Faculdade de Matemática - FAMAT/CBREVE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBREVE por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ENSINO REMOTO: desafios no processo de ensino de matemática no sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Bagre – PA(2021) PANTOJA, Denise da Silva; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537Este trabalho aborda os desafios enfrentados por uma turma do sexto ano do ensino fundamental no processo de ensino de matemática no período de ensino remoto. Tal abordagem faz-se necessária dada a necessidade de discussões em relação ao planejamento do retorno das aulas presenciais, com vistas a minimizar as defasagens de aprendizagem decorrentes desse período. O objetivo foi analisar as características do processo de ensino de matemática com as aulas remotas e quais foram os desafios enfrentados por alunos e professores nessa modalidade de ensino. Esta é uma pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado em uma escola pública do município de Bagre - PA. A análise evidenciou as fragilidades do ambiente escolar, no desenvolvimento dos alunos, por meio do ensino remoto, tais, como: a falta de estrutura; o acesso a equipamentos e a internet. Gerando, consequentemente, a defasagem dos conteúdos de matemática explorados nesse período.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Materiais didáticos manipuláveis: construindo um prisma pentagonal utilizando recursos de baixo custo(2021) CHAAR FILHO, Fayad Merched; LACERDA, Alan Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/5043628211112253Neste artigo tem-se como objetivo analisar e identificar as habilidades que podem trazer contribuições para alunos e professores para o ensino e aprendizagem de conceitos básicos de geometria espacial contextualizando nos elementos de um prisma pentagonal utilizando matérias didáticos manipuláveis de baixo custo. Para tanto, utiliza-se como referencial teórico os autores Santos e Costa (2020); Sousa, Silva e Silva (2020); Fonseca e Gualandi (2020); Girotto (2015); Dias (2012); Lorenzato (2006); entre outros que fomentam a importância dos materiais didáticos para o ensino de geometria. Para a realização do projeto, desenvolve-se uma atividade que possibilitava os alunos a construção de um sólido geométrico (prisma pentagonal). Este projeto foi aplicado a trinta alunos do 6° ano, em uma escola do ensino fundamental no município de Breves-Pa. Os resultados apontaram que a utilização de materiais de baixo custo na construção de um prisma pentagonal contribui para a exposição de 1127 ideias e conjecturas acerca do prisma e suas nomenclaturas. A utilização de materiais de baixo custo, além de contribuir para o processo de aprendizagem, contribui também para o processo de ensino, pois os materiais passam ser mais acessível para o planejamento de uma aula enriquecedora.