Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "School feeding"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ações municipais para oferta de alimentação escolar durante a pandemia da covid 19 no ano de 2020: um retrato da região imediata de Abaetetuba/Pa.
    (2021) CAMPOS, Jenifer Lopes; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523X
    A alimentação escolar é um direito assegurado na Constitucional Federal do Brasil, sendo dever do Estado garantir a todos os estudantes matriculados na rede pública de educação básica. Desde março de 2020, com a declaração da pandemia da COVID­19 pela infecção viral do Sars­Cov 2, medidas diversas têm sido tomadas para o controle da doença, dentre elas a suspensão de aulas presenciais, colocando em risco a garantia do direito humano à alimentação escolar na rede pública de ensino. Diante disto, este estudo teve por objetivo descrever as ações municipais implementadas na região intermediária de Abaetetuba para garantir a alimentação escola r durante o período da crise sanitária da COVID­19. Trata­se de um estudo transversal e quantitativo. As informações foram obtidas através de um banco de dados, onde o mesmo foi padronizado, limpo de duplicatas e realizado a estatística nos programas Excel e software Epi Info 7. Os resultados demonstraram que as Entidades Executoras dos municípios da região imediata de Abaetetuba executaram ações para distribuição de alimentos adquiridos com os recursos do PNAE. Embora importantes, essas estratégias têm alcance limitado. Neste período de crise sanitária da COVID­ 19 e em função do aumento da vulnerabilidade social, o PNAE assume um papel fundamental de enfrentamento da fome. Portanto, os governantes devem preservar e ampliar as ações do PNAE.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Adversidade do nutricionista para o processo de aquisição de gênero da agricultura familiar de determinadas regiões intermediárias do Estado do Pará
    (2023-07-04) CRESCÊNCIO, Josiane Pantoja; SILVA, Isameriliam Rosaulen Pereira da Silva; http://lattes.cnpq.br/2291198571306745; DUTRA, Claudia Daniele Tavares; http://lattes.cnpq.br/4293912171586268
    Objetivo: Analisar as principais adversidades dos nutricionistas responsáveis técnicos (RTs) para processo de aquisição de gênero da agricultura familiar de determinadas regiões intermediárias do estado do Pará. Método: Estudo transversal com abordagem quali quantitativa, realizado em algumas regiões intermediárias do estado do Pará, no período de 2019 a 2021, executado pelo CECANE/UFPA. Foram selecionados 20 municípios que apresentaram um percentual inferior a 30% de compras oriundas da AF. O estudo iniciou por meio do contato com a RT, de cada região, através de ligação e mídias sociais e por e-mail, onde foi encaminhado o link de acesso da ferramenta Google Forms®, versão nº 0.8/2015 para preenchimento do questionário com perguntas abertas e fechadas de múltiplas escolhas sobre o Programa Nacional em Alimentação Escolar-PNAE. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel® e analisados de acordo com as legislações do PNAE. Resultados: Observou-se que a maioria dos nutricionistas apresentava o vínculo através de contratos temporários, falta de quadro técnico, dificuldades na participação das chamadas públicas e na elaboração do termo de referência. Em relação aos agricultores e gestão do município, destaca-se o não recebimento de propostas de projeto de venda, para contemplar as pautas de compras no edital, quantidade insuficiente de produção local, falta de variedades dos produtos, inviabilidade dos produtores, quanto ao fornecimento regular dos gêneros alimentício e descumprimento de contratos através dos agricultores, itens pelos quais prejudicam a aquisição de produtos da AF. Na pandemia (2020) foram identificados: falta de estrutura e armazenamentos para os produtos da AF e a inclusão destes na composição dos kits de alimentos. Conclusão: As principais adversidades dos RTs encontradas neste estudo (falta de quadro técnico, impasse com a chamada pública e entraves relacionados aos agricultores e entidade executora) ressalta a relevância do nutricionista no processo de aquisição de gêneros alimentícios proveniente da AF, visto que o mesmo é um elemento essencial para a boa execução do PNAE.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alimentos para o mercado institucional da alimentação escolar: um estudo a partir das chamadas públicas na região do Arquipélago do Marajó
    (2018) MARTINS, Jamilly Lopes; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523X
    O objetivo deste estudo foi analisar o perfil das chamadas públicas do Marajó, identificando os principais entraves na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Foram analisados 13 editais de chamadas públicas disponíveis em sítios eletrônicos oficiais. Avaliando o repasse e a aplicação dos recursos destinados à agricultura familiar, bem como o perfil dos alimentos encontrados. Com o auxílio de um check­list, avaliou-­se as inconformidades dos editais. Dentre os principais resultados obtidos, destacou-­se a inexistência de cronograma com local e horário das entregas, descrição do período de abertura dos editais inadequada, ausência de definição dos preços, ausência de descrição da periodicidade das entregas, solicitação da data de validade, teste de amostras, e de menção à substituição de alimentos. O perfil dos alimentos encontrados estava adequado às especificações do PNAE (Lei 11.947/2009). Conclui­-se que os dados obtidos foram satisfatórios em sua maioria. Uma das metas a ser alcançada é a qualificação do setor de compras das Entidades Executoras, visando o aprimoramento na elaboração dos editais, para um processo de compra mais justo e transparente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise da adequação normativa de chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar destinados ao programa nacional de alimentação escolar nos municípios do estado do Pará
    (2019) SILVA, Mário Luiz Oliveira da; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523X
    INTRODUÇÃO: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é a política pública mais antiga em vigor no Brasil, a qual atualmente é responsável pela alimentação de mais de 41 milhões de alunos da rede pública de ensino e desde sua criação tem avançado em vários aspectos. Com a promulgação da Lei 11.947/2009, foi garantido o investimento de no mínimo 30% dos repasses federais para a aquisição de produtos da agricultura familiar. OBJETIVO. O objetivo do presente trabalho foi analisar a adequação normativa das chamadas públicas para aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) de municípios paraenses. METODOLOGIA: Trata­-se de um estudo analítico descritivo com analise de 43 Chamadas Públicas disponíveis no site do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-­PA) referente ao período de publicação de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2018. RESULTADOS: Os resultados mostraram diversas inconformidades e faltas de informações detalhadas sobre aspectos de logísticas de distribuição, cronograma de entrega, preços pagos, critérios de seleção de projetos de venda, anexos do edital e cláusulas contratuais nos editais de chamadas públicas. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram que, após 10 anos de promulgação da lei, as Secretarias de Educação dos municípios, Entidades Executoras, ainda não conseguem elaborar o edital de chamada pública que atenda todas as normativas que orientam o processo de compra de alimentos da agricultura familiar para o programa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das especificações dos alimentos contidos nos editais de chamada pública do programa nacional de alimentação escolar – PNAE no estado do Pará
    (2019) PEREIRA, Emilli Roberta Sousa; BARROS, Flavio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4706140805254262; https://orcid.org/0000-0002-6155-0511; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523X
    Introdução: O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), regulamentado pela Lei nº 11.947/09, estabeleceu a oferta de alimentação saudável e educação alimentar e nutricional. É também estabelecido que, no mínimo, 30% do recurso advindo do FNDE deve ser destinado a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. Objetivo: Verificar o cumprimento do inciso 1º do artigo 14, da Lei nº 11. 947/2009, e do artigo 33, da Resolução CD/FNDE nº 26/2013, e demais legislações vigentes. Metodologia: Trata-­se de um estudo transversal com análise quantitativa realizado em 15 municípios do estado do Pará, através de pesquisa on line de editais de chamada pública, sendo descartados os municípios que não disponibilizaram o edital nos meios de busca. Resultados: Os resultados demonstraram inconformidades em todos os municípios pesquisados, observando a ausência de informações necessárias para adequação do produtor rural sobre a qualificação dos alimentos nas chamadas públicas. Conclusão: A maioria dos gestores e responsáveis técnicos não tem considerado as legislações vigentes para descrição das especificações dos alimentos em suas chamadas públicas.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Atuação do nutricionista na alimentação escolar: uma revisão sistemática
    (2018) COSTA, Felipe Alcântara da; FRAZÃO, Andréa das Graças Ferreira; http://lattes.cnpq.br/5712188054153873; SILVA, Luisa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779
    Introdução: O profissional nutricionista vem ampliando cada vez mais seu espaço de atuação no mercado de trabalho, tanto no setor público como no privado, desde a regulamentação da profissão 1967, as instituições de ensino superior que ofertam curso de graduação em nutrição aumentaram bastante. Objetivo: o objetivo da presente revisão sistemática foi descrever a atuação do nutricionista na alimentação escolar relatados nas bases cientificas. Metodologia: Revisão sistêmica, com busca no banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando as bases de dados: Lilacs e Scielo usando os descritores “Políticas de Alimentação e Nutrição”, “Alimentação escolar”, “Nutricionista”, “Educação alimentar e nutricional” e “Saúde na escola”. Foram incluídos: documentos que estivesses de acordo com o objetivo proposto por este estudo, nacionais, publicados nos últimos 10 anos e disponíveis no formato completo. Foram excluídos: documentos que não correspondiam ao período de 2008­2017, incompletos, repetidos, internacionais, e os que não faziam referência a objetivo deste estudo. Resultados: A maioria dos estudos foram publicados no ano de 2013, sendo que maior parte foi publicado na Revista de Nutrição, boa parte destes estudos foram realizados na região Sul. As atividades mais realizadas pelos nutricionistas referem­-se ao diagnostico nutricional dos alunos, a interação com os agricultores familiares, a supervisão nas atividades de higienização e o assessoramento do Conselho de Alimentação Escolar – CAE. Conclusão: A partir da revisão sistemática, evidenciou­-se que os nutricionistas desenvolveram algumas atividades obrigatórias previstas na legislação, contudo ações obrigatórias como a elaboração de fichas técnicas, manual de boas práticas e aplicação de testes de aceitabilidade apareceram negligenciadas nos artigos selecionados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação de cardápios ofertados em escolas públicas no município de Belém-Pa
    (2021) PEREIRA, Sabrina de Melo; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779; https://orcid.org/0000-0002-9065-7879
    Objetivo: Avaliar os cardápios ofertados nas escolas públicas do município de Belém PA. Metodologia: realizou­se um estudo de caráter descritivo quantitativo e documental, que avaliou cardápios coletados de escolas públicas de ensino fundamental integral do município de Belém, durante o ano de 2018. Na análise dos cardápios utilizou­se da Resolução CD/FNDE n° 26/2013 para classificação de frutas e hortaliças, presença de preparações doces e, quantificação de sódio enquanto na avaliação de alimentos da sociobiodiversidade, proibidos e restritos o IQ cosan. Resultados: foram elaboradas 49 refeições pelo nutricionista, para atender os 200 dias letivos, e simulado 1 cardápio semanal. Constatou­se a presença do grupo frutas e hortaliças em todos os dias da semana, totalizando uma oferta semanal de 337g. As preparações doces e/ou doces não se faziam presentes no cardápio anual. Quando avaliado a quantidade de sódio presente no cardápio anual, das 49 preparações elaboradas, demonstraram adequação 98.88% (n=46) e na avaliação do “cardápio semanal simulado” todos demostraram adequação. Em relação a presença de alimentos regionais e da sociobiodiversidade, notou­se que das 49 preparações elaboradas, 20,4% (n=10) incluíam estes alimentos e, no “cardápio semanal simulado”, com aplicação da ferramenta IQ COSAN, ficou evidente a presença de 2 alimentos. Quanto a presença de alimentos restritos, 49 preparações 16,32% (n=8) os continham e, não havia alimentos proibidos. Conclusão: observa­se carências nos cardápios do PNAE, visto que a oferta inadequada de nutrientes acarreta o comprometimento da oferta de uma alimentação saudável para os estudantes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estrutura física das unidades produtoras de refeições de escolas públicas do estado do Pará
    (2019) SILVA, Wdson Oneyl Martins da; DIAS, Ivanira Amaral; http://lattes.cnpq.br/9277043318765721; https://orcid.org/0000-0003-1928-523X
    Este estudo teve por objetivo avaliar a estrutura físico funcional de escolas municipais localizadas no Estado do Pará. Trata-­se de estudo analítico transversal, quantitativo e descritivo, cuja coleta de dados foi realizada no período de março de 2017 a setembro de 2018, tendo como universo 52 escolas municipais do estado do Pará, 26 delas localizadas na zona urbana e as outras 26 escolas localizadas na zona rural de 13 municípios das diversas regiões geográficas intermediárias do Estado do Pará. As informações foram coletas por meio de aplicação de um formulário semiestruturado adaptado, tipo check­-list. Os dados do formulário de verificação foram organizados e tabulados utilizando-­se o Microsoft Office, Excel 2010, Microsoft Windows, onde foi adotada a análise descritiva para subsídio das figuras. Os dados mostraram que a maioria das escolas municipais apresentavam inadequações quanto a estrutura física nos aspectos de ambiência, controle integrado de vetores e pragas urbanas, manejo de resíduos (lixo), abastecimento de água, recepção dos alimentos, armazenamento de alimentos não perecíveis e armazenamento de alimentos congelados. As Unidades Produtoras de Refeições Escolares das escolas municipais cumpriram apenas parcialmente as exigências legais, uma vez que o nível de não conformidade encontrado configura maior porcentagem de itens analisados não garantindo assim, a segurança desejada para a qualidade da alimentação ofertadas nas escolas municipais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Programa nacional de alimentação escolar (PNAE) – aspectos do funcionamento
    (2023-12-11) GUIMARÃES, Larissa Gabriele Da Silva; SILVA, Luísa Margareth Carneiro da; http://lattes.cnpq.br/2465169924232779
    Este trabalho teve como objetivo descrever os aspectos envolvidos no funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com artigos publicados de 2013 a 2023, no idioma português. Como pergunta norteadora foi utilizada: Quais os aspectos envolvidos no funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)? Foi utilizada a plataforma Biblioteca Virtual em Saúde do Brasil, que permitiu acesso às fontes de informações: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrievel System Online (MEDLINE), COLECIONASUS, Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO), Sec. Est. Saúde SP e Localizador de Informação em Saúde (LIS), a partir dos descritores: PNAE, Brasil, Alimentação Escolar. Foram encontrados 12 artigos completos, que respondem à pergunta norteadora e respeitam os critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que o PNAE é uma política pública importante, que deve ser olhada com atenção nos pontos que evidenciam a necessidade de melhorias, para que consiga cumprir com seus objetivos, visto que é uma grande referência à segurança alimentar e nutricional de crianças e adolescentes
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA