Navegando por Assunto "Adolescence"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Depressão e ansiedade no contexto escolar: reflexão sobre a saúde mental dos estudantes das escolas públicas no município de Bragança-PA(2023-12-18) CONCEIÇÃO, Sumara Maria Lima da; CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/0513878271743181Este estudo abordou a compreensão da depressão e ansiedade no contexto escolar entre adolescentes, considerando a adolescência enquanto fase crítica de desenvolvimento associada a intensas modificações biopsicossociais. Diante da gravidade dessas condições de saúde mental, esta pesquisa propôs ampliar os estudos sobre depressão em adolescentes, associando a presença da ansiedade, comum nos transtornos depressivos, destacando avanços nas políticas públicas de saúde mental, como a criação de centros de atendimento psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), e a importância de tratar a saúde mental no âmbito escolar, dada a variedade de fontes de ansiedade nesse ambiente. A metodologia envolveu a análise de dados coletados no CAPSi, questionários aplicados a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do 1º ano do Ensino Médio e da 4ª Etapa do EJA da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Aluízio Ferreira Pinheiro no município de Bragança-PA, e a utilização do Inventário de Beck para avaliar a gravidade dos sintomas de transtornos mentais. Os resultados da pesquisa revelaram uma prevalência de sintomas leves de ansiedade entre os estudantes, destacando a importância de políticas públicas para promover a saúde mental na escola. A análise dos questionários sobre depressão mostrou que 48,2% dos alunos apresentam uma frequência moderada de sintomas depressivos, indicando a necessidade de intervenções psicossociais. Além disso, a pesquisa detalhou o panorama do CAPSi, evidenciando sua atuação no tratamento de transtornos mentais em adolescentes. Observou-se que o centro adota abordagens abrangentes, incluindo atendimentos individuais, grupos terapêuticos e práticas artísticas, visando à melhoria e redução de agravos à saúde mental. Em síntese, o trabalho destacou a importância de compreender e abordar a saúde mental dos adolescentes no ambiente escolar, propondo estratégias para prevenir, identificar e tratar a depressão e ansiedade nessa faixa etária.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gravidez na adolescência no estado do Pará: uma análise epidemiológica e espacial(2023-06-23) SANTANA, Michel Martins; FERREIRA, Denis Vieira Gomes; http://lattes.cnpq.br/2392198150359061; https://orcid.org/0000-0002-2074-7246A adolescência corresponde ao período da vida entre os 10 e 19 anos e é nesse período que ocorre o surgimento das características sexuais secundárias, conscientização da sexualidade, estruturação da personalidade, adaptação ambiental e integração social. Na região Norte do Brasil quase 70,0% das mulheres engravidaram antes dos 19 anos de idade. A alta incidência de gravidez na adolescência na região norte do país e a elevada prevalência no estado do Pará, tornam a problemática de extrema relevância para o conhecimento das relações socioeconômicas que contribuem para a perpetuação da gravidez na adolescência. A questão de pesquisa desse estudo é: os municípios do estado do Para com menores índices socioeconômicos possuem maiores taxas de nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos? Objetivo: Investigar a influência de fatores socioeconômicos na ocorrência de gravidez na adolescência, nos municípios do estado do Pará. Método: Esta pesquisa é observacional, descritiva e analítica, por analisar a incidência e distribuição de nascidos vivos de mães adolescentes nos municípios do estado do Para em um período de 3 anos e procurar mapear os índices de gravidez na adolescência por município. Além de tentar correlacionar com fatores agravantes e/ou que predispõem a ocorrência dessas, relacionados aos índices socioeconômicos de cada município. Os Resultados indicam que temos um cenário preocupante com alta incidência de gravidez na adolescência no estado do Pará, situação que está relacionada muito mais com o comportamento de risco dessas adolescentes do que com o IDH no município investigado. Conclui-se que há uma necessidade urgente de inciativas do despertar da consciência para um estilo de vida mais responsável, não obstante a divulgação de instituições capazes de proteger essas adolescentes em caso de provável abuso. Logo, é imprescindível a educação sexual para o autocuidado, através de orientações que podem ser estimuladas no ambiente escolar e familiar em parceria com as estruturas de saúde municipal.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Perfil das intoxicações por agentes químicos em adolescentes notificadas ao CIT-Belém, de março de 1998 a março de 2006(2007) FONSECA, Carla de Aviz; PARDAL, Pedro Pereira de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4119202861923428; https://orcid.org/0000-0002-4405-281XIntrodução: A adolescência, período situado entre a infância e a idade adulta, destaca- se pela alta morbimortalidade por causas externas. As intoxicações são eventos extremamente heterogêneos do ponto de vista clínico e epidemiológico, definidas como uma resposta indesejada a substâncias inorgânicas e biológicas, previsível e dose-dependente. Objetivo: Descrever o perfil das intoxicações por agentes químicos em adolescentes notificadas ao CIT Belém. Metodologia: Estudo observacional e descritivo de série de casos de adolescentes (10 a 19 anos, segundo a OMS) registrados no banco de dados do CIT-Belém, no período de março de 1998 a março de 2006. Foram excluídos os animais peçonhentos, plantas e toxinas biológicas. A análise foi realizada no programa Epi-Info versão 6.04b e a apresentação em tabelas no OpenOffice.org Calc 2.2.0. Resultados: Foram notificados 491 casos (5,5% do total de eventos do CIT-Belém). A faixa etária tardia (15 a 19 anos) correspondeu com 71,3% e o sexo feminino com 68,8%. Das ocorrências, 89,6% foram intoxicações. A tentativa de suicídio contou com 44,6% de todos os casos, sendo 51,1% na adolescência tardia. Na precoce (10 a 14 anos), os acidentes individuais perfizeram 42,5%. Os medicamentos, raticidas e domissanitários foram responsáveis por 36% (36,2%: precoce; 36,0%: tardia), 30,5% (26,2%: precoce; 32,2%: tardia) e 10,4% (17,0%: precoce; 7,7%: tardia) do total de casos, respectivamente. A maioria evoluiu para cura (60,1%). Conclusão: A evolução emocional e cognitiva, provavelmente diminuem as intoxicações acidentais típicas da faixa pediátrica, e amadurecem a concepção de morte, tornando-a um possível escape para os problemas dos adolescentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Repercussões da gravidez no processo de escolarização de adolescentes da escola municipal Pinto Marques(2019-10-08) ANDRE, Monique Lima; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471O trabalho tem como tema gravidez e escolarização‘. A pesquisa tem como objetivo geral, compreender como a gravidez na adolescência no âmbito escolar reflete na escolarização de estudantes no município de Acará. E como objetivos específicos discutir o percentual de estudantes que engravidam durante a escolarização no município de Acará no período de 2015 a 2017; identificar percentual de alunas que abandonam a escola no período da gravidez ou após o parto; verificar as dificuldades que as alunas enfrentam para a permanência nos estudos; averiguar o tipo de apoio elas receberam para dar continuidade aos seus estudos; indagar as expectativas que essas adolescentes têm quanto ao seu futuro como estudante e pesquisar o tipo de orientação sexual que as alunas recebem na escola. A pesquisa tem como abordagem a qualitativa, e segue um caminho de estudo de campo e estudo de caso, realizamos a entrevista semiestruturada como meio para a coleta de dados. A pesquisa está embasada teoricamente sobre nas contribuições de Michel Foucalt (1988), Guacira Louro (1997), Maria Saito (2000), Djanira Almeida (2005), Antonio Egypto (2012), Gisleine Freitas (2002), Menezes (2012), Jaileila Lepre (2019), ECA (2019), Leff Raphael (2018) e Denise Rohs e Maria Schwengber (2013). De acordo com a pesquisa, foi possível perceber que a escola lócus da pesquisa não possui orientação sexual sistematizada envolvendo toda a comunidade escolar e nem qualquer tipo de projeto que atenda as necessidades dessas adolescentes grávidas, e que a escola não possui suporte que auxiliem essas alunas, causando assim um número elevado de evasão. Foi possível perceber que muitas adolescentes engravidam no processo de escolarização, na faixa etária de 15 a 19 anos ao qual se destacou nos anos de 2015(35%), 2016(32%) e 2017(32%). O percentual das alunas grávidas que desistiram nos anos de 2018(59%). A evasão dessas alunas na escola Pinto Marques não para de evoluir e acaba trazendo pontos negativos tanto para as adolescentes quanto para a própria escola. Essas alunas enfrentam muitas dificuldades desde o inicio da gravidez ao pós-parto, talvez por falta de apoio tanto da família quanto da escola. Sabe-se que é um grande desafio, tanto para a família quanto para a escola, mas é indispensável se pensar em uma instituição sem o trabalho dos temas transversais, tal como a sexualidade, que faz parte da particularidade de cada indivíduo.