Curso de Matemática - CABAE
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano(2022-06-20) MEIRELES, Francisco Xavier Campelo; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo tem como tema, alternativas metodológicas para revisão de matemática para alunos do 6º ano do ensino fundamental, tem como objetivo revisar as operações básicas da matemática utilizando metodologias já estuda que pode ser aplicada facilmente em sala de aula. Destaca-se nessa pesquisa um estudo sobre o ensino e aprendizagem, o papel do professor e as metodologias que auxilia na aprendizagem das operações básica sendo elas: Tábua de Pitágoras; Multiplicação com as mãos; Multiplicação chinesa, o processo da divisão pela soma e atividades complementar para o ensino e aprendizagem das operações básicas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa dos regimes de capitalização simples e composta na matemática financeira(2023-06-01) COSTA, João Wilham Pinheiro; SANTOS, Alexandre Santos dos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378Neste texto, foi explorado os regimes de capitalização simples e composta, incluindo definições, fórmulas de cálculo e exemplos de aplicação. Além disso, foi realizada uma análise comparativa entre os regimes, considerando suas vantagens e desvantagens em diferentes contextos financeiros, tais como investimentos em renda fixa e variável, empréstimos pessoais e financiamentos imobiliários. Conclui-se que a escolha entre um ou outro regime deve levar em conta fatores como prazo, taxa de juros e objetivo da operação financeira. Por fim, foram apontadas limitações do estudo e possíveis perspectivas para futuras pesquisas, incluindo a investigação das implicações fiscais dos regimes de capitalização e seus efeitos no rendimento líquido do investimento ou no custo da dívida.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da lucratividade do produtor rural familiar de pimenta-do-reino no município de Acará-PA(2022-12-29) CUNHA, Lisandra de Sousa; DAMACENO, Marcela Marques; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste estudo foi analisar o impacto da lucratividade dos agricultores familiares, sobre a produção de pimenta do reino no município de Acará. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa de campo na modalidade de entrevista direcionada aos agricultores familiares do município do Acará. Os dados coletados foram utilizados para analisar através do indicador Valor Presente Líquido (VPL) a viabilidade lucrativa do cultivo da pimenta do reino. Verificou-se que a produção em pequena escala de pimenta do reino para um determinado produtor caracterizou-se viável economicamente, haja vista que o indicador utilizado se mostrou positivo quando analisado, utilizando mesmo uma taxa atrativa de 10%.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA(2018-12-18) SENA, Regina Maciel; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma análise do nível de pensamento geométrico segundo modelo de Van Hiele dos alunos no ensino fundamental no bairro Novo II em Barcarena-PA(2018-12-18) CORRÊA, Márcia da Silva; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039O ensino da Geometria tem adquirido nos últimos anos, uma importância maior no senário das reformas educacionais do país tem sido proposto como fator fundamental das habilidades e competências matemáticas nos níveis de ensino fundamental e médio. O objetivo desse trabalho é através de um estudo de casos analisar e detectar o nível de pensamento geométrico dos alunos do ensino fundamental maior, utilizando como ferramenta principal o teste de Van Hiele. Com o resultado obtido da pesquisa poderemos analisar como está o conhecimento em geometria dos alunos pesquisados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Analise do uso dos recursos de didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da matemática para alunos do 8º ano e do 9º ano do ensino fundamental(2022-02-18) PEREIRA, Luara dos Santos; CORRÊA, Manoel Lima; http://lattes.cnpq.br/9314280735403557Esta pesquisa refere-se à análise dos utilização de recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem no ensino da Matemática para alunos do 8º e do 9º ano do ensino fundamental e tem como objetivo Analisar de que forma a professora utiliza os recursos didáticos nas aulas de Matemática do 8º e 9º ano do ensino fundamental, bem como a sua importância e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem do tipo qualitativa descritiva, composta por duas etapas, são elas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. A coleta de dados ocorreu por meio de observação, análise documental, entrevistas e aplicação de questionários com a coordenadora pedagógica, a professora e os alunos. A pesquisa nos possibilitou vivenciar como a professora faz uso desses recursos didáticos nas aulas de Matemática, como instrumentos facilitadores da relação professor-alunoaprendizagem, possibilitando tornar o processo de aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tais recursos é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem, o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conhecimentos matemáticos de uma forma menos conteudista nas aulas de Matemática, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem não devem ser monótonos e sim atraentes para o aluno, podendo assim gerar nos mesmos um desejo maior de aprender matemática com o auxílio do professor.