Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "PIBID"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Contação de histórias: uma prática vivenciada no PIBID como ferramenta na alfabetização e letramento no ensino fundamental
    (2022-10-20) MARTINS, Laydijane da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues CARDOSO
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Estudo autobiográfico a partir das memórias de formação inicial no PIBID
    (2015-11-25) NUNES, Maria Madalena dos Santos; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este memorial teve como objetivo, mostrar a influência das experiências, enquanto bolsista de iniciação á docência – PIBID, na minha formação acadêmica. Descrevo as principais atividades realizadas detalhando todo o processo desenvolvido, estratégias utilizadas e resultados alcançados. Nele retrato os medos vencidos, as dificuldades superadas os sucessos ocorridos. Tudo isso é resultado de um trabalho conjunto de estudo e pesquisa, de pessoas realmente dispostas a fazer com que ocorra uma transformação de pensamentos e atitudes em relação á educação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre o projeto de aceleração de aprendizagem de leitura e escrita em uma escola parceira do PIBID
    (2017-04-19) CARNEIRO, Suane Gandara da Rocha; SANTA BRÍGIDA, Myrle do Socorro Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2372772277422042; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    Um estudo sobre a apropriação da leitura e escrita com sequências de atividades no processo de alfabetização de alunos do PPA do ciclo I - 3º ano da Escola Municipal Ernestina Rodrigues, em Belém do Pará. Descreve-se o passo-a-passo da realização das aulas que foram planejadas e aplicadas com auxílio e orientação do professor orientador da instituição de ensino superior e da professora supervisora da escola parceira. O objetivo foi de promover a alfabetização utilizando diferentes recursos e estratégias com base nos estudos da teoria pós-construtivista de Esther Pillar Grossi, e para este trabalho optou-se por discutir as contribuições dos jogos didáticos incluídos nas aprendizagens de atividades, pois permitiram aulas que provocaram avanços nas aprendizagens dos alunos. Observou-se que os alunos conseguiram avançar de forma diferenciada em seu sníveis de alfabetização a partir das atividades vivenciadas no PPA, tendo os jogos como parte das sequências de atividades aplicadas nas aulas do referido projeto, que promoveu um salto na alfabetização dos alunos e contribuiu para minha formação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Experiência de uma sequência didática com o gênero textual contação de história no PIBID Pedagogia UFPA
    (2022-07-28) GARCIA, Dienny Beatriz Oliverte de Sousa; REIS, Rosiane Gaspar; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A experiência do PIBID: o impacto das primeiras vivências do professor estagiário
    (2022-07-05) LIMA NETO, Antônio Clemente de; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Experiências pedagógicas de uma professora em formação: contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica do Instituto de Estudos Costeiros
    (2022-07-28) LOBÃO, Maysa Melo; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792
    O presente trabalho é constituído pela compilação de trabalhos acadêmicos publicados em Anais de eventos, desenvolvidos durante a atuação como bolsista nos programas institucionais de iniciação à docência: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), ambos financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Assim, o capítulo I apresenta o trabalho: “Game of DNA: uma proposta de jogo de tabuleiro para o ensino de genética básica, no 3ºano do ensino médio”, elaborado durante a disciplina de Genética no curso de Licenciatura em Biologia e, modificado durante a atuação no PIBID, no período de 2018-2020. O capítulo II, apresenta o trabalho: “Ensino remoto emergencial: a realidade da prática por trás do mundo virtual”, desenvolvido durante a atuação no PRP (2020-2022), em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, no período do ensino remoto emergencial, causado pelo vírus da COVID-19. A oportunidade de ter contato com a prática e discuti-la durante a formação do licenciando é fundamental para o perfil profissional que está sendo construído, e neste tocante, os programas PIBID e PRP desenvolvem esse exercício com êxito. Com base nos trabalhos desenvolvidos dentro dos programas, observa-se a troca mútua de conhecimento entre os residentes e os professores preceptores sendo de forma significativa para ambos, e enfatiza-se a necessidade que as políticas públicas precisam investir cada vez mais no aperfeiçoamento da formação teórico-prática de professores nos cursos de licenciatura.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Importância do PIBID para a formação profissional do professor: narrativas autobiográficas de um licenciando em pedagogia.
    (2021-01-29) BARROS, Edson Nonato Oliveira; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação constituinte da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes de licenciatura, ainda na primeira metade do curso, uma aproximação com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridas. O propósito fundamental do Programa é contribuir para a qualificação da formação inicial de professores. Com base na experiência vivenciada no estágio de iniciação à docência no PIBID, este artigo tem como objetivo geral refletir sobre as aprendizagens construídas no núcleo de Pedagogia do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará, no período de 2018 a 2020 e sobre a importância dessas aprendizagens para a formação profissional na docência. Nesse sentido, o texto procurou responder aos seguintes questionamentos: O que o PIBID traz de diferente e inovador para a formação inicial de professores? Que dimensões da formação docente são valorizadas e ressignificadas no PIBID? Quais as semelhanças e as diferenças entre o estágio supervisionado curricular obrigatório e a iniciação à docência no PIBID? Que aprendizagens acerca da profissão docente foram proporcionadas no núcleo de Pedagogia da UFPA/CBRAG? Em que sentido a participação na vida da escola e a convivência com os professores experientes contribuem para a formação da subjetividade profissional do futuro professor? Para responder essas questões, procurou-se caracterizar a formação inicial de professores na contemporaneidade, destacando seus limites, seus desafios e suas possibilidades; ressaltar as características e as dimensões inovadoras do PIBID e suas implicações para ressignificar a formação acadêmico-profissional do professor; analisar as múltiplas aprendizagens construídas na convivência com a escola e com os professores mais experientes na trajetória de iniciação à docência realizadas no PIBID e sua relevância para a formação profissional na docência. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa autobiográfica, em que as narrativas e vivências, reconstruídas principalmente através das memórias dos fatos ocorridos entre os meses de agosto de 2018 a janeiro de 2020, foram refletidas e confrontadas com o referencial de fundamentação teórica do trabalho. Os resultados indicam que o PIBID tem assumido um papel importante na formação inicial de professores, pois, proporciona aos futuros professores uma experiência teórico/prática ímpar, de caráter inovador e interdisciplinar, melhorando imensamente a sua qualificação para enfrentar os desafios da profissão docente no contexto da escola pública.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Letramento na EJA: uma experiência sociointeracionista de ensino da linguagem no PIBID/Pedagogia
    (2022-07-28) SOUZA, Suely Cunha de; SANTOS, Joedson Idalino dos; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - Capítulo de LivroAcesso aberto (Open Access)
    Práticas de alfabetização e letramento: uma experiência vivenciada no PIBID da UFPA - Campus Bragança
    (2022-10-20) SILVA, Raiane Ribeiro dos Santos; FREITAS, Yasmin Suany Tavares; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
    O presente trabalho foi produzido a partir do subprojeto PIBID Pedagogia Braganca/Capanema, que promove a formação inicial dos discentes de licenciatura, desenvolvendo aprendizagens interativas, reflexivas e significativas em escolas públicas dos municípios de Braganca e Capanema, estado do Para; procurando desenvolver um processo formativo que contemple a observação, a problematização e a investigação de questões e demandas escolares, o que gera a interação tanto por parte dos alunos bolsistas, quanto dos professores da escola de Educação Básica. O referido subprojeto foi realizado em três escolas que ofertam os anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo duas no município de Braganca e uma no município de Capanema. Em cada escola, atuaram 8 bolsistas e 2 voluntários, contribuindo com os processos de ensino e aprendizagem, exercitando a docência nesses contextos escolares. O lócus deste trabalho foi a escola municipal Josefa Alvão, localizada no bairro do Jiquirí, cidade de Braganca-PA. Iniciamos o projeto com a formação sistemática dos bolsistas para preparação, ambientação e inserção no contexto educacional da escola. Nesse movimento, vivenciamos o momento de chegada na escola, de estabelecimento de vínculo com os professores, gestores, servidores e alunos. A receptividade da escola ao projeto e aos bolsistas criou um clima favorável e de motivação, deixando os estagiários mais confiantes e confortáveis. No decorrer do período de ambientação e observação, foi possível participarmos dos eventos e atividades escolares, o que promoveu, ainda mais, a aproximação com a comunidade escolar, permitindo caracterizar o contexto educacional, conhecer o perfil da turma e analisar a pratica da professora atuante no ciclo inicial do ensino fundamental. O presente trabalho tem como tema central a alfabetização e o letramento, e como objeto de estudo, as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas junto a turma. O objetivo geral e analisar como a implementação da sequência didática formulada pelos estagiários do PIBID favoreceu o processo de alfabetização e letramento dos alunos do 2o ano do ensino fundamental da escola Josefa Alvão, tendo como objetivos específicos: caracterizar a aprendizagem e desenvolvimento da oralidade, escrita e leitura dos alunos durante o estágio; identificar as estratégias de letramento que facilitaram a aprendizagem dos alunos ao longo do projeto; relatar as experiências vivenciadas durante o plano de intervenção.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Um relato de experiência do PIBID: o uso de jogos para o ensino das operações aritméticas na EMEIF Santa Terezinha em Cametá/PA
    (2023-12-07) VIANA, Adriano de Carvalho; ARRIFANO, Leila de Lourdes Pinto; PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/2292002732422870
    Neste relato de experiência, inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental (EMEIF) Santa Terezinha, em Cametá, Pará, destaca-se a aplicação bem-sucedida de jogos educativos para o ensino das operações aritméticas. A estratégia adotada foi fundamentada em teorias que ressaltam a importância da interação social e da construção ativa do conhecimento pelos alunos. Os jogos foram implementados de forma criativa e contextualizada, incentivando a participação ativa e a colaboração dos estudantes. A integração eficaz entre os jogos e inquéritos, aliada à ludicidade, mostrou-se altamente eficaz. Isso permitiu que os alunos aplicassem as estratégias aprendidas em problemas mais desafiadores, ampliando sua compreensão das operações aritméticas. Apesar dos desafios iniciais enfrentados, como a falta de motivação dos alunos e o contexto de ensino híbrido, os resultados foram positivos. Os jogos educativos se revelaram uma ferramenta poderosa para tornar a matemática mais acessível, desmistificando conceitos e despertando o interesse dos alunos de maneira significativa. Essa abordagem pedagógica mostrou-se eficaz em criar um ambiente de ensino envolvente e eficiente, especialmente durante o período desafiador do ensino híbrido que caracterizou essa experiência educacional. Os resultados obtidos ressaltam a importância de estratégias pedagógicas inovadoras, como a integração de jogos educativos, para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz, interessante e adaptado às necessidades dos estudantes. Essa prática sugere um caminho promissor para o aprimoramento da educação matemática, contribuindo para a formação de alunos mais engajados e competentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de atividade: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Uma prática de letramento no 5º ano do ensino fundamental com o gênero literário cordel: relato de uma experiência no PIBID.
    (2022-10-20) ROSÁRIO, Marceli Silva Ribeiro do; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de atividades: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID
    (2022-10-27) SOUZA, Sonia Helena da Silva; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Relatório de atividades: 2018/2020, Programa DEB, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID
    (2022-08-22) SILVA JÚNIOR, Nadilson Costa da; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935; MORBACH, Joelma; http://lattes.cnpq.br/2722941200825071
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ressonâncias do PIBID na formação inicial do pedagogo: o olhar das estagiárias de Capanema-PA sobre a experiência de iniciação à docência
    (2022-11-25) REIS, Rosiane Gaspar; CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2012685775215935
    A presente pesquisa teve como motivação à participação da autora durante 18 (dezoito) meses no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e contou com a parceria da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema-PA. Mediante o interesse em compreender de que forma às atividades propostas no projeto favoreceram o percurso formativo das pedagogas participantes da pesquisa e a importância da escola como lócus de aprendizado da docência, à pesquisa tem como objeto de estudo as experiências formativas proporcionadas pelo PIBID durante a formação inicial de 7 (sete) graduandas do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal do Pará, no Campus Universitário de Capanema-PA. O objetivo é compreender as ressonâncias das experiências de iniciação à docência para o processo formativo das discentes e para a sua constituição como docentes, enfatizando os aspectos mais significativos das vivências na escola para a aprendizagem da profissão. Para a constituição dos dados foram utilizados os Relatórios Finais de Atividades 2018/2020 das estagiárias que participaram do PIBID, bem como os documentos que regulamentam o Programa. Nesse sentido à pesquisa está ancorada nos princípios da abordagem qualitativa, definindo-se como uma pesquisa do tipo documental. Para à análise dos dados foram utilizados elementos da técnica de análise de conteúdo. Os resultados permitem reconhecer o PIBID como uma importante ação da Política Nacional de Formação de Professores, articulada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), voltada para à qualificação da formação inicial de professores. Dentre os aspectos mais relevantes do Programa destacados pelas estagiárias participantes do subprojeto analisado estão: potencialidade para promover uma formação inicial integral, significativa e contextualizada; permitir uma articulação entre teoria e prática, contribuir para o estabelecimento de parceria colaborativa entre universidade e escola; valorizar o protagonismo dos/das professores (as) da escola básica como coformadores (as) de novos docentes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial
    (2015-01-25) NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos
    (2014-02-28) VILHENA, Vera Débora Maciel; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444
    A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores e alunos acerca da problemática do ensino e da aprendizagem de construção e análises de dados de gráficos e tabelas nas séries iniciais do Ensino Fundamental realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Consideramos a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a proposta curricular da escola estadual que nos levou a fazer algo mais pelos professores e alunos da escola em termos de leitura, interpretação, análise e organização de dados, variáveis consideradas essenciais tanto para professores quanto para educandos. A investigação contou com oficinas sobre tratamentos da informação dirigida a 16 professores de uma escola estadual, e uma turma de 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental, as quais ocorreram no período de março de 2012 a agosto de 2013. Os resultados apontam para a desenvoltura dos professores e dos alunos frente à leitura, construção e interpretações de gráficos. Ambos souberam aproveitar a oportunidade que os bolsistas do PIBID lhes deram, pois todos os professores envolvidos nas oficinas passaram a ministrar aula de matemática. Os alunos sujeitos da pesquisa tiveram bom rendimento nas atividades sugeridas e na Provinha Brasil. O tratamento da informação com materiais concretos ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo no conteúdo escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA