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Navegando por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    El pícaro y el malandro: estudio comparado entre Lazarillo de Tormes y Macunaíma de Mario de Andrade
    (2018-12-21) SILVA, Lucinaldo de Souza; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317
    O presente trabalho de pesquisa consiste na análise comparativa entre dois personagens anti-heroicos novelescos presentes na novela picaresca anônima Lazarillo de Tormes e na novela brasileira Macunaíma de Mario de Andrade. A investigação proposta pretende expor e aproximar por meio deste estudo comparativo os dois protagonistas das obras, enfatizando analogias capazes de criar uma abertura para debates e diálogos entre textos literários de épocas distintas, enfatizando-se o contexto histórico de produção de cada obra e as características do movimento literário e cultural que determinaram e influenciaram na produção artística deste período. Por esses motivos, para contextualização e fundamentaçao teórica, iniciaremos discutindo sobre o movimento artístico, cultural e literário barroco na Europa, Espanha y América Hispânica, fundamentando-se nas postulações de Arnold Hauser em “El concepto de barroco”, em Historia social de la literatura y el arte (2004) como principal obra para compreender y ter uma visão ampla do barroco em Europa. E em Historia de la literatura Española. Tomo III. El siglo XVII (1995), de Jean Canavaggio, para compreender a manifestação literária barroca na Espanha e as considerações sobre a novela picaresca. E também de José Manuel Cabrales Arteaga e Guillermo Hernández García, em Literatura española y latino-americana 1. De la Edad Media al Neoclasicismo (2009) que fala sobre a picaresca. O estudo de Pedro Henríquez Ureña em Las corrientes literarias en la América Hispánica (1994), em que fala sobre a cultura e a literatura barroca na América Latina. Também faremos um breve percurso sobre a presença do herói nos estudos hispano-americanos mais atuais utilizando a obra A falta de épica buenas son las historias. El “héroe” en la narrativa latinoamericana actual (2013) de Claudio Maíz. Por último, utilizamos as obras de Horst Nitschack Mario de Andrade: Macunaíma, un héroe sin carácter. Una parodia en busca de la descolonización cultural (2016) y Dialéctica del malandraje. Caracterización de las Memorias de un Sargento de Milícias (1977) de Antônio Cândido para falar sobre Macunaíma e fazer considerações importantes sobre o pícaro e o malandro nas referidas novelas. A investigação também contemplará os aportes de outros autores que serão abordados para o desenvolvimento do trabalho. A investigação busca também fomentar o gosto pela literatura, abrindo espaço para novos trabalhos investigativos que possam contribuir para a formação dos alunos de letras e leitores em geral.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    La mujer negra: estudio comparativo entre las poesías “Mujer negra” de Nancy Morejón y “Me gritaron negra” de Victoria Santa Cruz
    (2023-12-19) CUNHA, Alessandra da Silva; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O ser feminino: comparações e diferenças em obras de Florbela Espanca e Conceição Evaristo
    (2024-07-15) SANTANA, Caroline da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    A análise abordada neste texto discute a evolução da representação feminina na literatura ao longo de diferentes séculos, evidenciando as mudanças no processo de autoria feminina. Tendo assim o objetivo falar sobre a ser feminino em obras literárias, destacado a imagem da mulher como o seu principal objeto de estudo. Esse trabalho é uma pesquisa bibliográfica, na área da literatura, que se deu de forma descritiva, onde foi feito o estudo sobre a representação das mulheres na literatura durante os séculos XIX até XXI, e por meios dos sonetos “Mulher I” e “Mulher II”, de Florbela Espanca e “Eu-Mulher”, de Conceição Evaristo. Onde foi evidenciado todo o processo histórico e análise das obras, com intuito de expor as mudanças e ligações que ocorreram durantes anos, sobre a forma que elas são apresentadas na sociedade, tirando a imagem de belo e mostrado o real sobre elas. E para que isso fosse provado, usamos alguns estudiosos que falam sobre o ser feminino e a imagem da mulher diante a sociedade e na literatura. Portanto, com a leitura dessa produção levaremos aos leitores a reflexão diante a forma que os sentimentos femininos eram descritos, que foi possível ser mais evidenciado somente com a chegada de autorias femininas, que escreviam sobre a verdadeira identidade da mulher real.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Un estudio comparativo entre Vargas Llosa y Monteiro
    (2018-06-04) CARMO, Eliane do Socorro Dornelas do; ALMEIDA, Carlos Henrique Lopes de; http://lattes.cnpq.br/9511564560016368
    Vivemos em uma época de significativas mudanças correspondentes à postura feminina no âmbito social. Assim a cultura, neste caso mais especificamente, a literatura como elemento sugestivo do cotidiano humano torna-se mais um mecanismo para a compreensão acerca de como é vista e construída a representação feminina. Logo, este trabalho apresenta um estudo comparativo que tem por objetivo pesquisar a respeito das identidades femininas das personagens Lucrecia, na obra Elogio de la madrasta (2010) de Mario Vargas Llosa e Maria, na obra Maria de Todos os Rios (2009) de Benedicto Monteiro, ambas avaliadas pelos aspectos do erotismo. Por isso, foi essencial fazer primeiramente um apanhado histórico sobre os pressupostos que definiram o sexo e, portanto, a literatura erótica como algo pecaminoso e condenável; expressar o que é literatura e as teorias da psicanálise e, principalmente, contribuir para o entendimento sobre o conceito de erotismo, diferenciando-lhe do significado relativo ao pornográfico; proferir acerca do que é o método comparativo e sua origem; comentar brevemente as obras pesquisadas e seus escritores; e então, discorrer sobre o que vem a ser identidade e o antagonismo feminino. Deste modo, a metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica descritiva, na qual foi estudada as partes relacionadas com o perfil das personagens selecionadas nas duas obras. Para conseguintemente, compreender, interpretar e comparar, estabelecendo as analogias e divergências, com base nas fundamentações teóricas de Georges Bataille (2007), Octavio Paz (1993), Judith Butler (2007), Pierre Bourdieu (2000), Simone de Beauvoir (1962). O que resultou em duas identidades muito diferentes no que tange ao erotismo feminino em várias particularidades, coincidindo apenas em uma única característica, graças à subjetividade de seus respectivos autores. Partindo desses resultados, pode-se concluir que mesmo que as mulheres, nos dias atuais, disfrutem de mais direitos sociais, existe muito o que mudar principalmente no que compete à sexualidade. Evoluir essencialmente na maneira de ver e escrever sobre as mulheres, requerendo para elas a representação que de fato tenha um amplo conhecimento do que é ser, sentir e viver como um ser feminino, que como os homens também merece satisfazer-se e ser dona do seu próprio corpo e desejo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Vísceras expostas de uma Amazônia urbana: a literatura contemporânea de Edyr Augusto Proença e Marçal Aquino
    (2024-06-19) SANTOS, Helano Barreto dos; SOUSA, Tiane de Jesus Silva; http://lattes.cnpq.br/8488298505594166; https://orcid.org/0000-0001-7095-676X; CHAVES, Sérgio Wellington Freire; http://lattes.cnpq.br/0611100086518274; https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
    Resumo: A ficcionalização da Amazônia é, historicamente, tributária do imaginário aquoso e vegetal instituído pelas narrativas de viajantes e exploradores, amplamente difundido na literatura sobre a região. Nesse sentido, este artigo, fazendo uso da perspectiva comparada, intenta pôr em diálogo as obras Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios (2005) – Marçal Aquino –, e Selva Concreta (2012) – Edyr Augusto Proença –, por meio da construção da Amazônia enquanto tema literário, afim de compreender qual perspectiva sobre a região amazônica tem sido abordada na literatura contemporânea. Para tanto, recorreu-se a estudiosos como Carvalhal (2006), Schollhammer (2009), Hardman (2007), Godim (1994), Borges (2006), entre outros. Contribui-se, dessa forma, com as investigações que visam discutir a Amazônia em uma perspectiva atual, observando a manutenção ou o distanciamento da habitual representação exótica ou fantasiosa. Em oposição à literatura canônica sobre a região, constatou-se que os autores constroem uma Amazônia urbana complexa e conflituosa, que a aproxima de qualquer centro urbano da contemporaneidade, marcados, entre outros, pela desigualdade social, violência e corrupção. Há, portanto, a abertura a novas possibilidades de se pensar e de ficcionalizar este espaço, considerando especialmente a complexidade social e cultural da região.
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