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aplicação da matemática na atividade policial: a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial(2022-08-12) SANTOS, Nivaldo Silva dos; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Esse trabalho aborda como temática, aplicação da matemática na atividade policial:a influência que os estudos matemáticos exercem na atividade policial. A abordagem consiste em utilizar as ferramentas computacionais, como o aplicativo Google Maps (GPS) e utilização de ARP (Drone), visando aplicação à área de segurança pública. Esses recursos tecnológicos contribuem significativamente no combate ao comércio ilícito, como plantio de cannabis sativa, por exemplo, e outras ramificações do narcotráfico que necessitam da tecnologia para agregação de conhecimento e assim identificar em áreas de difícil acesso. Para melhor descrever a aplicação, são usados três problemas que evidenciam a importância e utilidade indispensáveis de recursos como ARP e Google Maps na reunião de fatos que ajudam no combate ao crime. O terceiro problema tratará do uso da geometria plana e analítica no cálculo de área de plantio de cannabis e de distâncias de coordenadas no sentido de avaliar o modus operandi e como se estruturam e organizam-se os supostos traficantes donos dos plantios, usando, embora de forma empírica, os conhecimentos matemáticos no sentido de maximizar o plantio da erva, o que corresponde a um lucro máximo quando a droga é beneficiada. A ocupação de grandes áreas de plantio dificilmente acontece, pois, poderiam ser identificadas por drone que visualiza regiões de plantio. Conclui-se a pesquisa considerando que a tecnologia moderna, Google Maps, a ARP, assim como a matemática na contribuição de coordenadas em áreas de difícil acesso, tem sido de grande utilidade na produção do conhecimento, tendo em vista que essas medidas são essenciais para o combate do comércio ilícito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação da regra de Simpson adaptada para estimar a determinação de volumes utilizando uma integral dupla(2019-08-07) MONTEIRO, Jorge Duarte; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Esse trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de aplicar a regra de Simpson composta (RSC) adaptada para uma solução numérica de uma integral dupla denominada integral dupla de Simpson (IDS) , com um intuito de ratificar uma alternativa presente na literatura para obter a solução de uma integral dupla. Nesse sentido, foi apresentada uma breve revisão dos conceitos referente às funções de duas variáveis, abordando-se limite e continuidade, em seguida a teórica referente às integrais duplas, bem como o conceito de interpolação, em particular a interpolação de Lagrange, a qual serviu de suporte teórico para definir as regras de Simpson simples e composta, sendo a composta adaptada para estimar a solução de uma integral dupla considerando uma região de integração não-retangular. Uma aplicação foi desenvolvida, onde a mesma consistiu em resolver uma integral dupla que determinava o volume de um sólido compreendido entre dois paraboloides. A referida integral foi calculada analiticamente, como também numericamente tendo os resultados comparados através do erro relativo. Tal comparação ratificou que a estratégia numérica abordada se apresenta como uma atraente alternativa principalmente na impossibilidade de determinar o valor de uma integral dupla de forma analítica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicação de jogos matemáticos no 1º ano do ensino médio(2022-07-08) QUARESMA, Mário Antonio Mata; GOMES, Silvana da Costa; http://lattes.cnpq.br/2042856060420568Apesar da evolução do ensino que se tem nos dias atuais a disciplina de matemática continua sendo um dos motivos do grande número de reprovação dos alunos, não importa o nível de escolarização: fundamental, médio ou superior. Os motivos alegados para tal fato são diversos, mas há um consenso geral de que quando os professores utilizam métodos diferenciados, saindo daquela postura tradicional de lecionar, o resultado final melhora bastante. Por exemplo, a utilização de jogos matemáticos é uma das alternativas que diversos educadores usam para melhorar o desempenho dos alunos nesta disciplina, mas ainda são poucos os professores que utilizam os jogos em sala de aula e quando utilizam é mais para o ensino fundamental do que para o ensino médio. O presente