Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG
URI Permanente para esta coleção
Campus de Bragança /
Bibliotecária: Vivyanne Ribeiro das Merces Neves
Fax: (91)3425-1593
E-mail: bibbraganca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Letras - Língua Inglesa - CBRAG por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS"
Agora exibindo 1 - 20 de 25
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Analysis of the feminism present in the literary work "Anne of Green Gables" and its Adaptation "Anne with an E"(2023-08-29) SILVA, Kaline da Conceição dos Santos; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786O presente trabalho tem como objetivo prioritario discutir e analisar a literatura "Anne of Green Gables" uma literatura de autoria feminina escrita no século XIX, antes do início dos movimentos feministas, e a série "Anne with an E, a adaptação produzida em 2017 apontando as semelhanças e diferenças entre as duas obras, mas também busca discutir o movimento feminista, seus momentos e implicações na humanidade. Anne de Green Gables, escrita por Lucy Maud Montgomery, nos encanta com uma personagem feminina forte, cheia de atitude e sonhos, atualmente, no século XXI, grandes obras discutem os componentes presentes na literatura, como a questão do papel da mulher na sociedade, a presença, mesmo que de forma sutil, do feminismo dentro da obra, e as desigualdades sociais e o sexismo existentes naquele contexto. No entanto, é através das adaptações, do texto para o audiovisual, que essas questões são percebidas de forma mais clara e madura. Este estudo tem como foco a literatura comparada, ou seja, analisar a obra em paralelo com a adaptação feita pelo canal de streaming Netflix. Para isso, temos como base teórica os estudos de Paige Tucker (2020), tratando sobre adaptações e transformação na representação da figura feminina da literatura para a produção cinematográfica, Alison Elizabeth Hnatow (2020) que discute os aspectos presentes na literatura, e Priscilla Pellegrino de Oliveira (2020) aborda a escrita feminina no século XIX e a importância do movimento feminista para tornar isso possível.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Artificial intelligence as a tool to practice and improve speaking and listening skills in English(2024-06-20) REIS, Onezimo Vitor Matos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698O principal propósito deste estudo consiste em analisar de que maneiras é viável desenvolver as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa por meio do plicativo Praktika de inteligência artificial. A metodologia consistirá em realizar revisões de literatura acerca da inteligência artificial e das habilidades de produção e compreensão oral. A abordagem da pesquisa é qualitativa, de natureza exploratória, salientando as maneiras de aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral em inglês usando o aplicativo de inteligência artificial. Três objetivos específicos foram delineados: (1) investigar o impacto da inteligência artificial no mundo; (2) descrever as habilidades de produção e compreensão oral em língua inglesa, tomando como base a abordagem comunicativa; e (3) analisar o aplicativo Praktika destinado ao aprimoramento das habilidades de comunicação oral. Com o intuito de alcançar tais metas, o artigo fundamenta-se em aportes teóricos de autores como Testa (2021); Edmett et al. (2023); Melo (2019); Richards (2006, 2008); Ludermir (2021); Almeida Filho (1998); Brown (2006); Harmer (1998); Rost (2015), e dentre outros pesquisadores que se dedicaram intensamente a estudar essa área. Após a pesquisa bibliográfica exploratória, foram identificados potenciais caminhos para aprimorar as habilidades de produção e compreensão oral da língua inglesa dos aprendentes, como simulações de conversações, variedade de temas, pronúncia e variação linguística, feedback sobre as habilidades de comunicação oral e outras abordagens.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Continuing education of English teachers in Brazil: challenges and perspectives for teaching practice(2024-08-30) SANTOS, Adriele Ferreira dos; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A formação continuada de professores de inglês no Brasil é crucial para a melhoria contínua da prática docente, especialmente frente às rápidas mudanças pedagógicas e tecnológicas. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os desafios e perspectivas da formação continuada de professores de inglês entre 2014 e 2024. A metodologia empregada foi uma revisão sistemática da literatura, utilizando dados de artigos publicados e disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados encontrados indicaram que os principais desafios incluem a resistência à mudança e a falta de recursos apropriados para a formação. Entre as perspectivas, destacaram-se a eficácia dos programas de formação online e das práticas colaborativas. A 3 análise revelou que, apesar das iniciativas promissoras, há uma necessidade de melhorar a adaptação dessas práticas às realidades regionais e de garantir uma implementação mais consistente. Em conclusão, embora a formação continuada seja essencial para o desenvolvimento profissional dos professores de inglês, a pesquisa destacou a necessidade de ajustes e expansões para superar barreiras estruturais e maximizar o impacto positivo na prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Decolonizing narratives: connections and distances between “Quarto de Despejo” and “i know why the caged bird sings”(2025-04-03) HAYASHI, Arlene Letícia Miranda; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo apresenta um estudo literário comparativo que analisa as conexões e distâncias entre Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, e Eu Sei Por Que o Pássaro Canta na Gaiola, da autora estadunidense Maya Angelou. Ambas as obras destacam a produção, narração e