Curso de Matemática - CABAE

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  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Carpinteiros navais da Amazônia: etnomatemática navega pelas ilhas de Abaetetuba-PA
    (2025-09-11) SILVA, Maycon da Costa; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este texto lança dois olhares na construção de embarcações artesanais da ilha Campompema – PA, a partir da Etnomatemática, buscando por em pauta conhecimentos e conceitos científicos, a mesma linha que valoriza a atividade cultural de construtores de embarcações, os carpinteiros navais. Assim, no corpo deste texto figuram dois trabalhos (provenientes de artigos complementares, apresentados em eventos plasmados a potencializar a educação), que potencializam a produtividade do hábil carpinteiro, o seu produto (o barco), e sua profissão. A priori, apresenta-se um estudo pautado em fotografias/imagens de objetos e as produções que a atividade da carpintaria naval pode proporcionar, sob as projeções da BNCC para os primeiros anos do Ensino Fundamental. A posteriori, tem-se por exposto, as interpretações de carpinteiros no que tange a interligação e/ou interlocução da matemática com a cultura do construir de uma embarcação. Com isto posto, evidencia-se que na totalidade dos capítulos apresentados no decorrer deste texto, os resultados obtidos encontram-se em paralelo, contribuindo com categorias que em suma descrevem conceitos matemáticos perpetuados na profissão do carpinteiro naval e, em paralelo a isso, ressalta/valoriza a atividade realizada por este profissional, que oportuniza aos habitantes ribeirinhas o ir e vir entre os rios, fomentando possibilidades de existência a estes povos tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e prática da produção de telhas de cerâmica vermelha pelos oleiros de Abaetetuba/Pa
    (2025-09-11) GONÇALVES, Alef da Silva; RIBEIRO , Leliane Cunha; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O presente Trabalho de Curso (TC) tem por objetivo apresentar duas produções acadêmicas, ambas em formato de artigo. No primeiro artigo, analisa-se as discussões e contribuições etnomatemáticas apresentadas nos eixos temáticos da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm). Trata-se de uma revisão bibliográfica desenvolvida a partir de três etapas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados; inferência e interpretação. As informações obtidas foram analisadas com base na Análise de Conteúdo. Neste estudo, foi feito um levantamento de 153 artigos distribuídos em sete eixos temáticos. Como resultado, os eixos destacam a riqueza da Etnomatemática na valorização cultural e na promoção de uma educação inclusiva, abrangendo a integração dos saberes ancestrais de povos originários, quilombolas e tradicionais na educação escolar, a contextualização do ensino da matemática na educação básica, e a inserção da Etnomatemática na formação de professores e na educação superior. Além disso, exploram as vertentes teóricas e práticas na educação matemática, as relações étnico-raciais e sua contribuição para a equidade e justiça social, bem como as perspectivas decoloniais, que desafiam epistemologias dominantes e valorizam conhecimentos de culturas historicamente marginalizadas. Quanto ao segundo artigo, este, busca compreender como os conhecimentos geométricos se manifestam no processo de produção de telhas pelos oleiros da comunidade do Rio Quianduba, em Abaetetuba (PA), à luz da perspectiva da Etnomatemática. Para este estudo, a metodologia adotada foi a pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado na comunidade mencionada; como técnicas de coleta e de análise de dados foram utilizados, respectivamente, observação, entrevista e análise de conteúdo. O estudo contou com a colaboração de dois oleiros. Os resultados apontaram que o processo de produção de telhas ocorre em etapas, sendo estas, (1) coleta de matéria prima e formação da “bola”; (2) modelagem ou “bateção de telhas” e secagem; por último, (3) enfornação e queima. Na etapa formação da “bola” identificamos as figuras geométricas paralelepípedo e retângulo, os quais comprovam a utilização da Etnomatemática como parte do processo de produção de telhas. Diante da apresentação dos artigos, concluímos que os mesmos revelaram uma unidade temática, bem como, metodologias que contribuem para a ampliação do conhecimento, articulando Etnomatemática com os saberes tradicionais.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Indícios de letramento estatísticos de jovens, adultos e idosos
