Curso de Matemática - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Campus de Abaetetuba /
Bibliotecária: Luciane Silva da Silva
Fone: (91) 3201-7089
E-mail: bibabaetetuba@ufpa.br
Site: http://www.ufpa.br/cubt
Navegar
Submissões Recentes
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e computacional da dinâmica populacional: uma abordagem por equações diferenciais no Software Scilab(2025-02-28) SANTANA, Leandro Furtado de; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378O estudo das dinâmicas populacionais é fundamental para o planejamento e desenvolvimento político-econômico, permitindo previsões e análises que otimizam processos ao longo do tempo. Nesse contexto, as Equações Diferenciais desempenham um papel crucial na construção e aprimoramento de modelos matemáticos que representam essas dinâmicas. Este trabalho teve como objetivo prever a variação da população brasileira, analisando o comportamento passado e identificando variáveis que influenciam o futuro, utilizando os modelos de Malthus, Verhulst. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, com base em análises documentais e bibliográficas dos modelos matemáticos, incluindo simulações de cenários populacionais futuros para o Brasil.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática em processos farmacológicos(2025-02-28) SANTOS, Sérgio Silva; LIMA, Romulo Correa; http://lattes.cnpq.br/9959312607102378A modelagem matemática é um instrumento crucial na farmacologia, possibilitando a representação quantitativa das dinâmicas que controlam a ação dos medicamentos no corpo. Este estudo fornece modelos matemáticos que espelham os processos farmacocinéticos, levando em conta diversas vias de administração. A metodologia adotada envolveu uma revisão da literatura, seguida pela exposição de equações diferenciais para simular a absorção, distribuição, metabolismo e eliminação de medicamentos. As simulações computacionais permitiram prever perfis de concentração-tempo, destacando a relevância da dosagem correta para maximizar a eficácia terapêutica e reduzir os riscos de toxicidade. As conclusões destacam a importância da modelagem matemática na customização do tratamento, auxiliando no progresso da farmacologia e no aprimoramento das terapias medicamentosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) É conhecendo que se entende: desmistificando as produções científicas sobre autismo(2023-12-21) SILVA, Gabriel Martins; GUIMARÃES, João Pedro Quaresma; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Este trabalho é fruto das vivências dos presentes autores ao longo de suas jornadas no curso de Licenciatura Plena em Matemática. A escolha da temática a qual tange o ensino de matemática para alunos autistas, não foi uma escolha aleatória, mas sim, construída e inspirada em meio aos acontecimentos ocorridos durante essa incrível caminhada. Entretanto, este trabalho é composto pela junção de dois Capítulos de Livros publicados em E-books. O Capítulo I buscou indicar possíveis soluções para que estudantes autistas possam aprender matemática. Para alcançar essa pesquisa utilizou-se a técnica de análise bibliográfica, essa técnica, de acordo com Gil (2002, p. 44), é desenvolvida com base em materiais já disponíveis, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. O lócus dessa pesquisa foi os anais das edições 2019 e 2020 do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI). Após ser realizado a busca formou-se o corpus, com o total de 18 artigos. E com a leitura dos artigos, foram criados quadros agrupando os trabalhos entre eles por similaridade a partir de eixos temáticos selecionados. Contudo, após a análise dos artigos, foi entendido que para que a inclusão do aluno autista seja adequada é necessário três condições básicas, são elas: 1) Conhecer e estudar as características comuns às pessoas com autismo; 2) Definir a forma de atendimento educacional a ser ofertado, concomitantemente com a turma comum; e 3) Desenvolver estratégias adequadas de atuação pedagógica em sala de aula, respondendo às necessidades educacionais especiais de alunos com autismo, as quais devem ser avaliadas sistematicamente (MENEZES, 2012; PLETSCH, 2014). O Capítulo II investigou as produções científicas, com ênfase no Ensino Fundamental 1 e 2, sobre o ensino de Matemática direcionado a indivíduos autistas. Esse objetivo foi alcançado por meio de uma pesquisa bibliográfica que para Sampieri, Collado e Lucio (2013), baseiase principalmente em fontes secundárias, que são trabalhos que sintetizam e interpretam informações de fontes primárias como estudos de pesquisa originais. Para a coleta de dados desse estudo utilizou-se as renomadas plataformas digitais: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), e houve a seleção de 24 trabalhos, sendo 20 dissertações e 2 teses. Os dados foram analisados empregando as técnicas de Booth, Sutton e Papaioannou (2016), que envolvem a identificação de estudos relevantes, sistematização da informação, agrupamento e categorização, síntese e análise crítica. Em suma, alguns dos resultados destacou-se com a Figura 1 que os estudos voltados ao ensino de matemática para alunos autistas são recentes, tendo maior índice em 2020. É valido ressaltar que sudeste é a região que predominou em relação ao número de publicações encontradas nos Capítulos I e II. Portanto, escrever este trabalho como um todo, desencadeou saberes valiosos para a formação dos presentes autores como futuros profissionais qualificados para exercer a profissão com excelência, e que os mesmos estão gratos por contribuírem com a comunidade cientifica.