Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
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Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Contribuições das memórias escolares sobre espaços não formais para a formação de professores de Ciências Biológicas(2024-09-16) SANTOS, Heloisa Rodrigues; SANTOS, Luana Thaís Chucre dos; SILVA, Andressa Oliveira da; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309Os espaços não formais são considerados grandes aliados da educação formal e para a formação científica dos estudantes, estimulando o interesse e curiosidade sobre o ensino através da sua potencialidade pedagógica. Diante disso, temos como objetivo analisar as narrativas memorialísticas de licenciandos a fim de discutir o papel dos espaços não formais nas suas vivências escolares da Educação Básica e na formação dos mesmos. O método de investigação foi a pesquisa narrativa, utilizando os relatos memorialísticos produzidos no contexto da disciplina de “Estágio I: Espaços Não Formais” com uma turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará–Campus Bragança. Os relatos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. Discutimos os resultados sobre os significados das experiências desses licenciandos em três categorias de análise: i) Identificação dos Espaços Não Formais, que apresenta e discute os tipos de espaços que os estudantes visitaram em seus anos escolares; ii) Contribuições para aprendizagem, em que discutimos o papel dos espaços não formais para o fortalecimento da relação teoria e prática, percepção da realidade, contextualização e maior engajamento e participação dos estudantes; iii) Contribuição dos Espaços Não Formais para escolha da carreira profissional, na qual evidenciamos o quanto as vivências nos espaços não formais puderam contribuir para despertar o interesse em cursar Ciências Biológicas. A partir das memórias escolares é possível perceber e reafirmar o importante papel que os espaços não formais desempenham na vida escolar dos estudantes e sua forte contribuição nos processos de educação científica e formação social e acadêmica.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação em tempos da pandemia de COVID-19: dificuldades e desafios enfrentados pelos professores do município de Santa Luzia do Pará, Pará(2024-02-26) CAMPOS, Daiane de Sousa; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661O presente trabalho refere-se a uma análise sobre as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará, estado do Pará, durante o pico da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A pesquisa foi aplicada por meio um questionário semiestruturado com dez perguntas abertas para sete professores da educação básica do município de Santa Luzia do Pará. A análise dos dados se deu por meio da análise interpretativa. Verificamos que os professores enfrentaram dificuldades no planejamento devido a situação inesperada de emergência de saúde pública, principalmente com relação a adaptação às tecnologias, com destaque para o uso de apostilas para alcançar os alunos sem acesso à internet. Observamos também que o aplicativo WhatsApp foi crucial para esclarecer dúvidas e fornecer informações aos estudantes. Os principais impactos emocionais e físicos que atingiram os professores devido a transição abrupta para o trabalho remoto foram: fadiga, irritabilidade e alguns desafios emocionais. Portanto, é imprescindível prestar cuidados à saúde física e mental na preservação do bem-estar psicológico e físico, pois este desempenha um papel essencial no desenvolvimento educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de hortas nas escolas: percepções da comunidade escolar de Santa Luzia do Pará(2024-02-27) MOREIRA, Maria Aldenora Farias; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A horta escolar é uma atividade que possibilita uma variedade de benefícios para o ensino de ciências, abordando a temática ambiental, da alimentação saudável e de forma interdisciplinar, temas estes extremamente relevantes para a contemporaneidade escolar. O objetivo geral foi de investigar a prática de ações multidisciplinares relacionadas ao cultivo de hortas nas escolas municipais de Santa Luzia do Pará, estado do Pará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Elegemos como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado direcionado a membros do corpo pedagógico escolar de duas escolas do município de Santa Luzia do Pará. Os questionários buscaram apurar a forma como diretores, coordenadores e professores se relacionam com o uso das hortas nas escolas, além da avaliação deles sobre os principais obstáculos para a implementação das mesmas. Como resultado, observamos que os profissionais relataram a necessidade de um profissional específico para a manutenção permanente da horta, assim como, a falta de apoio material e financeiro como um dos impasses para implementação de hortas escolares. Ressaltamos, portanto, a importância da parceria entre a gestão municipal e a gestão escolar na implementação de projetos voltados a prática permanente de hortas escolares. Acreditamos que o presente trabalho possa contribuir para futuramente serem realizadas pesquisas que envolvam intervenções pedagógicas como a execução de projetos de hortas escolares, contribuindo com a comunidade escolar local.