Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciências Naturais - FACIN/CBRAG por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Relatório Acesso aberto (Open Access) Ações de ensino desenvolvidas na disciplina de Ciências no 6°ano: um relato de experiência(2025-04-01) SILVA, Naely Gomes; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916O texto relata a experiência vivida por mim durante minha participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), destacando a importância das vivências em sala de aula para minha formação docente. Durante minhas atividades, foram trabalhados dois conteúdos: O criacionismo e O formato da terra, com um planejamento prévio e abordagem centrada no aluno. As regências foram realizadas de forma a contribuir para o melhor desempenho dos alunos, com aulas dialogadas-expositivas. Apesar das dificuldades encontradas, principalmente devido às mudanças comportamentais citadas na BNCC sobre alunos do 6° ano, a maioria dos alunos demonstrou interesse em estudar ciências. Por fim, o relato ressalta os desafios da profissão docente, a importância da autonomia em sala de aula e os benefícios do PRP para a minha formação.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uma análise da educação pública a partir do estágio supervisionado em uma escola do município de Augusto Corrêa – PA(2022-11-24) SILVA, Herisonn Brito da; ORNELLAS, Valéria dos Santos Moraes; http://lattes.cnpq.br/1253485739454855O Estágio Supervisionado é considerado fundamental para a formação do professor, complementando o que se aprende e pratica em outras disciplinas da área pedagógica nos cursos de licenciatura. Trata-se de um momento em que, a partir da realidade escolar, torna-se possível vivenciar as condições estruturais da escola e do cotidiano dos professores. Sendo assim, o presente trabalho utiliza-se do estágio como uma ferramenta de análise da educação pública em um município da Amazônia brasileira. São apresentadas vivências de dois estágios supervisionados realizados com: a) uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental; e b) duas turmas da EJA. As experiências se deram em uma escola do município de Augusto Corrêa - PA. Comparando a descrição do que foi presenciado com descrições da literatura antecedente, compreende-se que as problemáticas observadas no estágio são recorrentes na educação pública brasileira. Dessa forma, reforça-se a importância do Estágio Supervisionado para o aluno de graduação como componente crítico reflexivo da teoria e da prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aprender ciências brincando: proposta de jogos didáticos para o 6º ano do Ensino Fundamental.(2023-07-13) SARAIVA, Luane de Cassia Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O cenário atual da educação vem sofrendo inúmeras transformações ao longo dos anos, as quais incluem atividades dinâmicas no contexto escolar. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições do uso de jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem para o ensino de Ciências a mesma caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, quanto aos procedimentos é identificado como pesquisa-ação. Para tanto, foi realizado uma intervenção e aplicação de três jogos didáticos em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, ambas da escola pública de Ensino Fundamental Dr. Mariano Antunes, localizada na Travessa Valparaíso na cidade de Viseu-PA. Neste contexto, é notório a importância do professor dentro do processo de ensino e principalmente, como instrutor da criação de meios (metodologias e didática) que possam corroborar no enfrentamento de desafios e minimizando seus problemas correlacionados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do estágio supervisionado remoto presentes em memoriais de vivências(2022-12-16) MARTINS, Thaiana Raiol; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210As transformações ocorridas com o avanço do Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade seja ela econômica, social e até mesmo a área educacional. Na educação, o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou necessária a adoção do ensino remoto, como medida de distanciamento social, desafiando assim a escolas e universidades a se adaptar ao novo contexto. Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo refletir sobre a importância do estágio supervisionado na formação dos professores de ciências e identificar contribuições expressas nos memoriais de vivência do estágio supervisionado durante o ensino remoto a partir da análise de conteúdo. Conclui-se pela importância da afetividade e da pesquisa na formação de professores, bem como a necessidade de investigações que aproximem a realidade das escolas às metodologias que utilizam tecnologias de informação e comunicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) na formação inicial de professores no munícipio de Bragança-PA(2023-06-06) PENHA, Márcia Janaína Costa; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792O Programa Residência Pedagógica (PRP) desempenha um papel importante na formação inicial de professores, visto que proporciona diversas experiências, trocas de conhecimentos, o exercício da prática docente, e o contato com cenário escolar. Deste modo, este trabalho tem como principal objetivo analisar as contribuições formativas do Programa Residência Pedagógica (PRP) propiciou na formação inicial dos residentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Ciências Biológicas do IECOS/UFPA, Campus Bragança-PA. A presente pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo-analítica que toma para construção dos dados um questionário semiestruturado e os relatórios finais dos professores-residentes. Para a análise dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo desenvolvido por Bardin (2011). A análise dos dados nos mostra as contribuições do PRP na formação inicial dos professores residentes mediante a inserção no âmbito escolar e de suas atividades formativas, os residentes vivenciaram na prática o contato direto com a rotina da escola-campo e o exercício da docência, em duas situações distintas, durante e após uma pandemia. Assim, o programa se mostrou fundamental durante a formação inicial de futuros professores, pois através do contato com o ambiente escolar o licenciando adquire conhecimentos e experiências que serão fundamentais para a construção da identidade docente e formação profissional.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Convívio no ambiente escolar pós-pandemia: perspectivas e experiências com a volta às aulas presenciais(2022-11-08) COELHO, Katherinne Thaisa Brito; SILVA, Nelane do Socorro Marques da; http://lattes.cnpq.br/2963277436091603Devido a pandemia da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, chamado de Coronavírus (COVID-19), que gerou uma crise sanitária, saúde, econômica, social e principalmente educacional, onde o isolamento social, ao impor o ensino remoto, promoveu “desconstruções” na forma como se passou a se relacionar a comunidade escolar. O momento é de atenção às diversas situações, adaptações sejam no currículo, nas práticas pedagógicas, nas formações docentes, na avaliação diagnóstica, no material didático e até na forma de mapear as competências socioemocionais. O objetivo do estudo foi conhecer as perspectivas e experiências enfrentadas pelo professor com o retorno presencial à escola. Adotou-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório e descritivo, cujas informações necessárias foram coletadas com docentes de uma escola municipal, na cidade de Augusto Corrêa (Pará), em maio de 2022, por meio de questionários que foi elaborado pela plataforma digital google forms. Nesse contexto, o atual estudo considera que as questões socioemocionais tem que ser olhadas e trabalhadas com urgência, para minimizar as consequências que a pandemia gerou no sistema educacional.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Desenvolvimento e aplicação de jogo para o ensino de Química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino fundamental (anos finais)(2024-10-03) ROZARIO, Ester Silva do; ROSARIO, Samuel Antônio Silva do; http://lattes.cnpq.br/7909649057832090; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361As dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino da Química resultam na falta de familiaridade dos alunos com esse conteúdo, o que compromete seu aprendizado. Para revitalizar a dinâmica da sala de aula e despertar o interesse dos alunos, é fundamental que os educadores adotem abordagens pedagógicas distintas das tradicionais. Este trabalho apresenta uma análise da implementação do jogo didático "Que Elemento Eu Sou?" em uma turma do 9º ano, com o objetivo de avaliar o impacto dessa estratégia no aprendizado em Química. Os dados foram coletados por meio de formulários, observações e indagações, e analisados qualitativamente, evidenciando que o jogo estimulou a busca ativa por conhecimentos prévios. Ao final da atividade, 65% dos alunos expressaram interesse pela matéria, sugerindo uma conexão positiva entre a abordagem lúdica e a aprendizagem. Esses resultados indicam que a adoção de metodologias ativas pode ser eficaz na promoção do interesse e na compreensão de conceitos químicos, contribuindo para a formação de alunos mais engajados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental crítica por meio do desenvolvimento do senso de pertencimento ao contexto local(2024-05-17) MIRANDA, Kessia Samile Pinheiro; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835A Educação ambiental visa induzir nos grupos humanos dinâmicas mais conscientes da realidade socioambiental. Visando construir conhecimentos e valores sobre o meio ambiente, desenvolvemos experiência com estudantes de uma escola pública da cidade de Bragança-PA, onde localiza-se a maior faixa contínua de manguezal do mundo. Por meio de pesquisa qualitativa, com técnica de observação direta intensiva, percebemos que os estudantes tinham pouco conhecimento sobre as relações que se estabelecem entre os constituintes físicos, biológicos e socioculturais do manguezal. Contudo, nossas ações de educação ambiental conduziram a ampliação dos conhecimentos sobre os aspectos ecológicos, percepção do pertencimento humano ao manguezal e do valor deste importante ecossistema, contribuindo para uma postura crítica sobre questões ambientais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Espaços não formais na prática pedagógica de professores de Ciências nos municípios de Primavera e Quatipuru - Nordeste Paraense(2024-09-24) OLIVEIRA, Hugo Edilberto Ramos de; FREITAS, Lilliane Miranda; http://lattes.cnpq.br/8110174127325055; https://orcid.org/0000-0003-2935-1309O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Explorando a criatividade e a sensibilização ambiental no Ensino Fundamental por meio da robótica sustentável(2024-02-15) REIS, Everson Jyan Brasil; FELIX, Rosigleyse Corrêa de Sousa; http://lattes.cnpq.br/1452935151806378; https://orcid.org/0000-0002-3769-0792Este trabalho é resultante de ações extensionistas do projeto: Robótica sustentável como ferramenta pedagógica aliada à educação ambiental, desenvolvido no período de agosto de 2021 a agosto de 2023, cujo objetivo do projeto foi aplicar a Robótica Sustentável como ferramenta pedagógica para a educação científica e ambiental juntos aos alunos de escola. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições pedagógicas do uso da robótica sustentável para promover a sensibilização ambiental. O projeto foi dividido em duas fases, realizadas em escolas estaduais do município de Capanema, no Pará. Em ambas as fases foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com a construção de experimentos de robótica sustentável, utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. O público alvo foram estudantes do ensino Fundamental (Anos finais) e médio. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados um formulário estruturado (Fase 1) e anotações em diário de bordo (Fase 2), para facilitar o registro das atividades. Para a análise dos dados foi utilizado o método de Análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas em três etapas: I) pré-análise, II) exploração do material, e III) tratamento dos resultados. Os resultados mostraram uma participação ativa dos alunos, promovendo habilidades como criatividade, e resolução de problemas, em busca de possíveis caminhos para minimizar o impacto dos resíduos no ambiente escolar. A abordagem interdisciplinar possibilitou a conexão entre diferentes áreas do conhecimento e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade. A continuidade do projeto reforçou a conscientização ambiental e a busca por soluções sustentáveis no contexto escolar, além de proporcionar de maneira simples e acessível que a educação aconteça em diversas áreas do conhecimento, contribuindo assim não só para a discussão ambiental, mas também no uso pedagógico para o ensino de outros componentes curriculares (ensino de física, química, matemática).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Histórias e reflexões de uma professora em formação(2023-12-19) XAVIER, Aline Santos; MARTINS, Marilia Frade; http://lattes.cnpq.br/4995475186731210Este trabalho de conclusão, centrado nos relatos de vida e de Estágios Supervisionados e docente, explora as experiências e vivências ao longo da minha formação como professora de ciências. O objetivo da pesquisa é analisar os elementos de reflexão sobre a contribuições dos estágios para minha identidade docente. A metodologia adotada é autobiográfica de análise descritiva e qualitativa de relatos e memórias. Assim, ao longo da pesquisa, foram analisadas memórias que evidenciam a contribuição da família e da escola na trajetória acadêmica e relatos decorrentes da prática dos Estágios Supervisionados. A discussão dos resultados enfatizou as dimensões sociais das ações orientadas nos estágios, permitindo aprendizagens de cunho social e formativo. As expressões consolidadas nos estágios ressaltaram sua relevância e destacaram a importância da reflexão no processo de formação do docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Infecções sexualmente transmissíveis: o que dizem e fazem os professores que atuam em escolas no interior do Estado do Pará?