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem de matemática na perspectiva da neurociência: um panorama de pesquisas dos últimos anos para compreender os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática(2024-02-28) ANDRADE, Roniely Araújo Balacol; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O ensino de matemática na perspectiva da Neurociência cognitiva é um tema que vem ganhando relevância nas últimas décadas e gerando impactos na literatura, sendo uma área que estuda o sistema nervoso central aplicada ao ensino que visa compreender como ocorre a aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre as contribuições da Neurociência no entendimento dos principais aspectos e regiões cerebrais envolvidos na aprendizagem de matemática. A pesquisa se justifica pelo fato de ao compreender melhor os processos neurais envolvidos na aprendizagem de matemática, os educadores poderão desenvolver estratégias alinhadas às características naturais do cérebro. Utilizamos uma abordagem qualitativa de tipo bibliográfico pelo fato de permitir uma ampla revisão da literatura sobre o tema de interesse, trazendo as principais abordagens, métodos e resultados encontrados pelos autores estudados. As pesquisas do corpus demostram os preceitos da Neurociência na perspectiva da aprendizagem, considerando o cérebro como o lugar onde acontecem as mudanças para a aprendizagem. Além disso, a Neurociência aplicada à educação não se mostra uma nova pedagogia para substituir as existentes e nem a solução para todos os problemas da aprendizagem, mas agrega ainda mais cientificidade e embasamento às teorias pedagógicas existentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Avaliação da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas(2024-02-28) COSTA, Lucielen Pereira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O artigo propõe uma avaliação minuciosa da eficácia do Algeplan no desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, concentrando-se na análise aprofundada de como essa metodologia singular repercute no aprimoramento do raciocínio lógico-matemático e nas habilidades cognitivas desses estudantes. A metodologia empregada envolve uma análise qualitativa das interações entre a aplicação do Algeplan e o progresso nas habilidades de raciocínio lógico-matemático. Os resultados revelam padrões consistentes de melhoria nas competências cognitivas, destacando a adaptabilidade e eficácia do Algeplan como uma ferramenta pedagógica, fornecendo uma base sólida para estratégias educacionais personalizadas no apoio ao desenvolvimento cognitivo de alunos autistas, bem como oferecendo uma compreensão mais detalhada dos processos cognitivos envolvidos na implementação do Algeplan. Este enfoque multifacetado fortalece a validade interna do estudo, contribuído para a fundamentação teórica e prática das conclusões apresentadas e fornecendo um arcabouço sólido para futuras pesquisas no campo da educação para alunos autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de geometria para o aluno com surdez: um diálogo possível com a utilização de material didático acessível(2023-12-22) MARQUES, Richr da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este trabalho se propõe apresentar uma análise das leis e decretos que amparam o processo educacional da pessoa com deficiência, especificamente no que se refere ao desenvolvimento da aprendizagem da pessoa surda, dito isto, percebemos a importância que o mesmo traz em apontar que a inclusão é realizada por meio do tripé: Estado, Instituição e família, evidenciando a responsabilidade que cada um e que estas são indissociáveis. Para tanto, como complemento deste processo levanto em consideração a atual conjuntura sanitária que nos encontramos o projeto “Matemática Inclusiva: o uso de recursos digitais no ensino da matemática em LIBRAS” traz alternativas adequadas a mudanças que o processo de ensino e aprendizagem sofreu durante esse período e vêm sofrendo ao longo do tempo, contudo, podemos identificar resistência quanto a isso.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino de funções do 1º grau por atividade experimental(2024-03-05) BAIA, Rayane Nunes; COSTA, Aubedir Seixas; http://lattes.cnpq.br/9474738220279039Este artigo tem como objetivo enfatizar e apresentar que as atividades experimentais na vida acadêmica têm grande significado. Pois este tem a função de auxiliar na aprendizagem e facilitar o diálogo entre discente e docente. Sabemos que tudo que possa ser aproveitado para utilizar na aprendizagem e desenvolvimento de conhecimento é algo que sempre irá contribuir e motivar o público desejado. Assim sendo, o presente trabalho propõe através de atividades experimentais auxiliar o processo de ensino aprendizagem, desenvolver o interesse, gerar discussões e levantar hipóteses com todos os alunos, além de apresentar contribuições e ajudar no desenvolvimento da prática educativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Teorema de Bolzano-Weierstrass: aplicações sobre funções reais contínuas em intervalos limitados e fechados(2024-03-06) TRINDADE, Flávio Ruan Conceição da; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385O Teorema de Bolzano-Weierstrass se constitui como uma das mais importantes ferramentas da Análise Matemática ao estabelecer uma relação entre as propriedades de sequências limitadas e a existência de subsequências convergentes. O presente trabalho tem por objetivo demonstrar o Teorema de Bolzano-Weierstrass e apresentar duas de suas aplicações sobre funções reais contínuas definidas em intervalos limitados e fechados. A aplicação do teorema em questão reforça a sua relevância no estudo de funções contínuas e proporciona aprofudamento teórico na área.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino pós-pandemia: os reflexos das dificuldades na aprendizagem da matemática no sistema de organização modular de ensino (SOME) no interior de Abaetetuba(2024-02-28) PIMENTEL, John Elvis Silva; SILVA, Steffany Ferreira da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997Os impactos da pandemia da Covid-19 na educação básica foram significativos, o qual representou consequências complexas que ainda não foram totalmente avaliadas. Desta forma, o objetivo do presente artigo é examinar os efeitos da crise no processo de ensino e aprendizagem de Matemática do povo ribeirinho do rio Maracapucu Médio, ilha do Município de Abaetetuba. durante e pós-pandemia. O foco deste estudo foram alunos do Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) da Escola Tomaz Lourenço Negrão. Buscou-se analisar, a partir da perspectiva desses alunos, os impactos da pandemia no processo de ensino e aprendizagem e os desafios enfrentados no período pós-pandêmico. A metodologia adotada incluiu abordagens qualitativas, documentais, bibliográficas e a aplicação de questionários. Os resultados revelaram uma significativa queda no processo de ensino e aprendizagem desses alunos, agravada pela falta de preparo tecnológico da escola para oferecer suporte aos estudantes, o qual resultou na ineficiência na absorção de conhecimento ao longo desse período até o momento atual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Equações diferenciais ordinárias: da teoria a prática(2024-01-03) GOMES, Maria Monteiro; CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira; http://lattes.cnpq.br/6473574128276776; https://orcid.org/0000-0001-5354-2071Este trabalho apresenta um estudo das equações diferenciais ordinárias, visando apresentar os resultados das pesquisas realizadas, além de enfatizar a relevância da modelagem e aplicação de problemas relacionados à biologia, física e química. Neste contexto, ao percorrer brevemente a trajetória histórica das equações diferenciais, e revisar conceitos prévios importantes para a pesquisa, buscou-se a compreensão das equações diferenciais, bem como as classificações de acordo com o tipo, a ordem e a linearidade, assim como os métodos para encontrar soluções. Em seguida, realizou-se o estudo das equações diferenciais ordinárias de primeira ordem e de ordem superior. Culminando na abordagem prática que finaliza o produto desta pesquisa trazendo as aplicações, evidenciando a relevância desse campo de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso do jogo “jogada linear yoté” no ensino de sistemas lineares(2023-12-21) OLIVEIRA, Caroline Leão; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do programa residência pedagógica na formação inicial de professores que ensinarão matemática(2023-12-21) PEREIRA, Graziela Vilaça; NAHUM, Nélio Santos; http://lattes.cnpq.br/2474290454840252; https://orcid.org/0000-0002-1208-127X; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Este texto visa descrever o relato de experiência das atividades do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município de Abaetetuba. O trabalho tem como intuito abordar e descrever as práticas adotadas e metodologias utilizadas pelos residentes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof.ª Benvinda de Araújo Pontes nas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Nesse sentido, destaca-se a construção de vivências que possibilitam ampliar o conhecimento teórico e prático dos residentes, fundamental para o aperfeiçoamento profissional e formação docente. Assim, objetivamos compreender a formação inicial dos residentes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) que ensinarão matemática, pautada nos objetivos referentes ao programa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Engenharia didática para os estudos de letramento matemático(2023-12-18) ARAÚJO, David Geandson da Conceição Bailão; ALMEIDA, Dulcirene Cunha; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente artigo é fruto uma análise qualitativa baseada em revisão bibliográfica tendo como proposta inicial compreender a estrutura da engenharia didática e do letramento matemático. O objetivo é analisar produções acadêmicas que trazem a temática da engenharia didática e do letramento matemático voltados a orientação do ensino e aprendizagem da matemática escolar. A metodologia acionada foi a pesquisa bibliográfica, adotamos um enfoque que envolve levantamento bibliográfico, leitura de artigos, seguindo a abordagem metodológica dialética. De acordo com Fonseca, a pesquisa bibliográfica é realizada. “[...] a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web sites (2002, p. 32).” Os resultados mostram que em conjunto, esses trabalhos fornecem uma visão abrangente, desde a construção teórica até a aplicação prática, destacando a relevância da engenharia didática no contexto do letramento matemático, essa análise aprofundada serve como ponto de partida para futuras pesquisas e práticas educacionais voltadas ao enriquecimento do ensino e aprendizado. Concluímos que a identificação dos principais elementos presentes nesses trabalhos proporcionou uma compreensão mais aprofundada das abordagens e propostas de letramento matemático sob a perspectiva da engenharia didática, a compreensão aprofundada da relação entre letramento matemático e engenharia didática capacita os professores a integrarem diferentes teorias pedagógicas, como a Teoria Antropológica da Didática (TAD), enriquecendo assim suas práticas educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta para licenciatura em matemática por meio dos sólidos de Platão(2023-12-18) GUEDES, Clecilma Monteiro; PANTOJA, Cristina Helena da Conceição; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437O presente trabalho tem por objetivo geral exercitar a construção geométrica e planificações de sólidos, visando desenvolver a percepção matemática tendo como foco a leitura da estrutura geométrica dos sólidos de Platão. A metodologia se caracteriza como uma investigação científica, modelo de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, dividida em quatro capítulos (i) inicialmente faz um breve histórico da geometria com destaque para os sólidos geométricos – pirâmide e prismas, (ii) em seguida enfatiza o panorama histórico dos sólidos de Platão e a sua planificação, (iii) fundamenta os aportes teóricos, dentre eles LORENZATO (1995), SCOLARO (2008), SILVA (2014) embasado também no livro de geometria espacial dos autores OSVALDO DOLCE E JOSÉ NICOLAU POMPEO (2013), além da contribuição de GOMES (1997), em sua tese de doutorado descrevendo a geometria plana por meio da “dinâmica do pensamento geométrico, obedecendo ainda a BNCC (2018), em suas competências e habilidades para o 7° ano do ensino fundamental (iv) aborda o produto educacional com a construção e planificação do cubo e sua análise a partir da percepção geométrica dos seus componentes. Este estudo ainda em fase de construção para o TCC4 das licenciandas em matemática, espera-se que a proposta alcance as salas de aulas como alternativa para promover melhor compreensão dos conteúdos matemáticos. Por isso, é importante que os docentes estejam sempre inovando as metodologias e selecionando recursos didáticos, capazes de oferecer aos estudantes uma abordagem mais significativa, personalizada e estimulante, tornando a matemática uma disciplina mais prazerosa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Modelagem matemática e tecnologias: o uso de softwares na aplicação do teorema do fundamental do cálculo para o cálculo de área(2023-12-21) MAIA, Josué Moraes; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385A pesquisa aborda a inserção do uso de Tecnologias Digitais articuladas aos pressupostos da Modelagem Matemática (MM) no ensino. Tem como objetivo descrever o processo de modelagem matemática envolvendo os softwares GeoGebra e LANDSAT no Teorema Fundamental do Cálculo. Para alcançar o objetivo, a metodologia foi baseada em estudo sistemático de referenciais teóricos tais como: Burak (1987), Barbosa (2001), Araújo (2002), Borba (2002), Borba e Villarreal (2005) e outros. Esses recursos digitais auxiliaram no cálculo da área de uma região do mapa terrestre, especificamente da região da Vila de Beja, localizada no município de Abaetetuba no Estado do Pará. Visando obter um modelo matemático para cálculo de área, obtendo uma área próxima do real, além de fazer uma análise sobre o processo histórico da origem do Cálculo e sua aplicabilidade e potencialidade no processo de ensino. Os resultados apontaram