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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O acolhimento por enfermeiros em UTI: percepções dos familiares
    (2018) SILVA JUNIOR, Marco Antonio Mesquita da; FELICIDADE, Ruan Rodrigues; MENEZES, Cláudia Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/4581912040811998
    INTRODUÇÃO: Por se tratar de um ambiente de grande apreensão, ansiedade e medo, o acolhimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é uma das principais formas de criação de vínculo e de confiança entre o enfermeiro, o paciente e seus familiares. Conforme o paciente e familiares se sentem bem acolhidos, a humanização do serviço garante segurança à família quanto à equipe que está atendendo, tornando menos doloroso o processo de hospitalização e proporcionando uma recuperação holística ao paciente. A UTI, sendo um setor hospitalar para pacientes críticos que necessitam de assistência especializada e contínua, muitas vezes não consegue manter o padrão esperado pelos familiares ao que tange o acolhimento pelo profissional enfermeiro devido a rotina intensa de cuidados e a sobrecarga de trabalho. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo: descrever a percepção dos familiares acerca do acolhimento oferecido pelo enfermeiro em um hospital público no Estado do Pará. METODOLOGIA: Tratou-se de uma pesquisa exploratória, observacional e descritiva de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 20 visitantes no mês de novembro de 2018, seguindo critério de inclusão: ser familiar do paciente internado, maior que 18 anos, e concordar em participar do estudo assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Excluiu-se do estudo menores de idade e os que se recusaram verbalmente à entrevista. A coleta se deu por meio de entrevista semiestruturada e os dados submetidos à análise temática. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificouse grande número de visitantes que não foram apresentados ao enfermeiro da unidade (60%), sendo ainda, desses entrevistados, 17 (85%) não saberiam identificar o enfermeiro entre a equipe multidisciplinar. Foi utilizado para análise de dados três unidades temáticas: A importância de conhecer o profissional; Reconhecimento do enfermeiro como fonte de apoio na recuperação de saúde e O vínculo acompanhante-Enfermeiro, onde pode-se perceber desconhecimento por um número considerável de entrevistados acerca da real função do enfermeiro em UTI. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que o acolhimento é de fundamental importância para a criação de vínculo equipe-familiar. Assim, a pesquisa evidencia que a apresentação do enfermeiro ao familiar tornaria a imagem da profissão mais respeitada, reconhecida e protagonista no cuidado em UTI.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A afetividade e as expressões de agressividade na educação infantil
    (2022-12-12) FERREIRA, Fernanda Rosiely Alves; GOMES, Geise do Socorro Lima; http://lattes.cnpq.br/1752787535007263
    O presente trabalho consistiu em analisar e compreender os sentidos produzidos sobre a afetividade na educação infantil, concernentes às expressões de agressividade e qual o papel da escola, família e sociedade nesse contexto. A literatura apontada nos diz que não deve haver a separação dos aspectos cognitivos e afetivos, pois a educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam suas capacidades cognitivas, afetivas, físicas, ética e estética. Reviso aqui, a importância das relações sociais e interpessoais na constituição da subjetividade do indivíduo e a influência do meio ambiente durante esse processo, sendo a escola, família e sociedade agentes responsáveis na formação da criança. Apoiada na pesquisa exploratória-descritiva e qualitativa, foram realizadas cinco entrevistas com o corpo docente de duas escolas distintas. As entrevistas foram conduzidas a fim de: compreender os sentidos produzidos pelos profissionais da educação infantil sobre afetividade e as expressões de agressividade, assim como compreender os sentidos sobre o papel da família e da escola como agentes envolvidos no processo de constituição e entendimento das diferentes formas da criança expressar suas emoções, além de compreender sobre a importância de ser trabalhada essa