Faculdade de Engenharia da Computação - FECOMP/CAMTUC
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Algoritmo genético como mecanismo de aprendizagem do agente na resolução do Mundo de Wumpus(2019) ARAÚJO, Natália Freitas; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760O presente artigo faz uma abordagem sobre conceitos relacionados à Inteligência Artificial e sua aplicação para o problema do mundo de Wumpus com a utilização da técnica de Algoritmo Genético (AG). O objetivo é aplicar a técnica de AG como Mecanismo de Aprendizagem de um Agente Inteligente. O modelo de ambiente utilizado foi devidamente formalizado, de acordo com as recomendações feitas por Stuart Russel e Peter Norvig, além do ambiente, foi realizada uma categorização do Algoritmo Genético desenvolvido conforme a teoria e definição de agentes inteligentes. Também foi desenvolvida uma tabela de pontuação e uma equação fitness para o processo de avaliação de cada indivíduo gerado. Além do referencial teórico, apresenta-se todo o processo de execução, os métodos utilizados e os resultados obtidos. O projeto conta com um robusto conjunto de dados resultantes, com a realização de 4.200 execuções obtevese o total de 12.600 arquivos, os quais contêm informações como – pontuação, tempo de execução, melhor cromossomo de cada uma das gerações executadas. Após as discussões dos resultados apresenta-se que os indivíduos gerados tiveram um melhor desempenho em ambientes com menores escalas, destaca-se que o algoritmo teve 97,7% de vitórias no ambiente de dimensão 5x5, seguido de uma drástica queda, como 10,5% de vitórias para o ambiente de dimensão 10x10 e a ineficiência aos demais ambientes testados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Visão computacional aplicada: sistema embarcado para controle de consumo energético de equipamentos elétricos(2019-01-18) GONÇALVES, Leonardo Nunes; FARIAS, Fabricio de Souza; http://lattes.cnpq.br/1521079293982268; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208A partir da constatação de que empresas e instituições consumem grande quantidade de energia elétrica e isto causa impacto direto em seus orçamentos, verificou-se a necessidade de tornar os ambientes coorporativos empresariais e institucionais mais autônomos no que diz respeito a operação de seus equipamentos elétricos, para isso, neste trabalho será apresentado e testado um sistema embarcado, na forma de mínimo produto viável (MVP), que faz uso de visão computacional e redes neurais artificias (RNA) para controle de consumo energético de equipamentos elétricos. Com esta finalidade realizou-se um levantamento técnico sobre as metodologias de desenvolvimento de sistemas embarcados, visão computacional e RNA. Para validação, testes foram conduzidos visando verificar a eficiência do algoritmo backprogation, isto é, baseado em RNA, como alternativa para o processo de classificação. Os testes foram realizados durante as etapas de treinamento e após a instalação da RNA treinada no MVP proposto. A partir dos resultados é possível indicar que a solução se comporta de maneira satisfatória quando embarcada, além disso, os resultados também indicam o grande potencial desta ferramenta proposta como solução alternativa para o controle de consumo energético.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ferramentas de captura e geração de mapas de calor para análise da interação com aplicativos móveis(2019-07-05) PINHEIRO, Bruno Braga; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208Estudos sobre ergonomia e design de aplicativos para dispositivos móveis precisam se apoiar em dados concretos para representar a interação dos indivíduos com os aplicativos. Neste contexto foram desenvolvidas ferramentas livres e de fácil utilização que permitem observar padrões de uso através da captura das interações com a tela. As informações coletadas são representadas na forma de mapas de calor. Neste projeto foram implementadas duas ferramentas: uma para captura das posições dos eixos x, y e o tipo do evento, obtidos através das interações na tela por meio do toque, em redes sociais no sistema operacional Android, com uma modificação da aplicação Android Touch-Logger, e uma para geração de mapas de calor com a biblioteca Seaborn do Python. As ferramentas desenvolvidas foram avaliadas através de um estudo de caso e possibilitam uma captura fácil e em larga escala, podendo funcionar como uma alternativa sem custos para identificação de padrões que posteriormente podem ser aplicados no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis visando otimizar o design e a experiência do usuário.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um script baseado na biblioteca Scapy que intercepta e bloqueia o tráfego BitTorrent(2019-07-11) BRANDÃO, Amós Santos; MOREIRA, Caio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1370619943470585Aplicações peer-to-peer ou P2P geram alto consumo de tráfego de banda de internet. Este trabalho tem como objetivo analisar e identificar e bloquear o fluxo de rede de internet oriundo de aplicações P2P pertencentes ao protocolo BitTorrent. A Metodologia usada é a pesquisa quantitativa apoiada em técnica de coleta de dados também quantitativa. A análise da carga útil dos pacotes busca identificar características do protocolo BitTorrent. Alguns roteadores atuais não oferecem a opção de bloqueio de pacotes por tipo de protocolo da camada de aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Algoritmo genético com interação social aplicado ao problema de cinemática inversa(2019-07-22) SOUZA, Janderson Tomé dos Santos; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760O uso de Algoritmos Genéticos (AG) ocorre em várias áreas do conhecimento e a robótica é uma delas. A fim de otimizar esses algoritmos, são realizados estudos de suas características e funcionalidades. Outras características podem ser inseridas, como é o caso da Interação Social nos Algoritmos Genéticos. A Interação Social é uma característica fenotípica complementar à característica genotípica do AG Clássico. Assim, este trabalho tem como objetivo realizar a execução do AG Clássico e do SIGA (Algoritmo Genético com Interação Social), baseado no Dilema do Prisioneiro, para comparar a eficiência dos dois algoritmos. Para isso, o AG Clássico e o SIGA foram executados com o Problema da Cinemática inversa, da Robótica, para identificar as características de cada um. O AG Clássico demonstrou maior velocidade de convergência e maior aproximação do resultado ótimo, enquanto o SIGA demonstrou maiores valores de variância e desvio padrão, indicando maior variabilidade da população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de um protótipo de automação residencial voltado para segurança(2019-09-05) ALENCAR, Dárlison Souza de; CAVALCANTE, Renato Luz; http://lattes.cnpq.br/3533326577502100A evolução tecnológica promove o desenvolvimento de sistemas de segurança mais eficazes, uma vez que meios tradicionais, como vigilantes ou empresas de segurança, estão sujeitos a falhas. O desenvolvimento deste sistema gera maior segurança e eficácia. O presente trabalho se refere ao desenvolvimento de um sistema de monitoramento e controle de acesso residencial de baixo custo, que fará a vigilância de movimentos e status de portas e janelas de uma casa, sinalizado alterações no sistema. Para o desenvolvimento do sistema foram utilizados sensores de presença, sensores de fim de curso, microcontrolador (nodeMCU ESP32), teclado capacitivo, display LCD, plataforma de desenvolvimento Arduino, plataforma de desenvolvimento Android Studio, um banco de dados e um aplicativo mobile. O sistema proposto faz a detecção de movimentos por meio de uma rede de sensores instalados em uma maquete de uma residência, os dados obtidos pelos sensores são enviados para o microcontrolador que é responsável pelo processamento das informações e posteriormente armazenados em um banco de dados conectado ao aplicativo mobile que é responsável pela comunicação com usuário. O sistema apresenta resultados satisfatórios, com respostas aproximas as de tempo real.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da arquitetura PI System para implantação de um sistema de monitoramento de ativos em uma mineradora de bauxita no Baixo Amazonas(2021-02) SOUSA, Vivian Leite; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960O trabalho relata como foi implantado um sistema de monitoramento de condição de ativos, em uma mineradora de bauxita no Baixo Amazonas, baseado nas técnicas de manutenção preditiva, que se destaca pela capacidade de antecipação de falhas. Para tanto, utilizando as ferramentas do PI System, foi realizado a coleta de dados e a integração das informações de várias plataformas em um único repositório, o tratamento de dados e análises desses indicadores e, por fim, desenvolvido as telas de visualização. O sistema possibilitou identificar as reais condições dos ativos. Assim, contribuindo com o suporte a estratégia de manutenção preditiva adotada pela empresa e trazendo mais confiabilidade aos ativos e ao processo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) LAWS: ferramenta web para anotações manuais em arquivos audiovisuais(2022-01-12) ESTUMANO, Jeremias Kalebe Cunha; GONZÁLEZ, Marcos Tulio Amaris; http://lattes.cnpq.br/9970287865377659Linguistas passam horas fazendo anotações em mídias audiovisuais. E a facilidade de acesso e manuseio das ferramentas é muito importante no desempenho do trabalho dos mesmos. Existe a ferramenta ELAN, muito usada atualmente, para anotações. Entretanto, a sua interface robusta e o alto grau de complexidade torna um desafio para os iniciantes. Assim, desenvolvemos uma nova ferramenta, que seja web, simples e com interface de fácil visualização. Apresentamos o Laws, ferramenta web, para facilitar o acesso, manuseio e a documentação em linguística. O LAWS pode ser acessado nesse link: https://marcosamaris.github.io/laws/.