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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Acordo de pesca na comunidade itinerante do Joroca que se forma a partir da comunidade Espírito Santo do Tauá – Santo Antonio do Tauá – nordeste do Pará
    (2020-09-18) BARBOSA, Adriano Soares; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857X
    O presente trabalho é um plano de ação coletivo construído junto a comunidade de Espírito Santo do Tauá, município de Santo Antônio do Tauá - PA, sito na PA – 242 – nordeste paraense. A partir de nossos conhecimentos tradicionais identifiquei alguns problemas como conflitos intercomunitários gerados pela implantação do parque pesqueiro industrial nos municípios de Belém, distrito de Icoaraci, Vigia de Nazaré e Bragança e o fornecimento de documentos provisórios de posse de terra concedida pela gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU), regional Pará. O objetivo do plano é discutir um acordo de pesca no território pesqueiro da comunidade Itinerante do Joroca. Para atingir este objetivo, foi realizado um processo de pesquisa-ação durante os Tempos Comunidades (TC) e socializado durante as discussões com os docentes e colegas do Curso de Etnodesenvolvimento no período dos Tempos Universidade (TU), sobre as problemáticas e potencialidades, os processos históricos de luta e resistência e a importância da autonomia dos comunitários na gestão dos seus territórios e recursos. Durante o processo de pesquisa-ação na comunidade, a pesca artesanal resiste até hoje há anos de exploração dos recursos pesqueiros ocorridos a partir das décadas de 1970 e 1980. Para atingir objetivo e diante da problemática levantada, este Plano de Ação propõe a articulação das famílias e entidades de base local, o diálogo, o debate e uma maior reflexão sobre os principais problemas que afetam as atividades pesqueiras, a elaboração da minuta dos acordos de pesca, formação do núcleo gestor e das regras para a gestão dos recursos naturais, promovendo a autogestão do território de pesca, a segurança alimentar, a autonomia das famílias envolvidas e a valorização dos saberes tradicional.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Comercialização do açaí como instrumento de etnodesenvolvimento na comunidade extrativista Boa Esperança, cidade de Curralinho - PA
    (2019-02-07) MORAES, Letícia Santiago de; MOURA, Gustavo Goulart Moreira; http://lattes.cnpq.br/4226146956798142; https://orcid.org/0000-0001-7157-857X
    Este Plano de Ação é uma construção coletiva no contexto de aliança entre os povos e academia produzido a partir das demandas da comunidade extrativista Boa Esperança, cidade de Curralinho-PA. O objetivo é criar melhores condições de comercialização do açaí por meio da Cooperativa dos Produtores Agroextrativistas do rio Pagão (COPA), eliminando atravessadores e possibilitando a sua venda direta ao consumidor por um preço mais justo. A construção deste plano ocorreu por meio de pesquisas participativas realizadas durante os Tempos Comunidades (TC) e de contribuições oriundas das discussões com os docentes e colegas de turma durante os Tempos Universidade (TU), ambos previstos no Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA), de levantamentos bibliográficos e de mobilizações na comunidade sobre as problemáticas e potencialidades. Parte das estratégias construídas coletivamente destacam o protagonismo do grupo, os processos históricos de luta e resistência, e a importância da autonomia dos comunitários na gestão dos seus territórios e recursos. Conforme as investigações realizadas junto ao coletivo Boa Esperança, minha comunidade de pertença, o extrativismo comunitário das práticas de produção e comercialização do açaí resiste aos duros anos de exploração dos recursos madeireiros local. Nos anos 1990, a renda familiar se valia da retirada predatória da madeira e palmito, exploração do látex e coleta de sementes. Nos dias atuais o açaí é nosso principal alimento e renda, mas os canais de comercialização se restringem aos atravessadores e a venda na feira da cidade de Curralinho. A falta de alternativas de mercado resulta em baixos preços de venda durante os meses de maior produção (julho a dezembro). Diante do objetivo e da problemática levantada, este Plano de Ação propõe a realização do acesso aos Mercados Institucionais para compra de alimentos rurais (PAA, PNAE), permanência e melhoramento do porto do açaí e a implementação do décimo terceiro salário extrativista.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Dança como fortalecimento da identidade cultural na comunidade quilombola de Vila União/Campinas
    (2022-12-07) GARCIA, Jéssica Ribeiro; PARENTE, Francilene de Aguiar; http://lattes.cnpq.br/9404017739145648
