade tomaram tempo para ouvir, observar, acompanhar e perceber a dinâmica das escolas da EJA, contribuindo no processo de problematização e reflexão sobre as práticas pedagógicas de gestão, coordenação, docência e formação continuada e na reformulação dos PPP’s. O referencial teórico levou em consideração três eixos de discussões a partir de Vasconcellos (1995); Veiga (2001); Pimenta (2012), dentre outros. As ações extensionistas possibilitaram a gênese de um movimento de fortalecimento e integração entre as escolas noturnas da DRE5 em torno de um objetivo comum, que resultou na elaboração de um planejamento pedagógico coletivo, a organização de estratégias para a formação continuada das equipes pedagógicas, a reformulação dos PPP’s, ajustes na oferta da modalidade de EJA no bairro e a permanência na busca por melhorias significativas em cada escola.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contação de história: como ferramenta de inclusão de crianças com o transtorno do espectro autista na educação infantil(2024-10-31) ARAÚJO, Márcia Cristina de Moraes; SOUZA, Celita Maria Paes de; http://lattes.cnpq.br/4919699202327083; https://orcid.org/0000-0003-0983-854XEste trabalho aborda o uso da contação de história como estratégia pedagógica para promover a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação infantil. A pesquisa parte da premissa de que crianças com TEA possuem desafios específicos na comunicação e na interação social, exigindo metodologias adaptadas para favorecer seu desenvolvimento e integração. A contação de história é apresentada como um recurso inestimável por possibilitar a melhoria das habilidades sociais e da linguagem, além de estimular a imaginação e proporcionar um ambiente acolhedor. O estudo destaca a importância de adaptar as narrativas e recursos pedagógicos às necessidades das crianças com TEA, considerando suas sensibilidades sensoriais e a tendência a aceitar e vivenciar as rotinas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com base em levantamento bibliográfico e documental. Entre os objetivos específicos, o trabalho busca discutir sobreo potencial da contação de história como prática pedagógica no processo de inclusão; analisar o papel da de história como auxiliar na integração social das crianças com TEA. A legislação vigente sobre inclusão é discutida, destacando a necessidade de preparar escola e professores para acolher essas crianças de forma eficaz. O estudo conclui que a contação de história não apenas estimula o aprendizado, mas também facilita a inclusão por meio de atividades lúdicas. A mediação do professor é fundamental, exigindo preparação e empatia para lidar com os desafios apresentados por crianças com TEA. A pesquisa sugere ainda a importância de ambientes educacionais adequados e de estratégias pedagógicas que respeitem as particularidades de cada criança.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A educação de trabalhadores jovens e adultos: principais dificuldades(2023-07-11) SILVA, Maria Carla de Oliveira; PENA, Selma Costa; http://lattes.cnpq.br/2595133066254500Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica assegurada pelo governo nas escolas da rede pública, estadual e municipal, que se fundamenta na garantia de direito dos cidadãos que, por algum motivo, não concluíram a educação básica em idade apropriada (VARGAS; VARGAS; SANTOS, 2013). Tendo como base a informação de que na EJA são altos os índices de evasão escolar (INEP, 2022), torna-se necessário identificar quais fatores têm contribuído para tal situação. Sendo assim, quais seriam os empecilhos que fazem com que os alunos da EJA não consigam prosseguir em seus estudos? Nesse sentido, a presente pesquisa teve o objetivo geral de analisar as dificuldades enfrentadas por jovens e adultos que frequentam a modalidade EJA de ensino. No que tange à metodologia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica referente ao tema com abordagem qualitativa, por meio da qual foi feito um levantamento a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da pesquisa revelaram que, dentre as dificuldades enfrentadas pelos alunos trabalhadores que frequentam a EJA podem ser citadas a redução do tempo de aula (considerando os atrasos decorrentes das dificuldades de acesso que alguns estudantes têm em relação ao local da escola), dificuldade de acesso dos alunos que moram na zona rural às escolas que ofertam a EJA (situadas nos centros urbanos), cansaço, falta de conciliação entre trabalho e estudo, dificuldade das alunas em conciliar os afazeres domésticos e cuidados com os filhos à escola, machismo, entre outros fatores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola em tempos de pandemia: perspectivas a partir do estágio supervisionado no ensino fundamental anos iniciais(2024-11-08) MARÇAL, Valéria Barros dos Reis; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente estudo resulta das experiências vivenciadas durante oEstágioCurricular obrigatório do Ensino Fundamental II nos anos iniciais, do Curso de LicenciaturaPlena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA). O lócus onde se realizouacoleta de dados foi a E. M. de Ensino Infantil e Fundamental “Santa Mônica”, emSantaBárbara/Pará e teve como público-alvo a turma do 1º ano do ensino fundamental. Objetivadescrever como se deu o processo de ensino e aprendizagem dos(as) alunos(as), duranteoestágio supervisionado em tempos de pandemia. Trata de uma análise qualitativaecomoresultado enfatiza a importância dos estágios supervisionados para a vida acadêmicados(as)discentes.Trabalho de Curso - Graduação - Resumo expandido Acesso aberto (Open Access) A Formação Continuada dos Professores da educação Infantil em Tecnologias Digitais(2023-07-21) FURTADO, Mayza Valadares; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este estudo tem como título, a formação continuada de professores em tecnologias digitais, na educação infantil. Tem como objetivo geral, analisar as contribuições da tecnologia na formação continuada dos professores da educação infantil? Compreender a importância das tecnologias na prática educativa da educação infantil?Identificar os principais desafios enfrentados por professores no uso das tecnologias digitais em sua metodologia de ensino? O levantamento bibliográfico consiste em uma revisão de literatura (conceito) com abordagem qualitativa. Para a análise de conteúdo dos trabalhos, artigos, monografias e TCCs, feita em parte on-line e sobre dados eletrônicos cientificas, foram feita uma busca sistemática, abrangendo o período de 2017-2023.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A formação do professor do ensino regular da educação de crianças do público-alvo da educação especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e as práticas pedagógicas na alfabetização(2023-07-14) MELO, Géssica Pinheiro; SOUZA, Christianne Thatiana Ramos de; http://lattes.cnpq.br/5947879244550162; https://orcid.org/0000-0002-5508-7049A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas de ensino regular é relativamente recente e alvo de grandes discussões. Devido às especificidades apresentadas por este público e às suas demandas no âmbito escolar, os educadores questionam, especialmente, sobre como promover a aprendizagem e o desenvolvimento destes sujeitos. A pergunta que norteou esta pesquisa foi: como se dá a formação de professores para a atuação no processo de alfabetização do educando com Transtorno do Espectro Autista no ensino regular? O objetivo geral foi investigar a formação de professores para atuar com o processo de alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista nas séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: conhecer a formação inicial de professores que atuam com o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e verificar a formação continuada que tem sido recebida pelos professores que atuam com a inclusão escolar desse público nas séries iniciais do ensino fundamental. Participaram deste estudo duas professoras de ensino regular atuantes com o processo de alfabetização de alunos com TEA. As informações foram coletadas por meio de entrevista. Os resultados mostraram lacunas na formação da professora que podem ter contribuído para as dificuldades vivenciadas em sua atuação junto a estudantes com TEA em sala de aula. A análise dos dados apontou, também, a necessidade de constante aquisição de conhecimentos que auxiliem o professor em sua ação educacional voltada para este público na escola inclusiva. Devem ser garantidas condições para que o professor tenha acesso a uma formação inicial e continuada que contribua para sua atuação junto aos estudantes com TEA. Deste modo, é necessário investir na melhoria na formação docente tanto inicial quanto continuada, para que seja possível incluir de fato os estudantes com TEA nas escolas regulares, garantindo não apenas o acesso deste grupo à escola, mas sua permanência com qualidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A interação a partir do lúdico no processo de alfabetização e letramento no 1º ano do ensino fundamental(2023-07-11) GEMAQUE, Maria de Nazaré Marques; SANTOS, Suelen Gomes; LIMA, Adriane Raquel Santana de; http://lattes.cnpq.br/5012265242662359Este é um trabalho de conclusão de curso que parte de uma análise de experiência de estágio obrigatório que foi vivenciado em dupla no 1º ano do fundamental em uma Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental dos Anos Iniciais que enfatiza o processo de alfabetização de forma lúdica tendo como apoio recursos pedagógicos manipuláveis confeccionados manualmente, pois, compreende-se que aprender por meio da brincadeira é uma forma de estimular a criança a querer fazer novas descobertas além do que, promove um aprendizado de qualidade para os educandos. Assim sendo, viabilizamos a seguinte problemática: É possível ter uma aprendizagem significativa por meio do lúdico e das brincadeiras? Essa pergunta deu base para construção do objetivo desta pesquisa que é analisar o processo de desenvolvimento de alunos a partir de atividades lúdicas. Reconhecemos a importância da discussão sobre a temática pesquisada, por isso decidimos explanar neste artigo nossas vivências. Na busca de fomentar este estudo foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, com base em trabalhos bibliográficos e livros de teóricos renomados no assunto como Freire (1996), Soares (2005) e Vygotsky (1998) que ressaltam a temática desenvolvida. Os resultados evidenciaram que as crianças aprovaram o método do aprender brincando. Portanto, mediar o conhecimento com liberdade de expressão e de forma lúdica reforça a fixação do aprendizado, esta pesquisa tem por finalidade explicitar a relevância da ludicidade em conjunto com a educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de alfabetização de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)(2023-06-27) BARBOSA , Thayná Xavier; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente estudo apresenta o lúdico como algo imprescindível para o processo de alfabetização de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), por isso, o estudo objetivou analisar a ludicidade enquanto recurso para o processo de alfabetização de crianças com TDAH. A partir dessa discussão se levantou o seguinte questionamento: a ludicidade pode se constituir em um recurso para o processo de alfabetização de estudantes com TDAH? Este estudo se trata de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo. Para coleta de dados, realizamos uma busca virtual no periódico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de pesquisas que tenham contemplado a presente temática no período de 2020 a 2022. Os resultados mostram que, a atividade lúdica para criança com TDAH é de extrema relevância para o universo infantil dentro do período de alfabetização, uma vez que ela pode ser o caminho utilizado pela criança para incorporar e apreender os aspectos do mundo. É durante a brincadeira que ela experimenta novas sensações, novas formas de agir, interagir e se relacionar.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no processo de inclusão escolar de crianças identificadas como público-alvo da educação especial(2023-06-20) MARTINS, Camila Raimunda Nunes Sousa; CAETANO, Viviane Gislaine; http://lattes.cnpq.br/1480211988266947O presente artigo procura analisar as contribuições da atividade lúdica no processo de formação e de inclusão de crianças identificadas como Público-Alvo da Educação Especial em uma escola da rede municipal de Belém. Deste modo o trabalho aborda o seguinte questionamento: como a ludicidade contribui para a inclusão da criança no espaço escolar? A escolha da temática se delineou a partir das minhas experiências de vida, pois desde a Educação Infantil ao ensino básico todas as experiências das quais me recordo foram aquelas com abordagens lúdicas aliadas com as experiências no estágio não remunerado, na qual tive a oportunidade de acompanhar alunos com dificuldades de aprendizagem. Os dados, coletados durante a experiência de estágio não obrigatório, foram analisados a partir das contribuições de Vygotsky (2010), Mazzotta (1996) e Jannuzzi (1992) entre outros. Ao final do trabalho se constatou que o lúdico tem sido uma ferramenta importante quando se trata de inclusão e de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A prática pedagógica em ambiente não escolar: um olhar sobre as atribuições do pedagogo no Ministério Público Estadual do Pará(2024-11-01) SILVA, Diegon Carvalho da; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de identificar e analisar as atribuições de um profissional de Pedagogia no âmbito do Ministério Público estadual do Pará. Para tanto, é realizada uma reflexão de que o educador não está limitado somente aos muros da escola, pois a necessidade de práticas educativas em ambientes não escolares tornou-se fundamental com as mudanças em nossa sociedade. Além disso, é abordado o conceito de pedagogia jurídica, as legislações e documentos que embasam as atividades destes profissionais no MPPA, relatando a atuação de uma Pedagoga na Promotoria da Infância e da Juventude de Icoaraci. Como resultado, destaca-se a importância de mencionar que o educador está presente nos diversos campos de atuação, neste caso, atuando na garantia dos direitos fundamentais às crianças e adolescentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Adoecimento docente: um estudo da literatura a partir das teses e dissertações no período de 2007 A 2017(2018-12-21) SILVA, Evanilde Silva da; REIS, Maria Izabel Alves dos; http://lattes.cnpq.br/0642009853913833Este estudo verifica o que as Teses e Dissertações falam sobre o adoecimento docente, especialmente sobre a prevalência das doenças em professores da Educação Básica no Brasil, no período de 2007 a 2017, e busca identificar nessas pesquisas os fatores que contribuem para a ocorrência de patologias ocupacionais entre estes profissionais, bem como suas causas. Para isto, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica de natureza exploratória, tendo como fonte de dados as Teses e Dissertações sobre adoecimento docente, defendidas nos Programas de Pós–Graduação das Universidades Federais, catalogadas na Base da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no período mencionado. Ao final revisão bibliográfica, os resultados demonstraram que as doenças que mais têm afetado a saúde dos professores da Educação Básica brasileira são a doença mental, o distúrbio de voz e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho – DORT, tendo como principais fatores determinantes do adoecimento a condição de trabalho docente, a precarização e a intensificação do trabalho, submetendo os professores ao sentimento de desvalorização profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica no ensino de ciências: caminhos e desafios(2018-08-07) OLIVEIRA FILHA, Roselene Hianes; OLIVEIRA, Sônia Maria Maia; http://lattes.cnpq.br/0360323192870657Esta monografia é resultado de um trabalho que objetivou desenvolver um estudo sobre Alfabetização Científica no ensino de ciências, mostrando seus caminhos e desafios. Pretende-se expor o ensino de ciências sob a ótica da Alfabetização Científica em paralelo ao ensino de ciências ministrado por professores do ensino fundamental em sala de aula. A metodologia do trabalho decorreu de levantamento bibliográfico, apoiado nos autores Chassot (2003), Krasilchik (1987) Lorenzetti e Delizoicov (2001), Carvalho (2004), Bizzo (2009), além das minuciosas leituras, em busca de mais informações. Utilizou-se, pesquisa de campo, onde foram entrevistados professores do ensino fundamental menor em uma escola da rede pública estadual de ensino, em Belém/PA. Esta pesquisa permite refletir sobre como está sendo trabalhado o ensino das ciências nas escolas públicas. É necessário que professores, educadores busquem metodologias mais eficientes e atrativas para que o trabalho alcance o seu principal foco que são pessoas alfabetizados cientificamente, pois, é através da alfabetização científica que as crianças são possibilitadas de ler o mundo, de compreender o espaço onde estão inseridas e intervir na sociedade, assim, o ensino de ciências pode promover o desenvolvimento amplo da criança e colaborar para a formação de um cidadão crítico e possivelmente solucionador de problemas sociaisTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Amplitude de movimento e dor lombar durante a execução do agachamento livre em mulheres praticantes de musculação(2021-10-08) LIMA, Anderson Muller Souza da silva de; SANTOS, Jorge Monteiro França dos; http://lattes.cnpq.br/3739093883921087Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre a Amplitude de Movimento do quadril e joelho e a prevalência de dor lombar inespecífica em mulheres praticantes do treinamento resistido. Foram avaliadas 41 mulheres praticantes de musculação, com mínimo de 1 ano de prática, tendo frequência semanal de treino de no mínimo 3 vezes por semana, com média de idade de 30 ± 7,4 anos. Utilizou-se a goniometria ativa para avaliar a amplitude de movimento das articulações e a escala analógica de dor (EVA) para avaliar a prevalência e a intensidade da dor lombar na execução do exercício de agachamento livre. A análise estatística foi realizada por meio do software BioEstat 5.0, sendo adotado o nível de significância de p < 0,05. Na análise da prevalência da dor foi encontrada uma porcentagem de 41,5% para os que não relataram dor e 58,5% para os que apresentaram dor, indicando uma alta prevalência de dor lombar durante o exercício de agachamento livre. Para a intensidade da dor, encontramos tais percentuais de 73,2% que relataram dor leve e 26,8% para dor moderada, apontando uma alta taxa percentual dos que sentem dor lombar durante o exercício de agachamento livre. Além disso, foi encontrada uma correlação inversa significativa p < 0,03 entre a idade e a intensidade da dor, indicando que quanto maior a idade, menor é a intensidade da dor apresentada no exercício de agachamento livre. Já para a prevalência da dor e o tempo de prática, foi encontrada uma correlação direta significativa p < 0,04, apontando quanto maior o tempo de prática, maior é a prevalência de dor lombar durante a execução do exercício de agachamento livre.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da agilidade em atletas de voleibol juvenil: comparação entre as respectivas posições do voleibol(2019-12-10) SOUSA, Alan Medeiros de; KANEKO, Gláucia Lobato; http://lattes.cnpq.br/0456686615099537A agilidade em atletas de voleibol em comparação a seus posicionamentos, envolve um papel crucial no processo de avaliação física e de entendimento do indivíduo dentro do esporte. O estudo teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando a valência física de agilidade como parâmetro de comparação. Este estudo avaliou 37 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação estarem jogando o JEP (Jogos Estudantis Paraense); sendo a agilidade avaliada por meio do teste de Shuttle Run. Com os resultados das médias entre ponteiras (12,1s), levantadoras (12,6s), opostas (12,3s), líberos (11,8s) e centrais (12,6s) foi constatado que não houve diferença estatística (p>0,5) entre os posicionamentos referentes. Concluindo-se que mesmo sendo uma idade de maturação avançada, não se deve especificar os atletas dentro da categoria juvenil em posicionamentos físicos utilizando a agilidade como variável.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da compreensão dos pais e professores sobre o processo pedagógico de ensino: aprendizagem nas aulas de natação infantil(2021-10-11) GONÇALVES, Rodrigo Moreira; REZENDE, Mônica dos Anjos Costa de; http://lattes.cnpq.br/8633008914586014O presente estudo, teve como objetivo analisar a visão dos pais sobre o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de natação infantil, e correlacionar com a visão dos professores e da observação das aulas da natação infantil de 3 a 7 anos na cidade de Belém-Pa. Para tanto, foi realizado um estudo em três blocos, com entrevista com 40 pais/responsáveis, questionário com os 11 professores, e ficha de observação das aulas de natação realizada pelo pesquisador, em 1 clube e 3 academias com aulas de natação infantil da cidade de Belém-Pa. No qual, identificou que há uma instabilidade e um pensamento antagonista na compreensão por parte dos pais/responsáveis e professores. E os professores possuem experiência, compreensão e conscientização da metodologia de ensino, porém aplicam aulas muitas vezes mecanicistas. Foi possível realizar um panorama e identificar dificuldade e possibilidades de soluções para problemáticas identificadas no desenvolvimento das aulas, como por exemplo explorar o planejamento de forma mais lúdico-pedagógico e passar o conhecimento aos pais por meio de conversas, palestras e aulas em que o pai/responsável participe.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de flexibilidade e força e resistência muscular de atletas de voleibol feminino juvenil, correlação entre as respectivas posições do voleibol(2019-12-17) FREIRE, Roberto Caxias; PINHEIRO, Welington da Costa; http://lattes.cnpq.br/3643230594440900A flexibilidade e a força e resistência muscular em atletas femininas de voleibol em comparação a seus posicionamentos e funções em quadra, envolve um papel primordial no processo de avaliação física e de entendimento e seleção do indivíduo dentro do esporte. O trabalho teve como objetivo analisar os perfis de atletas em correlação com os posicionamentos do voleibol utilizando as valências físicas da flexibilidade e da força e resistência muscular como parâmetro de comparação, além de dados antropométricos e morfológicos. Este estudo avaliou 33 atletas, com idades entre 15 e 17 anos, sendo critério para participação terem jogando o JEP’s (Jogos Estudantis Paraenses); sendo a flexibilidade avaliada através de uma adaptação do Flexiteste, a força e resistência muscular de membros superiores através do teste de repetições máximas em 1 minuto de flexão de braços em 6 apoios e a força e resistência muscular abdominal através do teste de repetições máximas em 1 minuto de abdominal no solo. Conclui-se que mesmo com as limitações do trabalho, existe uma tendência de seguir o padrão do esporte de alto nível como referência.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aproximações da pedagogia historico-crítica e da abordagem crítico superadora com o documento curricular do município de Marpanim: análise da experiência do projeto educação, práticas corporais e direitos humanos(2021-02-22) PROTÁSIO FILHO, Marcos Antonio Castro; MOTA, Joselene FerreiraO artigo traz como objetivo analisar as possibilidades da Pedagogia HistóricoCrítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC para o ensino da educação física do município de Marapanim/PA para responder a questão, quais as possibilidades da teoria da Pedagogia Histórico-Crítica e da abordagem Crítico-Superadora como referenciais teórico-metodológicos da BNCC de educação física do município de Marapanim/PA? O percurso metodológico traçado se deu através do materialismo histórico dialético. Foi realizada uma apresentação acerca do projeto “Educação, Práticas Corporais e Direitos Humanos” - que originou o artigo - uma breve apresentação sobre o município de Marapanim, a materialização acerca da Pedagogia Histórico Crítica e a Abordagem Crítico Superadora, reflexões críticas sobre a BNCC e a descrição metodológica de umas das oficinas realizadas durante a formação de professores. Concluiu-se que a educação física na BNCC está estagnada nas pedagogias de reprodução no ensino dos conteúdos da cultura corporal. Tendem a diminuir a autonomia e individualidade sóciohistórico-cultural de professores e alunos, para um processo de hegemonia da educação. Como se a sociedade não tivesse divididas em classes, ou seja, ocultam a classe trabalhadora. Porém, ao encontrar lacunas na BNCC, tais como a falta de metodologias e abordagens, nos deu indícios para reverter esta imposição estratégica do governo atual a serviço do capital.