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Sistema de reconhecimento facial com base em técnicas de aprendizado de máquina(2022-01-31) SANTOS, Vagner Vieira dos; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237O trabalho propõe estudos na área de aprendizado de máquina para reconhecimento facial. A implementação de um sistema de identificação pessoal visa comparar fluxos de informação contidos em conjuntos de dados obtidos a partir do processamento de vídeos e fotos de indivíduos como mecanismo de prevenção de fraudes. A tecnologia de redes neurais é usada para criar embeddings (representação vetorial de características faciais) de rostos, extraindo rostos de fotos. Assim, são utilizados modelos previamente treinados em bancos de dados massivos, como OpenFace e Facenet, pois são validados e demonstram resultados científicos com alto índice de eficácia. Vale ressaltar que os procedimentos foram aplicados e comparados com diferentes classificadores como Support Vector Machine (SVM), k-Nearest Neighbors (KNN) e Convolutional Neural Network (ConvNet). Os resultados adquiridos foram baseados no processo de comparação entre programação Python via Jupyter Notebook e Orange Software versão 3.29.3. Os testes realizados mostraram resultados positivos e promissores.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) ReNoteWeb: plataforma web para melhoramento de montagem e enriquecimento da anotação de genomas procariotos(2022-04-04) MOIA, Gislenne da Silva; VERAS, Adonney Allan de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2201652617167877; https://orcid.org/0000-0002-7227-0590A redução do tempo e custos para realizar o sequenciamento de DNA, resultou no aumento significativo no depósito de informações biológicas em bancos de dados públicos, como NCBI (National Center for Biotechnology Information). Além disso, impulsionou a genômica, assim como inúmeras outras análises das ciências ômicas. A produção de grande volume de dados por execução culminou na necessidade do desenvolvimento de algoritmos capazes de manusear estas informações e auxiliar nas análises, a exemplo, tem-se a montagem e anotação de genomas procariotos. Ao longo dos anos, vários pipelines e ferramentas computacionais foram desenvolvidos com o objetivo de automatizar essa tarefa e consequentemente reduzir o tempo total para se conhecer o conteúdo gênico de um determinado organismo, principalmente de organismos não-modelo, e colaborar com a identificação de possíveis alvos com aplicabilidade biotecnológica. No caso das ferramentas de anotação automática, observa-se a alta acurácia dos resultados. Entretanto, isto não exime de se realizar o processo de curadoria manual, onde as informações inferidas no processo automático são checadas e enriquecidas pelos curadores. Esta tarefa demanda um tempo que é diretamente proporcional à quantidade de produtos gênicos do organismo alvo do estudo. Com o intuito de auxiliar neste processo é apresentado a ferramenta web denominada ReNoteWeb, dotada de uma interface simples e intuitiva, para realização do processo de melhoria da montagem com a possibilidade de identificar produtos ausentes da sequência genômica original ou resultado obtido em montagem prévia. Além disto, o ReNoteWeb é capaz de realizar o processo de anotação de todos os produtos, baseado em informações obtidas em bases de dados externas de alta acurácia. A engine responsável pela realização do tratamento dos dados foi desenvolvida em JAVA e a plataforma web utiliza os recursos do framework Yii, a anotação produzida por esta plataforma visa redução do tempo total no processo de curadoria manual. Para validação da ferramenta, foram utilizados vinte organismos. A eficiência foi constatada por meio da comparação da anotação desses mesmos organismos disponíveis no banco de dados do NCBI e anotação realizada na plataforma RAST. A ferramenta está disponível em: http://biod.ufpa.br/renoteweb/.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Automação do monitoramento de plantas usando o módulo NodeMCU V3 Esp8266(2022-09-08) BRANDÃO, Ronald dos Santos; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237Nos dias de hoje, é evidente o crescimento da tecnologia em todos os setores da indústria, principalmente no que tange a automação. Através de diversas técnicas e equipamentos, a tecnologia está presente desde o plantio até a colheita das mais variadas culturas agrícolas. Um dos cultivos que está em constante crescimento é o cultivo de hortaliças, desde a subsistência até o nível de comércio. O presente trabalho propõe facilitar o plantio e diminuir o tempo gasto no monitoramento do cultivo de hortaliças através de uma tecnologia que utiliza sensores, atuadores e um microcontrolador que, juntos, produzem um grande custo benefício para quem as cultiva. A tecnologia utiliza sensores de temperatura, de luminosidade e de umidade do solo para medir as condições do ambiente e, através de atuadores, aciona uma lâmpada, uma mini bomba de água e/ou um mini ventilador, para otimizar o cultivo das hortaliças. Os sensores e atuadores podem ser monitorados através de uma aplicação gerenciadora chamada Blynk. Para este trabalho, foi utilizado um microcontrolador chamado NodeMCU V3 Esp8266, para controlar e fazer a ligação de todos os componentes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma metodologia em cascata de quatro etapas para classificar códigos NCM usando técnicas de PLN(2022-09-30) PINHEIRO, Pedro Luiz Braga; GONZÁLEZ, Marcos Tulio Amaris; http://lattes.cnpq.br/9970287865377659Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um processo para classificar as descrições dos produtos presentes nas Notas Ficais eletrônicas (NF-e). Essa classificação e feita sobre os 8 dígitos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), separado em 4 partes, Capítulo, Posição, Subposição e item/Subitem. A classificação foi realizada utilizando o algoritmo de Máquina de Vetores de Suporte (SVM) e o algoritmo de Naive Bayes em conjunto com as técnicas de Processamento Natural de Linguagem (PNL), para o processamento de uma base de dados de 340.000 produtos distintos. Os dados foram divididos em 80% treinamento e 20% teste e obteve-se um acurácia de 90% para um total de 98 classes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Melhorias na rede de uma companhia de desenvolvimento da região metropolitana de Belém(2022-12-05) LOBATO, Natã Ferreira; MOREIRA, Caio Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1370619943470585O cabeamento estruturado junto com as técnicas de segmentação da rede e monitoramento de ativos buscam melhorar o desempenho das atividades que são realizadas por meio da rede de computadores. Em uma Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belém (CODAB), muitos problemas foram constatados durante a realização de tarefas do dia-a-dia comuns ao ambiente de rede. O projeto foi baseado nas normas técnicas brasileiras, possibilita uma reorganização e padronização no cabeamento existente, juntamente com a implementação de técnicas que permitiram a segmentação e o monitoramento da rede. Ao término das implementações do projeto, obteve-se uma rede organizada, padronizada e com todas as suas conexões identificadas, segmentada por setor e monitorada em diversos pontos. Foi realizado melhorias na rede que ajudaram nas rotinas diárias e possibilitaram uma otimização e mais segurança à rede.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Técnicas de aprendizagem por reforço na resolução do Mundo de Wumpus(2022-12-13) RODRIGUES, Rodrigo Moraes; ARAÚJO, Natália Freitas; http://lattes.cnpq.br/2344521554133884; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760Este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho de um agente baseado em Aprendizagem por Reforço. O seu mecanismo de aprendizagem está baseado em três algoritmos: Q-learning (QL), Deep Q-Network (DQN) e Double Deep Q-Network (DDQN). Para validação do agente e seus métodos, foi definido como ambiente o Mundo de Wumpus, o qual foi modelado segundo os padrões de ambientes adotados pela DeepMind Lab. A partir dos experimentos realizados e suas respectivas configurações, foi observado que os agentes conseguiram alcançar o objetivo principal somente em duas configurações de ambientes. No ambiente 4x4 a porcentagem de vitória dos algoritmos QL, DQN e DDQN foram 0.005, 22.96, 18.73 % respectivamente, o que reduziu drasticamente para o cenário 10x10 e não conseguindo cumprir o objetivo para os demais ambientes.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem supervisionada na predição de curvas de valores fitness em algoritmos genéticos(2022-12-13) ALMEIDA, Renuá Meireles; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760O presente artigo da continuidade nos esforços de uma abordagem recente, a qual propôs a predição de curvas de valores fitness no processo evolutivo dos Algoritmos Genéticos (AGs). O trabalho atual propõe se aprofundar, sugerir novos métodos e ambientes com objetivo de entender, dentre outros aspectos, as influências do tamanho e da qualidade do conjunto de dados bem como as características dos problemas utilizados. Constatou-se que os novos métodos contribuíram para um entendimento mais preciso desta abordagem, permitindo evidenciar algumas dificuldades que o modelo está suscetível, principalmente causadas em cenários com poucas execuções disponíveis para treinamento durante a resolução de problemas com vários mínimos locais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Busca por arquiteturas de redes neurais artificiais profundas utilizando algoritmos genéticos(2022-12-13) RIBEIRO, Denys Menfredy Ferreira; TEIXEIRA, Otávio Noura; http://lattes.cnpq.br/5784356232477760As redes neurais artificiais são os pilares dos avanços das duas últimas décadas do campo de Inteligência Artificial. Porém, o sucesso no treinamento visando obter bons resultados, depende fortemente da escolha dos valores de um conjunto de hiper-parâmetros associados a construção das mesmas. A escolha desses parâmetros é normalmente feita de forma empírica, desperdiçando tempo e gerando custos. Neste trabalho, e proposto o desenvolvimento de um algoritmo ENAS (Evolutionary Neural Architecture Search) utilizando algoritmos genéticos como mecanismo de busca para automatizar a construção de arquiteturas de redes neurais convulsionais aplicadas a tarefa de classificação de imagens do dataset CIFAR-10. O algoritmo proposto conseguiu encontrar arquiteturas que obtiveram bons resultados de acurácia no conjunto de teste.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Automação de subestação: uma análise do processo de modernização de uma subestação 500 kV – Eletrobras/Eletronorte(2022-12-16) OLIVEIRA, Bartolomeu do Vale; CAVALCANTE, Renato Luz; http://lattes.cnpq.br/3533326577502100; https://orcid.org/0000-0003-2272-896XO presente trabalho apresenta uma análise sobre o processo de modernização de uma Subestação de 500 kV da ELETROBRAS/ELETRONORTE, situada na cidade de Tucuruí-PA, abordando a arquitetura do Sistema de Proteção, Controle e Supervisão, bem como a tecnologia empregada na automação da subestação, como os dispositivos eletrônicos inteligentes (relés digitais). Para tanto foi utilizado o método estudo de caso, com coleta de dados e pesquisa bibliográfica. Por fim, a partir das informações obtidas, foi possível compreender todo o processo modernização, passando pelas suas fases de concepção, desenvolvimento e implantação e, ainda mais relevante, foram constatadas as principais vantagens, em relação aos sistemas convencionais, obtidas nas diversas áreas como a operação, manutenção, engenharia e segurança. A modernização da Subestação Tucuruí 500kV garantiu uma melhoria significativa no desempenho, na confiabilidade e segurança do sistema, além de redução de custos e aumento da estabilidade, atendendo as exigências do setor elétrico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reconhecimento de uso de EPI e controle de acesso por meio de visão computacional utilizando técnicas de aprendizagem de máquina(2023-03-30) SANTOS, Vigner Vieira dos; PINHEIRO, Daniel da Conceição; http://lattes.cnpq.br/2970581734279237Para o ser humano realizar o reconhecimento dos equipamentos de proteção individual pode ser uma habilidade natural. Já para no meio virtual não é uma tarefa tão fácil. A linguagem de máquina para reconhecimento de objetos envolve muitos cálculos e exige grande capacidade de processamento. No entanto, com a evolução da capacidade de processamento dos computadores e evolução de algoritmos, realizar essa atividade já é possível. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi construir um sistema de reconhecimento de equipamento de proteção individual (EPI) através de técnicas de aprendizagem de máquina. Além de fazer uma pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa por meio de quatro grandes etapas metodológicas no processo de pesquisa para selecionar uma técnica de Machine Learning para ser aplicado no sistema de controle de acesso. O projeto desenvolvido, a estrutura base está atrelada nas técnicas K-Vizinhos Mais Próximos e as redes neurais residuais com arquitetura ResNet-50. As técnicas foram construídas com finalidade identificar a presença dos EPIs. É apresentada avaliações das técnicas por meio de métricas estatísticas e de Machine Learning. Por fim, é realizada a simulação do controle de acesso para fiscalizações de equipamento proteção individual.