    O presente Trabalho de Curso (TCC) tem por objetivo construir um plano de ação com a comunidade quilombola de Vila União/Campinas, fazendo uma observação à realidade social, cultural e econômica local, afim de fortalecer a identidade cultural da Comunidade Quilombola de Vila União/Campinas, por meio da dança e à luz da discussão acerca do Etnodesenvolvimento. O plano que se apresenta será desenvolvido na comunidade quilombola de Vila União/Campinas, situada na PA 154, a 17 km da sede do município de Salvaterra, na Ilha do Marajó, com uma história de conquista de território como povo quilombola. O plano tem como metodologia sugerida ações que serão desenvolvidas por etapas, seguindo um cronograma criado com base nos requisitos da comunidade; as danças que serão trabalhadas no plano, como carimbó e lundum, proporcionarão a demonstração da cultura ainda desconhecida pelo fato da mesma estar invisível de alguma forma dentro da comunidade. Quem chega na comunidade hoje pensa que ela não possui esses conhecimentos, o que incomoda muito os moradores, que solicitaram a reativação das danças no quilombo. Este plano de ação foi uma construção coletiva com a finalidade de fortalecer a identidade cultural da minha comunidade de pertença, a partir da perspectiva do Etnodesenvolvimento de povos e comunidades tradicionais. Partindo desse pressuposto, esperamos que o trabalho venha contribuir, mostrando a importância de nossos conhecimentos e culturas que estão presentes nas comunidades; e que proporcione uma autorreflexão aos comunitários, no sentido de valorizar cada vez mais a cultura no interior de nossas comunidades.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Fortalecimento da agricultura familiar na comunidade de Joana Peres, Baião, Pará
    (2019-02-07) RIBEIRO FILHO, Manoel Machado; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    O Plano de Ação trata-se do trabalho de conclusão de Curso em Etnodesenvolvimento, uma proposta que vem atender a uma demanda dos extrativistas da comunidade de Joana Peres, Baião, estado do Pará, para a elaboração de um projeto voltado para a agricultura, ou mais precisamente, para o sistema de cultivo. Neste sentido, a partir dos diálogos e da reunião com os comunitários surgiram alguns questionamentos motivadores para a construção de uma proposta de ampliação do consorciamento com espécies perenes e essências florestais nativas da região e assegurar renda familiar o ano todo. Com a maior diversificação da atividades agrícolas, haverá promoção de emprego na comunidade e consequentemente incentivar as pessoas a permanecerem. Baseado neste diálogo e preocupações que os comunitários decidiram a construção da proposta de fortalecimento da agricultura familiar sustentável na comunidade. A agricultura é desenvolvimento por meio do sistema tradicional de corte e queima, e entre algumas espécies cultivadas estão a pimenta do reino, açaí, cupuaçu, mandioca e arroz, plantados consorciadas ou não. Para além da agricultura, para a complementação da renda familiar, os comunitários exercem outras atividades como extrativismo de produtos florestais não madeireiros, pesca, caça, criações de bovino e outras. Serão buscadas parcerias institucionais para reforçar o plano, a partir da perspectiva de fortalecimento de estratégias de etnodesenvolvimento por meio do protagonismo das famílias e de valorização dos saberes tradicionais e locais.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Impactos e desafios na vida escolar de estudantes ribeirinhos: após o fechamento da escola do campo da Comunidade do Jararí-Porto de Moz-Pará
    (2024-08-28) MAIA, Jonara Pina; SOUZA, Sulivan Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6453501332505435; https://orcid.org/0000-0003-3391-0265
    O presente trabalho tem como objetivo identificar os impactos sociais, e educacionais e emocionais do fechamento da escola pública São João da Comunidade do Jararí - Porto de Moz. A escola não é um local apenas de transmissão de saberes, mas sim um espaço de socialização, partilha de conhecimentos tradicionais e valores socioculturais tanto dos alunos, quanto dos pais e dos demais comunitários, que aproveitavam o espaço para fazer as reuniões, compartilhar saberes, e diálogos sobre elementos de interesses de todos. A produção de dados foi realizada em março de 2024, por meio de entrevistas com 3 alunos, entre 13 e 17 anos de idade, 2 responsáveis e 1 ancião, totalizando 06 pessoas da comunidade. Os dados apontam que um dos motivos que levaram o fechamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João na comunidade do Jararí, voltou-se para o custo que esses alunos representavam para o município que não levaram em consideração a identidade da escola e as questões inerentes à sua realidade. Tão pouco levou em conta a memória coletiva, a cultura e o sentimento de pertencimento a um local que estava sendo fortalecido no espaço escolar. O deslocamento dos alunos da comunidade para zona urbana é um dos principais fatores que prejudicam o desenvolvimento de suas habilidades, além de passar por temporais no rio, período chuvoso, acordar cedo, refeições fora de hora isso, tudo implica no processo de aprendizagem.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Manejo de açaizais como uma prática de etnodesenvolvimneto da Comunidade Extrativista Santo Antonio no Município de Gurupá -PA
    (2023-03-22) SANTOS, Robson Costa dos; OLIVEIRA, Assis da Costa; http://lattes.cnpq.br/1543002680290808; https://orcid.org/0000-0003-3207-7400
    O presente artigo objetiva compreender as contribuições do manejo dos açaizais para a conservação da sociobiodiversidade da comunidade Santo Antônio, localizada na Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço, município de Gurupá, estado do Pará. O manejo dos açaizais nativos iniciou-se como alternativa de sobrevivência para diminuir a prática predatória contra a sociobiodiversidade e a garantia da produção e qualidade dos frutos. O artigo entrevistou 10 extrativista e 1 liderança comunitária mentor da inciativa do manejo de açaizais, seguindo uma combinação de análise de dados qualitativa e quantitativa, estruturado com questionário de perguntas semiaberta e fechada. Experiências e saberes tradicionais introduzidos pelos próprios extrativistas potencializaram os valores sociais, econômicos, ambientais e culturais, e consequentemente apresentaram bons resultados nas áreas manejadas: 90% confirmaram que a aplicação do manejo como melhoramento no uso da área e 10% analisaram como aprimoramento do manejo como uma tomada de consciência no uso da área. Por outro lado, 70% afirmam também que houve ganho no aumento da produção, presença de espécies madeireira, frutíferas e caça. Outras 30% relataram que houve ganho no aumento e qualidade da produção, presença de espécies madeireira, frutíferas e caça. Resultando no aumento significativo da renda média por famílias com ganho aproximado de 233% no valor em reais em comparação a renda da entre safras. Ganhos que repercutiram positivamente no poder aquisitivo das famílias para os setores de infraestrutura, moradia e locomoção.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Manejo florestal de açaizais nativos: economia e autonomia na comunidade agroextrativista Sagrado Coração de Jesus, Muaná, Ilha do Marajó, Pará
    (2019-02-01) COSTA, Antonia Maria Monteiro da; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    Este projeto será realizado na comunidade agroextrativista Sagrado Coração de Jesus, Muaná, Marajó, Pará, com vinte famílias da localidade e tem como propósito a realização do manejo florestal de açaizais nativos, a partir do diálogo entre os saberes tradicionais e científicos. Com isso, a pretensão da proposta de manejo é buscar estender o período de safra, contribuindo para a estabilidade econômica a partir do aprimoramento da produção e comercialização do produto. Para a sua concretização este projeto será realizado em oito passos que obedecerá a uma ordem de atividades que passa desde a quantificação e identificação das famílias participantes, realização de oficinas sobre novas práticas de manejo até o evento final de encerramento do projeto e este terá como parceiros a Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento do Município de Muaná (SEMAGRI) e Associação de Pescadores e Agroextrativistas para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Município de Muaná (ASPEAGRAM).
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Manejo florestal não madeireiro das famílias extrativistas da reserva extrativista Mapuá, comunidade santíssima trindade, Rio Aramã, Breves (PA)
    (2020-12-10) SILVA, Alberis Gomes da; FOPPA, Carina Catiana; http://lattes.cnpq.br/0150061207696674
    Este Plano de Ação foi construído coletivamente, a partir das demandas da Comunidade Santíssima Trindade Breves- PA e se efetiva pelo diálogo de saberes entre povos e comunidades tradicionais e a academia. O objetivo é fortalecer o Manejo Não Madeireiro sustentável realizado pelas famílias extrativistas da Comunidade, como caminho para sustentabilidade e busca refletir sobre a contribuição que a Reserva Extrativista (RESEX) tem com os Povos das Florestas. O Plano de Ação foi estruturado a partir das pesquisas dos Tempos Comunidades (TC) com contribuições e discussões levantadas no decorrer do estudo e pesquisas participativas e com o Tempo Universidade (TU) de acordo com o que está previsto no Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso de Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Nesse sentido, os diálogos e pesquisas tiveram a participação direta e coletiva da comunidade e trouxe a importância e contribuição das RESEXs para a conservação e proteção da floresta, após 30 anos de assassinato do idealizador, sindicalista e ativista Chico Mendes. Os Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) são os principais provedores de renda na Comunidade Santíssima Trindade. Por isso, este Plano de Ação priorizou dialogar com a comunidade sobre os entraves e problemáticas existentes nas Reservas Extrativistas, os “grandes empreendimentos” e estratégias do agronegócio que atingem as Resex e Povos Tradicionais, bem como trabalhar as ferramentas de resistências, a necessidade de autonomia e organização enquanto Comunidades Tradicionais. A autonomia comunitária local é primordial para os processos sociais.
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