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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tratamento da informação nos anos iniciais: contribuições do PIBID para professores e alunos(2014-02-28) VILHENA, Vera Débora Maciel; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444A presente pesquisa incide diretamente na formação de professores e alunos acerca da problemática do ensino e da aprendizagem de construção e análises de dados de gráficos e tabelas nas séries iniciais do Ensino Fundamental realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Consideramos a sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a respeito do Tratamento da Informação, bem como a proposta curricular da escola estadual que nos levou a fazer algo mais pelos professores e alunos da escola em termos de leitura, interpretação, análise e organização de dados, variáveis consideradas essenciais tanto para professores quanto para educandos. A investigação contou com oficinas sobre tratamentos da informação dirigida a 16 professores de uma escola estadual, e uma turma de 30 alunos do 5° ano do ensino fundamental, as quais ocorreram no período de março de 2012 a agosto de 2013. Os resultados apontam para a desenvoltura dos professores e dos alunos frente à leitura, construção e interpretações de gráficos. Ambos souberam aproveitar a oportunidade que os bolsistas do PIBID lhes deram, pois todos os professores envolvidos nas oficinas passaram a ministrar aula de matemática. Os alunos sujeitos da pesquisa tiveram bom rendimento nas atividades sugeridas e na Provinha Brasil. O tratamento da informação com materiais concretos ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo no conteúdo escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Inclusão escolar nos anos iniciais: saberes e práticas docentes em sala regular com estudantes com necessidades educativas especiais(2014-12-15) MAGNO, Cleide Maria Velasco; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347Este trabalho é referente à investigação realizada em aproximadamente dois anos em duas escolas públicas, com duas professoras e suas respectivas turmas, com pelo menos um estudante com NEE, entre os quais elegemos como sujeitos uma estudante diagnosticada autista da primeira escola e da outra escola dois estudante com NEE sem diagnóstico confirmado de dislexia e TDAH. Nosso objetivo principal foi analisar as práticas docentes com a vista a inclusão escolar desses estudantes. Especificamente pretendemos compreender como os professores percebem a questão da educação inclusiva em sala regular de ensino nos anos iniciais e identificar nas estratégias pedagógicas, utilizadas pelos professores, os saberes mobilizados necessários à inclusão. A metodologia assumida foi coleta e análise posterior de dados transcritos de observações, entrevistas não estruturadas, anotações de diário de campo, fotografias, pequenos vídeos, desenhos e documentos para a compreensão ampla do estudo de caso. A análise dados consistiu na leitura detalhada de todo o material, observados as situações, o ambiente, as pessoas, os procedimentos, a atitude e valores das professoras objeto desta investigação e de todos envolvidos na pesquisa, confrontando-os com o referencial estabelecido conforme os aspectos da Educação Inclusiva e saberes necessários para a prática docente. De acordo com as análises, em resposta ao nosso problema de pesquisa, concluímos que os professores ao se confrontarem com situações de inclusão escolar reagem conforme sua constituição emocional, psicológica e sobre tudo conforme o conceito de si mesmo enquanto educador. Quanto às práticas inclusivas na escola são aquelas que consideram e valorizam as experiências do estudante, além do apoio que o educador pode oferecer à família e à escola enquanto comunidade de aprendizes, ressalvadas as suas limitações quanto aos aspectos de formação ou de organização escolar. A prática escolar inclusiva é aquela que procura superar os preconceitos e se aproxima de uma avaliação coerente que assegure perceber a evolução do outro e os saberes docentes devem ser adquiridos e usados sem conjunto, afim de que haja espaço para uma prática na perspectiva da inclusão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de física nos anos iniciais: uma experiência formativa no Clube de Ciências da UFPA(2014-12-17) CAJUEIRO, Dayanne Dailla da Silva; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades educacionais desenvolvidas a partir do estágio docente realizado no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará no ano de 2012. Para a organização e apresentação das informações, utilizei a narrativa histórica e linear dos fatos. A construção e destaque do enredo descrito foram realizados com base nos momentos formativos de um grupo de professores estagiários, no qual me incluo, e de nossos alunos. Esse processo será evidenciado sob a ótica e ênfase da experiência que tivemos quando desenvolvemos atividades de ensino de física nos anos iniciais, logo os destaques foram dados aos elementos que expressaram as