Navegando por Assunto "Racismo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) 30 de março: um estudo sobre a abordagem da abolição da escravatura nas escolas de Benevides(2022-12-12) PUREZA, Henrique Cavalcante; MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/4202561791565993; https://orcid.org/0000-0002-1481-9274Este artigo tem como propósito a análise e discussão de como a abolição da escravatura de Benevides, ocorrida em 30 de março de 1884, é abordada nas escolas do município. Para a compreensão do assunto, foram realizadas entrevistas com 5 profissionais (professores e gestoras) das redes municipal, estadual e privada da cidade – priorizando o distrito de Benfica –, referentes às formas de apresentação desse tema para os alunos, visando entender também se esses educadores, como parte da comunidade escolar, relacionam a memória do 30 de março com a educação antirracista. Diante disso, parte-se do pressuposto de que a priorização de discussões sobre o combate ao racismo, nas escolas, seria totalmente coerente com a história de resistência de Benevides, cuja expressão “Terra da Liberdade”, usada por autores como José Leôncio Siqueira e Ana Carolina Cravo em suas obras sobre o tema do abolicionismo em Benevides, é considerada o símbolo maior e motivo de orgulho da cidade. Dessa forma, há a hipótese de que as instituições municipais, estudais e privadas da cidade abordam, de maneira superficial e apenas factual a data histórica; por outro lado, também se cogita a possibilidade de haver maior abertura no calendário das escolas municipais, para trabalhar uma programação sobre o 30 de março, promovendo discussões mais profundas sobre o tema, diferente das estaduais e privadas que podem se dedicar à conclusão dos conteúdos programáticos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ações afirmativas para indígenas na Universidade Federal do Pará: percepções sobre racismo institucional e estrutural(2022-08-08) MACIAL, Thiely Pisa; MOREIRA, Eliane Cristina Pinto; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7471628624621314Introdução: as discussões sobre o racismo estrutural e institucional direcionado aos indígenas no contexto da vida acadêmica são essenciais, pois possibilitam desvelar suas implicações para os movimentos de formação e práticas discentes do dia-a-dia sob a perspectiva das consequências que traz para sua formação superior. Objetivo: compreender o racismo institucional no contexto do ensino superior, especificamente, sofrido por alunos e alunas indígenas na UFPA, a partir da identificação de casos envolvendo racismo institucional contra alunos indígenas na UFPA a fim de saber como estes casos foram manejados pela Universidade, para enfim, compreender as ações existentes de enfrentamento desta realidade pela instituição de ensino superior. Método: revisão de literatura e análise de relatos de casos disponibilizados em mídias sociais e acervos da Apyeufpa. Resultados: a análise dos casos revelou que os estudantes indígenas da UFPA têm perspectivas que envolvem, além da formação superior, a socialização e a quebra de paradigmas, porém, a efetivação de ações que sejam capazes de tornar a universidade um espaço eficiente para o desenvolvimento intelectual ainda são necessárias. Conclusão: é essencial promover maiores investimentos em estratégias de acompanhamento pedagógico e de educação multicultural que visem evidenciar a importância dos múltiplos olhares no contexto do ensino superior, além disso, é fundamental que a UFPA promova ações de formação continuada para os docentes a fim de evitar situações como as descritas e conscientizar sobre a importância do respeito à diversidade para o enriquecimento dos processos de ensino/aprendizagem e investigação/intervenção em nível superior.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O combate ao racismo nos estádios de futebol brasileiros: análise crítica da legislação e das soluções propostas(2023-12-21) SOARES, Pedro Lucas Castro; PICKERELL, Manuela Bitar Lelis dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0602514335603598Atos discriminatórios não são restritos a um período de tempo ou a um público específico. Pelo contrário, manifestam-se nas mais variadas formas, locais e classes sociais. Falando especificamente do racismo, como um fenômeno complexo, em muitos segmentos da sociedade seu enfrentamento não foi imediato, com ações racistas sendo propagadas a todo momento. No presente artigo, escolhe-se o contexto dos estádios de futebol para debater sobre as práticas discriminatórias ali presentes, bem como quais instrumentos legais, extralegais e jurídicos estão sendo empregados no enfrentamento dessas ocorrências. Por meio de uma metodologia de revisão bibliográfica, que estuda autores e a estrutura normativa do direito desportivo, busca-se identificar quais lacunas existem no enfrentamento desse problema pelo ordenamento jurídico brasileiro.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A cor da dança: representatividade negra no ballet clássico na cidade de Belém do Pará(2023-07-03) ANJOS, Ariany Vitória Coelho dos; FREITAS, Waldete Brito Silva de; http://lattes.cnpq.br/5708316499099792O presente trabalho busca compreender a importância da representatividade negra no ballet clássico a partir de minhas vivências como bailarina. Trazendo relatos sobre a pesquisa de campo, busco levantar reflexões e questões à cerca do racismo estrutural presente nessa dança cênica, e destaco a necessidade de existir mais bailarinas negras ocupando locais de notabilidade em escolas e companhias de dança de Belém do Pará. Com a finalidade de investigar o preconceito dentro do ballet, converso com autoras como Homans (2012) e Samarino (2021) para trazer a origem dessa dança em terras europeias, Além de SIlvério (2020) e Silva (2021) para embasar o diálogo sobre a exclusão de meninas negras em papéis principais na dança. A metodologia utilizada foi a pesquisa autobiográfica segundo Alves (2015), entendendo como uma auto investigação de minha trajetória de vida pessoal e profissional, enquanto bailarina negra dentro de uma dança com origem europeia. Por fim, concluo que o ballet deve ser acessível a todos que sonham com ele e ter referencias negras nesse meio, aos poucos, quebra um padrão imposto pelo racismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Corpo-catedral: entre o teatro evangelizador e a poética de uma paixão subversiva(2022-12-13) CHAGAS, Thiago Batista das; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704Este trabalho discute a minha trajetória do teatro em igrejas, que aqui chamo de evangelizador e as possibilidades de corpos que subvertem. E neste caso, o meu corpo, no qual apresento uma poética de um Cristo Negro no contexto de violência atual. O tema do trabalho é CORPO-CATEDRAL: entre o teatro evangelizador e a poética de uma paixão subversiva que foi construído da seguinte forma: um texto escrito no qual transcrevo a minha trajetória no teatro em Igrejas e uma vide performance de um fragmento da Paixão de Cristo trazida para a realidade atual – o encontro de Jesus com Maria, mas uma paixão contemporânea em que Cristo é representado por um homem negro morto a tiros e Maria é representada por uma mulher transexual. O trabalho subverte o estereótipo de um Cristo branco, europeu, de olhos azuis. Sendo assim, pretendemos refletir sobre a questão do racismo e da vulnerabilidade dos corpos negros em nossa sociedade que têm sido atacados e mortos, simplesmente por serem pretos. É importante destacar como um menino (Thiago) engajado em igreja evangélica, “servo” de Cristo, músico e ator consegue subverter e insurgir através da arte teatral, criando linhas de fuga da normatividade de um corpo-catedral (fixo, “sem” possibilidades de movência) para um corpo subversivo (vídeo performance).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os corpos negros na licenciatura em dança: desafios e possibilidades para formação docente(2023-06-13) COSTA, Williame da Silva; MARTINS, Benedita Afonso; http://lattes.cnpq.br/6379814397024971Este Trabalho de Curso da Licenciatura em Dança tem como objetivo principal estudar e analisar a representação de corpos de artistas - pesquisadores - professores negros na formação em dança, observando os desafios e possibilidades na formação docente do curso, busco registrar caminhos percorridos nas minhas vivências e dialogadas com os meus pares que se encontram em formação, especificamente na Licenciatura em dança. Na escrita discorro alguns conceitos sobre educação antirracista, dança e outros conceitos afrodiaspóricos para fortalecer minhas reflexões imanentes em dança. Quanto à metodologia da pesquisa, inicialmente bibliográfica e, por partir de minhas experiências como pessoa não branca, recorro a minhas memórias amparado por aspectos da Autoetnografia, em diálogo com colegas do curso, os quais participaram da entrevista semiestruturada. Desse modo, a par dos conceitos elencados, de minhas impressões corporais quanto à ocupação de espaços, ainda incipientes no ensino superior, dialogo com meus pares, no intuito de fundamentar o estudo e ter uma escuta sensível para a escrita deste trabalho que é escrito por uma pessoa, porém tem ajuda de todo um corpo de alunado do ensino superior, carrega a força dos meus ancestrais e de todo o povo que me antecede. Este é um estudo preliminar, terá continuidade na pós-graduação, apresenta parte dos nossos anseios, necessidades, aspirações, constatações, do quanto ainda falta para chegarmos a uma formação de fato inclusiva. Não só dos corpos negros, mas de todos os segmentos sociais até hoje relegados a baixa escolaridade. Este tipo de pesquisa precisa ser aprofundada para estudos bem fundamentados para o apontamento de sugestões concretas para que a formação docente seja mais humanizada. Para mim, humanizar é incluir todas as pessoas num ensino de qualidade! Exploro a significância/importância de estudos étnicos-raciais (educação antirracista) e de pesquisas/disciplinas especificas. Pois, assim, seremos espaços com mais inclusão, participação e inserção entre as partes do sistema!Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Covid-19, racismo e sistema penitenciário no Pará: uma análise da atuação do poder judiciário(2021-11-30) FARIAS, Carlos Eduardo Salim Lauande; LEITE, Taylisi de Souza Corrêa; http://lattes.cnpq.br/6604163048948795O objeto deste trabalho é a investigação de como a pandemia da COVID-19 afetou o sistema prisional no estado do Pará. Para tanto, delimitou-se como problema a atuação do poder judiciário frente à pandemia da COVID-19 no sistema penitenciário paraense. O primeiro objetivo foi analisar como se estrutura o sistema prisional no Brasil a partir da Criminologia crítica. Para cumprir esse objetivo, foi feita uma análise da instituição da prisão, sob a perspectiva da criminologia radical e do desenvolvimento histórico dessa instituição no Brasil, sob a referência teórica do racismo estrutural. O segundo objetivo foi estudar a atuação do Poder Judiciário frente à crise sanitária e econômica causada pela pandemia da COVID-19 no sistema penitenciário paraense, com o marco teórico da crise sob as lentes marxistas. O terceiro objetivo foi analisar de que forma o TJPA tem atuado frente à pandemia da COVID-19. Sobre a metodologia utilizada neste trabalho, os métodos usados foram o dedutivo e o indutivo. Para extrair os conceitos do marco teórico, foi usado o método dedutivo. Já a análise de julgados, selecionados qualitativamente conforme o escopo da pesquisa, foi feita pelo método indutivo. Quanto às técnicas de pesquisa, foram utilizadas a revisão bibliográfica e a documentação indireta de acórdãos. Foi ainda feita uma análise qualitativa das decisões e realizado um contraponto dialético entre os conceitos e os dados pesquisados. Como resultado, verificou-se que o sistema prisional brasileiro (e, em reflexo, o paraense) é estruturado pela luta de classes, pelo racismo e pelo patriarcado, além de ser palco de inúmeras violências. Com a crise da pandemia da COVID-19, em vez de leniência, essas estruturas e violências foram acentuadas. Como resultado mais específico ainda, verificou-se que o TJPA não promoveu nenhuma política de combate à COVID-19 dentro das unidades prisionais paraenses; em vez disso, usou a pandemia da COVID-19 como justificativa para a supressão de direitos dos presos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As Implicações biopolíticas da pandemia do coronavírus no Brasil(2021-02-08) ALBUQUERQUE, Thalia Bandeira Ferreira; MARTINS, Ricardo Evandro Santos; http://lattes.cnpq.br/0592012548046002É necessário e relevante o debate sobre as repercussões sócio-políticas da pandemia na sociedade brasileira, diante da inação do atual presidente Jair Messias Bolsonaro durante todo o período pandêmico e diante de seu total desdém ao grande número de mortos pela doença no país. Desse modo, torna-se necessário construir e elaborar uma pesquisa que entenda e explique à comunidade como essa crise sanitária de 2020 influencia diretamente a política, a economia e a sociedade brasileira da forma mais negativa possível. Nesse sentido, neste trabalho, serão analisadas e interpretadas as reflexões de diversos autores clássicos e modernos para entender a postura do Estado Brasileiro no combate a pandemia do Covid-19. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica, cujos referenciais teóricos foram resenhas de livros e artigos de vários autores que tratam, no geral, dos conceitos de biopolítica e pandemia, tendo por base filósofos como Giorgio Agamben abordando de modo crítico sobre dispositivos biopolíticos e metrópole, Michel Foucault ensinando sobre biopoder e uso das epidemias como forma de controle social e Achile Mbembe, o qual trata sobre a necropolítica e a questão do racismo anti-negro diante da crise do vírus.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Percepções das professoras em uma escola municipal de Castanhal sobre a prática do racismo no ambiente escolar(2018-09-11) MAGALHÃES, Sirlene Nunes; AMARAL, Assunção José Pureza; http://lattes.cnpq.br/2950887958552733Este trabalho analisa a percepção dos professores sobre a prática do racismo e tem como objetivo de investigar se os professores dos anos iniciais conseguem identificar e combater o racismo no ambiente escolar. Para fazer o estudo foi utilizada a abordagem qualitativa e para fazer a coleta de dados foi usada a pesquisa de campo na qual foi utilizada a entrevista semiestruturada para entrevistar as cinco professoras dos anos iniciais da Escola Municipal Monsenhor José Maria do Lago. Foi utilizado os seguintes suporte teóricos: Munanga e Gomes (2016), Amaral (2004), Cavalleiro (2005), Chiavenatto (2012) entre outros. O trabalho se dividiu em quatro seções em que: a primeiro retrata o contexto histórico do racismo na África, no Brasil; a segunda foca no racismo presente em ambientes escolares, a terceira parte refere-se a metodologia e a quarta a análise do papel dos professores na desconstrução do racismo. A pesquisa revelou que quatro professoras conseguem identificar o racismo no ambiente escolar, além disso também se constatou que a maioria das professoras tem dificuldade de combater o racismo, pois utilizam ações educativas de uma forma muito tímida, sem valorizar a história e cultura afro-brasileira, apenas duas professoras utilizam a lei 10.639 em suas aulas como estratégias educativas para combater o racismo no ambiente escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo e Ensino de História: uma experiência de Ensino na Educação Básica(2023-12-18) SILVA, Josué Pamplona da; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956Intrínseco nas estruturas da sociedade brasileira, o racismo por vezes manifesta-se não apenas de maneira direta e perceptível, através de discriminações, mas sim nas sutilezas do cotidiano. Nesse sentido, assim como em outras instâncias, o mesmo está presente nas escolas brasileiras, o que eventualmente acaba por ser naturalizado devido à falta de percepção da sua gravidade e impacto na vida dos educandos. Dito isso, o presente Trabalho de Curso tem por objetivo discutir uma experiência de ensino antirracista, ancorada na lei pela Lei 10.639/2003 mais tarde, ampliada para a Lei 11.645/2008, realizado com estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste, localizada no município de Ananindeua. Tal experiência, que se organizou em etapas, teve início com um questionário socioeconômico, objetivando conhecer o público alvo, o que, foi de extrema importância no desenvolvimento do plano de ensino pensado sobre os temas norteadores: raça e racismo, racismo na história, racismo e cultura, desigualdade e sociedade etc. A metodologia de trabalho foi estruturada como o uso de fotografias que circularam nas redes sociais nas últimas décadas, que retratam, de maneira direta ou indireta, a presença do racismo no cotidiano da população brasileira, assim como, discussões fundamentadas por textos bases, como Silvio Almeida, Frantz Fanon etc. o qual foram utilizados como referências para a devida discussão a respeito do Racismo. Ao final, apresenta-se considerações a respeito da elaboração de um mural, pensado e produzido pelos educandos, para a comemoração do dia 20 de novembro, o qual destacaram através de fotografias algumas personalidades negras que se tornaram símbolo de resistência contra o racismo. Tal elaboração foi produto da oficina “Personalidades Negras e a luta contra o racismo”, cujo objetivo era o de debater a respeito de diferentes sujeitos que lutaram e lutam contra o racismo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar na escola Basílio de Carvalho(2014) SILVA, Rosivani Costa da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este trabalho monográfico tem como foco principal obter informações sobre a violência com o corpo docente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Basílio de Carvalho. As pessoas que contribuíram para a realização dessa pesquisa foram ao todo: dois professores, o diretor da instituição, quatro alunos do ensino médio, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. Partindo desta perspectiva, a elaboração do trabalho teve como objetivo 1)compreender como surgiu ao longo da historia educacional, a questão da violência no espaço escolar sejam ela física, verbal ou de outro caráter, 2) quais são as expectativas e desafios que os profissionais encontram no seu ambiente de trabalho.,3) qual o reflexo da violência na vida e nas relações dos estudantes. Logo, a escola tem conhecimento daquilo que ocorre cotidianamente nesse respeitado estabelecimento de ensino. Em decorrência de todos esses necessários procedimentos, ficarão bem evidenciados os conflitos mais sérios que vêm ocorrendo no contexto escolar. Muito se fala em educação de qualidade, atualmente, é exatamente essa a deficiência desse país. Os jovens utilizam a escola como espaço de aprendizagem e como espaço de conflitos que vivenciam, tais como uso de armas, roubos, racismo, homicídios, agressões físicas e psicológicas uso de drogas, bullyng, entre outros, ocorrendo dentro de um contexto de distanciamento entre a escola,a comunidade, a família e o meio social, gerando necessidade de ser criar estratégias no diálogo e a mediação da violência escolar.