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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Arte e devoção: imagens do festejo de Bom Jesus da Cana Verde no rio Maracapucu-Miri(2018-08-06) SILVA, Érika Natália Ferreira da; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como acontece o festejo dedicado ao Bom Jesus da Cana-Verde no rio Maracapucu-Miri, pois sabemos que o Brasil é um país mestiço, que possui vários povos, várias culturas e várias comunidades, onde cada um tem um jeito de demonstrar sua devoção, podemos perceber isso observando as comunidades de nossas regiões, tanto na zona urbana quanto no meio rural. Mas, independente de como isso acontece, aquele é um momento de festa para aquela população e no festejo de Bom Jesus da Cana-Verde não é diferente, acontece uma arte devocionais sincrética, uma mistura de cultura, rica em estética, devoção e ritos, muitas dessas culturas já sofreram mudanças ou até mesmo deixaram de existir. Em nossa região atualmente é muito presente as festas dançantes, festas de aparelhagens, mas já pararmos pra pensar em, Como surgiu às comunidades? Como era as festas há alguns anos atrás? Que ritmo tocava? O trabalho contará com pesquisas bibliográficas, pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista semiestruturada, depoimentos de fieis da comunidade e fotografias, assim nos aprofundaremos no assunto para analisar e perceber as grandes diferenças que encontramos em uma cultura de um ano para o outro, umas ficam cada vez mas forte e outras deixam até mesmo de existir. Portanto, finalizo o presente trabalho, mas acredito que ainda restam inúmeros depoimentos e abordagens sobre a origem e o festejo de Bom Jesus da Cana-Verde que não foram relatados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Brincando e aprendendo com o uso do conhecimento popular das plantas medicinais com os alunos das series iniciais da escola Nossa senhora do Perpetuo Socorro na comunidade do rio Arapapu(2015) VILHENA, Maria do Socorro Silva de; QUARESMA, Mauro César Pinheiro; SOUSA, Ronaldo Lopes de; http://lattes.cnpq.br/5904116570850487; https://orcid.org/0000-0002-5440-2959O estudo teve como objetivo suscitar o interesse dos alunos sobre o uso das plantas medicinais como medicina alternativa e a preservação do conhecimento tradicional, além de identificar três espécies de plantas medicinais mais usadas na comunidade do rio Arapapu, com detalhamento de informações sobre a erva cidreira (Melissa Officinallis), arruda (Ruta Graveolens) e hortelã (Mentha Piperita). Para reconhecer a importância do conhecimento tradicional das famílias dos alunos e perceber os diferentes usos e finalidades de forma lúdica dentro do contexto escolar. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através da observação participante com dados coletados a partir de entrevista estruturada, os informantes foram três alunos das turmas do 2º e 3º ano da Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no Rio Arapapu, para que percebêssemos como ocorre a aprendizagem por meio da utilização das plantas medicinais. Na realização deste trabalho foram utilizadas como recurso metodológico as entrevistas estruturadas. Verificou - se que alunos que participaram da oficina pedagógica sobre as plantas medicinais, puderam aprender e valorizar o uso das plantas e suas vantagens químicas para continuar adotando-as como meio para cura de suas moléstias, aproveitando a diversidade de meios que a natureza nos oferece. Conclui-se que brincando os alunos aprenderam a valorizar o conhecimento popular das plantas medicinais agregando a sua aprendizagem informações relevantes em prol do resgate cultural destas plantas na comunidade do Rio Arapapu.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A comercialização dos artefatos de miriti: as influências culturais e o impacto sócioeconômico e ambiental do município de Abaetetuba(2014-02-12) PEREIRA, Francineide Santos; PONTES, Romero Ximenes; http://lattes.cnpq.br/0490626325624036Neste trabalho de conclusão de curso a respeito da comercialização internacional dos brinquedos de miriti, com o objetivo de identificar como ocorre e as influencias que desencadeou na vida dos artesãos, assim como os aspectos ambientais dessa atividade no município. É fato que muitas mudanças ocorreram, algumas parcerias foram feitas, especialmente com o SEBRAE, que vem desenvolvendo um trabalho de orientação comercial e de marketing junto aos artesãos, além de oficinas para melhorar o designer dos brinquedos de miriti, utilizando melhores materiais para o acabamento. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas estruturadas e não estruturas as associações e nos ateliês que alguns artesãos. Atualmente os brinquedos de miriti são considerados no mundo, um dos principais símbolos regionais do Estado do Pará, e cada ano, em cada exposição dentro ou fora do Estado e do Brasil ganham mais espaços como um artesanato peculiar ao município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade: uma perspectiva do professor e do aluno(2014) COSTA, Rosângela Rodrigues da; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este estudo propõe como tema a cultura local e o processo de ensino e aprendizagem no campo da oralidade a partir da uma perspectiva do professor e do aluno. O intuito da pesquisa é abordar a importância dos conhecimentos da cultura local e sua influencia no conhecimento escolar dos alunos e de como os professores se utilizam desse conhecimento para avançar no processo ensino aprendizagem visando a oralidade, através da pesquisa de campo, analisou-se a utilização desses recursos metodológicos pelos profissionais da Escola São Tomé. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a revisão bibliográfica, a fim de descrever as teorias que abordassem a questão agrária e o meio rural, a formação docente, em meio a mudanças sócio educacionais e, em especial, da comunidade rural Camurituba Centro, tendo assim a compreensão dos caminhos que levam à qualidade dessa modalidade de ensino. Na pesquisa de campo realizada na escola São Tomé, foi aplicado um jogo para trabalhar com os alunos a diversidade cultural e um questionário com duas professoras e dois alunos e suas respostas trouxeram colocações relevantes sobre a complexidade de ensinar o conteúdo escolar sem que haja perda de seu conhecimento familiar, pois nessas comunidades a sua influência cultural é muito forte junto às crianças se tornando um desafio aos professores. Os resultados mostraram que a formação docente carece de mais investimentos nessa área, é preciso capacitar os docentes, a boa vontade dos professores não é suficiente para a melhoria da educação do campo.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Educação, patrimônio cultural na escola de samba ASA no município de Abaetetuba-PA(2019-07-16) SILVA, Robson William Alexandre da; VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2756101845713264A presente pesquisa aborda a relação entre escola de samba, educação, patrimônio cultural como forma crucial de entendimento sobre hábitos locais e preservação da adversidade cultural, onde esta se modifica através de um viés mercadológico para se adaptar ao interesse da classe dominante e do poder público em Abaetetuba. O texto trás elementos que realçam a importância da escola de samba para o município, bem como a aprendizagem nas variadas formas e a discursão de como a agremiação pode ser considerada patrimônio cultural da cidade, mostrando os bens culturais que são produzidos dentro dessa e sua relação com a comunidade no qual tem parte fundamental na construção. Ainda assim, propõe investigar através de documentos a formação da escola de samba- ASA, buscando analisar a contribuição na educação e cultura tradicional local e mostrar o percurso no município de Abaetetuba, apresentando a formação da agremiação na cidade, investigar as mudanças ocorridas nela e verificar a importância da agremiação como experiência educativa e cultural. Opta-se pela pesquisa bibliográfica do tipo documental. Por sua vez, enfatiza-se uma discursão alternativa sobre educação não formal na escola de samba ASA. No parâmetro curricular nacional (PCN), plano nacional de educação (PNE) e o plano nacional de cultura (PNC), nos quais versam sobre a educação vinculada à cultura, no âmbito das politicas públicas que se entrelaçam, enaltecendo o multiculturalismo e trazendo para as salas de aula, uma nova abordagem de aprendizagem. Observa-se como é importante a discursão alternativa sobre transversalidade onde se mostra essencial para o entendimento das diversas culturas em sociedade e que parte, também, de uma forma de discursão que enaltece as adversidades culturais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino médio no desenho do sistema de organização modular de ensino, na comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças – rio Ajuaí/Abaetetuba/PA(2022-02-23) GOMES, Yzandra Pinheiro; NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; http://lattes.cnpq.br/0305006968020175A