possibilidades de aprendizagem desse processo. Para isso, foram utilizados os diários, atividades, filmagens e entrevistas que ilustrem as experiências vivenciadas por nós, evidenciando a riqueza formativa da mesma com base nas possibilidades e enfrentamento das dificuldades. Nesta perspectiva, para nós professores estagiários, foi evidenciada: a possibilidade de aprender sobre a construção de projeto de investigação científica, o enfrentamento das dificuldades formativas e de conhecimento teórico sobre o conhecimento físico em nível escolar básico, o desafio de ensinar uma temática que não era familiar e de fácil receptividade, transpor de forma didática esse conhecimento aos alunos. Para as crianças, foi evidenciada a possibilidade de aprender ciências com o viés do conhecimento físico, participar de atividades práticas e da elaboração de um projeto de pesquisa infantil sobre a temática. A mudança de abordagem, a rejeição, o enfrentamento e a superação fizeram parte da nossa construção e constituição enquanto docentes. Sincronicamente, entendo que os estudantes têm a oportunidade de participar de aulas de sequências didáticas, experimentos, projeto de ciências, perceber o conhecimento físico como parte integrante da área científica e como conhecimento possível de ser ensinado nos anos iniciais de ensino, com potencialidade de compreensão e aprendizagem dos mesmos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura a partir da contação de histórias: aprendizagens na formação inicial de professor(2014-12-18) MAGNO, Michelle Neves; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta reflexões acerca das aprendizagens na formação inicial docente, no decorrer das observações e práticas em sala de aula desenvolvidas em situação de estágio de iniciação à docência na condição de bolsista do programa PIBID, mediante o desenvolvimento de um projeto de alfabetização de crianças a partir da contação de histórias. O projeto foi delineado e desenvolvido desde o ingresso da aluna no curso de graduação, culminando com a experiência, analisada neste trabalho, realizada em 2014, em duas turmas de uma escola, localizada no distrito de Icoaraci, em Belém-PA, sendo uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e três alunos, e outra do 3º ano do Ensino Fundamental, composta por vinte e oito alunos, totalizando 51 crianças e uma professora/estagiária. A pesquisa colaborativa e participante de cunho qualitativo foi desenvolvida em sala de aula, com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com o objetivo de elaborar e executar uma proposta de contação de histórias, como prática de leitura no processo de alfabetização e letramento, a fim de proporcionar acesso ao conhecimento linguístico e literário às crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A proposta didática se baseou em práticas de oralidade, leitura e escrita, vivenciadas pela turma, na qual a professora/estagiária contava história para a turma a partir da qual foram exploradas atividades de escrita, recontando a narrativa, em um movimento do oral para o escrito. Nesse trabalho, detectou-se que a prática de contação de histórias tem muito a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem do educando, pois seu uso no ensino caracterizou-se como uma prática facilitadora do processo de ensino e aprendizagem na alfabetização e letramento das crianças, tornando o conhecimento acessível ao educando, principalmente a aqueles que ainda não sabiam ler e escrever plenamente, porque com a proposta didática desenvolvida, observou-se que os alunos conseguiram se manifestar sobre as suas compreensões leitoras e aquisições de conhecimentos, seja por meio de textos escritos ou em desenhos e até mesmo por meio de encenações de teatro, proporcionando o que se chama multiletramentos. Tal experiência proporcionou aprendizagens à professora-estagiária, relacionadas às práticas docentes de leitura em contexto escolar.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?(2014-12-18) SOUZA, Renata Aparecida Santos de; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cantinho de leitura: um estudo sobre a formação de crianças leitoras na educação infantil(2014-12-18) SANTOS, Juliana Torres dos; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre estratégias de leitura adotadas pela professora na sala de aula, a partir do cantinho de leitura, que contribuem para a formação de crianças leitoras na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário a três professoras, observações em sala de aula em uma turma de Educação Infantil em uma escola particular, localizada em Belém. A análise dos dados está fundamentada, dentre outros, em Colomer (2007), Derdyk (1989), Jolibert (1994), Lajolo (2005), Schneuwly e Dolz (1999) e Solé (1998). Os resultados da pesquisa apontaram que as estratégias de leitura mais utilizadas pelas professoras foram leitura de histórias, seguida de diálogo e desenhos, e exploração espontânea do acervo literário do cantinho de leitura pelos alunos. Na análise, foi observado que de uma atividade coletiva e oral de leitura de histórias resultaram registros individuais e visuais, pictográficos e escritos, reveladores da compreensão leitora da criança, no entanto o acervo do cantinho de leitura poderia ser ampliado com vistas a incluir outros gêneros discursivos, como cantigas, quadrinhos e brincadeiras infantis a fim de ampliar o repertório de textos das crianças.