Navegando por Assunto "Feminismo"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Analysis of the feminism present in the literary work "Anne of Green Gables" and its Adaptation "Anne with an E"(2023-08-29) SILVA, Kaline da Conceição dos Santos; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo prioritario discutir e analisar a literatura "Anne of Green Gables" uma literatura de autoria feminina escrita no século XIX, antes do início dos movimentos feministas, e a série "Anne with an E, a adaptação produzida em 2017 apontando as semelhanças e diferenças entre as duas obras, mas também busca discutir o movimento feminista, seus momentos e implicações na humanidade. Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery, nos encanta com uma personagem feminina forte, cheia de atitude e sonhos, atualmente, no século XXI, grandes obras discutem os componentes presentes na literatura, como a questão do papel da mulher na sociedade, a presença, mesmo que de forma sutil, do feminismo dentro da obra, e as desigualdades sociais e o sexismo existentes naquele contexto. No entanto, é através das adaptações, do texto para o audiovisual, que essas questões são percebidas de forma mais clara e madura. Este estudo tem como foco a literatura comparada, ou seja, analisar a obra em paralelo com a adaptação feita pelo canal de streaming Netflix. Para isso, temos como base teórica os estudos de Paige Tucker (2020), tratando sobre adaptações e transformação na representação da figura feminina da literatura para a produção cinematográfica, Alison Elizabeth Hnatow (2020) que discute os aspectos presentes na literatura, e Priscilla Pellegrino de Oliveira (2020) aborda a escrita feminina no século XIX e a importância do movimento feminista para tornar isso possível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As bruxas da modernidade: os discursos presentes em Malleus Maleficarum e suas influências na luta feminista(2019-12-18) FERREIRA, Suzi André; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268; https://orcid.org/0000-0003-0429-9700Esta pesquisa apresenta como tema central a permanência dos discursos veiculados no livro Malleus Maleficarum, e suas influências em discursos modernos. Nessa preceptiva, o presente estudo tem como principal objetivo investigar como as características associadas às mulheres na Idade Média ecoam em discursos da sociedade contemporânea. Assim, buscou-se analisar como discursos reproduzidos entre os séculos V ao XV, socialmente difundidos e perpetuados no imaginário popular, tornaram-se, atualmente, parte da ideologia aceita por uma determinada classe. Para tanto, realizou-se uma análise teórico-metodológica de cunho qualitativo, ancorada na revisão bibliográfica. Os dados foram coletados do livro Malleus Maleficarum, bem como 25 tuítes que apresentam conteúdos com discursos que estão relacionados aos trechos do livro medieval, selecionados da rede social Twitter. Diante de tais análises, fora possível suscitar reflexões acerca dos processos que levam a reconhecer as bruxas da modernidade, configuradas em mulheres que lutam contra os estereótipos e paradigmas societários que insistem em subjazer a figura feminina na sociedade contemporânea.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Casangrá: casas que sangram(2023-06-15) FRANÇA, Tarsila Maquiavel Rosa de; SANTOS, Adriana Maria Cruz dos; http://lattes.cnpq.br/3379311795685098O presente artigo científico aborda de maneira reflexiva sobre o processo criativo do espetáculo Casangrá, apresentado no Teatro Universitário Claudio Barradas em novembro de 2022. Casangrá provoca uma discussão entorno dos serviços domésticos, ainda muito presente em nosso cotidiano, focando mais precisamente nas figuras da empregada doméstica e da cria de família. Para a construção do projeto foi utilizado como metodologia a memória oral e a escrevivência, resultando numa dramaturgia dramática que em alguns momentos flerta com a comicidade e uma encenação híbrida que através de elementos cênicos falam da realidade amazônida. Através deste processo criativo é discutido principalmente sobre a condição da mulher periférica na atual sociedade relacionando-a aos processos históricos do capitalismo e seus impactos na raça e gênero. Por fim, o artigo Casangrá é um grande manifesto feminista que trata sobre o processo de criação do primeiro espetáculo de Tarsila Rosa, focando na área da dramaturgia e encenação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Constitucionalidade e tributação no Brasil: desigualdades de gênero, patriarcado e o exemplo do estado do Pará(2023-12-14) IGREJA, Victória Caroline Aranha; SILVEIRA, Alexandre Coutinho da; http://lattes.cnpq.br/7902423151331560; https://orcid.org/0000-0002-8218-7336O objetivo deste estudo é examinar a complexa relação entre tributação, gênero e justiça fiscal, principalmente com relação ao sistema tributário brasileiro, utilizando o Estado do Pará como