Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Faculdade de Matemática - FAMAT/CCAST por Assunto "Anos iniciais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A construção dos fatos aritméticos com números naturais na BNCC(2023-12-21) OLIVEIRA, Fábio Rogério Cruz de; SILVA, Fabio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009; https://orcid.org/0000-0002-9138-1712Este trabalho tem como objetivo analisar a organização didático-pedagógica dada aos objetos matemáticos relacionados aos fatos aritméticos com números naturais no ciclo de alfabetização de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza qualitativa e do tipo documental. Este estudo está situado no contexto do projeto de pesquisa intitulado “Temas Emergentes na Formação de Professores que Ensinam Matemática”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. O documento curricular BNCC foi tomado como fonte de referência para esta investigação. O processo analítico seguiu o método bardiniano de Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram que a BNCC sugere aos professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental) que explorem a construção de fatos aritméticos fundamentais da adição, da subtração e da multiplicação, com significados diversos, tais como juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.