Navegando por Assunto "Field education"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e a prática pedagógica numa turma de multissérie da escola Sagrada Família, município de Abaetetuba – PA(2018) ARAUJO, Josilene Rodrigues; LIMA FILHO, Petronio Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9388185898757033Em busca de conhecer experiências que nos permitisse refletir profundamente sobre o processo de desenvolvimento dos alunos em turmas multisseriadas, a presente pesquisa trás a tona as práticas pedagógicas de uma professora que trabalha há décadas com turmas multisseriadas em uma escola do campo, localizada no Município de Abaetetuba- Pará. A história de vida da referida professora e a observação participante em uma turma de multissérie onde ainda leciona foram fundamentais nesta pesquisa qualitativa. As principais referencias teóricas que fundamentam essa analise foram as de Hage (2005,2012) Paulo Freire (1996), Caldart (2002), (FERNANDES;),(Martins, Morais e Santos, 2014) CARDOSO, 2009) e outros que discutem a educação do campo e a importância dela na vida dos campesinos para que haja desenvolvimento educacionalTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avanços e desafios das práticas docentes no processo de alfabetização e letramento na educação do campo, Altamira - Pará(2019-02-27) SILVA, Feliciane Batista da; CORDEIRO, Leonardo Zenha; http://lattes.cnpq.br/2632651097546086O presente trabalho de TCC sob o título ´´ Avanços e Desafios das práticas docentes no processo de Alfabetização e Letramento na Educação do Campo’’, apresenta uma pesquisa realizada no contexto da educação do campo. Buscou problematizar quais os avanços e os desafios que os docentes enfrentam para alfabetizar e letrar no contexto das escolas do campo e como os professores desenvolve e planejam as atividades que favoreça a alfabetizar e letrar de acordo com as vivencias dos alunos. O objetivo central que norteou essa pesquisa foi investigar os desafios e os avanços no processo de alfabetização e letramento na educação do campo em uma escola municipal de ensino fundamental, situada na comunidade Itapuama área rural do Município de Altamira Pará. Trata se de uma pesquisa qualitativa, em que foram realizada entrevistas com questões fechadas a dois professores alfabetizadores, um titular e outro professor de apoio. Os resultados evidenciaram que houve grandes avanços na educação do campo que favorece o processo de ensino e aprendizagem da alfabetização e letramento. No entanto ainda são muitos os desafios que os professores enfrentam para desenvolver suas práticas no que tange o processo de alfabetizar letrando na realidade do campo. Dificuldades essas que vai desde o transporte escolar e as condições das estradas até questões de infraestrutura chegando as questões de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Currículo e educação do campo na escola Professor Basílio de Carvalho: uma análise a partir da ótica docente(2018-01-01) QUARESMA, Rafael de Jesus Corrêa; OLIVEIRA, Mara Rita Duarte de; http://lattes.cnpq.br/8038322403743384As políticas públicas educacionais voltadas para o campo se estruturam a partir de duas determinações, uma que segue os moldes do sistema capitalista e outra que busca o seguimento da ótica urbana, porque é considerada mais desenvolvida, contudo, é evidente que o ensino urbano segue uma lógica que não é a mesma da educação do campo, seguindo os aspectos da padronização curricular, por outro lado, a educação do campo visa um modelo de ensino que dialogue com a realidade dos educandos. O objetivo geral dessa pesquisa compreende a investigar as principais dificuldades que interferem em relacionar os saberes ocultos dos alunos do campo com os conteúdos escolares. A metodologia utilizada neste estudo é um estudo de caso, acometido previamente por pesquisa bibliográfica, apoiando-se em uma abordagem qualitativa, essa etapa foi realizada com professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Basílio de Carvalho - Abaetetuba/PA. Nesse estudo, leva - se em consideração que a aproximação do cotidiano escolar com a realidade social do educando resulta na formação integral do estudante, respeitando toda a dimensão que envolve o campo, sendo base de um currículo plural e inovador, alicerçado a uma educação democrática. Portanto, a partir das análises foi possível identificar que os maiores desafios da educação do campo, perpassam pela formação dos professores, o currículo fragmentado ou inexistente, além do acesso fácil ao ensino, o desinteresse pela pesquisa, e a falta de um vínculo próprio e engajamento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os desafios da educação do campo: uma abordagem sobre a trajetória escolar de quem vive e trabalha na região ribeirinha de Gurupá - Pará(2023-01-24) ALMEIDA, Maria de Jesus dos Santos; BANDEIRA, Marconde Ávila; http://lattes.cnpq.br/0723422732260660O presente memorial trás uma breve discussão de quem vive no meio rural, a educação do povo campesino é uma educação que precisa de políticas públicas e um curriculo voltado ao ensino do campo onde os alunos possam ter todos os direitos em seu aprendizado, uma educaação de qualidade onde esses alunos e professores possam ter uma estrutura adequada no ambiente escolar. Então essa política estruturante possa proporcionar uma educação de qualidade ao povo campesino em base nas reflexões voltada a educação e a coletividade do povo campesino, trás um debate muito importante, pois esse povo que sempre luta por seus filhos uma educação de qualidade onde é bastante sofrido. Então é um desafio para todos que vive no meio rural, ribeirinhos, onde as crinças possam aprender sobre seu lugar, sua cultura, onde ela possa dialogar com a sua própria realidade que elas possam ter uma educação que seja por metodologias voltadas para a educação do campo. É fundamental que as políticas publicas possam conhecer as diferentes realidades do povo do campo e que possam assegurar uma educação de qualidades.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desafios e perspectivas dos educandos e de seus familiares no processo de mudança da escola do campo para a escola da cidade em Abaetetuba-PA(2019-07-08) GONÇALVES, Valdicéia dos Santos; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560A maioria das escolas do campo do município de Abaetetuba, principalmente da zona rural estradas e ramais só oferecem escolarização apenas para as séries iniciais do ensino fundamental. Dessa forma os estudantes do campo precisam migrar para a cidade para continuar seus estudos. Mediante isso, o objetivo deste trabalho foi: analisar os desafios e perspectivas das famílias e dos educandos em relação a saída da Escola do Campo e a inclusão em uma nova realidade socio-educacional. Os processos metodológicos constituíram-se além dos referenciais teóricos em uma pesquisa qualitativa. Foram realizadas entrevistas semiestruturada com quarenta pessoas (25 educandos, 10 pais e 5 funcionários) em cinco escolas de quatro comunidades do campo do município de Abaetetuba, Pará, Brasil. Observou-se que os educandos enfrentam muitas dificuldades para continuar seus estudos, quais sejam: com transporte, com os ramais, financeiras, com as disciplinas, conteúdo, falta ou mínima destinação de recursos e dificuldades nas estruturas físicas das escolas, entre outras. A pesquisa aponta que, se houvesse possibilidades os estudantes e suas famílias preferiam que as escolas das comunidades ofertassem todas as séries. Assim, é necessário que se tenha maior atenção dos governos no que tange a oferta escolarização, e de uma educação voltada para a realidade do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Do some ao sei: Uma discussão necessária acerca da Educação do Campo(2018-08-02) BARBOSA, Ewerton Santa Brigida; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696A proposta desse artigo é de abrir um diálogo acerca do Sistema de organização Modular de Ensino (SOME) e do Sistema de Ensino Interativo (SEI), de suas metodologias de ensino voltadas ou não ao Campo, bem como as suas possíveis limitações e contribuições. Ele também aborda a Pedagogia da Alternância e a proposta de uma educação fundamentada no diálogo e na participação do povo campesino. A metodologia aqui escolhida foi à pesquisa bibliográfica, para que com a mesma, possamos ter subsídios para compreender como podemos atuar e contribuir para uma educação emancipatória no Campo. Essa pesquisa bibliografia utilizou-se de autores que abordam a educação numa perspectiva mais ampla e outros mais voltados para Educação do Campo, além disso, utilizou-se de documentos oficias com a Constituição de 88 e a Lei Estadual nº 7.806, que trata do SOME no estado do ParáTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo na Amazônia paraense: desafios e perspectivas no âmbito do assentamento da reforma agraria(2018-08-02) DIAS, Joyce Marcelly Corrêa; HAGE, Salomão Antonio Mufarrej; http://lattes.cnpq.br/1723722364556016; https://orcid.org/0000-0001-7801-0696O Trabalho de Curso (TCC) “Educação do Campo na Amazônia Paraense: desafios e perspectivas no âmbito dos Assentamentos da Reforma Agrária” constitui a finalização de um ciclo de estudos iniciado durante esses quatro anos de graduação no curso de Pedagogia na Universidade Federal do Pará e pesquisas desenvolvidas como bolsista de iniciação cientifica, estando sob coordenação do Prof. Salomão Hage. A pesquisa é qualitativa e explora a realidade dos sujeitos do campo e suas relações com a escola, tendo como lócus o Assentamento João Batista II situado na cidade de Castanhal-Pará. Para a pesquisa procuramos entender os conceitos de território e como se apresenta a realidade da Educação do Campo no Brasil e principalmente no Estado do Pará. Entendendo que a educação ocorre em diferentes espaços, em que se insere a Educação do Campo, através de questionário e entrevista apresento depoimentos de sujeitos e suas inquietações. Os resultados apontam as dificuldades para manter a identidade camponesa entre os jovens e novos moradores do assentamento, os pais assentados e a resistência para manter os filhos na escola; como também apresentam as parcerias com instituições de ensino que auxiliam no desenvolvimento de projetos nos lotes e formação dos jovens e adultos da comunidadeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: o SOME como uma política de formação no campo(2019-12-17) TRINDADE, Maria Eliene Trindade da; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175Este artigo tem como objeto de estudo a política de Educação do Campo em especial, o Ensino Médio Modular no Campo, a produção se dá no contexto da Vila Guarumã no município de Acará localizada a 18 km de distância da sede municipal; estuda o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Fez-se uma pesquisa de cunho qualitativa utilizando questionários semiestruturados e entrevistas com diálogos abertos com professores e alunos ingressos no sistema modular para coleta de dados. O surgimento do SOME se deu pela necessidade de ampliar a educação básica brasileira visando uma política de formação para jovens e adultos oriundos do campo que tem o desejo de alcançar uma qualificação através do Ensino Médio. Este trabalho visa discorrer sobre a contribuição do SOME para a Educação do Campo no reflexo da política educacional na formação dos alunos do campo. Com foco no processo de formação a partir do SOME, indagamos: de que maneira o SOME contribui ou não na formação da Educação do Campo e, ele responde as necessidades de formação da juventude do campo? Diante disso, apresento como resultado os desafios enfrentados por alunos e professores ingressos do SOME; a contribuição do Ensino Modular na vila Guarumã e o importante papel do SOME na inclusão social do aluno do campo através da Educação do Campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação do campo: pedagogia da alternância e valorização do meio para construção de saberes(2022-08-26) SILVA, Jessiane Gonçalves da; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344; https://orcid.org/0000-0003-2634-4189Este artigo científico apresenta um estudo sobre a Pedagogia da Alternância, com o objetivo de analisar sua contribuição para a educação do campo. Foi realizada uma pesquisa teóricobibliográfica com abordagem qualitativa que possibilitou aprofundar o conhecimento referente à história, sobre a legislação específica da educação do campo, e os princípios da Pedagogia da Alternância. Esse método de ensino apresenta-se como uma alternativa de educação contextualizada, voltada para o desenvolvimento econômico, social e político, acontece em tempo e espaço alternados e os instrumentos de ensino são elaborados a partir da realidade da escola e de seus alunos, essa proposta muda gradativamente o contexto em que as pessoas se inserem, além mudar a vida e o pensamento dos jovens. Na análise ficou evidente que a Pedagogia da Alternância por meio dos Centros Familiares de Formação por Alternância (CEEFAS) tem desempenhado papel importante para a educação do campo, pois possui ferramentas próprias e uma abordagem inovadora que contribui diretamente para o processo de ensino.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências referenciado nos modos de vida agroextrativistas, Escola Batata, Porto de Moz, Pará(2022-04-18) MATOS, José Benedito Sanches de; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O objetivo do artigo é construir propostas pedagógicas que proporcionem um ensino de Ciências referenciado nos modos de vida camponesa, nas vivências dos estudantes e na relação com a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa-ação que envolveu pesquisa bibliográfica, uso de dados secundários advindos dos relatórios de Tempo-Comunidades e estágios supervisionados realizados no curso de Licenciatura em Educação do Campo e ação de pesquisa focada no tema alimentação, realizada pelos estudantes do 6° e 8° da Escola Batata, localizada na Reserva Extrativista Verde para Sempre, município de Porto de Moz. As entrevistas realizadas pelos estudantes aos seus pais e vizinhos identificaram que o tema alimentação oferece diversas perspectivas para relacionar com os modos de vida agroextrativista e da cultura local, seja na discussão sobre qualidade, disponibilidade e percepção sobre os alimentos, como na discussão das mudanças que ocorreram na alimentação, influenciada pelo meio socioeconômico, ambiental, alterando a cultura alimentar. A metodologia adotada pode ser aprimorada e readequada a cada realidade local, e sua aplicabilidade pode ser potencializada a depender do nível de inserção das discussões com as famílias e com a integração ao planejamento acadêmico na escola.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Entre desafios e transgressões: o Programa Escola da Terra e a formação de professores em ambiente de reserva extrativista(2018-08-18) AMORIM, Christian Denys Martins; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140Os estudos voltados para a qualidade educacional dos sujeitos do campo têm, desde 2002, motivado o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia – GEPERUAZ - (UFPA) a sistematiza experiências de práticas pedagógicas escolar em ambiente multisseriado e colaborado para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Portanto os caminhos percorridos de nossa pesquisa foi o conhecer a realidade do ensino multisseriado em São Caetano de Odivelas (Pa), identificar o universo da Reserva Extrativista Marinha de Mocapajuba (ResexMocapajuba) e sua importância enquanto objeto de estudo de professores e alunos, bem como o de apresentar uma proposta transgressora de ensino do Programa Escola da Terra, das Águas e das Florestas da Amazônia Paraense e Quilombolas. O Programa Escola da Terra, vinculado ao Ministério da Educação, vêm se contrapondo a realidade marcada pelo abandono e descaso do poder público para com a educação do campo, caracterizado pela falta de infraestrutura da rede física, insuficiência de pessoal, falta de material pedagógico e interferência negativa do poder político local, são alguns dos entraves enfrentados diariamente por professores e alunos das escolas do campo. Na perspectiva de amenizar os problemas decorrentes da falta de formação continuada dos professores a proposta fundamental desse trabalho foi, a partir vivencia desses sujeitos no ambiente da Resex Mocapajuba, promover discussões, reflexões e debates da realidade local das escolas do campo, afim de que se materialize em ações pedagógicas dos educadores em sala de aula qualificando ainda mais seu fazer pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O envolvimento do discente universitário com o trabalho de conclusão de curso: o caso da turma de Educação do campo - 2015, UFPA(2019-07-22) RIBEIRO, Mayara Helenice Brito; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239O objetivo deste trabalho é investigar o envolvimento dos discentes do curso de educação do campo com o trabalho de conclusão de curso por meio de um estudo de casos na turma de 2015 com ênfase em ciências naturais, da Universidade Federal do Pará campus de Abaetetuba, com a intenção de contribuir com a melhoria da qualidade do TCC. A pesquisa teve a abordagem qualitativa participativa, do tipo descritiva explicativa, a mesma possui como delineamento o estudo de caso composto de dados primários e secundários, que foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e grupo focal, tendo como público participante da pesquisa os discentes da referida turma, parte da coordenação do curso e professores do quadro de professores da faculdade. Os dados foram organizados baseados em análise de conteúdo. O estudo possibilitou compreender acerca da temática O envolvimento do discente universitário com o trabalho de conclusão de curso: o caso da turma de Educação Do Campo-2015, UFPA. O mesmo revelou que o projeto político do curso está distante das demandas que o curso possui atualmente, que dentre os componentes curriculares do curso não existem disciplinas especificas que tratem sobre a elaboração do TCC, e poucas disciplinas relacionadas a ênfase do curso. Diante dos resultados obtidos, identificou-se que o envolvimento dos discentes da turma de Educação do campo 2015 é complexo devido à falta de disciplinas, tanto para elaboração do TCC quanto de disciplinas relacionadas a ênfase. Dessa maneira faz-se necessário refletir sobre a reelaboração o PPP do curso, de maneira que este contemple as demandas que o curso possui atualmente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estratégias de agricultores familiares para garantirem o estudo dos filhos na cidade, Senador José Porfírio, Pará(2019-06-13) SOUSA, Alzenira da Silva; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969O presente artigo apresenta uma análise do processo migratório de famílias de três comunidades rurais pertencentes ao município de Senador José Porfírio, estado do Pará, para compreender as estratégias adotadas por esses camponeses para assegurar a educação dos filhos na cidade. O texto aborda as questões que influenciaram a migração, notadamente a não existência do nível de escolaridade para os filhos continuarem os seus estudos, pois a maioria das escolas oferece até o 6º ano do ensino fundamental. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas a sete famílias que mudaram para cidade ou tiveram membros da mesma que migraram para garantia de estudo para os filhos. As mães de duas famílias vieram junto com os filhos para a cidade. Uma veio junto com toda família e quatro delas mandaram seus filhos sozinhos. Seis delas depende da venda de produtos alimentícios produzido na sua propriedade para ajudar nas despesas domésticas, e as mesmas recebem o benefício do bolsa família, e duas tem membros já aposentados. A maioria dos jovens não retornam para o lote, e acabam constituindo suas próprias famílias e ficam na cidade, com dificuldade de emprego e de darem continuidade à educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Experiência e reflexão sobre a educação do campo na comunidade Nossa Senhora da Conceição em Anapu-PA(2023-01-18) SOUSA, Andreia Leão de; LOPES, Raquel da Silva; http://lattes.cnpq.br/8883608553718284O presente artigo tem como proposito fazer uma reflexão sobre a Educação do Campo na comunidade Nossa Senhora da Conceição que fica localizada na vicinal Surubim Munícipio de Anapu PA. Levando em consideração as experiências das famílias desta localidade, mostro um pouco o que enfrentaram para conseguirem escolas, igrejas e outros recursos básicos. Neste trabalho vou dar destaque para a escola Osvaldo cruz pois foi nela que fiz meus estágios, por isso tive a oportunidade de conhecer melhor alguns pais, professores e alunos, bem como os assuntos relacionados a esta escola, como o currículo, o Projeto Político Pedagógico (PPP), o trabalho de organização dos professores e situação profissional deles. Além disso por estar fazendo o curso de Educação do Campo com ênfase em Linguagens e códigos, trago algumas informações dessa área de estudo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias de vidas e formação de uma comunidade camponesa: o caso da comunidade São Miguel de Murutinga em Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dilcilene Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560O presente trabalho tem como base o resgate e reconstituição da história de formação da Comunidade São Miguel de Murutinga, zona rural do município de Abaetetuba Pará. O objetivo é o incentivo aos estudantes, filhos de camponeses e comunidade em geral, do local pesquisado, a conhecerem a sua própria identidade, resgatando e valorizando suas raízes, mantendo presente a memória histórica da comunidade. Partimos metodologicamente de entrevistas abertas, com a indagação do surgimento da comunidade, filmagem em vídeo, fotos e também realizou-se uma caminhada histórica. O primeiro entrevistado foi o coordenador da comunidade, que indicou a Srª. Maria José, pessoa que teve essencial papel na fundação da comunidade junto ao seu irmão Manoel Sávio, e também foi a primeira catequista da mesma. Seguindo-se da indicação do padre Hilário Taplett, um dos fundadores da comunidade. E assim sucessivamente indicam dois senhores que foram sócios da cooperativa de arroz, um agricultor e uma professora aposentada, comtemplando a metodologia bola-de-neve (Bernard, 1995) onde os entrevistados surgem aleatoriamente a partir de indicação. Os relatos apontam que a Comunidade São Miguel de Murutinga passou por momentos de intensas mobilizações desde a sua formação comunitária, com a luta pela terra, educação, com a conquista da escola municipal, assim como da energia elétrica, e a criação da cooperativa de arroz que foi fundamental para o aspecto econômico da comunidade, que passou a ser considerada uma referência e reconhecida como a „ilustre‟ comunidade de Murutinga, que são considerados grandes conquistas e fonte de orgulho para os comunitários. E no momento presente as lutas continuam principalmente no aspecto econômico e organizacional com o fortalecimento da Agricultura Familiar. Portanto os resultados aqui apresentados são frutos da história oral, do reconhecimento da comunidade e de seus moradores enquanto algo de imensa importância carregado de valores e fundados na luta.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Intervenção metodológica no ensino de química na educação do campo: o extrato de feijão preto como indicador de pH(2022-07-21) ALENCAR NETO, Alexandre Sebastião de; SANTOS, Edsara Gonçalves dos; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641O presente artigo propõe avaliar a aplicabilidade do uso do extrato do feijão preto como indicador de pH em práticas metodológicas no ensino de Química, tendo como principal objetivo despertar o interesse pelo uso de indicadores naturais como uma ferramenta metodológica alternativa para transmissão de conceitos químicos nas escolas do campo. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa, de cunho bibliográfica e experimental, regida pela observação e a aplicabilidade de um questionário semiestruturado e da prática metodológica desse experimento aos discentes do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Odil Pontes. Inicialmente foram feitos testes com o extrato do feijão preto para avaliar sua atuação como indicador natural baseando-se em outras pesquisas já realizadas referente ao tema, como o extrato do repolho roxo. Observou-se que o extrato apresenta uma tonalidade azul escuro que varia para cor vermelho com a adição de ácido e para esverdeada até um amarelado com adição de base. Após as análises dos dados comparativos, constatou-se possível sua utilização para transmissão de conceitos relacionados a equilíbrio químico, titulação e a lei de Lambert-Beer. Além disso a aplicação dessa metodologia em aulas práticas mostrou se eficaz para estimular a aprendizagem do aluno através da aproximação do conteúdo com a vivência do discente do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente e formação discente: o caso da escola Eulalice Pinheiro de Miranda, Abaetetuba-PA(2019-07-05) PIMENTEL, Hetiany da Silva; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239O referido estudo apresenta como objetivo central analisar a contribuição da pratica pedagógica docente, na formação dos discentes da escola Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda, localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja, PA 409 km 09, município de Abaetetuba-Pará, através de um estudo caso no sentido de contribuir para melhoria dessa formação., pesquisa esta, realizada com os alunos do 4º e 5º ano de ensino fundamental, classe multisseriada, no sentido de melhorar a qualidade do processo educativo dos educandos da escola supracitada. Portanto esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, realizado a partir de observações da realidade escolar vivenciada. Assim, este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas de campo, realizadas durante o período de fevereiro a março de 2019. Assim, justifico a pesquisa, pela necessidade de compreender a pratica pedagógica utilizada na escola por parte do corpo docente, como também o espaço em a mesma está inserido, ou seja, no campo, e ainda poder contribuir efetivamente para melhoria da comunidade. Desta forma, esta pesquisa tem como intuito conhecer a formação docente e a prática pedagógica utilizada na escola Antônia Eulalice Pinheiro, conhecer a metodologia aplicada aos educandos, como também a vivência dos alunos do 4º e 5º ano, assim como os profissionais que atuam na escola. O alcance desses objetivos levou a produzir uma pesquisa qualitativa, com observação, entrevista, confrontando-os com estudos bibliográficos. A pesquisa de campo foi realizada na escola de educação infantil e fundamental Antônia Eulalice Pinheiro de Miranda localizada na comunidade de Alto Guajará de Beja PA 409, zona rural da cidade de Abaetetuba-PA. Foram realizadas no total de 8 entrevistas, sendo uma com o gestor da escola, uma com a professora da classe multisseriada 4º e 5º, e ainda grupo focal realizada com seis alunos da turma sendo três do 4º ano e três do 5º ano, escolhidos por intermédio da professora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas pedagógicas na escola do campo: uma análise numa escola no município de Acará-PA(2019-12-26) SANTOS, Adrea Natalia Lobo dos; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A pesquisa apresenta como objeto de estudo as práticas pedagógicas desenvolvidas muna escola do campo, visando verificar em meio aos seus diversos anseios se as mesmas contemplam a realidade dos seus alunos, que vivem nos espaços rurais. O lócus dessa pesquisa é a escola M.E.F. Prof.ª Izabel Barral, inserida numa comunidade de tradição agrícola, a Comunidade Guarumã localizada no município de Acará. O artigo busca trazer a tona uma reflexão a cerca da relação entre a escola, os sujeitos do campo e as práticas pedagógicas efetivadas na escola. Se essa relação leva em consideração as especificidades da vida no campo. A pesquisa faz uma análise qualitativa realizada na escola que tem uma demanda de alunos 100% do campo, tendo como referencial teórico uma articulação entre as bases legais que estruturam as políticas voltadas para a educação do campo e os educadores e educadoras que defendem um conceito mais alargado de educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Precarização do trabalho docente: as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas.(2018-05-18) SILVA, Ana Lúcia Barreto da; SOUZA, Maria de Fátima de Matos; http://lattes.cnpq.br/4562453070537953Este artigo tem o objetivo de discutir a precarização do trabalho docente nas escolas do campo, enfatizando as condições de trabalho do professor de ciências em classes multisseriadas, os quais resistem em meio às condições adversas que configuram a realidade das escolas do campo. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas estruturadas e aplicação de questionários abertos, por meio dos quais obtivemos os depoimentos do professor de ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sonho de Criança, da coordenadora pedagógica que orienta os trabalhos na escola referente à disciplina de Ciências e diretor de ensino do município de Pacajá-Pa. As pesquisas revelam as condições de precarização em que os professores vem atuando em classe multisseriada, como o estado precário da infraestrutura da escola, a falta de formação continuada específica para o professor de ciências que trabalha nestas classes, e as dificuldades enfrentadas para se trabalhar os conteúdos de ciências em turma composta por séries diferentes, oriundas principalmente pela falta de recursos didáticos adequados e em quantidade. Como principal conclusão o estudo aponta que o trabalho do professor de ciências tem se pautado na utilização do modelo seriado urbano de ensino, havendo a necessidade de se discutir práticas de ensino específicas para garantir condições mais favoráveis para o trabalho docente em classes multisseriadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O processo de formação na educação do campo a partir da narrativa autobiográfica(2019-06-06) SOUSA, Raquel da Silva; DAMACENA, Fabiola Aparecida Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1442471964502111Este Memorial de Formação acadêmica, objetiva socializar e refletir experiências formativas no âmbito da educação do campo, durante minha trajetória de vida escolar e acadêmica, bem como refletir sobre os obstáculos e conquistas vivenciados ao longo desse período de formação, objetiva, ainda, a relatar dificuldades encontradas durante o curso de educação no campo, em parte causadas pela falta de cumprimento das políticas públicas direcionadas aos povos de comunidades tradicionais. Trata-se de abordagem qualitativa, com a técnica de coleta de dados a partir de minha história de vida na qualidade de discente da educação do campo. Esta narrativa autobiográfica resultou flexões sobre as aprendizagens e experiências determinantes no processo de formação e nesse movimento surgiram possibilidades reais de reinvenção e potencialização de nossas dimensões pessoais, profissionais e humanas. Através deste trabalho, foi possível, revisitar pelas lembranças, experiências esquecidas, também de práticas pedagógicas relacionadas à educação do campo, considerando toda a diversidade presente no espaço rural. Infância e adolescência, com todos os conflitos, tristezas e alegrias que a vida proporciona, também mereceram reflexões neste trabalho. Quando a educação do campo interroga nossas práticas, nós aprendemos a tecer reflexões que inevitavelmente passa pela nossa história de vida e formação, dada nossa relação com espaço do campo, lugar de nossa vida e de nossa produção. Nesse processo de empoderamento dos sujeitos e das lutas dos povos do campo, trazer nossa memória de vida e de luta nos afirma enquanto sujeitos camponeses engajados nas escolas de educação básica do campo e no movimento por uma educação do campo.