Graduação - CAMPSALINAS
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Abordagens do tema astronomia no ensino médio: uma revisão da literatura(2024-03-08) RAIOL, Rômulo Victor Ramos; SILVA, Jeferson Danilo Lima; http://lattes.cnpq.br/7332483848549842; 0000-0001-6333-2975O presente trabalho consiste em uma Revisão da Literatura, do tipo estado do conhecimento. Tem como objetivo identificar e catalogar os resultados e as metodologias que foram adotadas nos artigos sobre Astronomia no Ensino Médio, publicados entre os anos de 2013 e 2023. A busca foi realizada na plataforma Google Acadêmico, utilizando os termos de busca “astronomia” e “ensino médio”. Como critério de seleção, os artigos deveriam conter os termos de busca explicitamente no título e/ou no resumo, estar disponíveis em língua portuguesa e serem de livre acesso. Considerando os critérios de inclusão, foram selecionados 25 artigos. Foi analisado se os artigos selecionados estão de acordo com o definido pelas normativas e diretrizes do ensino médio com base nos documentos oficiais. As pesquisas aplicadas e questionários foram as metodologias mais adotadas, seguidas por projetos educacionais aplicados em sala de aula. Todos os trabalhos corroboram com as definições implementadas nos PCNs, PCN+ e BNCC.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da dissipação de energia em coluna de hastes de bombeio de poços de petróleo(2020-12-08) SANTOS, Alínia Rodrigues dos; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoOs sistemas de bombeio mecânico são métodos de elevação artificial bem conhecidos com grande eficiência na produção de óleo. Porém, o movimento periódico realizado pela coluna torna o sistema suscetível a falhas mecânicas, promovendo paralisações operacionais. Este artigo apresenta uma nova abordagem para a análise vibracional da coluna de hastes do bombeio por meio de um estudo do decaimento de energia. A equação da onda amortecida que representa o movimento oscilatório do sistema de elevação foi resolvida analiticamente, e a energia da solução foi caracterizada pela análise de seu comportamento no espaço e no tempo. Os resultados mostram que a energia é de natureza dissipativa, promovendo a atenuação vibracional em três diferentes formas de decaimento exponencial. Os resultados permitem caracterizar os limites de amortecimento de cada tipo de decaimento exponencial. A abordagem proposta neste trabalho, por meio da análise do decaimento de energia, pode servir de base para o desenvolvimento de novas metodologias capazes de detectar anomalias e condições operacionais ótimas em sistemas de bombeio mecânico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise da influência da permeabilidade do reservatório no processo de injeção de vapor(2020-12-10) BORGES, Rodrigo Pereira; AUM, Pedro Tupã PandavaOs campos maduros podem ser definidos como campos que já estão em fase de declínio e possuem uma produção economicamente inviável, mesmo contendo grandes reservas de óleo. Novas tecnologias são desenvolvidas para realizar a revitalização destes campos, os chamados Métodos de Recuperação de Petróleo, os quais são técnicas aplicadas para aumentar o seu fator de recuperação. A injeção contínua de vapor é um método térmico EOR (Enhanced Oil Recovery) próprio para reservatórios com óleo pesado semelhantes àqueles encontrados no nordeste brasileiro, sendo capaz de reduzir a viscosidade do óleo e aumentar a sua mobilidade dentro do meio poroso. Um dos desafios deste método é a perda de calor durante todo o processo de injeção, podendo acarretar em uma baixa eficiência térmica. Ademais, deve-se atentar para as condições de eficiência de varrido atingidas pelo método, visto que também é uma forma de verificar a aplicabilidade do mesmo. Utilizou-se um planejamento experimental para relacionar os parâmetros de vazão de injeção, permeabilidade horizontal e vertical. Depois de 27 casos rodados no simulador STARS (Steam Thermal Processes Reservoir Simulation) versão 2018.10 da empresa CMG (Computer Modelling Group Ltd), escolheu-se três pincipais casos para analisar dados de fator de recuperação, eficiência térmica, eficiência de varrido e produção de CO2. Analisando os resultados obtidos, observou-se que a permeabilidade horizontal possui a maior influência sobre o método e quando se altera condições de reservatório deve ser feita uma análise técnica e econômica criteriosa dos principais resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise de estabilidade para ondas com amortecimento do tipo Kelvin-voigt e retardo forte no tempo(2022-08-26) LUCENA JÚNIOR, Bráulio Ludero de; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoNeste trabalho consideramos a equação da onda em domínio unidimensional com amortecimento do tipo Kelvin-Voigt e termo de retardo. Fornecemos uma ideia de como é provada a boa colocação do problema e em seguida, provamos o resultado de decaimento exponencial da energia total do problema usando o método da energia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação da integração numérica na rotação das cônicas(2024-02-22) SILVA, Gizandra Nunes da; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361Mostra-se que, a resolução de problemas relacionados a cônicas pela 2ª regra composta de Simpson, é um método de integração numérica eficiente. Este trabalho teve como objetivo mostrar a precisão desse método em comparação com a utilização de problemas resolvidos analiticamente, já que alguns problemas possuem soluções analíticas complexa. Durante os estudos, foram explorados os conceitos fundamentais da teoria e aplicada a 2ª regra composta de Simpson para aproximar integrais definidas associadas as cônicas, fazendo a divisão do intervalo em subintervalos menores, para obter um resultado preciso. Ao aplicar esse método em problemas de áreas, volume de revolução, áreas de superfície de revolução e áreas de comprimento nota-se que os resultados foram satisfatórios, pois os erros obtidos ficaram dentro de um valor aceitável para os problemas analisados e à medida que aumentava-se o numero de subintervalos a função aproximava-se mais ainda da solução analítica, comprovando assim a confiabilidade do método numérico empregado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação da integral na rotação das cônicas(2023-12-22) REIS, Cid Tadeo Silva dos; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361Mostra-se que, o estudo de rotação das cônicas é uma base forte quando se tem por objetivo integrar as mesmas. Uma vez que, a inequação geral das cônicas apresenta em uma de suas parcelas um termos misto, isto é, com duas variáveis, sendo necessário fazer a eliminação destes por meio da rotação dos eixos coordenados. Diante disso, a análise das inequações reduzidas em um novo sistema fica mais flexível o estudo na fronteira, podendo ser expressada com a igualdade uma função. Assim, chega-se ao resultado esperado, por meio das fórmulas de área, volume de revolução, área de superfície de revolução e comprimento de arco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações com spline cúbico(2023-12-01) CORRÊA, Silvio Luiz da Silva; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361; https://orcid.org/0000-0002-3166-1149Mostra-se de forma didática a aplicação de métodos numéricos de interpolação spline cúbico. Obtem-se a figura do mapa de Salinópolis/PA por meio do spline livre ou natural e a figura do crescimento populacional de Salinópolis/PA do ano 2016 a 2022 através do spline restrito comparando com o modelo Maltusiano com taxa de crescimento populacional constante.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de Curvaturas e Geodésicas na Superfície: Semi-Cicloidal Cilíndrica(2025-03-28) SANTOS, Alexandre da Silveira dos; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361Mostra-se que, a aplicação dos Teoremas sobre Curvatura Gaussiana e Curvatura Média de superfícies implícitas, tais como a Semi-Cicloidal Cilíndrica, é um processo mais simples e eficiente do que aqueles usados em um curso de Geometria Diferencial (GD). Este trabalho teve como objetivo apresentar esses teoremas e aplicá-los na resolução do cálculo das curvaturas de superfícies implícitas, como: o Cone, o Elipsóide e a Semi-Cicloidal Cilíndrica. Além disso, mostra-se ainda o cálculo dos sistemas de equações diferenciais das geodésicas das superfícies com essa característica. Durante este estudo, foram explorados alguns conceitos preliminares de Cálculo Diferencial e Álgebra Linear, como também, os tópicos fundamentais no estudo das superfícies e das geodésicas no contexto da GD.