    (2025-09-13) SOUZA, Adria Caroline Fagundes de; SULZBACH, Annelize Pantoja; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    O objetivo geral deste trabalho é investigar os indícios de letramento estatístico entre jovens, adultos e idosos, com base nos níveis de compreensão gráfica proposta por Curcio (1989) e dos níveis de leitura de tabelas segundo Wainer (1995). Partimos da perspectiva de que na atualidade vivemos um mundo conectado onde os recursos visuais e a troca de informações é constante, nesse interim temos também a presença de dados, gráficos e estatísticas, e nesse contexto o letramento estatístico emerge como uma competência essencial para a participação ativa na sociedade. Nesse viés empreendeu-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, no qual realizou-se a aplicação de uma pesquisa de campo em uma turma multisseriada de EJA, na Escola Esmerina Bou Habib, composta por 24 questões objetivas divididas em dois blocos temáticos, abordando temas sociais e ambientais com base em fontes confiáveis. A análise dos resultados utilizou elementos da estatística simples, sendo interpretada à luz da abordagem qualitativa, com foco nas dificuldades dos educandos e na compreensão de suas experiências. Como resultados a pesquisa aponta que embora a maioria dos sujeitos consiga realizar leituras literais, como identificar valores e dados explícitos, há uma queda significativa de desempenho nos níveis mais complexos, que exigem maior abstração, comparação e análise crítica. Isso foi observado tanto na leitura de gráficos quanto na interpretação de tabelas, com destaque para os baixos índices de acerto nas questões classificadas como “ler além dos dados” e “leitura no nível avançado”, foi possível também realizar uma análise intergeracional, a qual mostrou que os jovens tendem a apresentar maior desenvoltura nos níveis intermediários, enquanto adultos e idosos concentram-se nos níveis elementares. Como conclusão os achados reforçam a importância de inserir práticas de leitura de dados desde os primeiros anos escolares, além de promover estratégias que visem a educação continuada voltados para adultos e idosos. Assim, conclui-se que o letramento estatístico não é apenas uma competência técnica, mas uma ferramenta de empoderamento intelectual e social a qual deve ser promovida pela sociedade.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Representações semióticas em problemas combinatórios mobilizados por licenciandos em matemática
    (2025-09-13) SANTOS, Jonas Brito dos; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Curso (TC) consiste em uma compilação de três artigos científicos publicados nos anais do XIV Encontro Paraense de Educação Matemática (EPAEM) e do XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e submetido no 8° Simpósio Nacional da Formação do Professor de Matemática. Ambos os artigos abordam a aplicação da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS), proposta por Raymond Duval, no contexto da Educação Matemática Brasileira. Metodologicamente, esta pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, do tipo bibliográfico e empírico. O percurso bibliográfico tem como finalidade reunir, analisar e interpretar produções acadêmicas relacionadas ao tema investigado, possibilitando a construção de um referencial teórico consistente que subsidie a discussão. Já a dimensão empírica envolve a observação e análise da realidade educacional em contextos específicos. A partir dessa base teórica, este estudo busca analisar, em uma perspectiva empírica, os registros de representação semiótica, mobilizados por licenciandos em Matemática na resolução de problemas de Análise Combinatória. Os resultados indicam que a teoria oferece um referencial consistente para compreender os processos de ensino e aprendizagem, ao destacar a relevância do tratamento e da conversão entre diferentes registros de representação na construção de conceitos matemáticos.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação matemática inclusiva: análises documentais e políticas públicas na formação de professores da região Norte
    (2025-08-11) CANTÃO, Raissa de Sousa; LOBATO, Raquel Gonçalves; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise de erros no ensino de matemática: um estudo bibliográfico