temática no meio educacional. Com isso, produzir material que contribuísse para alcançar o objetivo da pesquisa. Dessa forma, por meio desta pesquisa, observou-se que a afetividade é fundamental no desempenho educacional, no entanto as falas das participantes em consonância com o levantamento bibliográfico, consideram que as expressões de agressividade no ensino infantil se faz presente na atual conjuntura e é um “problema” social, logo faz-se necessário a realização de projetos e medidas de ação envolvendo o trabalho da escola em parceria com todos os agentes envolvidos, dado que o convívio social está diretamente relacionado a construção de valores que norteiam a ação das crianças.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise acerca da necessidade de ampliação da licença-paternidade como instrumento de igualdade de gênero e de deveres parentais
    (2023-12-12) PEREIRA, Estéfani Ivelin Leão; RÊGO, Márcia Cristina dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0151572464510720; https://orcid.org/0000-0002-0857-1380
    A presente monografia objetiva analisar a necessidade de ampliação da licença-paternidade, evidenciando que o tempo exíguo atualmente concedido ao pai perpetua a desigualdade de gênero, tanto na distribuição de responsabilidades parentais quanto no mercado de trabalho. A problematização centra-se na discrepância entre os períodos de licença-paternidade e licença-maternidade, destacando que, embora o Código Civil de 2002 não diferencie obrigações paternas e maternas, a realidade prática demonstra uma sobrecarga sobre as mulheres. A metodologia adotada é exploratória, combinando pesquisa bibliográfica com análise da legislação pertinente e da Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão nº 20. Tal abordagem busca estabelecer uma conexão entre doutrina, produção acadêmica e leis relacionadas ao tema. Assim, conclui-se que a disparidade de prazos entre as licenças viola princípios constitucionais fundamentais e vai de encontro à concepção contemporânea do instituto da família. A equiparação das licenças é apresentada como uma medida crucial para promover a igualdade efetiva entre os gêneros.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A atuação profissional do serviço social no acompanhamento das famílias do benefício de prestação continuada – BPC em Abaetetuba – Pará
    (2017) GALVÃO, Sylmara Corrêa; RODRIGUES, César Barreto; CASTILHO, Daniela Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/0258171579733219; https://orcid.org/0000-0002-6976-7985
    O presente trabalho analisa a atuação profissional do Serviço Social no atendimento as famílias usuárias do Benefício de Prestação Continuada - BPC. Para se chegar ao objeto da pesquisa desenvolveu-se um estudo do percurso histórico de teorias como o liberalismo, keynesianismo/fordismo, Welfare State (Estado de Bem-estar Social). Posteriormente analisou-se o contexto histórico das políticas sociais nos diferentes governos brasileiros, enfatizando os avanços/conquistas e retrocessos no campo dos direitos sociais. Abordou-se a atuação profissional do Serviço Social na garantia dos direitos sociais, enfatizando o aposte teórico do Projeto Ético-político do Serviço Social e a discussão acerca dos projetos profissionais e projetos societários. A categoria família e suas novas configurações na sociedade contemporânea foi abordada e problematizada enquanto campo de atuação dos/as assistentes sociais e detentora de direitos advindos das políticas sociais, mas frutos de muitas lutas da classe trabalhadora e de suas entidades representativas. Para finalizar, enfatizou-se o BPC, procurando captar e construir informações em torno do processo de concessão deste benefício por parte dos profissionais inseridos na Política de Assistência Social, assim como, a análise de tal benefício sobre a ótica dos usuários. Para a captação e construção de informações, além do embasamento em produções que abordam criticamente o BPC, aplicouse formulários aos usuários e aos profissionais para a coleta quantitativa e qualitativa de dados.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Ausência da família na escola: as implicações no desenvolvimento da prática docente em uma classe multisseriada de uma escola do ensino fundamental do município de Mojú.
    (2018) AQUINO, Maria Joana Oliveira de; SILVA, José Nazareno Figueiredo e; http://lattes.cnpq.br/9760705917211645
    Ao elaborar o presente memorial levei em conta a crítica e a autocrítica acadêmica que em consonância com minha trajetória de vida terá como segmento uma sequência cronológica com o ponto de partida meu nascimento, adolescência, destacando as experiências acadêmicas e profissionais. Entrelaçado a esta linha temporal, o relato deste memorial tem como objetivo abordar os impactos causados pela ausência da família na escola e os fatores que a levam a caminhar em muitos casos, sozinha em sua proposta de trabalho educacional, pontuando fatos do cotidiano ribeirinho e buscando alternativas de (re) construção da parceria que deve existir entre escola e família. O desafio proposto é resgatar fragmentos das experiências passadas, conscientes e “inconscientes” que possam dar vida a este memorial acadêmico e ênfase a minha formação docente, avaliando as transformações percebidas no decorrer dessas experiências. Desse modo, tenho plena certeza dos desafios que estão postos, nessa retrospectiva de vida e experiências espera-se que o leitor sinta-se provocado a refletir suas práticas na perspectiva do sucesso da aprendizagem em turmas de multisséries em contextos ribeirinhos.
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    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Campanhas eleitorais em um município amazônico em tempos de ditadura (Limoeiro do Ajuru, décadas de 1960-1980)
    (2018-12-05) RODRIGUES, Eliton Rodrigues; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140
    O presente estudo pretende compreender, de que forma se dava as participações das famílias vinculadas a grandes proprietários nas campanhas eleitorais, assim como o efeito dessa participação para os resultados das eleições em Limoeiro do Ajuru, Estado do Pará, nas décadas de 60 a 80 do século XX. Nesse caso, vamos analisar seis processos eleitorais, sendo que o recorte temporal está ligado a acontecimentos históricos importantes, como a emancipação do município em 1961, a primeira eleição em 1962 e 1982 como marco inaugural do período de redemocratização, que provocou fim do bipartidarismo, a entrada de novos grupos políticos, bem como uma maior liberdade política. Trata-se de um estudo em que se observou o comportamento politico de agentes que formavam os grupos dominantes locais, de famílias tradicionais que se utilizava de posses de terras, bens e poder econômico como instrumentos de barganha política no processo eleitoral, assim como descrevemos os enredos que envolviam discursos e ações políticas em um município amazônico.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As consequências do êxodo rural para a produção e reprodução social familiar na comunidade camponesa na Comunidade Bela Vista km 221
    (2019-06-18) SILVA, Caroliny Andrade Vieira da; SANTANA, André Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5891272562499861
    Esta pesquisa tem como finalidade descobrir os motivos que levam os agricultores saírem do campo e se deslocarem para cidade, descreve as dificuldades encontradas pelos mesmos em busca de uma vida melhor e uma educação de ‘’qualidade’’. O objetivo desta pesquisa foi investigar o que causa o êxodo rural na comunidade Bela Vista, e o que pode essa mudança interferir na educação das crianças e adolescentes. Usei neste artigo como referência autores que contribuem com o tema, entrevistam com famílias do campo e da cidade, além dos relatórios dos tempos comunidade. A pesquisa mostra as dificuldades e os benefícios de permanecer na zona rural.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    A contribuição da Língua Brasileira de Sinais para a comunicação entre surdo e família
    (2015-06-18) CORREA, Renata Borges; LOBATO, Huber Kline Guedes; http://lattes.cnpq.br/5777379850935207
    Este trabalho tem por finalidade apresentar como ocorre a comunicação no seio familiar do sujeito surdo e verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda. Assim objetivamos perceber como a família comunica-se com a pessoa surda no dia-dia; verificar de que forma a Libras vem sendo usada no ambiente familiar com a pessoa surda; discutir sobre a contribuição da língua de sinais no ambiente familiar para o desenvolvimento da pessoa surda. O tipo de pesquisa escolhida foi a qualitativa, sendo que em um primeiro momento fizemos observações junto aos familiares e em um segundo momento fizemos entrevistas estruturadas com roteiro (questionário) com base em um cronograma de atividades. A pesquisa foi aplicada junto a moradores do município de São Miguel do Guamá/PA, que moram em duas das principais ruas desta cidade. Neste estudo mostramos o meio de comunicação utilizado entre as famílias do sujeito surdo para comunicação entre eles e como a Libras vem sendo usada pela família, uma vez que é a principal ferramenta para uma boa relação entre surdo e família. Além disso, discutimos o processo de aprendizagem do sujeito surdo, se a Libras auxilia ou não a aprendizagem do mesmo, e qual o papel da família e da escola nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A crítica social ao modelo familiar imposto pela sociedade do século XIX usando como contexto social a obra “A Cartomante”, e um possível paralelo com o modelo familiar do século XXI
    (2017-04-03) DIAS, Amanda Vasconcelos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244
    O presente trabalho tem por objetivo evidenciar o modelo familiar dos séculos XIX e XXI, fazendo uma comparação entre ambos, tendo como aporte teórico textos que problematizam o padrão familiar em ambos os momentos da história da família no Brasil, exemplificando tal especificidade no romance machadiano “A Cartomante”. Por meio deste trabalho, tentaremos responder a certos anseios que surgiram no decorrer da pesquisa, saber: Que conceito de família é o mais aceito nas sociedades de tais séculos? Que família é essa de que todos falamos, tratamos, pensamos, idolatramos, profanamos ou celebramos? Existe um “padrão” de família ou haveria vários tipos de família aceitáveis? É possível falar em família no singular? Para tentar abarcar essas questões, tentaremos abordar alguns aspectos da perspectiva antropológica sobre família e, no decorrer dos capítulos, fazer abordagens gerais sobre a família do século XIX e o modelo de família que temos atualmente
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A Desconstituição de paternidade e o direito ao estado de filiação: uma análise dos conflitos filiatórios à luz da jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
    (2021-02-25) SANTOS, Lorena de Fatima Oliveira dos; BERG, Maria Alida Soares Van Den; http://lattes.cnpq.br/3549365557145556
    Esse trabalho tem como objetivo apresentar as transformações realizadas no Direito de Família ao longo do tempo, bem como a evolução da família e da filiação em nosso sistema jurídico, especialmente considerando os princípios constitucionais mais relevantes para o tema, tais como o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da afetividade. Nesse sentido, serão analisados os critérios para a determinação da paternidade, quais sejam os critérios jurídico, biológico e socioafetivo, visando demonstrar que a figura do pai é mais importante que a do genitor, considerando que é a figura do primeiro é aquela que mais contribui para o desenvolvimento moral e psíquico do filho. Apesar de se esperar que pais e filhos estejam em harmonia, é comum que existam conflitos entre eles, principalmente por ainda se dar mais atenção ao critério biológico do que o socioafetivo. Nesse sentido, é importante que em situações de conflito filiatório sejam respeitados o melhor interesse da criança e do adolescente, além do bem estar de cada indivíduo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento neuropsicomotor e a qualidade do ambiente familiar de crianças de uma unidade de educação infantil
    (2018) ALENCAR, Camila de Nazaré; OLIVEIRA, Luísa Sousa Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9930572084780468; https://orcid.org/0000-0002-3120-1839; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029
    O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é descrito como a integração do sistema nervoso, motor e sensorial, influenciado por fatores hereditários e ambientais. A realização de triagem e o acompanhamento do desenvolvimento DNPM é de suma importância, pois auxilia da detecção de possíveis agravos no desenvolvimento e monitora os marcos desenvolvimentais da criança, bem como a relação com os fatores de riscos. Este pesquisa objetivou investigar a relação entre a qualidade do ambiente familiar, as características biopsicossociais da criança e da família e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em Unidade de Educação Infantil (UEI). Nesse sentido, a pesquisa foi feita com 19 crianças de uma UEI do município de Belém do Pará, por meio de instrumentos de avaliação como Teste Denver II, do Questionário das Características da Criança (QCC), Critério Brasil, Índice de Pobreza da Família (IPF) e questionário Affordances in the Home Environment for Motor Development Infant Scale (AHEND). No QCC, as variáveis que apresentaram significância estatística foram pais casados (p=0,03), profissão do pai (p=0,05) e renda mensal (p=0,02). No que tange o ambiente familiar, variáveis como: fraco espaço externo, poucos materiais de motricidade fina e grossa, bem como a variedade de estímulos não satisfatórias influenciaram também no desenvolvimento tido como suspeito de atraso. Os resultados apontam a necessidade de políticas públicas mais eficazes na primeira infância e ações voltadas a estimulação precoce no ambiente familiar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O dever de casa e a atualidade de sua importância na relação professor-estudante-família: um olhar sobre o primeiro ciclo do ensino fundamental em uma Escola Municipal do bairro da Terra-firme
    (2018-08-06) SANTOS, Luiz Carlos Martins dos; FREITAS, Leandro Klineyder Gomes de; http://lattes.cnpq.br/0029416581249960
    Este artigo aborda a importância da aplicação do dever de casa no ensino fundamental e mais especificamente no seu primeiro ciclo. Para tal, apresenta, de forma muito breve, a perspectiva de alguns autores que já dialogaram sobre a temática e avança para uma pesquisa de campo. O dever de casa geralmente é um tema pouco discutido no Brasil e o fato de haver um certo consenso quanto a sua aplicação, não implica dizer que não hajam diversas tensões envolvidas neste diálogo; principalmente quando, a partir de um enfoque sociológico, analisamos os impactos que esta atividade causa na relação família e escola e vice-versa; daí o objetivo de focar nas interações que envolvem esta prática. A pesquisa foi desencadeada por questões do tipo: quais os limites e vantagens da utilização do dever de casa? Qual a opinião de professores, estudantes e familiares em relação à sua importância? Na atualidade ainda se faz importante a aplicação deste?. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo um levantamento bibliográfico, aplicação de questionários, bem como um estudo de caso com observações e entrevistas informais com os atores sociais envolvidos. A pesquisa constatou que o caminho para a melhoria do ensino não passa pela abolição do dever de casa sendo este uma importante ferramenta de extensão do aprendizado e o principal elo entre família e escola. Portanto é válido investir nesta relação que deve configurar-se como uma via de mão dupla, articulando os conteúdos escolares ao espaço de vivência dos educandos a fim de conceber um estudante não só consumidor, mas também produtor de conhecimentos. Por fim, é fato que as pesquisas precisam continuar avançando no estudo deste assunto.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    As diferenças metodológicas e aprendizagem na área da linguagem no campo e na cidade: o caso das escolas Raimundo Ribeiro Dias e Diogo Martins
    (2020-09-19) VIANA, Camila da Conceição do Espírito Santo; RODRIGUES, Ronaldo Júnior Pantoja; http://lattes.cnpq.br/1880708749832573
    O presente trabalho mostra as diferenças de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa de duas turmas do 9º ano, ambas, de escolas públicas (uma no campo e outra na cidade) com rendimento de aprendizagem diferentes. O objetivo do trabalho é compreender os motivos dessas diferenças, analisando o papel da família dentro da escola, as metodologias pedagógicas, entre outros fatores. Os dados da pesquisa foram fornecidos pelas escolas e outros obtidos a partir de algumas experiências que tive nas turmas no decorrer do Estágio Supervisionado. Onde pude comprovar que as famílias têm uma grande importância para rendimento escolar desses jovens, a parceria da escola/família para alcançar os objetivos ao final do ano letivo. Espera-se que a partir dessa experiência vivida se obtenha resultados positivos em relação as famílias, logo, repensem seu papel dentro do contexto educacional, visando reforçar a melhoria do ensino aprendizagem de seus filhos. Que os professores repensem suas práticas metodológicas no âmbito de sala de aula e com isso busquem propostas visando parcerias com as famílias.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dislexia, família e escola : reconhecimento e aceitação de crianças com distúrbios no aprendizado
    (2018-04-11) PUREZA, Frécia Fernanda Franco; DIAS, Luiz Carlos de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/4414879898224594
    As famílias possuem um papel fundamental no processo de ensino aprendizagem das crianças com dislexia, por meio do reconhecimento, aceitação e diagnostico dos transtornos de aprendizagens, pois o mesmo quando não diagnosticado pode acarretar em uma série de problemas na educação destas crianças por não estarem recebendo uma educação adequada. O objetivo da presente pesquisa foi exatamente de escutar da família – responsáveis e familiares - a educação da criança disléxica, arguindo assim: quando ocorre a colaboração por parte da família a criança pode desenvolver um aprendizado significativo. Para tanto a presente pesquisa se deu por meio de pesquisa bibliográfica referentes aos temas que circundam os escritos desse trabalho; autores como. Abreu (2012); Campos (2012); Carneiro (2011); Lima (2014); Lona (2014); Marques (2014); Massi e Santana (2011); Polese et.al. (2011); Rubino (2008); Salvari e Dias (2006); Silva (2015); Silva e Silva (2016) Rodrigues e Silveira (2008); Gonçalves (2011); Carvalho (s/d); Ferreira et al. (s/d). A investigação foi qualitativa – questionário semiestruturada composta por vinte 20 questões aplicada entre três sujeitos de crianças com diagnóstico ou com suspeita de dislexia. Os resultados mostraram o quão fundamental é o papel da família neste processo de reconhecimento, diagnóstico e aceitação, bem como o quão é o desenvolvimento de um trabalho em conjunto entre escola e família para que seja proporcionada a essas crianças uma educação dinamizada e proveitosa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A educaçao e as insatisfações das famílias em relação ao ensino ofertado em uma escola rural no município de Anapu
    (2019-06-18) SILVA, Vera Lúcia Machado da; LOPES, Ana Débora da Silva; http://lattes.cnpq.br/2359083893572769
    O presente artigo trata da educação escolar e as insatisfações das famílias em relação ao ensino que vem sendo ofertado aos seus filhos em uma escola rural no município de Anapu. O principal objetivo desse trabalho é analisar o modelo de ensino que vem sendo ofertado na escola da comunidade e as questões apontadas pelos pais para colaborar na construção de práticas educativas, que possam diminuir as insatisfações das famílias. Para isso, apresentaremos instrumentos, baseados na proposta da Educação do Campo, como possibilidade de contribuir para alcançar métodos de ensino que contemplem os saberes e necessidade local. Os elementos utilizados para análise e reflexão serão: a vontade dos pais em relação ao que almejam como ensino produzido na escola, a função da escola na comunidade e pensar em maneiras para que a participação dos pais possa colaborar no planejamento e construção de ensino que tenha a identidade da comunidade. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi observação participante e entrevistas com uso de questionário semiestruturado, realizadas nos Tempos Comunidade - TC e estágios, além da posterior interlocução com os pais de alunos. Foram realizadas também pesquisas bibliográficas em livros e artigos científicos de autores que discutem essas temáticas, como: Hage (2013), Sikora (2013), Coelho (2011), Augusto et al. (2004), entre outros, que mostram que o planejamento e a gestão democrática podem abrir caminhos para a busca de possíveis soluções para os desafios e problemas enfrentados na escola, que ao se articular com a comunidade através de ações por meio do conselho escolar, por exemplo, podem a partir dos amparos legais buscar recursos junto aos programas governamentais que fomentam a estruturação da escola, tais como, o transporte escolar, a merenda escolar e a formação de educadores . Como efetivação da Educação do Campo, como política pública que contribui nesse processo, o curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfases em ciências da natureza veio como multiplicador na formação de profissionais docentes que estarão capacitados a lutar por esta causa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar
    (2019-07-19) LOBATO, Rosa Maria Carvalho; FALABELO, Raimundo Nonato de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0245521381922053
    No presente trabalho, intitulado Educação Infantil: a afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar buscou-se fazer um estudo bibliográfico e com uma pesquisa de campo com o foco nas questões do afeto, tendo como elemento de estudo a afetividade na aprendizagem significativa na Educação Infantil, com crianças de 04 (quatro) anos, em uma creche do município de Igarapé-Miri-PA. Para tanto, é indiscutível a importância do vínculo afetivo para aprendizagem. As crianças que não recebem afeto têm sérios comprometimentos em várias áreas: cognitiva, psicológica e social. As ações educacionais precisam estabelecer um vínculo afetivo entre escola e família. As questões familiares estão presentes na vida do aluno, permitindo assim uma discussão entre a instituição escolar e familiar. A escola e a família devem estabelecer uma relação recíproca, onde ambas necessitam uma da outra. Diante do exposto a cima, a presente pesquisa faz uma análise acerca da questão dos afetos na relação da criança com os professores, com a família e consigo mesma, no processo educativo, na relação de cuidar, educar e socializar. Desse modo, foi realizada a observação e a coleta de dados no contexto onde as crianças da Educação Infantil desenvolvem suas atividades, e também, como flui a prática pedagógica das professoras regentes da turma. Eventualmente, os resultados foram analisados e observou-se que as crianças em sua maioria estão bem afetivamente, sentem-se cuidadas e amadas pelos seus pais. No entanto, verificou-se a necessidade de trabalhar mais os afetos no contexto da escolarização. Em vista disso, o trabalho objetiva mostrar a importância da afetividade no processo educativo na relação de cuidar, educar e socializar, no ambiente escolar no âmbito das práticas pedagógicas na Educação Infantil. Logo, o embasamento teórico foca-se em autores que têm contribuído muito com a questão do afeto como elemento do processo de educar.
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    Escola do campo e família: uma interação necessária
    (2019-12-16) GÓES, Ivana Cunha; ASSUNÇÃO, Mariza Felippe; http://lattes.cnpq.br/8675067656056250
    Este trabalho apresenta uma pesquisa cujo objetivo é analisar a participação da família no processo de Escolarização de Adolescentes nos anos finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental “Eduardo Angelim II” na comunidade Boa Esperança Município de Acará-PA. Para alcançar tais objetivos foram utilizados como referenciais teóricos autores que abordam a temática, assim como sites institucionais públicos, pesquisa de campo, observações, questionários, com os gestores da escola, equipe pedagógica, pais ou responsáveis e alunos da escola Eduardo Angelim II. O recorte temporal da pesquisa ocorreu do mês de outubro de 2018 até novembro 2019 e possibilitou identificar que a escola precisa utilizar estratégias para motivar a participação da família no processo educacional dos filhos. O resultado da pesquisa evidencia recomendações para propostas de mudanças futuras na relação família e escola.
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    Escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças
    (2018-09-18) LOPES, Ana Luiza de Oliveira; FERNANDES, Zenilda Botti; http://lattes.cnpq.br/6894366712147383
    O presente trabalho tem como tema escola e família: a importante parceria no desenvolvimento e aprendizagem das crianças, em que ressaltamos sobre a Educação, buscando mostrar a relação existente entre escola e família, e a importante relação para o sucesso da aprendizagem da criança. Trata-se de uma pesquisa qualitativa nas modalidades bibliográfica e de campo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram à observação e a entrevista semiestruturada realizada com o diretor, cinco professores e dez pais/mães ou responsáveis dos alunos das do 1º ao 4º ano das series iniciais do Ensino Fundamental de uma escola Municipal, localizada na cidade de Castanhal Pará. Por meio da entrevista realizada com o diretor, professores, pais/mães ou responsáveis, percebemos a importância de ter uma relação harmoniosa entre a escola e a família, para que as crianças possam ter um maior avanço no desenvolvimento e sucesso nos rendimentos escolares. Buscamos saber em que em que termo ocorre à relação entre a escola e a família nas séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública de Castanhal. Em resposta ao problema, quais os fatores que contribuem para o distanciamento entre a família e a escola, o que une ou separa? E o que pode ser feito para que a escola consiga trazer a família para próximo de sí e juntas, embora desempenhando papeis específicos possam auxiliar na busca por um melhor rendimento escolar das crianças. Com a pesquisa percebemos que essa parceria é de extrema importância para a vida da criança, possuindo grande relevância no processo de ensino aprendizagem dos alunos, possibilitando assim um bom rendimento escolar.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre a ocupação participação social da criança em situação de violência intrafamiliar em acolhimento institucional
    (2017) MACIEL, Jéssica Priscila Costa; CASTRO, Gisely Gabrieli Avelar; http://lattes.cnpq.br/1289961382461594
    A criança que vivencia situações de violência e está em acolhimento institucional pode apresentar mudanças significativas em seu dia a dia, que repercutem nas ocupações que compõem seu desenvolvimento. Nesse sentido, é importante compreender as repercussões ocupacionais dessa experiência para a criança, com destaque à ocupação participação social familiar. Assim esta pesquisa buscou investigar como se apresenta a ocupação participação social, relacionada à família da criança vítima de violência intrafamiliar. Para esta investigação, foi utilizada uma abordagem qualitativa, envolvendo um estudo de caso com 4 crianças, em acolhimento institucional, em que os instrumentos envolveram questionário, atividade de medição sócioocupacionais, observação participante e registro em diário de campo, realizada em um Espaço de Acolhimento Institucional de Belém. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de Bardin, a qual gerou três categorias: a ocupação participação social familiar das crianças em acolhimento institucional; vínculo, família e demais relações interpessoais; a violação de direitos no "mundo da imaginação", a partir delas foi possível compreender situações de fragilização ou rompimento de ocupações de participação social familiar, contudo a manutenção dessa ocupação dava-se principalmente nos casos em que a criança tinha a oportunidade de realizar saída programada; quanto aos vínculos, semelhanças e diferenças caracterizaram as experiências das crianças participantes, contudo a vinculação à mãe, avó e irmãos mostrou-se significativa na maioria, enquanto que a ausência da figura paterna entre eles foi unânime; chamou atenção o desejo em manter aproximação afetiva familiar mesmo quando esta rede se caracteriza como agente da violação, além de destacar como a ocupação brincar tornou-se importante veículo de expressão não apenas das possíveis violações, como também, formas de revelar o ambiente social e contexto cultural dos participantes. Logo, esses achados mostraram-se relevantes quando apontam e exploram caminhos para que terapeutas ocupacionais que tem por premissa o estudo e intervenção nas ocupações humanas possam compreender e explorar cada vez mais o campo social, com estudos a partir de um olhar ocupacional para as experiências vivenciadas pelos públicos da assistência social.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes acompanhadas no Centro de Referência Especializado de Atendimento a Mulher–CREAM/Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS em Abaetetuba-PA
    (2018) SILVA, Jessica Dias da; COSTA, Danielen Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/3158414542223235
    Este trabalho aborda as demandas de crianças e adolescentes que vivenciaram abuso sexual e encontram-se em acompanhamento familiar e/ou individual no Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher-CREAM/Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS, no município de Abaetetuba-Pará. Para apreensão do referido objeto, traçou-se como objetivo compreender os determinantes envolvidos nessa agressão, a fim de identificar a faixa etária mais suscetível; o ambiente que mais vitimiza esses sujeitos e verificar quais seus principais violadores. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e quantitativa, com o uso de formulários de levantamento de dados previamente estruturado. Deste modo, a pesquisa apontou que a fase mais propensa ao abuso sexual se deu na infância e, principalmente, no ambiente familiar, sendo a agressão perpetrada por pessoas de confiança desta criança ou adolescente. Logo, essa violação necessita de um olhar mais atendo, o que tenderia no trabalho dos profissionais em uma articulação conjunta com outros setores que deem suporte a essas vítimas e suas famílias, sendo imprescindível que a rede socioassistencial funcione de fato, pois só uma frente de sensibilização e efetivação de direitos não garante um trabalho resolutivo e de qualidade, compreendendo que os diversos determinantes no envolto familiar necessitam de um trabalho conjunto e contínuo.
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