(2023-07-05) VIANA, Dulciele Mescouto; BARROS, Daniela de Nazaré Torres de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; OLIVEIRA FILHO, Aldemir Branco deObjetivo: Registrar os problemas, as estratégias de ensino, os recursos didáticos, as facilidades e as dificuldades relacionadas a apresentação e a discussão das infecções sexualmente transmissíveis (IST) no ambiente escolar, tendo como fonte os relatos dos professores que atuam em escolas públicas do município de Bragança, Pará, norte do Brasil. Métodos: Este estudo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa, foi desenvolvido com professores atuantes nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental de escolas públicas, tanto na área urbana como na área rural, utilizando formulário digital contendo perguntas abertas relacionadas a formação acadêmica, a observação e a prática docente em relação às IST. Resultados: No total, oito professores participaram do estudo. Aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupo, vídeos, exposições de trabalhos e desenvolvimento de panfletos foram estratégias e recursos utilizados para apresentar e discutir às IST nas escolas. A curiosidade dos estudantes e o apoio dos gestores foram pontos importantes para a execução dessas atividades com regularidade. A falta de diálogo sobre educação sexual no ambiente familiar, o constrangimento dos estudantes e a falta de parcerias institucionais foram dificuldades destacadas. Conclusão: As ações educativas e participativas podem promover o conhecimento sobre IST no sentido de preveni-las. As IST têm sido apresentadas e discutidas nas escolas do município de Bragança (PA), porém ainda há muitos desafios a serem superados em relação à educação sexual e a sexualidadeTrabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Memorial formativo: relatos e reflexões de experiências vividas nos estágios supervisionados(2023-08-31) ROSÁRIO, Gilberto Maia do; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Metodologias para o ensino de Ciências no sistema modular: com a palavra, os professores(2024-02-22) SOUSA, Alane de Oliveira; RAMOS, Dyellen de Lima; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743Diante da importância do ensino de Ciências da Natureza no contexto educacional, este trabalho tem como objetivo geral compreender como os professores de Ciências conduzem sua ação docente nas aulas de Ciências Naturais no Sistema Modular de Bragança, Pará. Traçamos como objetivos específicos: a) investigar quais são as metodologias de ensino empregadas pelo professor de ciências em sala de aula; b) Identificar o que pensam os professores sobre a eficácia das metodologias utilizadas para o aprendizado dos estudantes e c) Identificar e discutir quais as principais dificuldades para ensinar Ciências no Sistema Modular. A pesquisa é de cunho qualitativo, pois visa descrever, interpretar e discutir as respostas dos docentes. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário elaborado na plataforma Google Forms, enviado a professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam no Sistema Modular vinculado à Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Bragança, Pará. A pesquisa identificou diversas metodologias usadas pelos professores nesse sistema de ensino, sendo a aula expositiva citada como um dos principais métodos. Outras metodologias também são utilizadas por esses profissionais, tais como: aula passeio, ensino de ciências por investigação, uso de maquetes, livro didático, filmes e vídeos. Os professores afirmam que, de modo geral, os alunos aceitam bem as inovações em sala de aula e consideram suas metodologias eficientes. Quanto às dificuldades, os docentes mencionaram falta de estrutura e recursos nas escolas, dificuldades de leitura dos alunos, limitação de tempo para ministrar as aulas, transporte e até problemas de saúde mental. A execução desse estudo permitiu analisar a realidade dos professores atuantes no Sistema Modular, destacando o exercício profissional diferenciado mesmo diante de muitas dificuldades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Música para ensinar Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA): um relato de experiência a partir do estágio supervisionado(2023-10-30) FREITAS, Adailson Silva de; SILVA, Kassio Raylander Sousa da; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743O presente trabalho busca investigar e compreender a música como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio de metodologias ativas que busquem trabalhar com a ludicidade envolvendo paródias e sua capacidade promissora de enriquecer o processo ensino aprendizagem. O referido trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa e originou-se a partir de observações e regências desenvolvidas em sala de aula com turmas de EJA, ao longo do componente curricular Estágio Supervisionado, na escola municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Professora Maria Natividade da Silva, localizada no município de Capanema, no estado do Pará. Foram trabalhadas duas paródias em sala de aula, a partir das quais os estudantes foram convidados a responder um questionário com cinco perguntas para avaliar a atividade. Poucos alunos participaram da aula, provavelmente porque o trabalho desenvolvido não “valia ponto” e porque aquela era a última aula do período letivo. De maneira geral, os estudantes sinalizaram que a música facilita o processo de aprendizagem porque “incentiva a pessoa a aprender melhor” e porque ajuda a “encaixar melhor as coisas na cabeça”. Acreditamos que seria preciso mais tempo para realização da atividade, para que os alunos pudessem se familiarizar às letras e para que provocássemos a turma com uma revisão dos conteúdos. Seria importante também convidá-los a produzirem suas próprias paródias. Com isso, eles poderiam se tornar mais ativos no processo de ensino aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As palavras cruzadas como recurso didático para o ensino de Química no 2° ciclo do Ensino Fundamental(2023-10-30) VASCONCELOS, Hozana Maria da Silva; PIRES, Saimo do Rosário; BASTOS, Sandra Nazaré Dias; http://lattes.cnpq.br/5027406598272447; https://orcid.org/0000-0002-4924-2743O objetivo principal deste trabalho foi analisar as experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado, no Ensino Fundamental, quando colocamos em operação atividades com palavras cruzadas em uma escola municipal no distrito de Mosqueiro, no estado do Pará. Nossos dados foram construídos a partir dos registros feitos no caderno de campo (diário de bordo), obedecendo às seguintes etapas: 1 - Apresentação e reconhecimento das turmas, 2 - Planejamento e organização das Atividades e 3 - Regência das Atividades elaboradas. Na fase de apresentação e observação das turmas pudemos identificar algumas problemáticas relacionadas ao ensino de Química, portanto houve a necessidade de se pensar, em uma metodologia alternativa para se trabalhar os conteúdos que ficaríamos responsáveis de ministrar nas turmas. Elaboramos um exercício com quinze perguntas, cujas respostas deveriam ser dispostas em forma de palavras cruzadas. Tal atividade despertou bastante a curiosidade dos estudantes envolvendo-os na realização da tarefa proposta. Todos eles entregaram o exercício respondido diferentemente do que havíamos inicialmente observado. A atividade despertou bastante a curiosidade dos estudantes envolvendo-os na realização da tarefa proposta. A correção da atividade nos mostrou ainda que, todos os alunos responderam corretamente às perguntas do exercício o que foi muito satisfatório e gratificante, para nossa formação docente. As palavras cruzadas promoveram maior participação entre professor e alunos, tornando as aulas mais interessantes em relação aos conteúdos por relacionar jogos com química. A mediação por meio desse jogo promoveu maior interesse pelas atividades extraclasse, uma vez que, segundo o professor supervisor, isso inexistia antes da atividade proposta.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Soberania, segurança alimentar e nutricional no contexto escolar do município de Santa Luzia do Pará(2024-02-29) LIMA, Nilton Pereira de; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661A Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional é um tema bastante presente na sociedade, pois é um direito de cada ser humano de ter uma alimentação em quantidade e qualidade nutricional que atenda às necessidades do nosso corpo em todas as fases da vida. Discutir esse assunto, é também buscar dar ênfase na soberania que ainda não é tão utilizada em estudos e na segurança que hoje em dia é uma das preocupações de órgãos públicos e privados acerca da alimentação. Também compreendemos que o tema Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional é de grande relevância no campo educacional, inclusive se faz presente pelo termo Educação Alimentar e Nutricional (EAN), que deve estar presente nas escolas não só na teoria como também na pratica, como está destacado nas Leis e politicas publicas do nosso país. Neste sentido este trabalho de conclusão de curso tem o objetivo de compreender em que termos a Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional se faz presente em escolas públicas do município de Santa Luzia do Pará, em especial escolas públicas do ensino fundamental do sítio urbano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa de campo. Utilizamos como fonte de coleta de dados um questionário semiestruturado que foi respondido de forma escrita pelas participantes da pesquisa, três diretoras, duas vice-diretoras e uma coordenadora pedagógica. A pesquisa bibliográfica que compôs este Trabalho de Conclusão permitiu evidenciar que o tema está em constante debate no âmbito teórico pelo mundo, inclusive após a pandemia de COVID-19. No entanto, o que buscamos no quadro teórico foi ressaltar a importância do tema. Na constituição do nosso quadro teórico, observamos que o termo ”Soberania” parece não ser tão estudado e citado nos artigos e documentos oficiais que tratam do tema. Assim também não sendo conhecido pela maioria das professoras entrevistadas, que evidenciaram a preocupação com uma merenda de qualidade a ser servida aos alunos, mas que não se tem um trabalho curricular efetivo sobre o tema nas aulas para os alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Uso da metodologia WebQuest no nono ano do ensino fundamental como facilitador do ensino-aprendizagem da tabela periódica(2022-11-08) PEREIRA, Darlene da Conceição; CORDEIRO, Carlos Alberto Martins; http://lattes.cnpq.br/5010139685215361O presente trabalho faz uma análise qualitativa do uso da Metodologia WebQuest, aplicada em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, agregando o uso de dispositivos moveis como o “celular”. Analisando a metodologia como facilitador para a busca e construção do conhecimento e realizações de pesquisas escolares no ensino de Ciências, permitindo a criação de ambientes de aprendizagem, onde o professor continue sendo o mediador do processo ensino-aprendizagem. A metodologia WebQuest, foi trabalhado no assunto da Tabela Periódica, apresentando aos alunos todos os procedimentos que serão utilizados e aplicados. Coletando do mesmo grupo de alunos opiniões sobre a metodologia aplicada, por meio de um questionário com 3 perguntas depois de todo o procedimento.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O uso de analogias no ensino de Biologia: uma análise na literatura dos últimos 20 anos.(2024-06-21) SOUSA, Vanuzia Melo de; OLIVEIRA, Gláucia Caroline Silva de; http://lattes.cnpq.br/5657139166717129; https://orcid.org/0000-0001-5607-5835É através do pensamento analógico que o homem constroi, transforma e acumula o conhecimento, o ensino com analogia tem como objetivo, tornar os conteúdos de difícil entendimento mais facíl, valorizando os conhecimentos familiares dos aprendentes. Com isso, o presente artigo tem como objetivo analisar como as analogias estão presentes no ensino de Biologia nas últimas duas décadas. Através de um levantamento bibliográfico utilizando o Scholar Google com base dados, para coleta dos trabalhos utilizou-se dois conjuntos de descritores: “Analogia ensino de Biologia”;”Analogia ensino de Ciências”, onde foram pesquisados separadamente. Assim, identificou-se 18 publicações científicas, sendo mais expressiva as publicações com foco na análise de materiais educacionais. Os trabalhos sinalizam para uma baixa instrumentalização dos professores para o uso de analogias e a necessidade de incluir capacitações tanto na formação inicial quanto continuada de professores. E recomenda cautela quanto ao uso direto de analogias contidas em coleções didática, pois análises demonstram que nem todos os critérios para uma boa construção de uma analogia são observados nestes materiais. Tal fato necessita de análise crítica, contextualização e análise para uma boa aplicação. Em suma, os estudos com analogias no ensino de biologia têm se tornado mais frequente nos últimos setes anos e este fato pode estar relacionado as demandas de adaptações metodológicas necessárias ao contexto da sala de aula inclusiva, embora isso não se apresente de forma explícita nas publicações.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O uso de maquetes no ensino de Ciências(2024-05-24) LIMA, Viviane Sousa de; ARAÚJO, Rafaela Lebrego; http://lattes.cnpq.br/4956904563500916; PINHEIRO, Gleiciane Leal Moraes; http://lattes.cnpq.br/9834815945066835Os materiais didáticos são ferramentas facilitadoras no ensino de Ciências, além de serem caracterizados como importante recurso para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, pois favorecem a construção do conhecimento ao aluno. Nesta perspectiva, planejamos, confeccionamos e utilizamos maquetes no decorrer das aulas para preparar os alunos para uma feira de ciências escolar, cuja participação iria compor a avaliação da disciplina Ciências. As maquetes foram elaboradas sobre os objetos de conhecimento origem e evolução do universo, terra primitiva e as camadas internas da terra, da unidade temática terra e universo. Baseado no uso deste material, venho descrever as oportunidades de ensino-aprendizagem que surgiram durante o processo de construção e uso das maquetes, bem como refletir sobre a importância desta experiência em minha construção docente. Os resultados obtidos indicaram que o uso das maquetes contribuiu para o processo de múltiplas aprendizagens, pois os alunos conseguiram demonstrar domínio de conhecimento sobre os conteúdos, se mostraram bastante participativos, perderam a timidez, aprenderam a trabalhar em equipe e principalmente desenvolveram a oralidade. Esta experiência me oportunizou o planejamento, busca de informações, estreitamento de laço com os alunos, assim como me fez repensar a prática docente e a possibilidade de uso de diversas estratégias de ensino.