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicações de temas em probabilidade e séries temporais no âmbito de iniciação científica de um aluno de graduação(2024-02-29) BARBOSA, Breno de Castro; LOPES, Ramz Luiz Fraiha; http://lattes.cnpq.br/9243100711757784Este trabalho apresenta duas aplicações de temas como probabilidade, estatística e séries temporais a problemas reais nas quais o autor participou enquanto pesquisador em companhia de seu orientador. Uma delas é uma aplicação direta da tese de doutorado de seu orientador e outro uma segunda situação problema, também em um tema que orbita a área de probabilidade e estatística. Todas as aplicações mostradas resultaram em resumos/artigos publicados e se desenvolveram entre os anos de 2020 e 2023. Procura-se também destacar que atividades de pesquisa como as desenvolvidas pelo autor enriquecem a formação acadêmica de um aluno de graduação. Isto é feito ao recapitular os fundamentos básicos de probabilidade e séries temporais que são as bases das aplicações apresentadas neste trabalho. Além disso, toda a fundamentação básica apresentada busca deixar o trabalho acessível a um leitor eventualmente não iniciado nos temas deste estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atrator global para um sistema de mistura binária de sólidos parcialmente amortecido(2022-12-15) COSTA, Rafael Santos da; FREITAS, Mirelson MartinsNo presente trabalho, é exposto um estudo a cerca da dinâmica de longo prazo das soluções de um sistema de equações diferenciais parciais (EDPs), que visa modelar uma mistura binária de sólidos, levando em consideração que há um mecanismo de dissipação por atrito atuando apenas na equação elástica e submetido a termo fonte não linear. Tomando como base métodos de quase-estabilidade, propostos recentemente por Chueshov e Lasiecka, provamos a existência de um atrator global com dimensão fractal finita, sendo que, este é caracterizado por uma variedade instável do conjunto de pontos estacionários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Batalha naval no plano cartesiano(2024-02-09) FONSECA, Cássia Nascimento da; SILVA, Niely Trindade da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO objetivo deste trabalho é discutir a utilização de jogos feitos com materiais manipuláveis como uma alternativa educacional para o ensino de coordenadas cartesianas, utilizando métodos que buscam aproveitar a interatividade e imersão oferecidas pela dinâmica e competitividade possíveis com esses recursos, tornando o aprendizado mais envolvente. Diante disso, foi elegemos para a pesquisa desenvolvida o Jogo “Batalha Naval” como elemento central de investigação. Os aspectos positivos deste jogo incluem a aplicação prática dos conceitos do plano cartesiano no ambiente escolar, o qual ainda se apresenta muito tradicional. Para isso ser analisado de forma prática, este estudo foi aplicado em uma escola da rede pública estadual do município de Salinópolis-PA. Na execução do jogo, foi observado a dificuldade dos alunos na identificação dos pontos, e os sinais dos quadrantes não foram utilizados na disposição correta do plano cartesiano. Apesar das dificuldades iniciais, posteriormente, pode-se observar que eles conseguiram desenvolver bem suas habilidades, e durante o desenvolvimento do jogo, foi possível perceber que conseguiam absorver as informações que lhes eram apresentadas. Em suma, o trabalho busca ilustrar que a utilização de jogos que envolvam o plano cartesiano no contexto educacional é promissora para estimular o interesse dos alunos e facilitar a compreensão da Matemática de maneira dinâmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Construção da imagem no plano e na esfera unitária com a projeção estereográfica(2025-03-28) AVIZ, Gledistone da Silva de; SAYAGO, Amilcar Montalbán; http://lattes.cnpq.br/7400715016773361Neste trabalho, foram estudadas as propriedades da Projeção Estereográfica e sua aplicação na esfera unitária. Inerente a isso, foram abordados alguns conceitos relacionados à esfera unitária e demonstrados alguns teoremas. Seguiu-se a sequência de estudos: A Projeção Estereográfica na esfera para dimensão n, visando a aplicação na Dimensão 3 e Implementação Gráfica da Projeção Estereográfica em Dimensão 3. Para esse propósito, o software GeoGebra foi usado como auxílio.