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Navegando por Assunto "Ribeirinhos"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A alfabetização e trajetória de uma ribeirinha: da educação básica ao ensino superior
    (2023-01-24) SOUZA, Bruna Souza e; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    O presente trabalho é uma abordagem qualitativa, por meio do método narrativo aborda a trajetória de uma ribeirinha do Rio Cojuba, localizado no município Gurupá-Pará, da educação básica ao ensino superior. Tem por objetivo identificar e analisar as ações estratégicas para educação pública ribeirinha no município de Gurupá-Para, relatando os desafios e dificuldades, enfrentadas diariamente pelos alunos de uma comunidade ribeirinha localizada no Pólo Cojuba, explicitar as consequências que a falta de estrutura no âmbito educacional tem acarretado no desenvolvimento do ensino aprendizagem dos alunos da educação básica ofertada para o campo. Bem como, constata-se a aplicação de algumas mudanças compatíveis com a realidade local, favorecendo o acesso e permanecia dos alunos na escola.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará
    (2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Entre rios barcos e ilhas: um estudo da concepção de educação ambiental junto aos barqueiros e moradores de Cotijuba (Belém/PA)
    (2010) TABARANÃ, Paola Bianca Pires Gomes; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016
    O tema meio ambiente e a preocupação com a sua preservação aumentou em proporções estratosféricas, sendo este um assunto amplamente discutido em diversos setores de estudos. Em um contexto em que as conseqüências do efeito estufa e mudanças climáticas já são uma realidade, os governos mundiais, as empresas privadas, grupos de pesquisas e as populações viram-se para este tema com esperanças de melhorias para reverter a situação catastrófica que o uso depredatório da natureza, realizado pelo homem, levou toda a humanidade. Apesar desta grande preocupação, ainda são poucos os levantamento ambientais, relatórios de impactos ambientais e planos de manejo e pesquisas sobre Educação Ambiental realizadas no estado do Pará, principalmente nas áreas metropolitanas de Belém, na qual está inclusa a ilha de Cotijuba. As ilhas de Belém não recebem a devida atenção por parte dos governos municipal, estadual e federal, estando ilha ainda muito carente em infraestrutura, como pode ser percebido no acúmulo de lixo e falta de coleta de lixo regular. Tendo em vista toda esta problemática nas ilhas de Belém, este trabalho tem por objetivo fazer uma análise do grau de conscientização ambiental dos barqueiros e moradores da ilha de Cotijuba em relação à questão do lixo na ilha e os motivos que favorecem seu acúmulo e má utilização do meio. As informações para o estudo foram obtidas entre os meses de Outubro a Dezembro de 2010. O método de investigação se concretizou em entrevistas semi-estruturadas e colaborativas e na análise das possíveis tessituras das unidades relativas. O caráter das entrevistas foi qualitativo. Foi ouvido um total de 6 indivíduos, destes, 4 pessoas foram do sexo masculino e 2 do sexo feminino de um grupo de sujeitos que compunham entre barqueiros e moradores. Para manter a identidade dos entrevistados, foi feito um acordo, no qual seu nome seria mentido em sigilo. Os barqueiros, de modo geral, trabalham na travessia por um período de 10 a 20 anos. Quando perguntados se possuíam lixeiras em seu barco, a resposta foi positiva, contudo, segundo estes, a maioria dos passageiros não as procuram, jogando seu lixo diretamente no rio. O maior acúmulo de lixo ocorreu a partir do aumento da freqüência de visitação e do desenvolvimento urbano e demográfico da ilha. desenvolvimento da atividade turística sem planejamento, favorecem um maior acumulo de lixo na ilha que pode trazer inúmeras conseqüências ruins como, favorecimento de transmissão de doenças, bem como poluição das águas, devido às toxinas liberadas como subproduto da degradação de resíduos sólidos. Além de atrapalhar os ecossistemas de várzea e praia no entorno da ilha, influenciando sua dinâmica. Para melhoria da qualidade de vida e um desenvolvimento os próprios moradores sugeriram algumas práticas como: melhoria na educação de base, regularização das terras e da coleta de lixo, um plano de desenvolvimento do turismo eficiente, bem como um trabalho continuado de Educação Ambiental. Se estas propostas forem levadas em consideração, acredita-se que a situação da ilha possa ser revertida.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Mulltiano no Rio Mapuá/Município de Breves: vivências, currículo e aprendizagem na comunidade e escola Santa Maria
    (2019-11-16) SILVA, Edieuza Maria da; ÁLVARES, Paulo Sérgio de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4208254923112434
