Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST
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Navegando Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST por Assunto "Aprendizagem"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincadeiras de rua no processo de ensino e aprendizagem da educação física: um resgate das vivências dos alunos(2019-06-26) FREITAS, Keila de Souza; SALES, Lilian Silva de; http://lattes.cnpq.br/8980332204773330O objetivo do presente estudo foi verificar se as brincadeiras de rua, que fazem parte do cotidiano dos alunos, estão sendo utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como metodologia para a aquisição de novos saberes. Participaram do estudo 07 professores de Educação Física da rede municipal de Castanhal, os quais ministram aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo 02 mulheres e 05 homens, com faixa etária média de 35 anos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, onde o foi feito a captação do áudio de todas as entrevistas, sendo que para a análise dos dados obtidos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo apresentada por Bardin (1977). Os resultados da pesquisa mostraram que os professores utilizam as brincadeiras, praticadas pelos alunos no cotidiano, no processo de ensino e aprendizagem e que valorizam esses conhecimentos adquiridos através das vivências dos alunos, os quais fazem parte de suas culturas. Podemos concluir que as brincadeiras de rua estão presentes no ambiente escolar, mostrando que existe uma preocupação por parte dos professores em relação a considerar as experiências dos alunos no processo de aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino-aprendizagem da dança para formação de cidadãos críticos e participativos(2018-09-06) PINTO, Andressa Chagas; FRANÇA, Martha de Souza; http://lattes.cnpq.br/4736525062583590O presente estudo tem por objetivo investigar a relação dos alunos com a dança no processo de ensino-aprendizagem e a percepção sobre a importância deste conteúdo para formação de cidadãos críticos e participativos. A amostra foi composta por 69 alunos do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados em uma escola estadual do município de Belém do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com cinco perguntas (abertas e fechadas) sobre a relação deles com a dança. Os resultados mostraram em relação a prática da dança que 55,07% praticam na escola e 44,93% dizem não praticar neste espaço. Enquanto que, fora da escola 34,78% dizem praticar e 65,22% dizem não praticar. Ao perguntarmos se os alunos sentem falta de praticar dança nas aulas de educação física, 44,93% disseram que sentem falta e 55,07% que não sentem falta. Já referente a compressão do aluno quanto a importância deste conteúdo para sua formação, 46,38% responderam que sim e 53,62% que não. A respeito do entendimento por parte dos alunos sobre a influência da vivência deste conteúdo em suas relações sociais, 33,78% que não influencia, 44,92% responderam que influencia, dos quais, 11,59% atribuíram influência à expressão de sentimentos, 5,08% a influência na cultura e 4,63% a trabalhar em grupo. Diante dos resultados encontrados concluímos que a dança pode sim influenciar nas relações dos alunos assim como também forma leitores de dança/mundo, pois conseguem se expressar e se tornar cidadãos críticos e participativos.