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios na criação de um projeto educacional: multiverso da física moderna(2024-01-03) RIBEIRO, Luis Maria Costa; SOARES, Pedro Henrique da Fonseca; FERNANDES, Leonardo José Nogueira; http://lattes.cnpq.br/2801637840937606; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO projeto intitulado “Multiverso da Física Moderna” foi desenvolvido por alunos do curso de Ensino de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Salinópolis, com o objetivo de apresentar os conceitos da Física Moderna de forma inovadora no contexto da alta Educação escolar. O projeto aconteceu na Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brígida e envolveu diversas atividades, que vão desde apresentações teatrais, jogos e experimentos até a criação de uma história em quadrinhos sobre física moderna. performance que levou os alunos a uma viagem no tempo, encontrando figuras icônicas da ciência como Aristóteles, Galileu Galilei, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Isaac Newton e Albert Einstein. Cada personagem apresentou seus estudos e teorias, orientados por um narrador. Posteriormente, o projeto abordou a Teoria da Relatividade Geral de Einstein através de uma representação visual da curvatura do espaço-tempo utilizando um leito elástico. Os alunos também participaram de experimentos e dinâmicas sobre o efeito fotoelétrico, explorando o paradoxo dos gêmeos e vivenciando o experimento mental do gato de Schrödinger. Além disso, o projeto incorporou elementos lúdicos, como o uso de jogos eletrônicos, óculos de realidade virtual e um divertido desafio tipo torta na cara que incluía questões relacionadas às etapas anteriores do projeto. A avaliação do projeto levou em consideração as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área de Ciências Naturais, adequando-as ao contexto do ensino médio. explore os mistérios do universo de uma forma envolvente e significativa. O relato apresentado neste resumo visa auxiliar professores e futuros professores da rede de Ensino Básico no desenvolvimento de seus próprios projetos educacionais, destacando as características e diferenciais do projeto “Multiverso da Física Moderna” como um exemplo de sucesso de ensino de Física atrativo e contextualizado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Deslocamento da temperatura de bloqueio em materiais ferromagnéticos nanométricos(2023-12-22) GOMES, Pedro Thyago Pereira; MOURA, Thiago Rafael da Silva; http://lattes.cnpq.br/6484641635804030; 0000-0001-8981-979XNeste estudo, empregamos simulações numéricas pelo Método de Monte Carlo, utilizando as Estatísticas Generalizadas de Kaniadakis, para evidenciar o deslocamento da energia de bloqueio em materiais ferromagnéticos nanométricos, como o ferro, e para avaliar a temperatura de bloqueio sob diferentes valores do parâmetro 𝐾𝑎𝑝𝑝𝑎, ou κ-estatística. Os resultados apresentados referem-se a nanopartículas ferromagnéticas da mesma ordem que o ferro, com geometria cúbica e dimensões de aresta de 15, 25 e 35 𝑛𝑚. Os gráficos elaborados representam as curvas de magnetização ZFC (Zero-Field-Cooled) e FC (Field Cooled), permitindo a determinação da distribuição da temperatura de bloqueio. Essas curvas manifestam uma temperatura de bloqueio consistente e um comportamento condicionado à magnitude do campo magnético aplicado, o que se mantém similar para diferentes valores de 𝐾𝑎𝑝𝑝𝑎.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação financeira e exercício da cidadania: uma proposta para as séries finais do ensino fundamental(2025-03-28) SILVA, Rivaldo de Melo da; MESSIAS, Maria Alice de Vasconcelos Feio; http://lattes.cnpq.br/5777140441938248No ambiente escolar, a Educação Financeira oferece ferramentas que auxilia os estudantes a refletir suas decisões e planejamento financeiro. O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência de atividades sobre Educação Financeira direcionada para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, que propõem situações/problemas que os envolvem o planejamento financeiro associado a soluções, investimentos, endividamento, uso se cartão de crédito, jogos de azar, poupança e consumismo. O trabalho, quanto a sua metodologia, é um estudo qualitativo do tipo bibliográfico. Espera-se que a proposta apresentada permita aos participantes compreender as ideias vinculadas à educação financeira, e que eles se tornem protagonistas de seus planejamentos futuros, tendo em vista uma vida financeira saudável. Reitera-se, nesse sentido, que a proposta apresentada é relevante pois busca sensibilizar os estudantes a tomarem decisões financeiras mais conscientes e responsáveis, preparando-os para os desafios econômicos do cotidiano e promovendo uma cidadania mais ativa e informada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensinando a gostar da geometria utilizando o geoplano(2024-02-07) SILVA, Cleudiane Priscila Silva da; COSTA, Leonoura Reis da; ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; http://lattes.cnpq.br/6114447007933261; 0000-0003-2423-797XO processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo explorar o processo de ensino-aprendizagem utilizando o geoplano para o ensino dos Polígonos Regulares para alunos do 6º ano, estabelecendo uma conexão como os alunos podem aprender a relacionar o conhecimento concreto com o abstrato, de forma significativa e duradoura. Para isso, foi realizado um estudo de caso de caráter qualitativo do tipo descritiva. O trabalho foi realizado através de pesquisa de campo, em uma turma do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Orlando Moisés, localizada na zona rural do município de Salinópolis no estado do Pará. Ao final, conclui-se que ao longo da realização deste trabalho aplicado em sala de aula o geoplano constitui-se como um meio dinâmico para os alunos explorarem os desafios propostos, na medida em que podiam fazer, refazer e desfazer figuras e calcular área e perímetro com grande facilidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de cinemática por investigação usando robótica(2023-12-18) NUNES, Joicy Beatriz de Souza; GONÇALVES, Cledson Santana Lopes; http://lattes.cnpq.br/3812473912193562Este trabalho foi resultado de um projeto desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX realizado na UFPA, campus Salinópolis. Dentro do ensino de Física existe um rico repertorio de termos técnicos que devem ser utilizados, o que dificulta a compreensão e interesse dos alunos. Cabe ao professor facilitar o processo de ensino aprendizagem, através da inclusão de novas metodologias. Para contribuir com essa demanda, foi elaborado uma Sequência de Ensino Investigativo, com o uso de um protótipo experimental de Arduíno, utilizando o ensino por investigação como uma abordagem didática que permite o planejamento, o questionamento e a construção do conhecimento. A atividade investigativa foi realizada com alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas públicas de Salinópolis, com o objetivo analisar como as atividades de caráter investigativo, usando robótica como material didático, contribui para o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa. A atividade viabilizou a alfabetização cientifica, nos conteúdos de cinemática, com o enfoque no Movimento Retilíneo Uniforme.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira para sistemas de dilatação de solos elásticos porosos com saturação(2023-10-30) ARAÚJO, Matheus Lima de; RAMOS, Anderson de Jesus Araújo; http://lattes.cnpq.br/9036575156362411; https://orcid.org/0000-0002-2803-3248Neste trabalho, investigamos um sistema de equações diferenciais parciais que modela a dilatação de solos elásticos porosos com saturação. A principal relevância deste trabalho é a prova do importante resultado de estabilização exponencial da energia total do sistema através de um resultado mais geral que é a equivalência entre a estabilização exponencial e a observabilidade na fronteira do sistema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estabilização exponencial de ondas acopladas com amortecimentos do tipo atrito e Delay(2022-02-02) ROCHA, Brenno Natalino Silva; RAMOS, Anderson de Jesus AraújoNeste trabalho consideramos um sistema de ondas unidimensionais acopladas com amortecimentos do tipo atrito e Delay. Provamos a existência e unicidade de solução usando os resultados da teoria de semigrupo e provamos a estabilização exponencial do sistema usando o método da energia, desde que a relação µ2 ≤ µ1 seja satisfeita. Caso contrário (µ2 > µ1), o sistema nem ao menos é dissipativo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estrelas negras e buracos negros(2024-06-10) BENTES, Thiago Alex Santos; BENONE, Carolina Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0528899709179831; 0000-0002-3675-9452As Estrelas negras de Michell são objetos astrofísicos previstos inicialmente a partir da Gravitação Newtoniana. A principal característica destes corpos compactos é que estes exercem uma força gravitacional tão forte que nem mesmo a luz poderia escapar de sua ação. Na atualidade, é sabido que a Teoria da Relatividade Geral é a teoria de Gravitação que melhor descreve o cosmos. A partir desses conhecimentos, é prevista a existência de Buracos Negros, objetos que distorcem o tecido do espaço-tempo de maneira tão forte que nada consegue escapar do interior de uma região no espaço-tempo cujo limite é denominado de horizonte de eventos. Neste trabalho iremos estudar as Estrelas Negras e os Buracos Negros estáticos, em conjunto com a Gravitação Newtoniana e o formalismo Tensorial.
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