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Uso de jogos didáticos: o que dizem os professores de Ciências?(2023-11-07) SANTOS, Suerley Allana Rosa dos; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661As aulas de Ciências são comumente referidas como conteudistas e expositivas, tendo o livro didático como único material de apoio. E o jogo didático é uma ferramenta pedagógica que o professor pode utilizar para tornar suas aulas mais dinâmicas e interativas, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem, de modo que o aluno consiga assimilar com maior facilidade conteúdos complexos e repletos de termos científicos. Frente a essas prerrogativas, o presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos professores de Ciências sobre o uso de jogos didáticos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com uso de questionário com perguntas abertas, de modo que os participantes relatassem suas experiências referentes a utilização de jogos didáticos como ferramenta educativa no ensino de Ciências. Participaram do estudo cinco professores de Ciências que atuam na educação básica pública nos municípios de Bragança e Tracuateua, estado do Pará. Os dados obtidos foram analisados por meio da análise interpretativa. Os resultados apontaram que o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências torna a aula mais atrativa, dinâmica e motivadora, despertando o interesse do aluno pelo conteúdo que está sendo estudado e que a metodologia adotada em sala de aula influencia na motivação e aprendizado do aluno. Ensinar não é uma tarefa fácil, mas com dedicação, capacitação e os recursos necessários, é possível tornar as aulas de Ciências menos fragmentada e com uma maior interação entre os alunos com o conteúdo que está sendo estudado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Uso de simulações virtuais como potencial pedagógico no ensino de Ciências(2023-07-07) LUZ, Lays Maria Nunes da; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648O presente trabalho extensionista tem por objetivo estimular, por meio da divulgação científica, o uso de simuladores virtuais, através de ações interativas usando ambientes de simulações virtuais (computacionais), tais como: PhET, Física na Escola e entre outros. O referido trabalho caracteriza-se como estudo de caso, cuja pesquisa foi realizada com os docentes em formação vinculados aos seguintes cursos: licenciatura em Ciências Naturais, do Instituto de Estudos Costeiros, da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Bragança (IECOS/ UFPA - Campus de Bragança); licenciatura em Física, da UFPA - Campus de Ananindeua; e licenciatura em Ciências Naturais, do IECOS/ UFPA - Campus de Bragança - Polo Santa Luzia do Pará, através de apresentações realizadas via Google Meet. Além disso, foram realizados questionários on-line via plataforma Google Forms com a participação de 43 discentes no total, pois buscou-se compreender as particularidades e complexidades envolvidas na situação estudada. Os resultados da pesquisa levaram a uma melhor compreensão sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Ciências, principalmente no que tange a importância dessas ferramentas na viabilização de práticas educacionais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Uso de simulações virtuais em óptica geométrica: uma proposta de sequência didática aplicado ao ensino de Ciências(2023-07-11) SANTOS, Ádila Larissa Costa; BRAGA, Aline Nascimento; http://lattes.cnpq.br/0260000901655507; https://orcid.org/0000-0002-5998-6615; BRAGA, Alessandra Nascimento; http://lattes.cnpq.br/7611599930837576; https://orcid.org/0000-0001-9880-5648O presente trabalho, de cunho bibliográfico e teórico, tem como objetivo discutir uma proposta de sequência didática voltada ao ensino de óptica geométrica, no contexto do Ensino Fundamental, mediado pelo uso de simulações virtuais. A referida pesquisa foi desenvolvida pela estudante-bolsista vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do edital 07/2021 – PROPESP, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para construção de uma proposta de sequência didática, visando promover uma aprendizagem de forma progressiva e sistematizada do ensino da óptica geométrica, foi baseada nos estudos de Zabala (2014). Conclui-se que o uso de simulações virtuais pode possuir grande capacidade de possibilitar novas formas de ensinar e aprender, promovendo, de forma ativa, a interação do estudante na construção do conhecimento dentro da sala de aula. Além disso, o processo de construção da sequência didática permitiu uma maior profissionalização da estudante-bolsista em questão.