Graduação - ICSA
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A contribuição do bibliotecário na disseminação da informação: nortes para atuação do Agente Comunitário de Saúde(2025-04-02) SILVA, Juliana Costa da; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046; https://orcid.org/0000-0002-2581-2537Faz uma análise das similaridades entre as atribuições do bibliotecário e as do agente comunitário saúde (ACS), a fim de permitir dimensionar a importância e a contribuição da Biblioteconomia como norte para o melhor desempenho de outras profissões, em especial a do ACS. Mesmo sendo uma profissão vinculada à área da saúde, os atributos do bibliotecário são aplicáveis a atuação do ACS? os princípios biblioteconômicos podem contribuir de forma interdisciplinar e estratégica no tocante à disseminação da informação, seja por meio de conceitos acadêmicos ou por meio de questões práticas do fazer bibliotecário. O objetivo do artigo foi analisar a contribuição da Biblioteconomia na disseminação da informação na área da saúde. Como metodologia foram apresentados pressupostos teóricos e práticos para criar um elo entre a contribuição dos conhecimentos adquiridos no Curso de Biblioteconomia e aquilo que pode ser aplicado para melhorar a capacitação dos ACS, adotando-se uma pesquisa bibliográfica exploratória. Como resultado da análise a melhoria no serviço prestado à comunidade qualifica a dinâmica para construção de aprendizagem em saber pesquisar e usar a informação, contribuindo de forma melhor na disseminação da informação em saúde.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Disseminação da leitura na periferia de Belém pela Biblioteca Comunitária “Espaço Cultural Nossa Biblioteca”(2023-12-22) SILVA, Walbe Marinho da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO tema deste trabalho consiste em investigar como ocorre a disseminação da leitura por meio de uma biblioteca comunitária localizada em Belém do Pará, a qual atua também como espaço cultural. Como objetivo geral, a pesquisa discute o importante papel social da biblioteca comunitária Espaço Cultural Nossa Biblioteca na disseminação da leitura entre adolescentes e jovens do bairro do Guamá. Quanto aos procedimentos, a pesquisa é de natureza básica e tem como método a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa. Desse modo, os dados foram coletados dentro do espaço da Biblioteca Comunitária, no bairro periférico do Guamá, localizado na capital paraense. Também foi adotada uma análise categorial de conteúdo, para uma melhor compreensão dos fenômenos analisados nesta pesquisa. Como resultados, a pesquisa identifica que a disseminação da leitura ocorre, principalmente, por meio dos círculos de leitura, assim como verifica que a biblioteca comunitária ECNB está inspirando a vida de adolescentes e jovens ao fazê-los apreender seu protagonismo social e direitos enquanto cidadãos, capazes de ler e compreender os problemas presentes no contexto social onde se encontram, podendo atuar de forma ativa na sociedade a partir das diferentes percepções realizadas a partir da leitura. Conclui, portanto, que os espaços culturais e a biblioteca comunitária são aliados importantes para disseminar e promover a leitura na periferia. A pesquisa também ressalta que os mediadores são figuras essenciais nas práticas leitoras, pois o papel deles dentro do espaço da biblioteca comunitária é de grande importância. Por fim, também é possível reafirmar a importância de uma biblioteca comunitária em periferias do país como um agente de transformação social, educacional e cultural não só de adolescentes e jovens, mas igualmente de toda a comunidade em que ela se insere.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A escola e a disseminação pedagógica da informação sobre violência sexul: um estudo na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos(2025-04-03) SOUZA, Vanessa Tatiani Ferreira de; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058O estudo trata dos desafios que a Biblioteca escolar da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos enfrenta na disseminação pedagógica da informação sobre violência sexual em grupos de jovens estudantes. Para apresentar o contexto o qual ocorre a disseminação da informação sobre a prevenção de violência sexual para os alunos de ensino fundamental e médio da EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos, e, para o seu alcance, foram determinados os seguintes objetivos específicos: a) identificar ações de prevenção referente à violência sexual na EEEFM Dom Alberto Gaudêncio Ramos; e b) constatar o papel da biblioteca escolar na disseminação da informação sobre a prevenção à violência sexual. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é apresentada com um teor exploratório, de natureza básica, de abordagem qualitativa. E sobre os instrumentos para coletas de dados, desenvolveu-se a observação não participante, bem como, a aplicação de questionário semiestruturado na direção do colégio. Como resultado da pesquisa, evidenciou-se que a ausência de bibliotecários compromete a efetividade da disseminação pedagógica de informações sobre a prevenção da violência sexual nas escolas públicas, ressaltando a urgência de políticas públicas que garantam sua atuação fixa como agentes formadores e protetores dos direitos de crianças e adolescentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A evolução do setor Braille da Biblioteca Pública Arthur Vianna na perspectiva da mediação da informação(2025-04-03) CARMO, Renato Ramon Santos do; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859; https://orcid.org/0000-0002-6439-0058Com o crescimento populacional de pessoas com deficiência visual, e a sua eventual inserção nos espaços informacionais, faz-se necessário repensar no que tange seus direitos no processo de acesso ao conhecimento dentro do contexto da mediação da informação. Assim, o artigo define como objetivo geral: evidenciar os eventos que mais marcaram a trajetória informacional e sociocultural do setor Braille; define como objetivos específicos a busca por examinar as mudanças relacionadas ao suporte informacional, à competência informacional e ao perfil do usuário. Baseia-se como um estudo qualitativo, exploratório e documental, por se adentrar em analisar um espaço e o perfil das pessoas que ali frequentam, além de obter informações através de recortes de jornais da própria Biblioteca Pública Arthur Vianna, utilizando como principal técnica metodológica a entrevista semiestruturada composta de três questões abertas aplicadas ao pedagogo responsável pelo setor Braille a mais de dezesseis anos, e do aporte teórico de levantamento Bibliográfico, que fundamentam boa parte da pesquisa, através da entrevista obtivemos informações pertinentes que delinearam grande parte do desenvolvimento da pesquisa. A partir disso, os resultados evidenciaram que a evolução no que tange suportes, competências e perfil do usuário perpassam pelas grandes tecnologias assistivas, onde a mesma desempenham um papel importante no que concerne às principais conquistas do espaço. Percebe-se que o setor Braille desempenha um grande papel na sociedade paraense no que tange à informação inclusiva, sendo referência em serviços de mediação para as pessoas cegas e ainda promovendo recursos que fomentam a cultura, a educação e a inclusão para a comunidade cega.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da educação inclusiva no curso de Biblioteconomia: uma análise curricular(2024-11-01) SIQUEIRA, Adriana Caroline da Silva; SILVA SOBRINHO, Telma do SocorroAborda a importância da Educação Inclusiva, como componente curricular, para o Curso de Biblioteconomia, que venha a formar bibliotecários com conhecimentos teóricos e vivências práticas, capazes de reforçar a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças, sejam elas físicas, raciais, culturais. O objetivo principal do estudo em questão é analisar os currículos de três Universidades Federais da Região Norte - Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade Federal de Rondônia (UNIR) que oferecem o curso de Biblioteconomia de forma presencial, para identificar se há um currículo alinhado aos objetivos, características e resoluções de um ensinar e aprender, coeso as qualificações e ressignificações da Educação inclusiva, que pode subsidiar uma formação de qualidade do acadêmico com ou sem deficiência, compromissada com a inclusão e o respeito às diversidades. Quanto à leitura dos dados, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa. Como resultado, após a análise dos conteúdos curriculares da UFPA, UFAM e UNIR. Se conclui que é possível observar que a Educação inclusiva ainda é pouco trabalhada, principalmente como componente curricular obrigatório do curso de Biblioteconomia.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A informação para o desenvolvimento de cidades sustentáveis na Amazônia brasileira(2025-04-03) SILVA, João Paulo de Sousa; MARTINS, Kátia Luciane Macedo; http://lattes.cnpq.br/3619308465023439; https://orcid.org/0000-0002-8165-5329; CONDURÚ, Marise Teles; http://lattes.cnpq.br/6085807397296909; https://orcid.org/0000-0003-4545-4199Estudo sobre o papel da informação no desenvolvimento de cidades, com o objetivo geral de analisar a informação que contribui para tornar as cidades sustentáveis na Amazônia brasileira. Como objetivos específicos, busca-se: a) caracterizar as cidades sustentáveis; b) identificar perfis sustentáveis de cidades amazônicas brasileiras, por meio da informação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, conduzida em duas etapas: a primeira consistiu no levantamento e definição das características de cidades sustentáveis; a segunda identificou-se Manaus, Belém, São Luís, Porto Velho e Ananindeua como objetos de análise, selecionadas por sua relevância econômica, densidade populacional e representatividade regional. Essas cidades desempenham papéis estratégicos na região, seja como centros urbanos consolidados, polos logísticos ou zonas de intensa atividade socioeconômica, o que torna essencial a avaliação de seu grau de sustentabilidade. A análise utilizou indicadores comuns a cinco metodologias: Pegada Ecológica, Painel da Sustentabilidade, Barômetro da Sustentabilidade, Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) e ABNT NBR ISO 37120. Os resultados apontam desigualdades nos níveis de sustentabilidade entre os municípios: Manaus e São Luís apresentaram melhores índices de infraestrutura e qualidade de vida, enquanto Porto Velho e Ananindeua enfrentam desafios em saneamento e mobilidade. Belém, apesar de sua importância econômica, revelou fragilidades em segurança e esgotamento sanitário. Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável. Conclui-se que a abordagem metodológica adotada permitiu uma visão abrangente das condições socioeconômicas e ambientais das cidades analisadas, evidenciando o papel estratégico da informação na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade regional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A mediação da informação e da leitura na biblioteca infantil da Usina da Paz da Terra FIirme em Belém - PA(2023-07-19) SOUSA, Waldinei Romano de; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XO estudo investiga a mediação da informação e leitura na Biblioteca da Usina da Paz da Terra Firme em Belém - PA. A justificativa sustenta-se pela proximidade com o tema ao longo do ano de 2022, por meio de atividades acadêmicas proporcionadas pela graduação. A pesquisa é de natureza básica, do tipo exploratória descritiva, com abordagem qualitativa. O método de pesquisa utilizado foi a Pesquisa de Campo, a partir da observação e aplicação de questionário. Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica para construção do referencial teórico, por meio da conceitualização da mediação da informação. O estudo caracteriza-se como por pesquisa exploratória descritiva, por meio de pesquisa de campo para a realização de coleta de dados. Quanto à natureza dos dados coletados foi a partir da observação e questionário elaborado a fim de conhecer as competências e habilidades que o profissional bibliotecário possui e conhecer o perfil dos mediadores da informação. O estudo foi pensado a partir da necessidade de compreensão sobre a mediação da informação e da leitura e das dimensões da mediação na prática na Biblioteca. Conclui-se que a mediação da informação e da leitura desempenham um papel crucial na sociedade contemporânea, ajudando-nos a navegar por um mundo repleto de informações e a desenvolver o potencial intelectual. Finaliza com a certeza da necessidade da aprendizagem continuada para o seguimento de uma mediação da informação e da leitura de forma e com o objetivo de sempre formar cidadãos críticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Mediação da informação nas redes sociais e o papel dos bibliotecários no enfrentamento à desinformação(2025-03-28) MARTINS, Regina Célia Ferreira; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904Introdução: Analisa o papel do bibliotecário na promoção da competência informacional em um contexto marcado pelo excesso de informações e pela disseminação de desinformação e fake news nas redes sociais. Destaca-se a crescente dificuldade em identificar fontes confiáveis devido ao ambiente saturado de informações, o que leva à necessidade de habilidades e competências específicas para avaliação das informações. Objetivo geral: Investigar o papel do bibliotecário na mediação da informação e na promoção da competência informacional no âmbito das redes sociais digitais. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória com abordagem qualitativa, por meio do método Pesquisa Bibliográfica, com levantamento de dados na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com critérios de seleção de publicações de 2019 a 2024 e palavras-chave específicas, para analisar o papel do bibliotecário na mediação da competência informacional, nesse cenário. Resultados: A análise revelou que a atuação do profissional bibliotecário vai além do gerenciamento das bibliotecas, englobando ações educacionais de capacitação junto aos usuários a fim de discernirem entre informações verdadeiras e desinformação. A relevância da pesquisa é corroborada pela evidente necessidade de colaboração interdisciplinar entre bibliotecários, educadores e outros profissionais na luta contra a desinformação. Além disso, o trabalho aponta para a importância de programas e materiais educativos que promovam a conscientização sobre desinformação e recomenda uma formação continuada para bibliotecários, abrangendo não apenas competências técnicas, mas também habilidades culturais e comunicacionais, a fim de prepará-los para os desafios contemporâneos da sociedade da informação. Considerações finais: O bibliotecário deve ser visto como um mediador eficaz e um agente transformador, capaz de promover um ambiente informativo mais justo e crítico, destacando a necessidade de reavaliação das práticas de formação e capacitação destes profissionais para que possam atuar de forma estratégica em um mundo digital em constante evolução.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A Representação do arquivista na indústria cultural : Um estudo de caso do arquivista ficcional na Crônica do Matador do Rei(2024-05-30) SOBRAL, Clara Christina Miranda; RODRIGUES, Fernando de Assis; http://lattes.cnpq.br/5556499513805582; https://orcid.org/0000-0001-9634-1202A representação ficcional da profissão do arquivista em produtos da indústria cultural pode influenciar a percepção social sobre esse campo de atuação. Problema de Pesquisa: Áreas do conhecimento com menor notoriedade ao público geral, como a Arquivologia, podem usufruir dos produtos da indústria cultural como uma forma de ampliar a possibilidade de retratar, mesmo que de forma lúdica e/ou artística, uma determinada profissão, incluindo plena ou parcialmente as suas principais atividades. Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar as representações de personagens que retratam de forma lúdica o arquivista em produtos da indústria cultural, tendo como amostra a série literária A Crônica do Matador do Rei, de Patrick Rothfuss. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e de objetivo descritivo, fundamentada em análise bibliográfica e textual da obra. As etapas envolveram a leitura integral da série, identificação de personagens relacionados à Arquivologia, descrição de suas atividades e comparação com as práticas profissionais reais previstas na legislação brasileira e na literatura arquivística. Resultados: Foram identificadas interseções entre ações dos personagens e práticas arquivísticas como atendimento ao usuário, controle de acesso, difusão sobre o acervo, orientação para preservação e descrição documental. Também foram observadas ausências de práticas como elaboração de pareceres, diagnóstico arquivístico e consultoria. Conclusão: A pesquisa atendeu ao objetivo proposto e demonstrou que, mesmo em narrativas ficcionais, é possível reconhecer representações que dialogam com a atuação de arquivistas e técnicos de arquivo, embora nem sempre de forma completa ou realista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A utilização da inteligência artificial em bibliotecas universitárias: um estudo no SIBI/UFPA(2025-09-15) SANTOS , Rafael Henrique Ribeiro dos; SANTOS NETO, João Arlindo dos; http://lattes.cnpq.br/9296179246118904; https://orcid.org/0000-0003-1833-911XA Inteligência Artificial (IA) está presente em diferentes contextos e situações, organizações e profissionais têm adotado o seu uso para otimizar não apenas o tempo despendido, mas para aprimorar os fazeres. No contexto das bibliotecas, especificamente, esta também é uma realidade que aos poucos vem acontecendo. Assim, o objetivo geral deste estudo é compreender se e como os bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (SIBI/UFPA) utilizam ferramentas de IA em seu ambiente de trabalho, para cumprir o objetivo foram propostos os seguintes objetivos específicos: Conhecer a familiaridade dos bibliotecários com ferramentas baseadas em IA; Levantar quais ferramentas ou recursos baseados em IA são mais utilizados; Discutir como a IA pode influenciar na atuação do bibliotecário e nos serviços oferecidos pela biblioteca e Apontar possíveis obstáculos que impedem a implementação de IA por bibliotecários do SIBI/UFPA. A pesquisa de caráter descritiva, foi realizada a partir do método de levantamento e por meio de um questionário online aplicado aos bibliotecários do sistema. Os resultados evidenciam que a maior parte dos participantes já faz uso da IA em sua vida pessoal e em sua rotina profissional, destacando o desejo da maioria por jornadas de capacitação. Observou-se que a IA é percebida como um recurso de grande potencial para otimizar processos, apoiar a tomada de decisões e oferecer suporte às atividades biblioteconômicas, embora seu uso demande senso crítico, postura ética e formação adequada. Conclui-se que a adoção da IA no contexto das bibliotecas universitárias representa não apenas um avanço tecnológico, mas também uma oportunidade de fortalecimento da atuação do bibliotecário e de desenvolvimento da Biblioteconomia e Ciência da Informação frente aos desafios contemporâneos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ação e mediação cultural no contexto da biblioteca escolar: uma pesquisa bibliográfica na literatura biblioteconômica(2018) FERREIRA, Andressa Pereira; SANTOS, Nara Raimunda de Almeida; http://lattes.cnpq.br/5262252766774913Este trabalho trata da ação e mediação cultural na perspectiva da biblioteca escolar e no poder transformador que a mesma pode exercer nesse espaço. Com o objetivo de esclarecer como essas ações podem contribuir para se enxergar a biblioteca escolar como um ambiente de produção cultural. Buscando para isso apresentar as definições de ação e mediação cultural, apresentado também exemplos de atividades culturais, que podem ser aplicadas na unidade e contribuir para o desenvolvimento socioeducativo dos alunos, enfocando o papel do bibliotecário como agente cultural. Destacando a sua formação acadêmica, essencial para atuarem na área cultural. Concluindo a pesquisa, considera-se que as ações culturais são instrumentos relevantes, as quais a biblioteca pode fazer uso para melhorar seu atendimento e oferecer um ambiente de lazer e entretenimento para o usuário. Sendo apontadas as limitações da pesquisa e indicações para novas, a fim de enriquecer o tema “cultura” em bibliotecas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Acervo da divisão de ordem política e social do Estado do Pará: recolhimento, tratamento e acesso(2022-12-12) SILVA, Jonas Mescouto da; TENAGLIA, Mônica; http://lattes.cnpq.br/2126481201660872; https://orcid.org/0000-0002-5537-0143Este trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como finalidade descrever as atividades de identificação e recolhimento, tratamento e acesso ao acervo DOPS/PA, pertencente ao fundo arquivístico da Secretaria de Segurança Pública (SEGUP), custodiado pelo Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). Como objetivos específicos, buscou-se apresentar a SEGUP e o DOPS/PA; contextualizar o APEP e as atividades de identificação e recolhimento do acervo DOPS/PA; e apresentar o Acervo a partir de seu tratamento documental e acesso. Para realização deste trabalho, foi utilizado o método de pesquisa documental qualitativa e levantamento bibliográfico, além de um relatório do APEP sobre o acervo DOPS/PA e entrevista semi-estruturada com o atual diretor do APEP. Como resultado, foi possível compreender, através da contextualização histórica, a produção desses documentos e se familiarizar com as suas instituições de origem e guarda, assim como o seu papel na sociedade. Ademais, foi possível compreender como se deu o recolhimento, tratamento e acesso ao Acervo. Dessa forma, é possível concluir que a disponibilização desses documentos pode contribuir para pesquisas futuras e a efetivação de direitos, ajudando a entender melhor o período histórico em que esses documentos foram produzidos e os modos operacionais do DOPS/PA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acervo de obras raras biblioteca Arthur Vianna: o processo de digitalizaçao(2018) PERGAMINELLIS, Marcelo Lopes; SAMPAIO, Maria Raimunda de Sousa; http://lattes.cnpq.br/9068687817939326A pesquisa aborda a Biblioteca Pública Arthur Vianna, onde promove o acesso à informação ao publico geral. Como objetivo geral dessa pesquisa é conhecer a mudança do formato físico para oformato digital da biblioteca. E sua metodologia é de caráter descritivo e fez-se o uso de dois métodos “quali-quanti”. Os dados foram coletados por um guia de entrevista aplicado aos integrantes do “Projeto Obras Raras E Antigas -Acervo Digital”onde está inserida a Biblioteca. A partir da pesquisa de campo observou-se a importânciado setor de obras raras, em virtude de seu valor histórico e cultural, e pelo processo de digitalização dos mesmos para o acesso ao acervo digitalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo de obras raras da Biblioteca Central da UFPA: os impressos do século XVII(2018-12-03) MOURA, Kátia Cilene Garcia de; FERREIRA, Rubens da Silva; http://lattes.cnpq.br/1179934046983248Estuda as obras raras do acervo da Biblioteca Central (BC/UFPA) publicadas no século XVII. Busca conhecer esse acervo em suas características de raridade e estado de conservação. Utiliza a pesquisa bibliográfica e visitas ao setor de Obras Raras da BC para coleta de dados. O corpus do estudo é formado de quatro publicações: a) El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha (1605-1615); b) Les religions du monde… (1666); c) Copia de dos cartas escritas de un misionero… (1681); and d) La femme desmasquée… (1698). Revela que apenas a obra de Miguel de Cervantes encontra-se registrada no Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras. Do corpus da pesquisa, somente El ingenioso hidalgo Don Quixote de La Mancha... e Les religions du monde... possuem versões