    (2025-09-13) GOMES, Breno Sousa; SILVA, Madson Soares; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Curso tem como objetivo analisar como os erros matemáticos vêm sendo discutidos em produções acadêmicas brasileiras, considerando-os não apenas como falhas, mas como recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem. O contexto do estudo parte da ideia de que o erro pode ser ressignificado como oportunidade de reflexão, investigação e reconstrução conceitual. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica. O primeiro trabalho, em formato de artigo científico, consistiu em uma análise de dissertações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, publicadas entre 2019 e 2023, das quais seis compuseram o corpus final, revelando que os erros estão ligados a lacunas conceituais, práticas docentes e fatores emocionais, apontando estratégias pedagógicas que promovem reflexão e autonomia. O segundo trabalho, apresentado como capítulo de livro, configurou-se como uma Revisão Sistemática da Literatura em anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), no período de 2016 a 2024, reunindo 21 textos organizados em cinco grupos temáticos que discutem desde erros em conteúdos específicos até reflexões teóricas e pedagógicas sobre sua utilização no ensino. Conclui-se que, em ambos os trabalhos, o erro é reconhecido como elemento essencial nos processos de ensino e de aprendizagem, funcionando como ponto de partida para práticas investigativas, formação docente e construção de ambientes reflexivos no ensino de Matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Teorema do ponto fixo de Banach: uma introdução ao estudo de espaços métricos
    (2024-02-20) FARIAS, Felipe Francisco da Costa; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385
    A formalização dos espaços métricos, que consistem em conjuntos munidos de uma métrica que mensura distâncias entre elementos, oferece uma generalização valiosa das propriedades dos números reais para conjuntos mais abstratos. O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o Teorema do Ponto Fixo de Banach, que se constitui como um dos resultado mais importantes no estudo dos espaços métricos ao estabeler condições para a existência e a unicidade de pontos fixos de certas funções contínuas, além da interdisciplinariedade da Matemática com outras áreas do conhecimento. Os resultados obtidos mostram que o estudo de espaços métricos e do teorema em questão proporciona um aprofundamento téorico de grande importância para estudos mais avançados na área da Matemática Pura.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Mapeamento e perspectivas da inclusão na educação matemática: análises sobre altas habilidades, deficiências intelectuais e transtornos do desenvolvimento
    (2025-08-11) FIGUEIREDO, Suelem Pessoa; SOARES, Cristielen Costa; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado Mapeamento e Perspectivas da Inclusão na Educação Matemática: Análises sobre Altas Habilidades, Deficiências Intelectuais e Transtornos do Desenvolvimento, tem como objetivo investigar as perspectivas da Educação Matemática Inclusiva, analisando pesquisas acadêmicas e experiências práticas sobre a inclusão de estudantes com diferentes necessidades educacionais específicas. O estudo se fundamenta na análise de quatro artigos publicados que abordam a temática sob diferentes perspectivas. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com abordagem bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa envolve o levantamento e análise de publicações indexadas, assim como experiências de formação docente em um contexto inclusivo. Os resultados apontam para a necessidade de um maior investimento na formação de professores para a educação inclusiva, bem como a necessidade de adaptações pedagógicas que favoreçam o aprendizado equitativo para estudantes com altas habilidades, deficiência intelectual, discalculia e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os artigos analisados foram: (i) Cenário das pesquisas sobre altas habilidades e superdotação, nos anais do ENEM, SIPEM e ENEMI: que investiga a produção científica sobre altas habilidades/superdotação na Educação Matemática, evidenciando a escassez de pesquisas e a necessidade de maior exploração desse campo; (ii) Análise dos periódicos Qualis/CAPES: um mapeamento sobre discalculia, altas habilidades/superdotação, síndrome de Down e deficiência intelectual: que apresenta um levantamento sistemático das publicações sobre essas condições, identificando lacunas na produção acadêmica e apontando direções para futuras pesquisas; (iii) A formação inicial de matemáticos(as) na perspectiva da Inclusão: a experiência na Casa Bentivi-APAE Abaetetuba/PA: que relata a formação inicial de professores de Matemática em contexto inclusivo, destacando a experiência na Casa Bentivi-APAE e suas contribuições para uma prática docente e inclusiva; e (iv) Panorama das pesquisas sobre o transtorno do espectro autista (TEA) na Matemática: uma análise bibliográfica nos anais do ENEM e SIPEM: que discute como a Educação Matemática tem abordado o TEA, identificando desafios e estratégias de ensino voltadas para alunos com essa condição. A análise dos quatro artigos revela um cenário em que a Educação Matemática Inclusiva ainda enfrenta desafios significativos, mas também apresenta avanços importantes. A pesquisa conclui que a formação docente e a produção acadêmica precisam ser ampliadas para garantir um ensino matemático acessível a todos os estudantes.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Práticas pedagógicas no ensino da matemática para alunos cegos
    (2025-09-10) SILVA, Livia Jania de Matos; SOUSA, Eduardo Santos de; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038
    O presente Trabalho de Curso (TC) tem como objetivo principal apresentar três produções publicadas em dois eventos, dos quais o primeiro que foi chamado de Capítulo I foi publicado nos anais do evento Seminário de Cognição e Educação Matemática (SCEM 2024), já os outros dois Capítulo II e III (um artigo e um capítulo de livro) foram publicados no evento Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciências e Tecnlógias (VI COBICET). O primeiro artigo apresenta uma Revisão da Literatura, seu objetivo foi compreender a maneira que recorrem as abordagens sobre modo de ensino com materiais elaborados e similaridades no enisno de matemática para alunos com Cegueira e Baixa Visão. A metodologia deste seguiu da revisão das ultimas edições do SCEM de 2017 a 2022, com total de 394 arquivos, que foram selecionados 8 usando os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados apontaram duas temáticas para organizar os acervos e depois agrupa-los em pontos em comuns. Em conclusão, os textos apontaram um contexto potencializador para a Educação Matemáticade pessoas com deficiência visual. Já o segunto artigo publicado, é fruto da realização de uma extensão em Matemática I desenvolvida na Escola E.E.F.M Stella Maria em Abaetetuba-PA com o uso da caneta de impressão 3D, a aula durou 90 minutos, cujo objetivo era verificar a eficácia da caneta na construção de elementos da Geometria com os alunos do 8° ano. A metodologia foi de caráter qualitativa e a campo, foi usado um pano para vendar os olhos dos alunos para identificarem os elementos, pois fazia parte do planejamento. Os resultados obtidos ajudou na construção dos elementos e dos conceitos matemáticos no qual os alunos estavam aprendendo, e apresentaram dificuldades ao identifcar, pois não estavam conseguindo ver com os olhos cobertos, uma vez que queriamos que os alunos pudessem sentir como é o estudo da colega deles (Viviane) e por ser deficiente visual, não possuir outros instrumentos para estudar. Em conclusão, a caneta de impressão 3D mostrou-se eficaz como ferramenta pedagógica no contexto da inclusão e para refletir a outros professores a usarem outros materiais para a educação. Por fim, o capítulo de livro (Capítulo III), teve como objetivo investigar a Teoria dos Campus Conceituais (TCC) usando propostas didáticas e intervenção. A metodologia foi por meio da Revisãoda Literatura nos trabalhos publicados nos evento Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e IX Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM). Os resultados apontaram as abordagens educacionais com foco na resolução de problemas e construção de conceitos. Em conclusão, pretende-se contribuir com práticas pedagógicas e reflexão sobre teorias cognitivas na formação docente. Diante da exposição dos materiais mencionados, concluímos que há um dialogo entre eles com reflexões teóricas e registros de experiencias desenvolvidas com uso da Caneta de impressão 3D e outros materiais que possa provocar olhares a outros professores e pesquisadores na área da Educação Matemática Inclusiva.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Disciplina de educação inclusiva na licenciatura em matemática: análise dos projetos pedagógicos de curso da UFPA
    (2025-08-09) OLIVEIRA, Allan Silva de; SILVA, Ben Jhonson Silva da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Síndrome de Down e educação matemática: mapeando contribuições em dissertações e anais científicos
    (2025-08-07) COSTA, Maria Joisselene Gomes; MELO, Tais da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este estudo tem como objetivo analisar a produção acadêmica relacionada à Síndrome de Down e a Matemática, identificando tendências, lacunas e contribuições dessas pesquisas. A questão central que nos guia é: quais metodologias têm sido exploradas para ensinar Matemática a esses alunos e como esses estudos têm ajudado na formulação de estratégias eficazes. A metodologia adotada é qualitativa e exploratória, com base em revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam a necessidade da adaptação curricular, do uso de materiais manipulativos, da formação contínua dos docentes, além do papel da tecnologia e da ludicidade no processo de ensino. A pesquisa também aponta para os desafios ampliados pela pandemia e a necessidade de políticas públicas que garantam recursos adequados para a inclusão educacional.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Desafios no aprendizado de matemática básica por estudantes do ensino médio
    (2025-08-07) SILVA, Raquel Trindade da; CARMO, Victor Maurício da Silva do; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    As discussões sobre adaptações curriculares de matemática pós-implementação da BNCC: uma análise bibliográfica nos anais do SIPEM
    (2025-08-08) SILVA, Waldiron Barbosa; TRINDADE, Cássia Raica Batista; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática na educação do campo pela visão dos anais da última edição do ENEM, CBEM e SIPEM
    (2025-08-08) VAZ, Ezequiel Santos; CONCEIÇÃO, Victor Gabriel Cruz da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e resolução de problemas: experiências e possibilidades nas práticas escolares do ensino de matemática a partir de uma análise bibliográfica
    (2025-08-12) SILVA FILHO, Nelson Nunes da; PAIVA, Paulo Júnior da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Diante de inúmeras pesquisas na área de resolução de problemas no âmbito da Educação Matemática, este trabalho apresenta uma análise realizada nos anais do IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IX SIPEM). A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, utilizou a Revisão Sistemática de Literatura para examinar os objetivos, metodologias e referenciais teóricos de 14 estudos que adotaram a Resolução de Problemas como abordagem didática. Os resultados indicam que essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento do pensamento matemático, incentivando a autonomia dos estudantes e promovendo a construção ativa do conhecimento. Além disso, observou-se que a Resolução de Problemas favorece conexões entre diferentes áreas da Matemática e pode ser potencializada pelo uso de tecnologias digitais e estratégias diferenciadas de ensino. A análise também revelou a necessidade de ampliar a formação docente nesse campo, garantindo que professores estejam preparados para implementar essa abordagem de maneira eficaz. O estudo reforça a importância da Resolução de Problemas como estratégia essencial para tornar o ensino mais dinâmico e significativo.
  • Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A ludicidade na educação matemática
    (2025-08-09) SILVA, Adonai Silva da; SILVA, Henrique Batista da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as publicações apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e no Encontro de Ludicidade na Educação Matemática (ELEM) entre 2019 e 2024, que versam sobre ludicidade. Logo, realizamos uma abordagem qualitativa e fundamentada em revisão bibliográfica, investiga o papel da ludicidade no ensino da Matemática. Os resultados apontam que a utilização de atividades lúdicas em sala de aula contribui significativamente para o aumento do interesse e do engajamento dos alunos, favorecendo a compreensão e a assimilação dos conteúdos. Além disso, metodologias lúdicas favorecem o desenvolvimento da autonomia, da cooperação e da criatividade. Diante disso, o estudo reforça a necessidade de inovação no ensino da disciplina, apontando a ludicidade como uma estratégia eficaz para superar desafios e tornar a Matemática mais acessível e significativa para os estudantes. Conclui-se que a ludicidade promove um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, motivador e significativo, potencializando o processo de ensino-aprendizagem da Matemática.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação matemática inclusiva e deficiência visual: da produção científica às práticas pedagógicas acessíveis
    (2025-08-09) MELO, Rafaela de Sousa; VELOSO, Raony Mendes; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Este Trabalho de Conclusão de Curso reúne três produções acadêmicas articuladas em torno da Educação Matemática Inclusiva para estudantes com deficiência visual, especialmente aqueles com baixa visão. O primeiro artigo apresenta uma revisão sistemática de publicações acadêmicas entre 2019 e 2024 nos eventos ENEM, SIPEM e CIBEM, identificando metodologias pedagógicas, materiais acessíveis e desafios persistentes na formação docente e políticas públicas para a inclusão. O segundo artigo, publicado como capítulo de livro, analisa as contribuições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), revelando a escassez de propostas que articulem teoria e prática, ainda que haja experiências exitosas com materiais concretos e tecnologias assistivas. O terceiro artigo, inédito e a ser submetido, relata uma experiência didática desenvolvida no município de Tomé-Açu/PA, utilizando a régua tátil de frações como recurso pedagógico para o ensino de frações a estudantes com baixa visão. Os resultados demonstraram que o uso da régua tátil ampliou a compreensão conceitual, promoveu o engajamento e favoreceu a autonomia desses estudantes. A análise transversal entre os três textos evidencia a importância da adaptação de recursos didáticos, da formação continuada de professores e do uso de metodologias inclusivas como elementos centrais para garantir a equidade no ensino da Matemática. Conclui-se que o fortalecimento das políticas educacionais inclusivas, aliado à produção e aplicação de materiais acessíveis e à valorização das experiências docentes, constitui um caminho promissor para a efetivação da inclusão no ensino de Matemática. O trabalho contribui, portanto, não apenas com um panorama crítico da produção acadêmica na área, mas também com proposições práticas para um ensino mais justo e acessível.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem
    (2025-03-12) SANTOS, Heloisa Helena Alves Trindade dos; SANTOS, Renan Cardoso dos; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    As equações diferenciais ordinárias (EDOs) desempenham um papel fundamental na modelagem de fenômenos físicos, químicos, biológicos e de engenharias, sendo amplamente utilizadas para descrever sistemas dinâmicos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a aplicação do software wxMaxima na solução de EDOs lineares de segunda ordem, destacando sua eficiência e acessibilidade. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre equações diferenciais, seguida de aplicação prática do software wxMaxima na resolução dessas equações. Primeiramente, discute-se a teoria das equações diferenciais, abordando sua classificação, métodos de solução e conceitos fundamentais, como linearidade, homogeneidade, problemas de valor inicial (PVI) e problemas de valor de contorno (PVC). Em seguida, são apresentados os comandos e funcionalidades do wxMaxima, demonstrando sua aplicação na resolução de equações diferenciais de forma eficiente. Por fim, um exemplo prático baseado no Movimento Harmônico Simples (MHS) ilustra a utilização do software, evidenciando sua eficiência no ensino e aprendizagem de matemática aplicada. Conclui-se que o wxMaxima se mostra uma ferramenta eficaz para o estudo das EDOs, proporcionando maior agilidade e precisão nos cálculos, além de auxiliar na compreensão dos conceitos matemáticos e sua aplicação em diversas áreas da ciência.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática e computacional da dinâmica populacional: uma abordagem por equações diferenciais no Software Scilab
    (2025-02-28) SANTANA, Leandro Furtado de; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    O estudo das dinâmicas populacionais é fundamental para o planejamento e desenvolvimento político-econômico, permitindo previsões e análises que otimizam processos ao longo do tempo. Nesse contexto, as Equações Diferenciais desempenham um papel crucial na construção e aprimoramento de modelos matemáticos que representam essas dinâmicas. Este trabalho teve como objetivo prever a variação da população brasileira, analisando o comportamento passado e identificando variáveis que influenciam o futuro, utilizando os modelos de Malthus, Verhulst. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em análises documentais e bibliográficas dos modelos matemáticos, incluindo simulações de cenários populacionais futuros para o Brasil.
  • Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Modelagem matemática em processos farmacológicos
    (2025-02-28) SANTOS, Sérgio Silva; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378
    A modelagem matemática é um instrumento crucial na farmacologia, possibilitando a representação quantitativa das dinâmicas que controlam a ação dos medicamentos no corpo. Este estudo fornece modelos matemáticos que espelham os processos farmacocinéticos, levando em conta diversas vias de administração. A metodologia adotada envolveu uma revisão da literatura, seguida pela exposição de equações diferenciais para simular a absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de medicamentos. As simulações computacionais permitiram prever perfis de concentração-tempo, destacando a relevância da dosagem correta para maximizar a eficácia terapêutica e reduzir os riscos de toxicidade. As conclusões destacam a importância da modelagem matemática na customização do tratamento, auxiliando no progresso da farmacologia e no aprimoramento das terapias medicamentosas.