exemplo. O estudo inicia com as implicações do patriarcado e do liberalismo na formulação de políticas fiscais, sublinhando como essas ideologias podem contribuir para disparidades de gênero no âmbito tributário. A pesquisa explora uma análise da constitucionalidade da tributação, destacando os princípios fundamentais da dignidade humana e igualdade constitucional como elementos cruciais para uma abordagem equitativa. A motivação surge pela construção do gênero feminino a partir do consumo, e, pela parcela feminina ser onerada por sua condição biológica, haja vista, os gastos e tributação correspondente em determinados produtos essenciais não se submetem ao público masculino. Dessa maneira, foi adotado como objetivo geral verificar os desafios para a promoção da justiça tributária de gênero no Brasil e no contexto do estado do Pará. Como objetivo específico, verificar a constitucionalidade das políticas tributárias atuais à luz dos princípios da igualdade e dignidade humana. Para tanto, foi estudado aporte teórico de escritores do pensamento liberal, em busca das raízes do pensamento e sua influência no que compreendemos como sistema tributário atualmente; bem como os princípios e doutrinas constitucionais, construído com a participação do movimento feminista. Outrossim, tem como questões centrais: identificar como o liberalismo influencia a estruturação das políticas tributárias em relação a gênero; analisar, o entendimento constitucional sobre a questão da igualdade entre os sexos; bem como, a possibilidade de a tributação ser empregada com o propósito de buscar a redução de desigualdades socioeconômicas de gênero no Brasil; quais as soluções que podem ser empregadas para atingir este objetivo, e por fim, seria possível afirmar que o Sistema Tributário Nacional está descompassado com o dever de promover a igualdade de gênero? Em conclusão, o método científico empregado foi o teórico, combinado com a pesquisa quantitativa, para esta finalidade, foi feita revisão bibliográfica e a coleta de dados oficiais sobre a realidade do Brasil, com foco na discriminação de gênero no contexto do direito tributário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dança de salão: a dama no mercado de trabalho belenense(2019-07-09) BAPTISTA, Hanna Di Paula da Silva; PEREIRA, Ricardo Augusto GomesEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar a atual participação feminina no mercado de trabalho da Dança de Salão em Belém do Pará a fim de compreender o baixo índice de participação feminina neste contexto. Além de: Investigar a realidade vivida por mulheres que atuam como profissionais de Dança de Salão em Belém do Pará, com base em seus conhecimentos empíricos compartilhados por meio de entrevista concedida; Desvendar quais são as principais dificuldades enfrentadas por estas mulheres para ingressar e para manter-se neste mercado de trabalho; Colaborar para a emancipação profissional feminina no cenário da Dança de Salão belenense.. Para isto, realizou-se levantamentos históricos que mostram a trajetória de homens e mulheres, em períodos diferentes, no mercado e na referida modalidade, englobando os contextos internacional, nacional e local. Adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, feita por meio de entrevista semi-estruturada, de maneira virtual, realizada com sete mulheres profissionais da Dança de Salão, que tivessem, no mínimo, 2 anos de atuação na área, no município de Belém/PA. Os resultados da pesquisa indicaram que, atualmente, grande parte da força de trabalho na Dança de Salão é constituída por mulheres jovens, na faixa etária entre 20 a 36 anos, sendo que, das sete entrevistadas, seis têm curso de nível superior. A partir da observação do contexto no qual estão inseridas, seis das sete colaboradoras afirmaram que a área é majoritariamente dominada por profissionais do sexo masculino. Em suas falas, constatou-se que as mulheres ainda são marcadas por preconceitos de gênero em diversos contextos. Embora se tenha uma evolução ainda que gradativa, as conquistas alcançadas não são completamente satisfatórias e os relatos demonstraram que as entrevistadas almejam que a modalidade seja constituída fora das relações de poder, com maior equidade e com maior participação feminina. Concluiu-se que é urgente e necessário que profissionais e praticantes da Dança de Salão rompam com as barreiras e construções sociais que são prejudiciais àquelas que são ou que desejam ser profissionais deste mercado em Belém/PA. Ressalta-se que o empoderamento e a qualificação garantem o bem-estar feminino, tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional, de maneira a assegurar a valorização das mulheres atuantes na Dança de Salão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Feminino e Feminismos: um encontro (im)possível com o teatro(2014-12-19) SOUSA, Érica Patrícia Ferreira de; AMORIM, Ana Karine Jansen de; http://lattes.cnpq.br/5875820201443540Este