trabalho objetivou mostrar, através de experiência realizada em sala de aula, com uma turma do 1º ano do ensino médio, que pudesse aplicar jogos matemáticos para o ensino médio e que faz com que o rendimento na aprendizagem aumente. Neste trabalho apresenta-se cinco jogos já existentes na literatura, que podem ser aplicados no ensino médio, mas na aplicação que ocorreu em uma escola do município de Abaetetuba, utilizouse apenas um devido ao tempo disponibilizado pelo professor. Durante a atividade foi possível perceber um interesse maior em aprender o conteúdo matemático para participar do jogo. Apresentou-se citações diversas dando um crédito à utilização desses jogos, então entende-se que é válido fazer essas experiências em sala de aula. Os jogos aqui propostos são sugestões simples que poderão ser utilizados nas escolas, com praticamente custo zero. Com a aplicação do jogo concluiu-se que a tentativa realmente é válida para melhorar a “imagem” desta disciplina temida por muitos, às vezes tão odiada e também muito amada por seu fascínio quando se cria estratégias de ensino diferenciadas e dinâmicas (“animadas”). E principalmente fazer com que os alunos não venham mais abandonar as salas de aula, desperdiçando a oportunidade de um futuro melhor, que na maioria das vezes só se pode alcançar através da educação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de matemática na perspectiva da neurociência: um panorama de pesquisas dos últimos anos para compreender os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática(2024-02-28) ANDRADE, Roniely Araújo Balacol; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O ensino de matemática na perspectiva da Neurociência cognitiva é um tema que vem ganhando relevância nas últimas décadas e gerando impactos na literatura, sendo uma área que estuda o sistema nervoso central aplicada ao ensino que visa compreender como ocorre a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da Neurociência no entendimento dos principais aspectos e regiões cerebrais envolvidos na aprendizagem de matemática. A pesquisa se justifica pelo fato de ao compreender melhor os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática, os educadores poderão desenvolver estratégias alinhadas às características naturais do cérebro. Utilizamos uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfico pelo fato de permitir uma ampla revisão da literatura sobre o tema de interesse, trazendo as principais abordagens, métodos e resultados encontrados pelos autores estudados. As pesquisas do corpus demostram os preceitos da Neurociência na perspectiva da aprendizagem, considerando o cérebro como o lugar onde acontecem as mudanças para a aprendizagem. Além disso, a Neurociência aplicada à educação não se mostra uma nova pedagogia para substituir as existentes e nem a solução para todos os problemas da aprendizagem, mas agrega ainda mais cientificidade e embasamento às teorias pedagógicas existentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aspecto histórico e desenvolvimento de números complexos: aplicação das fórmulas de Moivre na área da geometria plana(2022-02-25) OLIVEIRA, Jefferson Nahum de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente artigo traz como temática aspecto histórico e desenvolvimento de números complexos e cálculo das raízes a partir de rotação de polígono regular inscrito na circunferência e procura fazer uma breve abordagem histórica sobre o surgimento dos números complexos no período do renascimento que resultou no desenvolvimento do conjunto complexo e de propriedades algébricas de equações quadrática e cúbicas. Outra abordagem se concentra no plano de Argand-Gauss e fórmulas de Moivre com aplicações em polígonos regulares inscritos na circunferência de raio unitário e centro na origem. Inserido nesse contexto, dedica-se e enfatiza-se um processo analítico relacionado a rotações de polígono regulares numa circunferência de raio unitário para obter coordenadas de um polígono de n lados sem a necessidade de utilizar a 2ª fórmula de Moivre. Aplicam-se esse processo de ensino em polígonos regulares de n lados, mostrando como encontrar todas as raízes de cada um de seus vértices. Conclui-se a pesquisa considerando que o procedimento analítico utilizado sem a necessidade de envolver a 2º fórmula de Moivre, representa uma interessante estratégia de ensino para calcular raízes enésimas de um número complexo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas(2024-02-28) COSTA, Lucielen Pereira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O artigo propõe uma avaliação minuciosa da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, concentrando-se na análise aprofundada de como essa metodologia singular repercute no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e nas habilidades cognitivas desses estudantes. A metodologia empregada envolve uma análise qualitativa das interações