Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CBRAG por Assunto "Aprendizagem Matemática"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Barreiras na aprendizagem dos discentes na disciplina de Matemática Básica I: uma investigação no Campus Universitário de Bragança(2023-12-15) CARDOSO, Antônia Lúcia dos Santos; SILVA, Mateus do Carmo; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648O artigo tem por finalidade analisar as principais barreiras enfrentadas no processo de aprendizagem na disciplina de Matemática Básica I e propor estratégias que possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Matemática. Relatamos que o presente trabalho tem o intuito de expor resultados obtidos a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa realizada nas turmas de Matemática do campus de Bragança-PAda Universidade Federal do Pará. No decorrer dos anos de 2020, 2021 e 2022, observou-se que os discentes do curso de Matemática, haviam desencadeado um desempenho negativo na primeira disciplina do curso. Com base nessa observação, realizou-se estudos em bibliografias pertinentes, artigos relacionados a esta temática e, posteriormente, uma pesquisa foi aplicada através de questionários disponibilizados para as turmas via WhatsApp, sendo os alunos ingressantes nos anos de 2020 a 2022 no curso de Licenciatura em Matemática, o questionário ficou disponível para as turmas durante três dias. Ao obter os resultados da pesquisa, ficou evidente que a que a transição do ensino básico para o superior, muito conteúdo para pouco tempo e o nível de complexidade que o docente conduz a aula, são os principais influenciadores do mal desempenho dos acadêmicos. O trabalho apresenta sugestões de intervenções pedagógicas que possam auxiliar os alunos a superarem suas dificuldades na disciplina de Matemática Básica I.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Dificuldades na aprendizagem de Matemática no Ensino Básico: o que diz a literatura?(2023-12-21) BRITO, Ulisses Carvalho; BRAUN, Layane Caroline Silva Lima; http://lattes.cnpq.br/1476381025366033; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648A Matemática existe na vida do homem em quase todos os momentos, e desde muito cedo aparece no nosso dia a dia. Desta forma, o presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica partindo de uma busca na literatura relevante, este trabalho tem como objetivo identificar as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática no ensino básico ao longo da trajetória em que o índice de desenvolvimento da educação básica vem sendo calculados, bem como classificar e ordenar os trabalhos que abordam o tema. Com esse proposito buscamos na base do Google Acadêmico considerando o período de 2007 a 2023, a partir dos descritores “Dificuldade da Matemática”, “Dificuldades na Aprendizagem da Matemática”, “Dificuldades de Aprendizagem na Matemática”. Os dados encontrados revelam que as principais causas das dificuldades de aprendizagem da Matemática, envolvem professores desmotivados e desatualizados, fatores econômicos, metodologias, alunos desinteressados, pais desatentos em acompanhar o desenvolvimento dos filhos, sem contar as dificuldades ocasionadas por transtornos de aprendizagem e muitos outros. Para terminar concluímos que a Matemática pode ser bem aceita, quando é ensinada de maneira contextualizada, voltada para o cotidiano do estudante, usando a ludicidade como fator diferencial, e que sim, é possível mudar essa realidade de que a Matemática é difícil, desde que possamos olhar de maneira diferente, mais agradável e receptiva diante das dificuldades de aprendizagem.