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A aptidão física relacionada à saúde: uma análise do perfil de escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA(2018-12-21) BRITO, Walber Martins; CORRÊA, Daniel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/9207465564686574; https://orcid.org/0000-0003-2315-5753; SILVA, Anselmo de Athayde Costa e; http://lattes.cnpq.br/4794918582092514; https://orcid.org/0000-0001-5265-619XO presente estudo surge de uma pesquisa cujo objetivo geral consiste investigar o nível de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de jovens escolares de uma escola básica do município de Ananindeua-PA, com os seguintes objetivos específicos: comparar os componentes de aptidão física relacionada à saúde entre sexos e identificar a prevalência de escolares que atendem os valores críticos de saúde estabelecidos pelo PROESP – Br, para aptidão física relacionada à saúde. Tratou-se de uma pesquisa desenvolvida na abordagem quali-quantitativa, correlacional, transversal e descritiva. A amostra foi composta por escolares, de ambos os sexos, com idade entre 11 e 16 anos de uma escola Estadual do município de Ananindeua - PA, sendo 30 do sexo feminino e 30 do sexo masculino. Foram realizados os testes antropométricos, de força, de resistência e de flexibilidade com base no instrumento do PROESP-Br. O tratamento estatístico empregado no presente estudo foi composto da análise descritiva dos dados. Dados estes que foram submetidos a análise de variância (ANOVA) e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste complementar de médias de Turkey a 5%, utilizando o programa Statistica 7.0. Para todos os procedimentos estatísticos adotou-se um valor de (p≤ 0,05). Os resultados possibilitaram concluir que: na faixa etária de 14 anos, os rapazes apresentam diferença significativamente (p≤ 0,05) maiores na variável de resistência geral do que as meninas; força/resistência abdominal na faixa de 14 anos, sendo maior no sexo masculino e IMC na faixa de idade de 12 e 13 anos, tendo o sexo feminino em ambas as idades valores superiores aos do sexo masculino. Referente aos valores críticos de saúde do IMC, zona saudável: todos os meninos e 83% das meninas e zona de risco: 16% das meninas; resistência geral, zona saudável: 33% de ambos os sexos e zona de risco: 66% de ambos os sexos; flexibilidade, zona saudável: todos os meninos e 66% das meninas e zona de risco: 33% das meninas e força/resistência geral, todos se encontram na zona de risco. Com os resultados encontrados, é importante a realização de atividade física para melhorar os níveis de aptidão física relacionada à saúde dos escolares, desta forma, sugere-se programas de intervenção que objetivem à saúde e qualidade de vida desses alunos, apontando também a importância das aulas de Educação Física no que tange ao aumento do nível de atividade física deles.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A associação beneficente de capelania social e o seu papel pedagógico no processo de ressocialização de pessoas privadas de liberdade(2018-03-08) AMARAL, Késia Silva da Costa; COELHO, Maria do Socorro da Costa; http://lattes.cnpq.br/0901233719385285Este Trabalho de Curso (TCC) aborda aspectos importantes quanto à garantia da assistência religiosa a pessoa privada de liberdade, prevista na Lei de Execuções Penais (LEP) e em outras legislações. Pretende-se também frisar a importância da implementação da assistência religiosa como método eficaz ressocializador. Entende-se que o sentimento altruísta que a religião proporciona é essencial para a reeducação da pessoa em condição de privação de liberdade. O presente trabalho tem como objetivo conhecer a Associação Beneficente de Capelania Social e as ações desenvolvidas pela mesma no Cárcere Paraense. Buscou-se responder às seguintes questões norteadoras: O que é a Associação Beneficente de Capelania Social? Quais ações educativas mais significativas foram desenvolvidas pela referida Associação Social no Centro de Detenção Provisória de Icoaraci visando à reinserção do interno do Sistema Penal na sociedade? Trata-se de um estudo de caso. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo. As técnicas utilizadas para coleta de dados seguiram a seguinte estrutura: revisão bibliográfica, entrevista com o presidente da Associação e pesquisa documental. Conclui-se que a religião é um meio que tem se tornado eficaz no que se refere a ressocialização da pessoa privada de liberdade o que é bem demonstrado nas ações da ABECAS.