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir de cantigas de rodas e confecção de brinquedos(2014-12-19) SILVA, Luciana Silva da; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Este trabalho apresenta um estudo realizado de elaboração e execução de uma proposta didática para a alfabetização de crianças a partir da ludicidade desenvolvidas por cantigas de roda e jogos didáticos. A proposta foi desenvolvida para uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental em uma classe com 20 alunos, de uma escola pública estadual, localizada em Belém-PA. A proposta didática está fundamentada na função do brinquedo e do lúdico na formação da criança, conforme Vygotsky e outros autores. A metodologia da pesquisa envolveu observação da prática, registros escritos e fotográficos que foram analisados com a intenção de investigar se essa proposta contribuiu para a aprendizagem da leitura e escrita desses alunos. As etapas metodológicas da proposta didática foram as seguintes: (1) roda de conversa sobre as cantigas que as crianças conheciam; (2) escrita no quadro da letra de uma das cantigas pela professora/estagiária; (3) leitura pela criança silenciosamente; (4) leitura da letra da cantiga em voz alta; (5) audição da cantiga em uma caixa de som; (6) canto em coro associando fala à escrita; (7) escrita do texto da cantiga de memória; (8) ilustração com desenhos associados ao texto escrito; (9) confecção de um livrinho com a cantiga escrita pela criança; (10) atividades com jogos didáticos produzidos com as palavras extraídas das cantigas; (11) confecção de brinquedos com materiais reciclados. Desse modo, a turma organizou um acervo de textos a partir de cantigas a serem lidos e explorados nas práticas de alfabetização, uma vez que as palavras das cantigas foram exploradas também em atividades como o bingo de letras e de palavras, proporcionando o estudo de letras, palavras e análise linguística, de forma significativa para a criança, a partir de um repertório conhecido. Com este trabalho entende-se que o trabalho com cantigas e a confecção de brinquedos, devido sua ludicidade, peculiar à cultura infantil, pode contribuir com um modo mais motivador para se aprender a ler e escrever nos anos iniciais do Ensino Fundamental, se constituindo em uma alternativa para elaboração de propostas didáticas nesta perspectiva.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma experiência docente na educação de jovens e adultos: o ensino da leitura e da escrita utilizando a música “esse rio é minha rua”(2014-12-19) CARDOSO, Edna de Nazaré dos Santos; TRESCASTRO, Lorena Bischoff; http://lattes.cnpq.br/6512135970620469Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Geometria para surdos por meio do tangram(2014-12-20) GEMAQUE, Rafaela Maria Lucena; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XO presente artigo trata de investigar como os alunos surdos compreendem os conteúdos geométricos na educação básica, deste modo o objetivo da pesquisa procura verificar se alunos surdos, por meio de atividades lúdicas de geometria básica, apresentam evidências que demonstram serem indícios de envolvimento e de aprendizagem. A pesquisa aborda como referencial teórico, a vertente da educação de surdos, do lúdico e da educação matemática, na qual procuramos elementos norteadores para restringir-se a temática deste estudo. Desta maneira, o estudo foi desenvolvido em uma unidade de ensino especializada aos surdos, localizada em um bairro de fácil acesso do município de Belém-PA, com três alunos surdos da 1ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados da pesquisa foram produzidos durante cinco semanas, entre os meses de Setembro e Outubro. As estratégias utilizadas foram: observações em sala de aula e registro por meio de filmagens das atividades realizadas com os alunos. Ao analisar os dados da pesquisa percebemos que os resultados foram alcançados, pois os alunos conseguiram compreender o conteúdo de geometria básica associados ao recurso didático utilizado e desenvolveram o processo de interação uns com os outros. Ao final desta pesquisa concluímos que as práticas desenvolvidas por professores em sala de aula, a partir recursos visuais e materiais concretos podem oportunizar a os alunos surdos a criatividade, a interatividade e o ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memórias de formação de um futuro professor: experiências na graduação que foram edificantes na minha formação inicial(2014-12-22) ALBUQUERQUE, Charles Luã Araujo de; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; http://lattes.cnpq.br/3811282366596635O trabalho que ora apresento tem formato de memorial de formação, no qual apresento as experiências de formação que vivenciei ao longo dos quatro anos de graduação no curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Este trabalho retrata a formação inicial de professores ocorrido em um curso que traz uma nova proposta metodológica na formação de professores para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental da educação básica, internalizando-a para o exercício de uma eficaz prática docente. Ao longo deste tempo estive em contato com propostas de trabalho diferenciadas para posteriormente serem aplicadas em sala de aula. Este trabalho busca resgatar e registrar os momentos mais significativos em minha formação docente, e como eles me fizeram refletir a minha própria prática enquanto graduando e enquanto futuro professor. Por meio das minhas experiências busco mostrar que impactos as didáticas desenvolvidas no curso tiveram na construção do meu perfil docente e na minha formação pessoal. Não podemos deixar de lado o nosso lado emocional e a história que trazemos da nossa jornada acadêmica. Ou seja, trago neste trabalho reflexões do entrelace do ser profissional e do ser pessoal que foram sendo tecidos no decurso de minha graduação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora(2014-12-22) MOURA, Monique Sandy Espírito Santo de; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Este é um memorial reflexivo na modalidade narrativa, que se baseia nas minhas experiências vivenciadas ao longo do meu processo de aprendizado na condição de aluna do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens voltada para os anos iniciais na Universidade federal do Pará. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a minha formação no contexto do letramento científico e digital, desde a educação fundamental até a graduação na perspectiva de futura professora que venho me constituindo ao longo dos meus processos de ensino e aprendizagem. Este trajeto da minha vida como discente levou-me a um auto relato reflexivo que motivou a escolha pela temática Formação docente: letramento científico e digital de uma futura professora. Produzo um memorial reflexivo que busca entrelaçar ações e reflexões que influenciaram de forma positiva as minhas futuras práticas educacionais, provendo novos conhecimentos tanto no âmbito dos conteúdos específicos quanto de questões sociais. Neste contexto, os recursos tecnológicos digitais estão agregados aos conteúdos do currículo para que nós, futuros professores, possamos transitar entre os conhecimentos tecnológicos e científicos, fornecendo condições básicas para um letramento cientifico e digital com vistas à vida social e acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sentidos subjetivos de alunos "problema" dos anos inciais(2014-12-22) ROCHA, Paula Giselle da Costa; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Nas salas de aula, as relações pessoais e interpessoais sempre estiveram associadas a um padrão de comportamento, e tudo o que escapa a ele é considerado a margem do processo de ensino e aprendizagem. E, é neste contexto que o presente trabalho tem por objetivo analisar nas expressões de estudantes dos anos iniciais sentidos subjetivos relacionados à sua participação na escola. Apresenta-se nesta pesquisa resultados sobre os sentidos subjetivos destes alunos organizados em cinco categorias que expressam sentidos sobre a escola, a professora, os colegas de classe e as disciplinas escolares. Consideramos que este conjunto de sentidos atribuídos ao contexto escolar podem trazer elementos explicativos para a situação escolar em que os estudantes se encontram. O entendimento de tais sentidos pode contribuir para qualificar ações pedagógicas no sentido de ajudar os estudantes classificados pela professora como alunos problema para que retomem seus processos de desenvolvimento na escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Docência e tecnologia digital: práticas de uma licenciatura com vistas ao ensino dos anos iniciais de escolaridade(2014-12-22) CONCEIÇÃO, Elisama Rosário da; MARTINS, France Fraiha; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Este é um memorial de formação que busca refletir sobre as minhas experiências no contexto das práticas de ensino que vivenciei em minha formação utilizando as tecnologias digitais. Nos relatos que trago, selecionei duas sessões que tem como objetivo analisar as minhas práticas docentes desde a minha adolescência até minha formação inicial quando, de forma antecipada, realizei aulas na condição de ‘professora’ e como essas ações influenciaram de forma positiva na escolha da minha profissão. Trago e aponto também reflexões sobre a importância da docência antecipada para nós, licenciados do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, bem como algumas práticas associadas às tecnologias digitais. Considero formativas todas as experiências relatadas, pois me ajudou a refletir, tomar consciência dos meus processos formativos e tornar-me a docente que sou e que quero ser.