trabalho de pesquisa propõe através de uma abordagem narrativa um olhar sobre uma formação feminista, de um pouco mais de um ano, realizada na cidade de Coimbra, que se constitui em dois encontros. Pretende-se, neste, documentar o primeiro no contexto da Universidade de Coimbra, o segundo no contexto da cidade de Coimbra, considerando um diálogo em âmbito internacional, um debate feito na comparação da Teoria da Performatividade de Judith Butler com a Teoria de Simone de Beauvoir e a Política Feminista Contemporânea. Também pretende-se, neste registro, documentar a formação por uma docente no contexto da Universidade Federal do Pará e por militantes feministas no contexto da cidade de Belém. É através destes que serei capazes de dizer que um encontro com o feminino e os feminismos justifica as propostas deste estudo, uma vez que ajuda a um exercício de implicação e a abrir novas possibilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Heterogeneidades discursivas sobre gênero e feminismo no posicionamento de professoras universitárias(2018-06-08) RODRIGUES, Aline Matos; SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de; http://lattes.cnpq.br/9922481132027268Este trabalho procura analisar o posicionamento de professoras universitárias sobre gênero e feminismo. Para tanto, levantou enunciados de mulheres docentes de uma Universidade no interior do Nordeste Paraense a partir de uma entrevista estruturada. O objeto de estudo, então, são os discursos, e o que se pretende analisar são as possíveis heterogeneidades presentes e as relações de poder que se concentram nas formas de dominação masculina em diversas esferas sociais, entre elas, instituições de ensino superior. A abordagem teórico-metodológica utilizada tem como base os estudos de Authier-Revuz (2004), para conceituação e constituição do corpus de análise e para compreendermos a noção de discurso faremos um curto delineamento desse conceito sob a perspectiva da ACD proposta por Van Dijk (2008). A análise nos mostrou algumas características de como as relações de dominação de gênero aparecem, para determinadas entrevistadas, no interior do espaço universitário. Assim, constatamos ao longo deste trabalho que a universidade, é um lugar enunciativo permeado de discursos construídos historicamente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância dos pensamentos feministas para novas construções de narrativas expográficas nos museus de Belém: Vivências de uma discente mediadora no MABE (Museu de Arte de Belém)(2019-12-07) PANTOJA, Silvia Raquel de Souza; FERREIRA, Luzia Gomes; http://lattes.cnpq.br/7045722681867926Enveredo por caminhos que partem da minha experiência enquanto discente-mediadora, nos espaços do curso de Museologia da UFPA e Museu de Arte de Belém, que demonstram algumas confluências entre teoria e prática na minha formação acadêmica, minhas influências para esta pesquisa, a forma com que eu lidava a respeito da mediação, a ausência da disciplina de Educação Museal no curso e sua ausência como metodologia de trabalho no estágio. Dessa forma, eu narro, falando de mim a partir do conceito de escrevivência de Conceição Evaristo. A seguir, encaminho à relação entre sociomuseologia e estudos de gênero tendo como referência a tese de Aida Rechena, isto posto, avanço para discussões nas quais pretendo demonstrar a importância dos diversos movimentos feministas para novas construções de narrativas expográficas de maneira a representar as diversas mulheres, assim, caminho para uma breve análise sob a produção entre Museologia e Gênero no Brasil a partir de igualmente uma perspectiva local dessa produção. Por fim, realizo análise expográfica da exposição de longa duração do MABE Janelas do passado, espelhos do presente: Belém do Pará, arte, imagem e história, como foco no terceiro eixo narrativo intitulado Os construtores da Cidade: um olhar sobre o povo, com isso, utilizando o catálogo da exposição como fonte de dados e análise, destaquei seis pinturas do núcleo expositivo para analisar como as mulheres negras foram representadas na narrativa adotada para a exposição, e estabeleço relações para se discutir a partir do Feminismo Negro, utilizando como ferramenta metodológica o conceito de Interseccionalidade; além disso, também faço parâmetros com a atual exposição em vigência no MABE para saber se as práticas de representação dessas mulheres continuam as mesmas ou se modificaram.