que o uso das tecnologias digitais potencializa o trabalho de modelagem matemática, objetivando as aprendizagens de conceitos e representações matemáticas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Experiências no projeto OBMEP da escola estadual de ensino fundamental e médio professor Bernardino Pereira de Barros(2023-12-21) SILVA, Jhonatar de Jesus Cardoso da; MONTEIRO, Hélio Carvalho; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Construções geométricas na arte do ladrilhamento(2023-12-21) DIAS, Darlene do Socorro Miranda; VILHENA, Simone Quaresma; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341Este estudo aborda a importância do ensino da Geometria por meio de experiências práticas utilizando as construções geométricas, de modo a explorar os conceitos de uma maneira mais visual, criativa e dinâmica, criando um ambiente participativo e de aprendizagem significativa. Com uma abordagem qualitativa, o presente relato de experiência consiste na aplicação de uma oficina a alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino do município de Abaetetuba/PA, com o intuito de promover uma melhoria no processo de ensino da Geometria por meio da arte do ladrilhamento. Os resultados obtidos sugerem o aprimoramento da compreensão da Geometria, além de estimular o desenvolvimento de habilidades motoras e o raciocínio lógico dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Cards como recurso didático no ensino de matemática no contexto do programa residência pedagógica(2023-12-21) DÓRIA, Francileide Valente; CARDOSO, Marcilene Fagundes; SANTOS, Gleise Farias; http://lattes.cnpq.br/8914122432473341; ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz; http://lattes.cnpq.br/1203082969745385Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de razões trigonométricas na circunferência utilizando multiplano adaptável para alunos cegos ou com baixa visão(2023-12-22) SILVA, Edílson Soares da; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997O presente trabalho concerne sobre a matemática inclusiva nas escolas, considerando-se a realidade educacional e o direito de todas as pessoas com deficiência no que se refere à educação. Para tal propósito, o artigo descreve como foi implementada a utilização de um recurso didático para o ensino das relações trigonométricas na circunferência, visando a valorização da utilização de recursos didáticos adaptados para estudantes cegos ou com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa exploratória tendo a análise de forma qualitativa. Assim, os resultados indicaram que a intervenção apresentou resultados positivos, haja visto que esta possibilitou a estudante com baixa visão e aos demais colegas de classe, um melhor entendimento do círculo trigonométrico e suas relações. Sendo o Multiplano Adaptado, um recurso didático acessível, e de baixo custo, que pode ser utilizado pelos docentes de Matemática, visando de fato a aplicabilidade em sala para facilitar a compreensão das relações trigonométricas na circunferência, e assim, oportunizando a construção de uma escola realmente inclusiva, na qual tenha-se uma preocupação de forma igualitária para com o aprendizado dos seus alunos e sempre levando em consideração a especificidade de cada estudante.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Benefícios de uma aula sobre prismas com a utilização de palitos e jujubas(2023-12-21) FERNANDES, David Lucas Gomes Leão; PINHEIRO, Roberto Vinícius Pinheiro; CARDOSO, Maria Nilzete Barreto; CORRÊA, Genivaldo dos Passos; http://lattes.cnpq.br/6321452953013620Este estudo objetivou verificar a eficácia de uma aula aplicada para os alunos do 1° B do Ensino Médio da E.E.E.F.M Professor Leonardo Negrão sobre prismas triangulares e quadrangulares a partir de suas construções utilizando jujubas para representar os vértices e palitos de (dente e churrasco) para representar as arestas. Para o arcabouço teórico, foi trazido as ideias de Torrione (2004), Lorenzato (2003) e (2006), dentre outros que defendem o uso de Materiais Didáticos Manipuláveis (MDMs) em sala de aula. Os dados foram coletados utilizando o método da observação participante e a câmera do celular para responder a dois indicativos que nortearam a pesquisa, sendo o primeiro denominado de ‘Eficiência da aula na visão dos autores’ e o segundo intitulado de ‘Eficiência da aula na visão dos alunos’, onde esta última foi solicitado para que os alunos escrevessem em seu caderno suas opiniões sobre essa abordagem pedagógica utilizada. Como resultados desses indicadores foi possível observar que os alunos sentiram interesse em aprender sobre prismas triangulares e quadrangulares como uso de jujubas e palitos, os mesmos se ficaram concentrados durante a explicação e construíram seus prismas com rapidez. Destarte, com a aplicação desse experimento nós presentes autores inferimos que utilizar MDMs no ensino de matemática é uma abordagem pedagógica válida e eficiente, onde a mesma deve ser implantada no ensino.