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sistema de classificação de imagens utilizando uma rede neural Squeezenet embarcada em uma Raspberry Pi(2023-07-10) SILVA, Kamilla Taiwhscki Barros; SILVA, Cleison Daniel; http://lattes.cnpq.br/1445401605385329; https://orcid.org/0000-0001-8280-2928A Visão Computacional é um campo da Inteligência Artificial caracterizado pelo estudo das informações existentes em imagens, identificando suas características intrínsecas. O estudo da Visão Computacional tem como objetivo a criação de modelos artificiais que imitem as habilidades analíticas da visão humana, para isso são utilizados conceitos de Processamento Digital de Imagens para extrair informações a serem estudadas. Realizar essas operações exige uma grande quantidade de dados para ser efetiva e para isso necessitam-se de algoritmos capazes de processarem essas informações. Nesse contexto, algoritmos de Aprendizado Profundo são ideais para trabalharem com uma imensa quantidade de dados, visto estes possuem eficiência e eficácia para tal. Dessa forma, o uso de Redes Neurais para este propósito se torna bastante adequado, pois essa ferramenta permite que seja possível aprender a partir de um conjunto de exemplos de forma que a generalização dos dados seja adequada aos exemplos fornecidos. No caso de imagens, Redes Neurais Convolucionais são o estado da arte na área de Visão Computacional, sendo possível observar diversas aplicações que envolvem a classificação de imagens, identificação de objetos e reconhecimento de faces. Porém, esses algoritmos são robustos e apresentam uma complexa implementação, possuindo diversos parâmetros livres que são determinados durante a execução, exigindo que o hardware que o comporta possua elevada capacidade computacional para funcionar sem erros ou com tempo de execução exacerbado. Para o caso de sistemas embarcados que necessitam de baixo custo de implementação, computadores de placa única são comumente adotados, considerando que tais hardwares podem ser aplicados em diversos contextos e possuem baixo custo de execução. Todavia, esses dispositivos são restritos em relação ao poder computacional e é necessário um grande estudo das técnicas que permitam a execução de algoritmos complexos em seus hardwares. Dessa forma, este trabalho tem o intuito de apresentar um exemplo de implementação de um classificador de imagens em um Computador de Placa Única com uma Rede Neural Convolucional (CNN) sendo executada. São expostos os conceitos de CNNs e de Processamento Digital de Imagens utilizados durante o desenvolvimento do projeto. O classificador desenvolvido captura imagens de dígitos manuscritos e classifica-os em tempo real em 10 classes distribuídas de 0 a 9. Além disso, demonstra-se as técnicas de Processamento Digital de Imagens desenvolvidas, que utilizam o Filtro Gaussiano para aproximar as imagens utilizadas para o treinamento da CNN e as imagens utilizadas durante o teste do classificador embarcado. Os resultados da classificação do sistema demonstram-se razoáveis para o cenário estabelecido, sendo resultados relevantes para o trabalho em questão, em especial ao que diz respeito a acurácia de classificação do sistema de 76% e uma precisão de 80% ao classificar as imagens.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Palp-it: implementação do back-end para uma plataforma colaborativa de compartilhamento de gráficos táteis(2023-08-25) LIMA, Hugo Henrique da Silva; MERLIN, Bruno; http://lattes.cnpq.br/7336467549495208; https://orcid.org/0000-0001-7327-9960A acessibilidade é um termo abrangente que engloba diversos aspectos relacionados à inclusão de pessoas com deficiência. Neste artigo, destaca-se a importância da acessibilidade na educação especial com ênfase na adaptação do conteúdo curricular às necessidades do público-alvo. O presente estudo propõe uma plataforma web chamada Palp-it, desenvolvida com o objetivo de criar um ambiente de compartilhamento de gráficos táteis. Para isso, utiliza-se de uma metodologia que envolve a modelagem de sistemas e a aplicação de tecnologias como PHP, HTML e Angular no desenvolvimento do site. Os resultados alcançados foram satisfatórios, uma vez que conseguimos estabelecer um ambiente propício para a colaboração e o compartilhamento de materiais didáticos voltados para pessoas com deficiência visual. Além disso, identificamos e implementamos soluções eficazes para aprimorar a agilidade de resposta da parte do sistema.
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