pesquisa tem como lócus a Escola Padre Anchieta, pertencente a Comunidade Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuaí, que se localiza no Município de Abaetetuba/PA, a qual acolhe o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME). Utilizando como base a indagação: de que maneira se efetiva a relação da escola com a comunidade ribeirinha Nossa Senhora das Graças do Rio Ajuai? Dessa forma, objetivou analisar a relação da escola com a comunidade acima citada. E, assim, apresentar a dinâmica pedagógica e técnica do Sistema de Organização Modular de Ensino na comunidade; E ainda, analisar sobre a representatividade do Ensino médio no contexto territorial e dos sujeitos da comunidade Nossa Senhora das Graças, que recebe, na escola Padre Anchieta, estudantes provenientes do campo (ilhas), cursando o Ensino Médio. A metodologia utilizada envolve entrevistas e análises de dados. Os resultados revelaram que estudantes e professores enfrentam desafios e dificuldades de caráter pedagógico.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A farinha do cruzeiro: territorialidade sobre ameaças no Baixo Tocantins/PA(2023-07-20) MORAES, Nívea Maria de; FERREIRA, Milena Silva; RODRIGUES, Eliana Teles; http://lattes.cnpq.br/8360730445815109; https://orcid.org/0000-0001-6717-3174Este trabalho fez análise da relação do processo artesanal da torração da farinha, considerando os aspectos relevantes para uma boa qualidade do produto, dadas as variedades da mandioca e pelas técnicas de produção empregadas. Também evidenciamos os aspectos educativos que ocorrem nas roças e no retiro, no decorrer do processo da produção de farinha, na comunidade Caeté Cruzeiro, município de Barcarena, no estado do Pará. Assim como as diversas formas lexicais criadas dentro desses espaços de saberes culturais e de aprendizagens não escolares. Nesse sentido o objetivo do trabalho é cartografar o processo de produção da farinha de mandioca na comunidade em estudo, suas linguagens específicas do trabalho, as dinâmicas de aprendizagens e seus modos de produção desde o plantio à colheita, perpassando o meio onde é cultivada até a torração da farinha. Tendo como base a preocupação de ameaças do desaparecimento de tal atividade e técnicas artesanais que contribuem para a alimentação, como por exemplo, a atividade remunerada em empresas multinacionais instaladas na região, as linhas de transmissão de energia, a venda de terras para fazendeiros. Utilizamos o método qualitativo, com o auxílio do aplicativo timestamp1 , para mapear as roças de mandioca, as casas de farinha (retiros). Para obtenção dos dados foram realizadas entrevistas com os agricultores da comunidade rural e observação in loco.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Festa de santo e comunidade: uma análise das relações de pertencimento no festejo do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, Abaetetuba, Pará, Brasil(2019-07-20) RODRIGUES, Conceição de Jesus dos Santos; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações de pertencimento presentes nos festejos de santo da Comunidade ribeirinha do Sagrado Coração de Jesus do rio Maracapucu, localizada no município de Abaetetuba, Estado do Pará. Sendo o festejo um fenômeno religioso comum às comunidades que recebem o nome do santo, e que se desenvolveram ao longo dos aglomerados devocionais ligados ao catolicismo popular nas margens da Amazônia, demonstram-se as relações de pertencimentos ligadas ao culto do santo padroeiro, indagando até que ponto eles aproximam-se as pessoas nas comunidades. Desta forma, buscase compreender as relações, que se classifica como de “comunidade” para descrever as vivências as quais os moradores foram estabelecendo no local, além de exemplificações de atividades coletivas, na união pela devoção ou religiosidade; pelas inúmeras representações de crenças e celebrações através da imagem do santo protetor, numa comunidade do interiorárea de ilhas no meio rural do município de Abaetetuba. Para isso, foram feitas leituras em torno da religiosidade, e de como essas vivencias ecoam na educação do campo, além disso, foram feitas entrevistas e observação dos moradores que participam do festejo. Esta pesquisa se utilizou de entrevistas, pesquisa bibliográficas, registros fotográficos, vídeos e observações no local. Deste processo todo de aprendizados, constatou-se que determinadas formas de religiosidade se diferenciam em alguma medida nas ruralidades das cidades ribeirinhas como