digitalizadas disponíveis na Internet. Encontra obras importantes não somente pelo valor informativo, mas também pelo valor financeiro por meio do qual podem ser qualificadas como valiosas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará(2013) SOARES, Luciana Nogueira; OLIVEIRA, Hamilton Vieira de; http://lattes.cnpq.br/3172995771315859Pesquisa documental sobre o acervo de Obras raras da Biblioteca Central da Universidade Federal do Pará, datadas do século XVII ao século XX apresentando títulos de diversas áreas do conhecimento. Como fonte de informação importante observou-se a necessidade de elaboração de um catálogo eletrônico que permite ao usuário aprofundar nos mais variados assuntos. A consulta a esse saber pode ser feita online, porém a Biblioteca Central ainda não dispõe de um catálogo automatizado que busca a bibliografia por intermédio de equipamentos informatizados. O percurso metodológico valeu-se de um levantamento bibliográfico das coleções disponíveis no acervo. Destacam-se algumas obras em cada século e demonstram-se quantitativamente, através de gráficos, os títulos disponíveis em cada período e os assuntos abordados. Nesse contexto, conclui a pesquisa mostrando a relevância do catálogo eletrônico como instrumento de recuperação da informaçãoTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervo Fotográfico do Museu da Universidade Federal do Pará – MUFPA: análise dos métodos de preservação(2019) DIAS JUNIOR, Carlos Daniel do Amaral; SANTOS JUNIOR, Roberto Lopes dos; http://lattes.cnpq.br/3355963647616547Análise dos métodos de preservação aplicados no museu da Universidade Federal do Pará – MUFPA, focando no acervo de fotografias relacionados a Universidade Federal do Pará –UFPA - festas, aniversários, imagens de reitores e do espaço interno do museu - identificando como esses métodos foram aplicados no acervo. A pesquisa foi realizada mediante estudo de caso, de caráter, bibliográfico e qualitativo, no qual foi realizado visitas de campo ao acervo do MUFPA para se obter informações sobre o mesmo. A pesquisa identificou que, apesar de práticas eficientes localizadas, o acervo precisa de ajustes para aprimorar suas estratégias de preservação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acervos documentais de movimentos sociais: aspectos de memória e identidade cultural no Arquivo da Comissão Pastoral da Terra - Belém(2021-06-23) SANTOS, Geovanna Figueiredo dos; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153Considerando a pouca visibilidade dos arquivos de movimentos sociais, o foco desta pesquisa foi a dimensão de informações presentes no arquivo da Comissão Pastoral da Terra (CPT) - Belém. O objetivo do trabalho foi levantar estudos teóricos sobre acervos de movimentos sociais; dimensões da memória e conceitos de identidade; apresentar e compreender os aspectos do acervo da Comissão Pastoral da Terra e, a partir da análise documental, identificar os aspectos de identidade cultural relacionada ao movimento camponês na Amazônia paraense, evidenciados por meio desse acervo. A metodologia consistiu em pesquisa bibliográfica em bases de dados e pesquisa documental no arquivo da CPT. Como resultados, apresenta-se as relações entre memória, identidade, arquivos e representação, destaca-se algumas dificuldades enfrentadas pelos movimentos sociais do campo, sua representação por meio da documentação, a importância de perpetuar as memórias de suas lutas como meio de alcançar seus direitos, bem como a importância dos aspectos identitários no reconhecimento e difusão desses acervos. Concluiu-se, no que se refere ao contexto dos documentos produzidos pela CPT, que a identidade está relacionada à atribuição de significado, sentido e ressignificação das ações humanas registradas nos documentos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O acesso a documentos arquivísticos produzidos pelas instituições federais de ensino superior: uma abordagem sobre critérios estabelecidos pela lei de acesso à informação(2017) BARATA, Ivana Lúcia Neves de Souza; BARROS, Lucivaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/3198342223137046O trabalho aborda uma análise sobre gestão documental nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Belém, observando se a Lei de Acesso à Informação (LAI) está sendo aplicada de acordo com os critérios estabelecidos pela referida norma. As Instituições analisadas foram a Universidade Federal do Pará – UFPA e o Instituto Federal do Pará – IFPA. A LAI como ficou conhecida, entrou em vigor no dia 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitou a qualquer cidadão receber dos órgãos e instituições Públicas informações registradas nos documentos das IFES. O Trabalho tem por objetivo diagnosticar as dificuldades na gestão de documentos dentro dos arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior – UFPA e IFPA em Belém assim como observar sua aplicação em relação com os padrões da norma da referida lei. O Trabalho está dividido da seguinte maneira: Introdução, Problema e Justificativa, Objetivos, Metodologia; Referencial teórico; Critérios da LAI para acesso a documentos nas IFES; Resultados, Discussão e Considerações finais. Para estudo adotou-se como metodologia a pesquisa exploratória com estudo de caso e aplicação de questionário. Como resultado obtido, tudo indica que as IFES estudadas estão procurando aplicar os critérios estabelecidos pela Lei de Acesso à Informação, e tendo em vista o fato de a norma ser recente no campo da arquivística conclui-se, portanto que a LAI é um campo que necessita de estrutura nos arquivos da IFES. As mudanças começam a surgir com a admissão de profissionais de arquivologia, sendo esta ação de ajuda no atendimento ao solicitante da informação e assim contribuir para a transparência nos atos administrativos e assegurando o direito dos cidadãos às informações contidas e registradas nos documentos, produzidos por estas instituições.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acesso à informação e transparência ativa no portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará(2019) ASSUNÇÃO, Renato Vieira da; FURTADO, Renata Lira; http://lattes.cnpq.br/9936991322389586; https://orcid.org/0000-0001-5428-2451A pesquisa buscou analisar a aplicabilidade da Lei de Acesso à Informação e a transparência ativa no Portal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. As diretrizes da Lei nº 12.527/2011 e do Decreto 7.724/2012 estabelecem padrões para os sites das instituições públicas relacionados ao conceito de transparência ativa. Partindo desse conceito os órgãos e entidades da administração pública têm o dever de informar a sociedade de forma proativa e espontânea, sobre sua gestão e seus atos, por meio da divulgação de informações públicas por eles produzidas ou custodiadas. Desta forma, independentemente de requerimento a divulgação dessas informações devem ser realizadas por meio dos sites institucionais de forma clara e objetiva em linguagem cidadã, evitando que possam ter seu entendimento comprometido por uso de nomenclaturas pouco conhecidas ou termos técnicos. Passados sete anos da regulamentação dessas diretrizes a literatura especializada tem apontado que parte significativa das instituições públicas tem descumprido a legislação de acesso à informação, em particular, sob a prisma da transparência ativa. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivos específicos verificar se o portal do Instituto Federal do Pará cumpre as diretrizes de transparência ativa e, analisar se a informação arquivística está sendo disponibilizada de forma compreensível e prática assim como determina a Lei de Acesso à Informação e o Decreto 7.724/12. Para isso foram estabelecidos dez indicadores e/ou requisitos baseados na legislação e nas recomendações da Controladoria Geral da União. Além disso também foi estabelecida uma escala de nível de atendimento, sendo que: o requisito poderia ser atendido integralmente, parcialmente ou não ser atendido. O resultado obtido pela pesquisa corrobora com o que é apresentado pela literatura, dos requisitos estabelecidos por esse trabalho o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará atendeu integramente 60% deles, deixando de atender 30% e atendendo parcialmente 10%. Desta forma, a Instituição apresenta um grau elevado de descumprimento das diretrizes legais de acesso à informação e transparência ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Acesso à Informação como instrumento de participação social: uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão na Universidade Federal do Pará (2012-2018)(2018-12-17) ROCHA, Roseane da Vera Cruz da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383A lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, instituída com a competência de garantir direitos e modificar as relações entre o cidadão e as instituições públicas é uma conquista acerca de um principio considerado fundamental na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CRFB/88, a do direito de acesso à informação pública. Neste sentido, este trabalho busca contextualizar esse direito a partir de um pequeno recorte histórico sobre o controle e o acesso das informações públicas desde a antiguidade clássica até o contexto contemporânea, revelando o papel social dos arquivos nessa construção da dimensão pública da informação. Essas questões são discutidas para além do enfoque histórico, buscando compreender a lógica da lei a partir de uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade Federal do Pará, balizando os instrumentos de transparência pública como um mecanismo de controle e participação social.