    Este estudo apresenta como temática “O Multiano no Rio Mapuá/Município de Breves: Vivências, Currículo e Aprendizagem na Comunidade e Escola Santa Mari”. Um estudo que mostra a trajetória docente em relação ao transporte para chegar a comunidade ribeirinha, as dificuldades enfrentadas durante a longa viagem, bem como os riscos acumulados, com a realidade educacional, sem apoio pedagógico e materiais adequados para desenvolver suas aulas diárias. Contudo este estudo também mostra, a persistência em ter positividade na aprendizagem dos alunos, mesclando saberes e culturas locais, pelas oralidades, contação de histórias e estórias, inseridas no currículo anual da escola, fazendo assim, com que os alunos se sintam parte da educação e mostrando o valor da linguagem materna para o ensino e aprendizagem. Mostrando principalmente, que os saberes locais podem se tornar científicos e contribuir para novas aprendizagens. Essa pesquisa foi realizada Na comunidade e escola Salta Maria do Alto Mapuá, no Município de Breves. Como metodologia, usou-se a entrevista, observação e vivência pessoal como docente da comunidade. Como Base teórica se buscou os estudos de Hall (2005) e a questão da cultura que cerca o sujeito e da qual este faz parte formando sua identidade. Em Giddens (1997) com a importância de olhar para o passado como uma forma de orientação para a vida atual e de futuro. Também em Candau (2008) com as lutas sociais para a valorização das vivencias, Marcuschi e a contextualização e explicitude na relação entre fala e escrita, além de outros autores importantes para esta produção e aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A trajetória de formação de um educador: reflexões da infancia ao ensino superior
    (2023-01-24) GONÇALVES, Eliezer Pantoja; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660
    Esta pesquisa construída em forma de memorial acadêmico, aborda sobre a educação do campo O questionamento que moveu esta pesquisa foi: quais os fatores relacionados a educação no campo afastam o sujeito campesino ribeirinho da sala de aula? Como acontece a formação dos professores que atuam nas escolas ribeirinhas? Traçando os seguintes objetivos :refletir sobre a educação ofertada ao povo ribeirinho e os fatores que os afastam da sala de aula, fazendo com que muitos não concluam nem mesmo o Ensino Fundamental. E, como objetivos específicos: Identificar as razões pelas quais muitos alunos ribeirinhos não conseguem concluir as etapas da Educação Básica; Descrever as metodologias utilizadas pelos professores que atuam nas escolas ribeirinhas; refletir sobre a formação inicial de professores que atuam na educação ribeirinha do Município de Gurupá - Pará. A metodologia escolhida foi uma pesquisa do tipo descritiva autobiográfica e a bibliográfica, pois nos possibilita realizar analises reflexivas entre as abordagens teóricas e as experiências vividas, com abordagem qualitativa, para referendar teoricamente este trabalho, estarei utilizando as abordagens de alguns autores como: Freire (1987, 1996) e Hage (2010). Estando estruturado em cinco capítulos, finalizando com as considerações a respeito dos achados da pesquisa em que pude concluir que, apesar da educação ser um direito de todos, validado pelos documentos oficiais, que trazem como obrigação do estado o acesso e a permanência do aluno na escola, que não podemos atribuir somente ao professor os problemas da educação do campo. Porém, sua formação e consequentemente sua atuação de forma direcionada aos sujeitos campesinos poderia amenizar as dificuldades na construção da aprendizagem desse alunado. Sendo assim, que esta prática deve estar centrada em fazer vigorar a construção do saber.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A voz universitária – uma estratégia de promoção à saúde para os moradores da Região Transamazônica e Xingu
    (2023-12-01) DANTAS, Ana Karla da Silva; SANTOS, Mirian Lourenço; SANTOS, Ozélia Sousa; http://lattes.cnpq.br/0732396645940620
    Introdução: Segundo a Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, no Canadá, em 1986, Promoção da Saúde consiste no processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo. Assim, as ações voltadas para a Promoção de Saúde têm seus pilares nos aspectos que perpassam a qualidade de vida. Atualmente, a rádio configura-se como um meio popular que compõem a rotina diária dos brasileiros, com a linguagem diversificada e lúdica tem aumentado sua popularidade ao longo das últimas décadas. Desse modo, a divulgação de educação em saúde através do programa na rádio local contribuirá para a formação e desenvolvimento da consciência crítica das pessoas em relação a problemas de saúde bem como estimulará a busca por solução e a organização para a ação coletiva, de modo que todos passam a ser agentes de transformação na comunidade. Objetivo: Divulgar informações em saúde, meio ambiente, bem-estar e lazer aos moradores da região da Transamazônica e Xingu. Metodologia: Trata-se de um projeto extensionista, o qual foi realizado por meio da parceria com a Rádio Vale do Xingu FM 93.1 MHz que se localiza no município de Altamira-Pará, e abordou atividades de educação em saúde com o objetivo de levar à comunidade ribeirinha, comunidade da zona rural e urbana informações voltadas à saúde, bem-estar e lazer. Além da divulgação na rádio local, fez parte das plataformas de divulgação do projeto as redes socias mais utilizadas no atual momento, tais como: página no Facebook, Instagram e Telegram. Nelas foram divulgadas as programações feitas na rádio, campanhas educacionais e demais atividades desenvolvidas pelos integrantes do projeto.
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