entre a aplicação do Algeplan e o progresso nas habilidades de raciocínio lógico-matemático. Os resultados revelam padrões consistentes de melhoria nas competências cognitivas, destacando a adaptabilidade e eficácia do Algeplan como uma ferramenta pedagógica, fornecendo uma base sólida para estratégias educacionais personalizadas no apoio ao desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, bem como oferecendo uma compreensão mais detalhada dos processos cognitivos envolvidos na implementação do Algeplan. Este enfoque multifacetado fortalece a validade interna do estudo, contribuído para a fundamentação teórica e prática das conclusões apresentadas e fornecendo um arcabouço sólido para futuras pesquisas no campo da educação para alunos autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A base nacional comum curricular (BNCC) e a aplicabilidade de sistemas de equações lineares(2022-12-12) DIAS, Flavione Lopes; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437Este trabalho objetiva mostrar que podemos resolver problemas envolvendo outras áreas de conhecimento: Química, Física, Geografia através de aplicações de sistemas de equações lineares. Com isso, utilizou-se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que traz o estudo desses sistemas no ensino médio. A pesquisa fez uso de uma revisão bibliográfica a partir dos estudos de: Boldrini (1980), Dante (2016), Lezzi (2016), Lipschutz (2011) e Ruggiero e Lopes (1996). Os resultados encontrados na pesquisa bibliográfica foram de fundamental importância, pois, através das atividades demostradas foi possível observar que podemos relacionar o ensino da matemática a outras áreas de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Benefícios de uma aula sobre prismas com a utilização de palitos e jujubas(2023-12-21) FERNANDES, David Lucas Gomes Leão; PINHEIRO, Roberto Vinícius Pinheiro; CARDOSO, Maria Nilzete Barreto; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620Este estudo objetivou verificar a eficácia de uma aula aplicada para os alunos do 1° B do Ensino Médio da E.E.E.F.M Professor Leonardo Negrão sobre prismas triangulares e quadrangulares a partir de suas construções utilizando jujubas para representar os vértices e palitos de (dente e churrasco) para representar as arestas. Para o arcabouço teórico, foi trazido as ideias de Torrione (2004), Lorenzato (2003) e (2006), dentre outros que defendem o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDMs) em sala de aula. Os dados foram coletados utilizando o método da observação participante e a câmera do celular para responder a dois indicativos que nortearam a pesquisa, sendo o primeiro denominado de ‘Eficiência da aula na visão dos autores’ e o segundo intitulado de ‘Eficiência da aula na visão dos alunos’, onde esta última foi solicitado para que os alunos escrevessem em seu caderno suas opiniões sobre essa abordagem pedagógica utilizada. Como resultados desses indicadores foi possível observar que os alunos sentiram interesse em aprender sobre prismas triangulares e quadrangulares como uso de jujubas e palitos, os mesmos se ficaram concentrados durante a explicação e construíram seus prismas com rapidez. Destarte, com a aplicação desse experimento nós presentes autores inferimos que utilizar MDMs no ensino de matemática é uma abordagem pedagógica válida e eficiente, onde a mesma deve ser implantada no ensino.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cálculo de regra de três e proporcionalidade com aplicação na dosimetria no direito do apenado(2022-07-11) CAVALCANTE, Elielson Piteira; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Esse trabalho de conclusão de curso apresenta uma discursão a respeito da matemática no direito do apenado, ou seja, mostra um panorama da disciplina na vida do apenado até sua liberdade. Destaca-se a interdisciplinaridade do Direito e Matemática e a relação no direito de punir conferido ao Estado. Ressalta-se, também, que no Brasil em comparação ao Estados Unidos da América no viés matemático e sua (in) eficácia enquanto estratégia célere no processo criminal. Percebe-se o conhecimento matemático no papel decisivo na vida de um individuo no processo, inclusive a necessidade de inserção do conteúdo de matemática no currículo do curso de direito, para melhor preparação do profissional de direito com certa dificuldade em encarar o desafio de compreender a Matemática inclusa no Direito diante da profissão. Conclui-se a pesquisa considerando que a matemática enquanto ciência tem relevância na área do Direito servindo de base para equacionar e determinar o tempo certo de acordo com a pena e a progressão do apenado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O cálculo de volume de sólidos geométricos utilizando como ferramenta auxiliar o GeoGebra 3D(2022-12-14) CARVALHO, Suzane da Silva; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272Este trabalho visa destacar a