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tratamento da informação: um desafio para professores dos anos iniciais do ensino fundamental(2015-01-05) LIMA, Juliana Santiago de; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798A pesquisa teve como objetivo investigar relações com os saberes referentes ao tratamento da informação estabelecidas por professores dos anos iniciais em formação continuada e suas implicações na prática de ensino desse tema. O estudo realizado foi de cunho quantitativo e qualitativo, cujo instrumento para obtenção dos dados foi um questionário com questões abertas e fechadas. Os participantes deste trabalho foram vinte (20) docentes que participam do Centro de Formação de Professores do Município de Belém do Pará. Os dados analisados evidenciaram que existem dificuldades por parte desses professores em trabalhar com o bloco Tratamento da Informação, apontando para a necessidade do estabelecimento de relações mais profícuas com este tema.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O significado das experiências do PIBID em narrativa autobiográfica na formação inicial(2015-01-25) NASCIMENTO, Jacirene Ferreira do; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444Este memorial apresenta contribuições do PIBID na minha formação inicial como docente e também para a escola com a qual trabalhei durante quase três anos. No texto procuro responder a seguinte questão: Que repercussões as atividades do PIBID trouxeram/trazem para a minha formação à docência? O principal objetivo é mostrar os significados das experiências do PIBID para a minha vida profissional docente. A escola parceira em que realizei as práticas pedagógicas do PIBID é de Ensino Fundamental denominada Madre Rosa Gattorno, situada no bairro do Guamá em Belém do Pará. As turmas onde participei das 3º, 4º e 5º anos me mostraram momentos desafiadores imprescindíveis na construção de conceitos que a escola e a universidade juntas integram a formação do futuro profissional. Dos resultados das atividades do PIBID, em termo de aprendizagem para os alunos, destaco o trabalho com alunos que encontravam dificuldades em matemática, e língua portuguesa e aqueles que não acreditavam na escola. O projeto PIBID além de me ajudar a pensar e realizar atividades pedagógicas importantes no sentido de ajudar tais alunos também contribuiu de forma excelente para dentro da escola, pois a cada atividade desenvolvida aprendizados significativos eram notados na escola. Quanto à minha formação inicial foram muitos conhecimentos que obtive e os levo para a minha vida profissional e pessoal. Nessa grande jornada, PIBID-escola-universidade, mostro neste memorial que aprendi a perceber as diferentes dificuldades dos alunos, a conhecer minhas limitações e ir em busca de estudos que me ajudam a planejar o que melhor se adequa para os alunos e a realizar atividades significativas necessárias ao desenvolvimento intelectual dos alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ideias sobre ciência e atividade científica dos estudantes de licenciatura integrada(2015-04-17) SANTOS, Viviane Barbosa dos; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391O presente trabalho analisou as ideias sobre Ciência e Atividade Científica de alunos recém-ingressos em um curso de licenciatura. Como opção metodológica, foi utilizado o método misto de pesquisa. Como instrumentos para a coleta de informações aplicou-se o teste de evocações de palavras, a produção de desenhos e a realização de entrevistas. Para a análise dos dados, utilizou-se as abordagens contemporâneas da educação científica envolvendo a tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade. Sobre os resultados, observou-se que, em geral, a maioria dos sujeitos apresentaram indícios de todas as visões deformadas da Ciência como expõe Cachapuz et al. (2005). Nos desenhos realizados, bem como na explicação sobre eles, identifica-se, que a visão de ciência mais expressivas foram as visões Empiro-indutivista e Ateórica, Individualista e Elitista, Descontextualizada, além do grupo denominado de outros que apresentou um conjunto amplo das visões deformadas. As implicações de tais concepções, como equívocos e generalizações, podem aparecer e influenciar a prática pedagógica dos futuros professores, bem como se perpetuar no processo de aprendizagem e significação da Ciência de seus alunos. Logo, é imprescindível que os programas de formação de professores façam diagnósticos iniciais e contínuos sobre as concepções, aprendizagens e visões expressas pelo público que atendem. Oferecendo, também, subsídios necessários para que os mesmos tenham condições de fazer uma abordagem crítica e aplicada sobre suas práticas e crenças, de modo a discutir e apresentar o conhecimento científico e seu desenvolvimento, como processo e não apenas como produto final.