Abaetetuba; observou-se que ainda nas ilhas e ramais, vivem-se relações de comunidade, e que isto ainda esta atrelada a uma influência do catolicismo popular. Nisto cabe ressaltar a importância de uma educação do campo voltada para as relações de comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O folclore e a identidade cultural em vila de Beja: influências e limites na vida, tradição, escolaridade e mudanças sócio-culturais em moradores locais na atualidade(2014) CARDIM, Ana Alice Marinho; PIANI, Pedro Paulo Freire; http://lattes.cnpq.br/6434100473666705Este trabalho objetiva discutir alguns pontos que envolvem a abordagem sóciocultural em Vila de Beja Abaetetuba-Pará. No aspecto cultural são muitas as mudanças ao longo desses anos. Mudanças ocorridas nas últimas décadas, com a chegada de novos paradigmas sociais e econômicos, a velha cultura como as danças, as festas, a religião, deixaram de ser momentos tão especiais nesta localidade. Ainda se brinca, mas como diz o ditado popular “não como antigamente”. Observaremos relatos de filhos de pescadores em suas relações internas à unidade familiar, nos espaços produtivos e de trabalho, na conquista de direitos e cidadania, na ocupação de espaços públicos, como a escola, onde juntamente com a família são responsáveis pela educação e evolução da cidadania. Neste sentido foi analisado o quanto essas famílias ainda mantém as tradições e costumes típicos dos ribeirinhos, ainda há famílias nesta localidade que sobrevivem apenas do pescado, embora, imbuídos em uma sociedade que vale mais quem tem bens materiais, mais se constata nestas pesquisas que para o pescador e sua família o importante é tê-los todos por perto e que não precisa tantas coisas para serem felizes e que eles ainda valorizam a figura do pai como o chefe aquele que tem a responsabilidade de encaminhar os filhos. O estudo tem como objetivo também refletir em que medida estas mudanças alteraram padrões e modos de vida dos pescadores e do campesinato tradicional e como esses atores se situam em relação ao mundo atual. O lócus de investigação tem como foco resultado de pesquisa de campo realizada pela autora em entrevistas com os ribeirinhos pescadores do Ramal Arienga na região de Vila de Beja, no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) História da cachaça em Abaetetuba: o auge e o declínio dos engenhos(2014-05-12) PEREIRA, Marília da Silva; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da; http://lattes.cnpq.br/1972975269922101A referida pesquisa busca-se desenvolver estudo sobre o auge e declínio dos engenhos no Município de Abaetetuba no Estado do Pará. Tomando como objeto da mesma, o único engenho remanescente do período áureo da aguardente no Município – Engenho Pacheco - visto que nas décadas 40 e 50, havia cerca de 60 (sessenta) deles. E para fomentar este estudo foi desenvolvida a pesquisa de campo que busca o registro em lócus, por meio de entrevistas, relatórios de campo, análises da realidade, fotografias, entre outros. Abaetetuba viveu um período economicamente de grande importância para a região tocantina, tornando-se principal exportadora de cachaça. Este produto foi, no século XX, a principal base da econômica do Município e que contribuiu para o desenvolvimento no referido período. Este estudo tem como objetivo pesquisar este período áureo e os fatores que levaram ao declínio do principal produto-base da economia abaetetubense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias de vidas e formação de uma comunidade camponesa: o caso da comunidade São Miguel de Murutinga em Abaetetuba-PA(2018-11-05) PANTOJA, Dilcilene Ribeiro; ALEXANDRE, Magda Franciane Nascimento; http://lattes.cnpq.br/8858241566000560O presente trabalho tem como base o resgate e reconstituição da história de formação da Comunidade São Miguel de Murutinga, zona rural do município de Abaetetuba Pará. O objetivo é o incentivo aos estudantes, filhos de camponeses e comunidade em geral, do local pesquisado, a conhecerem a sua própria identidade, resgatando e valorizando suas raízes, mantendo presente a memória histórica da comunidade. Partimos metodologicamente de entrevistas abertas, com a indagação do surgimento da comunidade, filmagem em vídeo, fotos e também realizou-se uma caminhada histórica. O primeiro entrevistado foi o coordenador da comunidade, que indicou a Srª. Maria José, pessoa que teve essencial papel na fundação da comunidade junto ao seu irmão Manoel Sávio, e também foi a primeira catequista da mesma. Seguindo-se da indicação do padre Hilário Taplett, um dos fundadores da comunidade. E assim sucessivamente indicam dois senhores que foram sócios da cooperativa de arroz, um agricultor e uma professora aposentada, comtemplando a metodologia bola-de-neve (Bernard, 1995) onde os entrevistados surgem aleatoriamente a partir de indicação. Os relatos apontam que a Comunidade São Miguel de Murutinga passou por momentos de intensas mobilizações desde a sua formação comunitária, com a luta pela terra, educação, com a conquista da escola municipal, assim como da energia elétrica, e a criação da cooperativa de arroz que foi fundamental para o aspecto econômico da comunidade, que passou a ser considerada uma referência e reconhecida como a „ilustre‟ comunidade de Murutinga, que são considerados grandes conquistas e fonte de orgulho para os comunitários. E no momento presente as lutas continuam principalmente no aspecto econômico e organizacional com o fortalecimento da Agricultura Familiar. Portanto os resultados aqui apresentados são frutos da história oral, do reconhecimento da comunidade e de seus moradores enquanto algo de imensa importância carregado de valores e fundados na luta.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A luta pela equidade de gênero nas engenharias: 5 anos do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias(2024-11-04) SOUSA, Emilda Oliveira de; ALMEIDA, Edileuza de Sarges; http://lattes.cnpq.br/1461881309223581; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764As grandes revoluções na história foram antecedidas por um contexto de agudizamento das desigualdades sociais, exploração, pobreza extrema e crises sistêmicas que aprofundaram as diferenças sociais, construindo-se espaços profícuos para a insurgência de novas formas de pensar e reorganização das sociedades baseadas nas ideias de justiça social, igualdade, liberdade e equidade, a exemplo da revolução francesa e a revolução russa. Cada vez que a sociedade é constantemente violentada em seus direitos mais basilares, movimentos de ruptura emergem como formas de contestação ao status quo, à ordem estabelecida e às opressões que afligem determinados coletivos. E, não poderia ter sido diferente com o surgimento do Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) no Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao realizar uma retrospectiva de 5 anos do PMME, foi possível observar que a trajetória construída pelo Programa nesse período revelou a sua natureza transgressora, a sua capacidade questionadora, de ressignificar os papéis atribuídos às mulheres e, sobretudo, de construir e reconstruir novos caminhos impulsionados pela atitude ativa e responsiva (Bakhtin e Volochinov, 2006), o que remete a possibilidade de transformação da realidade. Nessa perspectiva, o Programa foi desenvolvendo suas atividades e ações visando sempre a representatividade feminina, o enfrentamento ao assédio e discriminação de gênero, além de estratégias para aumentar a participação de mulheres nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). Os resultados alcançados ao longo desses cinco anos, incluindo a criação de espaços de convivência, a elaboração de materiais educativos, a realização de eventos e o desenvolvimento de ferramentas interativas, mostram o comprometimento do programa em transformar o ambiente acadêmico e tornar a engenharia mais inclusiva e acessível para as mulheres.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memória e etnicidade da comunidade quilombola do ramal do Piratuba no município de Abaetetuba/Pa(2014) SANTOS, Nice Cardoso dos; SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu daA presente pesquisa procura compreender o processo histórico e se justifica pela importância de conhecer as origens e a formação da comunidade Quilombola do Ramal do Piratuba em Abaetetuba, e procura apontar algumas evidências que revelam a percepção dos moradores no que se refere a memória e a etnicidade da comunidade. Ao analisar vivências do grupo social verifica-se que a memória que dá sentido à sua história. Embora muito se tenha escrito sobre a história dos negros no Brasil, as transformações ocorridas na sociedade brasileira principalmente após a promulgação da constituição de 1988. A chegada de homens e mulheres negras ao país se deu como resultado do processo perverso de escravidão. Este estudo faz uma identificação da memória, cultura dessa comunidade remanescente quilombola, que fica no Município de Abaetetuba, zona rural.