importância do GeoGebra 3D no estudo de sólidos geométricos, apresentando uma proposta de atividade de ensino, vinculado as possibilidades que o programa pode fornecer, em termos de contribuição à aprendizagem com relação ao cálculo do volume de sólidos geométricos. Nesse contexto, a fundamentação teórica foi articulada usando a definição de alguns sólidos geométricos convencionais como o prisma, a pirâmide, o cilindro e a esfera e a demonstração das respectivas fórmulas para o cálculo de volume. Três aplicações foram desenvolvidas de forma analítica. Posteriormente o passo a passo da construção no GeoGebra 3D para comprovação dos resultados obtidos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cálculo do potencial hidrogeniônico da água mineral consumida no município de Abaetetuba-PA e nas soluções diluídas de ácido fraco(2019-08-07) BRABO, Ana Paula Góes; ANDRADE, Flávio Vargas; http://lattes.cnpq.br/0492668759819624; COSTA, Manuel de Jesus dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7579240913305272O objetivo deste trabalho foi inicialmente comparar quantitativamente o potencial hidrogeniônico (pH) disposto nos rótulos de três marcas de água mineral comercializadas no município de Abaetetuba-PA com os resultados obtidos experimentalmente, onde neste último utilizou-se uma escala logarítmica presente intrinsicamente no equipamento denominado pHmetro. Posteriormente, utilizou-se uma estratégia similar de comparação utilizando uma solução diluída de um ácido fraco denominado acético, no entanto, agora foram obtidos três valores para o pH quais sejam: teórico, experimental e numérico. Em relação ao resultado teórico utilizou-se uma fórmula analítica que quantifica a chamada constante de acidez, por sua vez no experimental utilizou-se novamente o pHmetro, já o numérico foi determinado através de uma equação (modelagem), onde a raiz da mesma necessária para calcular o pH em questão, foi estimada através do método de Newton-Raphson utilizando um ambiente computacional para determinar os cômputos necessários. Na comparação envolvendo as águas minerais foi possível indicar que as mesmas apresentam valores de pH abaixo do recomendado pela legislação vigente. Já em relação à comparação do pH da solução diluída de ácido acético, constatou-se a eficácia de uma estratégia numérica para determinação do mesmo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cards como recurso didático no ensino de matemática no contexto do programa residência pedagógica(2023-12-21) DÓRIA, Francileide Valente; CARDOSO, Marcilene Fagundes; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Comercialização de pescado na feira municipal de Abaetetuba com a utilização da função afim(2022-07-11) MELO, Biatriz Fonseca de; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O estudo descreve sobre a comercialização de pescado na feira municipal de Abaetetuba com a utilização da função afim, buscando avaliar 04 espécies de pescado mais comercializadas nesta feira. Foram realizadas duas visitas semanais à feira no mês de maio 2022 que contou com a participação de um balanceiro que comercializa o pescado com os peixeiros que vendam o pescado no mercado municipal. Primeiramente, buscou-se compreender os valores do pescado que o balanceiro comercializa e após a coleta desses dados, procurou-se saber os valores do pescado comercializado pelos peixeiros. Das diferentes espécies vendidas, a pesquisa concentrou em apenas em 04 tipos de pescado que são os mais comercializados e consumidos por parte da população abaetetubense. A pescada-branca, o mapará, a dourada e o filhote foram as espécies inclusas na pesquisa para estudo do lucro obtido pela venda tanto para o balanceiro e peixeiro que comercializam o produto. Conclui-se a pesquisa considerando que a venda do produto comercializado, possui um maior lucro para o balanceiro que vende durante a semana uma maior quantidade de pescado, enquanto os peixeiros de maior número adquirem um lucro menor com a venda do pescado para a população local.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Conflitos históricos na matemática(2022-07-05) BRAGA, Andrei Jose Magno; COSTA, Anne Gleisse Pimentel Carneiro; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma reflexão sobre a importância da ideia de conectar a História da Matemática com os objetos de conhecimento de matemática ministrados em sala de aula, a partir dos conflitos de grandes matemáticos como Cardano versus Tartaglia no desdobramento da solução das equações polinomiais do terceiro grau e Newton versus Leibniz no desenvolvimento do cálculo diferencial integral. Deste modo, analisar os conflitos matemáticos que envolveram esses cientistas, permite que o professor trabalhe, além do ensino da matemática propriamente dita, com conceitos de ética e construção de valores, além de tornar as aulas mais contextualizadas, agradáveis, criativas e integradas às outras disciplinas