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo autobiográfico a partir das memórias de formação inicial no PIBID(2015-11-25) NUNES, Maria Madalena dos Santos; SILVA, Maria de Fatima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444Este memorial teve como objetivo, mostrar a influência das experiências, enquanto bolsista de iniciação á docência – PIBID, na minha formação acadêmica. Descrevo as principais atividades realizadas detalhando todo o processo desenvolvido, estratégias utilizadas e resultados alcançados. Nele retrato os medos vencidos, as dificuldades superadas os sucessos ocorridos. Tudo isso é resultado de um trabalho conjunto de estudo e pesquisa, de pessoas realmente dispostas a fazer com que ocorra uma transformação de pensamentos e atitudes em relação á educação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Minhas vivências com a educação especial: algumas discussões acerca do processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais(2016-01-08) GOMES, Sílvia Érica de Farias; SALES, Elielson Ribeiro de; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0001-6242-582XEste Memorial menciona pontos significativos de minha vivência com a Educação Especial e Inclusão, sendo a inclusão uma realidade social que avança por nossas escolas, para tanto descrevo algumas memórias de minha vida pessoal, estudantil e acadêmica neste contexto. Desta forma o memorial foi escolhido, visto que este implica em reflexões críticas e fundamentadas sobre uma trajetória de vida e formação do sujeito. O trabalho está dividido em quatro partes, a primeira é uma breve introdução apresentando o trabalho. A segunda aborda sobre meu primeiro contato com a educação especial. Na terceira há uma reflexão sobre minha formação em relação às pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEE) e a quarta apresenta as considerações finais sendo estas uma análise reflexiva a cerca do tema em questão.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gêneros textuais no processo de alfabetização em turma do 1º ano de ensino fundamental(2016-04-05) SILVA, Suziane Thais Martins da; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009O presente trabalho tem como objetivo investigar em que termos os professores das escolas públicas da periferia de Belém-PA utilizam os gêneros textuais na alfabetização linguística dos alunos e discutir as possíveis contribuições do uso desse recurso. A discussão sobre alfabetização e gêneros textuais foi construída com base nos estudos de Cagliari (2002), Soares (2004), Marcuschi (2002) e outros. As colaboradoras da pesquisa foram duas professoras que atuavam em turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Essa investigação pode ser caracterizada como um estudo de caso de caráter qualitativo. Utilizamos para a construção das informações os resultados de entrevistas, diário de campo e produções textuais dos alunos. A partir da análise das respostas dos professores procedeu-se um confrontamento das observações em sala de aula e as produções textuais dos estudantes. Nos depoimentos das professoras e nas produções dos alunos é possível identificar progressos significativos na aprendizagem ao apresentarem com finalidades os gêneros textuais. Concluímos que a execução de aulas que coloquem situações motivadoras para os alunos e com metodologias diferenciadas podem se configurar em excelentes oportunidades de aprendizagem para os estudantes dos anos iniciais, bem como proporcionar o desenvolvimento profissional de atuais e futuros professores que engajem em tal empreitada.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Limites e possibilidades na educação de jovens e adultos: um estudo em escolas municipais e estaduais de Belém do Pará(2016-04-05) PANTOJA, Pedro Correa; SILVA, Fábio Colins da; http://lattes.cnpq.br/4404734777828009Este estudo tem como objetivo identificar os limites e as possibilidades de atuação docente no contexto da Educação de Jovens e Adultos em escolas de Belém-PA. Diante desse contexto, realizou-se um levantamento bibliográfico à luz de autores como Oliveira (1999), Perrenoud (2003), Charlot (2000), Camargo (2001), dentre outros, que ajudaram nas análises das diferentes concepções dos limites e possibilidades da atuação do professor da Educação de Jovens e Adultos. Assim, verificou-se que a prática pedagógica do docente da EJA surge como condição de reestruturar as relações entre o saber e o fazer presente nos currículos da Educação de Jovens e Adultos. A interação, que é um dos principais elementos do desenvolvimento humano, surge no cenário educacional como o referencial responsável pela inovação do ensino, embasando as ações pedagógicas e renovando as práticas docentes. Os resultados obtidos na pesquisa mostram as limitações e as possibilidades do professor da EJA de forma simultânea. Por um lado, o docente é visto de forma geral, como um pesquisador preocupado em promover uma aprendizagem que trabalhe o imaginário e a criatividade do educando, base para a formação de um cidadão pensante e construtor de sua realidade. Do outro lado, a formação continuada para essa modalidade, no qual torna-se evidente na relação entre ensino e aprendizagem, pois escola voltada à Educação de Jovens e Adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas e, como qualquer situação de interação social, um local de encontro de singularidades.