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O papel dos conhecimentos tradicionais no cotidiano da escola e na comunidade do rio Maúba(2018-12-11) PINHEIRO, Edésio da Silva; VAZ, Rosilda do Socorro Ferreira; http://lattes.cnpq.br/2756101845713264O presente artigo tem como objetivo analisar o papel dos saberes tradicionais da comunidade do rio Maúba e como os professores têm trabalhado esses saberes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os autores que balizam as análises são: CASTRO (2017); COSTA (2016); CHARLOT (2005); CUNHA (2009); DOURADO (2012); FARIA, A. R etal. (2009) ; FOLADORI (2001); FREIRE (1996); FREIRE (2001); LATOUR (1994); LEFF (2001); NOGUEIRA (2005); SANTOS (2010). Metodologicamente utilizou-se a abordagem qualitativa visando destacar o cotidiano dos sujeitos entrevistados. Como instrumento de coleta de dados a observação e a entrevista com 03 trabalhadores da comunidade, 02 professores e 03 alunos. Esta pesquisa mostrou as primeiras entrevistas realizadas com os moradores da comunidade de Maúba. Nas análises desta pesquisa, observou-se que na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do rio Maúba, os saberes que mais se destacam são os saberes da pesca artesanal (bloqueio, Espinhel, Viveiro, Puça, Camboa, Gapuia, Caniço, Tapagem e o Cacuri), o manejo do açaí e o trabalho braçal. Segundo os trabalhadores/pais esses conhecimentos tão importantes para a comunidade local, comportam adaptações significativas nos conteúdos aprendidos nas aulas que seus filhos aprendem na escola, porém ainda precisar de um empenho melhor dos professores para a preservação da natureza e valorização dos traços da cultura da comunidade. A escola deveria ter consciência do tipo de conhecimento que estão repassando para suas gerações. Ela deveria respeitar os conhecimentos locais, valorizá-los em seus currículos de forma que estes possibilitasse a reflexão de sua realidade. De acordo com as entrevistas realizadas com os professores percebeu-se que eles possuem um conceito sobre os saberes tradicionais, reconhecem sua importância, porém ainda enfrentam muitas dificuldades em realizar os diálogos entre os formais e os científicos. Essas dificuldades são inúmeras como: a valorização dos conhecimentos científicos contidos nos livros didáticos, internet, aportilhas ignorando os conhecimentos tradicionais dos alunos. Contudo, reconhecem a importância do diálogo entre eles para desenvolver uma produção do conhecimento, para os alunos no contexto da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pastoral da Juventude nas ilhas de Abaetetuba-PA: um jeito de ser e fazer(2018-07-26) COSTA, Max José Costa e; GOMES, Jones da Silva; http://lattes.cnpq.br/0701787841213784O presente trabalho pretende fazer um estudo sobre a pastoral da juventude (PJ) da paroquia nossa senhora Rainha da Paz pertencente à diocese de Abaetetuba-PA. O objetivo é investigar a Pastoral da Juventude e de forma particular nas ilhas de Abaetetuba buscando entender sua importância na formação de lideranças sociais. A proposta de trabalho surge a partir do curso de educação do campo quando ao longo de pesquisas perceberam-se antigos militantes da pastoral da juventude inseridas nas lideranças de comunidades, associações e atuando dentro das escolas. É possível analisar o crescente número de jovens saindo das suas comunidades localizadas nas ilhas para buscar melhor qualidade de vida dentro da cidade, além disso, a formação de família precocemente é outra problemática a ser pensada, consequentemente uma grande parcela do público juvenil se ausenta da formação integral da pastoral da juventude, vale ressaltar que a educação não formal se atrela a esta tema por se tratar de uma organização que trabalha a formação humana fora da sala de aula. A indagação no decorrer do trabalho se deu por pesquisa de campo com aplicação de questionários semiestruturado aberto e fechado, com pesquisa qualitativa, levando em consideração a história oral e analise de registros documentais da pastoral. Conforme a fala de alguns entrevistados, o sujeito que passa pela PJ é diferenciado, por isso é que as lideranças formadas na pastoral da juventude tende a ocupar com eficiência os espaços que ocupam na sociedade seja em associações, sindicatos, concelhos ou cargos públicos. Foi possível notar que muitos militantes da organização desconhecem teoricamente a formação integral e as etapas da pastoral (convocação, iniciação, nucleação e militância). Contudo, ao se deparar com pessoas que passaram pela Pastoral da Juventude e hoje são pessoas que estão lutando em prol de uma sociedade justa e igualitária é perceber que um trabalho de base para além da educação formal é necessário tendo em vista que a educação formal precisa dialogar também com os sujeitos que adquirem uma formação fora da escola.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica(2019-07-02) NASCIMENTO, Ana Beatriz Silva; MENDES, Sandra Karina Barbosa; http://lattes.cnpq.br/7531027549313471Este trabalho aborda as práticas de resistência contra a LGBTfobia no currículo da educação básica e tem com o objetivo analisar em sítios eletrônicos de eventos científicos comunicações orais publicadas envolvendo as questões de gênero, sexualidade e educação em que os autores promovem ações de como resistir aos modelos curriculares discursivos de como viver a sua sexualidade sobre o víeis heteronormativo existente na escola e na sociedade, que ao mesmo tempo promove outros discursos que subvertem a ótica deste modelo padrão com o único a ser seguido. Como método de pesquisa deste trabalho utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica e para as análises das comunicações orais estão alguns princípios de análise do discurso foucaultiano. Com referencial teórico pautado nos autores Michel Foucault (1988), Louro (2002; 2009), Junqueira (2010; 2010), Borrilo (2010) e entre outros, para que pudéssemos perceber que as análises das comunicações orais nos remetem a temática da heteronormatividade como causadora de reforço que a escola utiliza como modelo social, mas que esta mesma norma traz a oportunidades de resistências em diversas formas e discursos para subvertemos a lógica implantada nas escolas ao longo dos anos, analisadas nas ações de resistências encontradas nessas comunicações orais por meio das formações de grupos sociais, exibição de filmes e discursos de resistência promovidos pelos autores do trabalho, como mecanismos de enfrentamento aos preconceitos que alunos são submetidos nos espaços escolares pesquisados, bem como outros, pois compreendemos com a análise dessas ações nessas comunicações orais, alunos podem combater e minimizar a LGBTfobia presente neste espaço escolar, além da reflexão que essas ações podem encadear novas formas de resistir.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As (re)significações do papel feminino a partir da música brasileira(2018-06-29) PANTOJA, Laís Edivany Santos; FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de; http://lattes.cnpq.br/4863064816594244O presente trabalho visa entender o processo de (re)significação do papel da mulher na sociedade por meio da música brasileira. A partir da reflexão acerca da influência da mulher na reorganização de várias esferas sociais, verificou-se que havia a possibilidade de um estudo sobre a postura feminina representadas em letras de músicas no Brasil. Para tanto, foi necessária a contextualização histórica envolta dos progressos de movimentos feministas, análise de discursos publicados em redes sociais assim como análise de algumas composições musicais envolvendo os gêneros MPB e Funk. A disposição dos elementos constituintes deste trabalho visa a uma compreensão acerca da postura feminina na sociedade atual assim como possibilita questionamentos acerca do mesmo. Por fim, espera-se que o presente trabalho contribua de forma significativa com futuras construções textuais bem como possibilite aos possíveis leitores novos questionamentos a respeito das canções brasileiras que retratam a figura feminina.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Religiosidade e organização social na perspectiva da educação do campo: o caso da comunidade Alvorecer da Esperança-rosquelicia, Abaetetuba-PA(2019-07-22) CEZÁRIO, Dielle Santos; SOUZA, José Ribamar Furtado de; http://lattes.cnpq.br/4220408932235239O objetivo do trabalho é compreender de que forma as práticas utilizadas pela religiosidade na comunidade Alvorecer da Esperança, direcionada a organização, desenvolvimento econômico e social, vem influenciando na vida dos moradores, em seu modo de pensar e de agir. O procedimento metodológico seguiu de uma abordagem de caráter qualitativo do tipo descritivo e explicativo, a partir do estudo de caso, tendo como instrumentos de coleta os dados primários, bem como entrevistas com 12 os participantes. Através das análises dos dados coletados com os membros da Comunidade Alvorecer da Esperança, foi observado que tanto as lideranças religiosas como o grupo focal foram unanimes