IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando IEMCI - Instituto de Educação Matemática e Científica por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Conhecimento químico nos anos iniciais: concepções de professoras e professores em formação inicial(2019-01-10) MACEDO, Ingrid Rafaela da Silva; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Partimos da premissa de que a vivência da alfabetização científica, especialmente em relação ao conhecimento químico, é fundamental para a formação de professores que irão atuar anos iniciais. Nesse sentido, no presente trabalho objetivamos analisar concepções de professoras e professores em formação inicial sobre o ensino e aprendizagem do conhecimento químico nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no contexto do curso de Licenciatura Integrada em Ciências – LICML. A análise das informações teve como fundamentação teórico - metodológica princípios e aspectos da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que para os participantes o conhecimento químico nos anos iniciais está relacionada ao universo das crianças, à importância para o futuro, possíveis contribuições para a curiosidade e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Conteúdos de química como água, misturas e transformações foram mencionados, assim como experiências com o ensino e a aprendizagem de tais conteúdos. A experimentação e observação de fenômenos são as principais estratégias apontadas, com destaque para atividades de caráter lúdico. Deste modo, percebeu-se nas falas dos sujeitos da pesquisa que o conhecimento químico é reconhecido como parte do currículo dos anos iniciais, em associação com os contextos de vivência dos estudantes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Utilizando a problematização de experimentos para ensinar noções de densidade(2018-02-22) LERAY, Carina Marques; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Este trabalho trata-se de um relato de uma sequencia didática, inspirada nos princípios “mão na massa”, que procurou criar situações para problematizar experimentos e ensinar noções de densidade a crianças, de nove a dez anos de idade, sócios-mirins de uma turma de 4° ano do ensino fundamental do Clube de Ciências da UFPA (CCIUFPA). As atividades foram pensadas para estimular os estudantes a expor seus conhecimentos prévios, observando, perguntando, testando, argumentando, registrando e debatendo suas ideias e opiniões com os colegas e professores.