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Lugar de mulher é onde ela quiser: o lugar do feminino na sociedade de classes(2024-02-27) PAMPLONA NETO, Christóvam da Silveira; SOUZA, Ana Paula Vieira e; http://lattes.cnpq.br/8840758628880141; https://orcid.org/0000-0003-3340-1866Esta pesquisa do Trabalho de Curso resulta do Estágio Supervisionado na Educação Infantil na Escola Rio Caeté sobre o feminismo e o lugar da mulher na sociedade de classes com crianças matriculadas na Pré-Escola. O objetivo principal foi analisar as experiências do Estágio sobre o Plano de Intervenção da regência de atividades pedagógicas sobre o lugar da mulher na sociedade e o feminismo desenvolvido a partir do Projeto-chave Respeito, Valores e Atitudes da Escola Caeté, na perspectiva das atividades lúdicas articuladas ações pedagógicas do planejamento escolar da Professora supervisora. Metodologicamente, o estudo sob o viés teórico da abordagem interacional e do tipo qualitativa (Gatti) permearam a execução da pesquisa no Estágio e as análises das atividades feitas com as crianças. Os resultados do TCC mostram que o Estágio Supervisionado no campo da pesquisa promove experiências com as crianças e a profissão do pedagogo no cotidiano escolar, que é permeado de vivências da prática pedagógica, além disso, o estudo fomenta a discussão sobre o papel da mulher na sociedade de classes e questões relacionadas ao femininos, que são fundamentais no processo de aprendizagem na Educação Infantil, pois, promove reflexões sobre o preconceito com a mulher que é mãe, trabalha e estuda. Ainda, a pesquisa possibilitou reflexões sobre a formação do pedagogo (as) e as vivências na prática do Estágio, que se articulam com outros componentes curriculares do Curso de Pedagogia como os Fundamentos Teórico-Metodológicos da Educação Infantil, Psicologia da Aprendizagem e FTM de Ciências porque favoreceram observar os saberes culturais das crianças em relação ao papel da Mulher e mãe no dia a dia delas. Conclui-se, portanto, que as propostas educativas sobre o lugar da mulher e o feminismo se conectou com o planejamento do contexto Caeté e com o contexto social das crianças por meio do uso de atividades do cineclube, o que motivou o interesse das crianças pela temática, além das atividades lúdicas e momento dialógico entre estudante de Pedagogia e a professora supervisora.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Os obstáculos da emancipação feminina em “Capítulo dos chapéus”(2021-10-05) BAIA, Jacqueline Cardoso; LOBATO, Jose Rinaldo Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0831361269065172Embasado nos estudos de Antônio Candido sobre a função social da literatura e sobre a riqueza sociológica das obras de Machado de Assis, este trabalho surgiu da intenção de analisar o conto capítulo dos chapéus com o intuito de demonstrar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres burguesas cariocas no processo de sua emancipação e cidadania, visando a valorização da literatura Brasileira Machadiana do ponto de vista sociológico e com o objetivo de criar uma consciência crítica e ética no educando sobre as relações de gênero. Este trabalho tem relevância acadêmica e social pois possibilita a discussão acerca da emancipação feminina utilizando a literatura como ponto de partida e referencial histórico e também possui importância para a comunidade escolar, uma vez que vez que propõe uma leitura específica do texto literário canônico para a compreensão da obra e das ironias e metáforas existentes no conto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Para além de meninas estupradas, sobreviventes: a incidência da Lei Maria da Penha aos casos de estupro de vulnerável intrafamiliar contra meninas tramitados no TJPA(2024-11-04) SODRÉ, Laura Ribeiro Silva; SOUZA, Luanna Tomaz de; http://lattes.cnpq.br/5883415348673630; https://orcid.org/0000-0002-8385-8859Este trabalho busca analisar em que medida o crime de estupro de vulnerável intrafamiliar contra meninas é compreendido pelas/os julgadoras/es como violência de gênero capaz de atrair a aplicabilidade da Lei Maria da Penha aos processos criminais tramitados no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Através dos referenciais teóricos feministas e criminológicos sobre o estupro, analisa-se acórdãos envolvendo o crime de estupro de vulnerável julgados pelo TJPA entre os anos de 2021 até 2024. Com base nesse direcionamento, esta monografia se divide em três capítulos que retratam os caminhos explorados ao longo da presente pesquisa. No primeiro capítulo, aborda-se as violências de gênero na Lei Maria da Penha, estabelecendo o referencial teórico da pesquisa. Em seguida, examina-se a conceituação de "gênero" nas literaturas feministas, com foco na genderização das violências contra as mulheres. A análise prossegue com uma abordagem interseccional das violências e do processo de criação da Lei Maria da Penha como mecanismo de proteção, incluindo o papel dos movimentos feministas no Brasil. Ao final, examina-se o termo “violência de gênero” como critério de competência do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. No segundo capítulo, são retomadas as categorias fundamentais dos feminismos para analisar o estupro como um instrumento de poder, contextualizado à luz das criminologias e das perspectivas feministas. A análise enfatiza casos de estupro de vulnerável contra meninas, com dados sobre violência sexual infantil, em diálogo com os referenciais teóricos. Por fim, os aportes teóricos são aplicados às estatísticas de estupro de vulnerável no Estado do Pará. No terceiro capítulo, serão apresentados e analisados exemplos de acórdãos do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), sobre os casos de estupro de vulnerável intrafamiliar contra meninas e a incidência da Lei Maria da Penha e dos JVDFM. Após isto, são analisadas as consequências das interpretações dos desembargadores sobre o crime em questão. Percorrendo este caminho, o trabalho demonstra a ausência de arcabouço teórico sobre a categoria gênero nos discursos dos julgadores ao não interpretarem o estupro de vulnerável intrafamiliar contra meninas como manifestação da violência de gênero contra as mulheres. Ao final, este trabalho aponta as consequências prejudiciais do conflito jurisdicional às sobreviventes do crime de estupro e demonstra que a violência sexual intrafamiliar contra a meninas deve ser presumida como uma forma de violência baseada no gênero, com base nos referenciais teóricos e nas legislações nacionais e internacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O protagonismo feminino a partir do associativismo na comunidade Quilombola ramal do Bacuri, Abaetetuba-Pará(2023-09-05) GOMES, Moisés Rodrigues; SILVA, Érica Costa da; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093A participação das mulheres na agricultura familiar é comum em diversas atividades produtivas. No entanto, as mulheres não são vistas como indivíduos autônomos e independentes, mas como ajudante dos maridos nas atividades realizadas nos sistemas produtivos. Através da participação em organizações associativas, as mulheres têm ganhado visibilidade e reconhecimento. Este texto tem por objetivo apresentar o caso da construção do protagonismo feminino a partir da Associação de Mulheres Quilombolas Agroextrativistas - Raízes do Bacuri, da Comunidade Quilombola Ramal do Bacuri, localizada no município de Abaetetuba, Pará. A pesquisa realizada ocorreu, na comunidade em questão, durante três Estágios Supervisionados do curso de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba. Portanto, constatou-se que o protagonismo feminino é fortalecido por meio do associativismo, onde elas alcançam autonomia, benefícios coletivos e estímulo para continuar a luta em prol da permanência em seu território.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ser feminino: comparações e diferenças em obras de Florbela Espanca e Conceição Evaristo(2024-07-15) SANTANA, Caroline da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361A análise abordada neste texto discute a evolução da representação feminina na literatura ao longo de diferentes séculos, evidenciando as mudanças no processo de autoria feminina. Tendo assim o objetivo falar sobre a ser feminino em obras literárias, destacado a imagem da mulher como o seu principal objeto de estudo. Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, na área da literatura, que se deu de forma descritiva, onde foi feito o estudo sobre a representação das mulheres na literatura durante os séculos XIX até XXI, e por meios dos sonetos “Mulher I” e “Mulher II”, de Florbela Espanca e “Eu-Mulher”, de Conceição Evaristo. Onde foi evidenciado todo o processo histórico e análise das obras, com intuito de expor as mudanças e ligações que ocorreram durantes anos, sobre a forma que elas são apresentadas na sociedade, tirando a imagem de belo e mostrado o real sobre elas. E para que isso fosse provado, usamos alguns estudiosos que falam sobre o ser feminino e a imagem da mulher diante a sociedade e na literatura. Portanto, com a leitura dessa produção levaremos aos leitores a reflexão diante a forma que os sentimentos femininos eram descritos, que foi possível ser mais evidenciado somente com a chegada de autorias femininas, que escreviam sobre a verdadeira identidade da mulher real.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Teatro y feminismo(2023-06-07) SANTOS, Rosiane Cardoso; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595XEste artigo tem como tema: Teatro e Feminismo, e tem como objetivo mostrar que as mulheres tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do teatro, e que contribuem para a contínua evolução do teatro. A partir de estudos bibliográficos para saber a definição de teatro, tipos de teatro, gêneros teatrais, a definição de feminismo, o papel da mulher no teatro dramático, a fim de atingir o objetivo almejado. Grandes obras mostram que as mulheres não aceitavam o que a saciedade lhes impunha, e lutavam para que seus direitos fossem respeitados, como o livro Casas de muñecas del escritor de Henrik Ibsen (1879) e o livro La casa de Bernarda Alba do escritor Frederico García Lorca (1936), mostram que desde então as mulheres lutam para que seus direitos sejam respeitados diante de uma sociedade tão tradicional, que via as mulheres como donas de casa.