em afirmar que o movimento religioso localizado na Comunidade Alvorecer da esperança, Rosquelicia - PA 151 KM 60 vilas Camotim, zona rural da cidade de Abaetetuba-PA, possui forte influência no processo de organização social, econômica e religiosa. Essas influencias ocorrem a partir da desde a fundação da igreja, onde o líder religioso influenciou os fies através de uma organização social e religiosa a criação de projetos de desenvolvimento sustentável que melhorasse a vida da população da comunidade, tais como: Fábrica de biscoitos, buffet, hortaliça, inclusão digital, apicultura e avicultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Saberes tradicionais do cultivo da roça de “inverno" e “verão”, afetados pelas mudanças ambientais em comunidade quilombola no município de Abaetetuba – Pá(2023-07-24) VALENTE, Marilene do Espírito Santo; BENTES, Francinei Tavares; http://lattes.cnpq.br/2305847447719005O trabalho trata dos saberes tradicionais da comunidade África no município de Abaetetuba-Pará, em relação aos efeitos das mudanças ambientais nos cultivos das roças de “inverno” e “verão”. O objetivo e descrever as praticas desenvolvidas pelos agricultores dos períodos de roçagem, derruba, queima, plantio e colheita da mandioca para a produção da farinha que é a principal fonte de renda e alimento mais consumido na comunidade. A pesquisa utilizou o método qualitativo e como ferramenta foi realizada entrevistas semiestruturadas com os agricultores Joviano Nascimento Moraes e Cláudio Nascimento. Os entrevistados relataram que as chuvas nessa região foram constantes nesse período de (2021 a 2022) e seus cultivos sofreram alterações diminuindo a produção e alguns produtores estão se deslocando de seu lugar para comprar produtos em feiras vizinhas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Sexualidade e deficiência física: um olhar reflexivo sobre a sexualidade da pessoa com deficiência física(2019-07-11) CARDOSO, Tacimira Ferreira; BRÍCIO, Vilma Nonato de; http://lattes.cnpq.br/8117409710687344A presente pesquisa intitulada “Sexualidade e Deficiência Física: Um olhar reflexivo sobre a sexualidade da pessoa com deficiência física” teve o intuito de compreender como a sexualidade da pessoa com deficiência física é vista por ela mesma e pela sociedade? Levando em consideração que a sexualidade faz parte da vida de qualquer ser humano, sendo ele/a pessoa com deficiência ou não, a pesquisa busca analisar especificamente as seguintes questões: Que concepções e construções foram produzidas pela pessoa com deficiência física acerca da sexualidade? O que causa o desconforto em debater sobre a sexualidade da/com pessoa com deficiência física? A pesquisa foi desenvolvida a partir de abordagem qualitativa e com o uso de entrevistas como instrumento para coleta de dados e o levantamento bibliográfico a partir de autores como: Foucault (1988), Maia (2011) e (2006), Silva (1987), Paula, Regen e Lopez (2011), Aranha (2003) entres outros. Os principais resultados da pesquisa apontam que há uma grande dificuldade da pessoa com deficiência física de conceber a sexualidade como sendo algo intrínseco a qualquer ser humano. Essa visão sobre a sua sexualidade está ligada a discriminação que essas pessoas sofrem, o que faz com que elas não desenvolvam a autoconfiança e a valorização de seu corpo, isto gera um obstáculo psicossocial que por consequência as impedem de serem inseridas em um meio social dificultando assim, o exercício da sua vida sexual. Falar sobre sexualidade com os filhos (as), para uma parcela significativa dos pais é desconfortável, esse desconforto é ainda maior quando se trata de pais de pessoas com deficiência. Visto que, a ideia de assexualidade atrelada à pessoa com deficiência ainda está muito presente no ambiente familiar. Para contemplar a educação para a sexualidade de forma adequada é necessário que os pais, professores e a própria pessoa com deficiência física tenham uma ampla noção de sexualidade para então, abandonar o preconceito e a discriminação direcionados às pessoas com deficiência, pois os impulsos sexuais de prazer, desejo e erotismo decorrente da sexualidade merecem ser conhecidos e vivenciados, independente das limitações existentes com relação ao corpo material. O Curso de Pedagogia, deveria disponibilizar uma formação dentro do campo da educação especial, sobre a educação para sexualidade aos professores, visto que, os mesmos ainda sentem dificuldades de tratar da sexualidade com/das pessoas com deficiência.