protagonismo de mulheres negras, permitindo uma ressignificação do que significa ser uma mulher negra e pobre na sociedade. Para embasar essa análise, é essencial abordar a Literatura Comparada, visto que a pesquisa confronta autoras de diferentes nacionalidades, com obras de distintos gêneros e pertencentes a contextos históricos diversos. No entanto, ambas compartilham a experiência de dar voz a sujeitos historicamente marginalizados, transformando suas vivências em Literatura de Resistência. Por meio da escrita, Carolina Maria de Jesus e Maya Angelou denunciam o racismo, expõem injustiças e questionam a subjugação que sofreram.O objetivo deste estudo é estabelecer um diálogo comparativo entre as duas obras, explorando suas convergências no que tange aos aspectos sociais, raciais e estéticos. Além disso, a pesquisa examina os pontos de divergência entre os textos, considerando os diferentes contextos socioculturais e períodos históricos em que foram produzidos. A análise busca demonstrar a importância da memória como instrumento de reivindicação, expressa através da escrita que dá voz ao subalterno. A metodologia adotada baseia-se em pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa e quanto ao objetivo é uma pesquisa explicativa, fundamentada em autores como: Angelou,(1969); Bosi (1996); Carvalhal (1943); Gadamer(1960), Jesus(1960); Sarmento-Pantoja, Augusto(2022); Sarmento-Pantoja, Tânia(2022) e.Spivak(2010).Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Duolingo and translation competence: an analysis of translation tasks(2025-03-26) CORPES, Tatiane Corpes; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124A presente pesquisa se insere na interface entre o uso de recursos tecnológicos no uso de inglês como língua adicional e o campo da relação entre aprendizagem de línguas e os Estudos da Tradução. O uso de aplicativos para aprendizagem de línguas tem crescido significativamente, incorporando abordagens metodológicas modernas. Segundo Ferreira e Costa (2023), a pandemia de Covid-19 acelerou a adoção desses recursos tecnológicos, destacando-se pela utilização de estratégias como gamificação e recursos audiovisuais. O objetivo do estudo é descrever e analisar as tarefas de aprendizagem de inglês que envolvem tradução no Duolingo, um popular aplicativo de ensino de línguas. A relevância da pesquisa está em compreender como o Duolingo, voltado principalmente para o desenvolvimento da competência linguística, também integra tarefas de tradução ao longo das seções de aprendizagem. A metodologia adotada é de natureza descritiva/explicativa e orientada por uma abordagem qualitativa. Como base teórica, a pesquisa utiliza os conceitos de Competência Tradutória proposto por Hurtado-Albir (2020), bem como em MALL (Mobile-Assisted Language Learning) proposto por Mark Pegrum (2014) e em gamificação por Luis Fardo (2013). Os resultados indicam que, embora o foco principal do Duolingo seja o desenvolvimento de competências linguísticas, algumas tarefas nas seções do aplicativo envolvem tradução, remetendo ao método de Gramática-Tradução. A pesquisa sugere que o Duolingo pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades básicas de tradução, principalmente no que se refere a vocabulário e gramática. Contudo, a precisão das tarefas diminui quando o usuário é desafiado por frases mais complexas ou com nuances contextuais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) The echo of memory: necropolitics and resistance in the work American Indian Stories by Zitkála-Šá(2024-06-26) BRITO, Yrlan de Sousa; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho visa a análise literária da obra “American Indian Stories” (1921) da escritora nativo americana e ativista indígena Zitkála-Ša, a fim de examinar a quais elementos a autora se detém ao retratar suas memórias individuais e coletivas e como essas se destacam dentro da narrativa. Além disso, pontuar como o processo de resistência da autora vem se contrapor às imposições do estado detentor de poder e suas manifestações de necropolítica. Para a composição deste trabalho, recorremos a fortuna crítica de autores como Tânia SarmentoPantoja (2023), Alfredo Bosi (1996) para tratar do conceito de Resistência; Achille Mbembe (2011) nas questões sobre Necropolítica e Olga Von Simnson (2000) sobre Memória e Cultura.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Engagement and motivation in English teaching: a literature review on the impact of Canva®(2025-03-27) MONTEIRO , Hendel Gonçalves; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XO uso de ferramentas digitais tem ganhado cada vez mais espaço no ensino de inglês como língua estrangeira, tornando as aulas mais dinâmicas e visuais. Entre essas ferramentas, Canva® se destaca como uma plataforma acessível e versátil para a produção de materiais educativos. Este estudo examina como pesquisas recentes têm abordado o uso do Canva® no ensino de língua inglesa. Para esta revisão sistemática da literatura, foram selecionados sete artigos publicados entre 2020 e 2023 na base de dados Periódicos Capes. Os resultados indicam que o uso do Canva® pode aumentar o engajamento e a motivação dos alunos, além de possibilitar um aprendizado mais criativo. Por outro lado, alguns desafios foram identificados, como o tempo necessário para adaptação, a dependência de uma boa conexão com a internet e as limitações da versão gratuita. Ainda assim, os estudos enfatizam o potencial dessa ferramenta como recurso pedagógico. Pesquisas futuras podem explorar formas de otimizar seu uso e superar os desafios apontados.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) English teacher identity: experiences into the supervised internship(2024-06-03) RODRIGUES, Josymara Gabriele Sousa; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576Este artigo apresenta percepções acerca dos conceitos de identidade docente e reflexões sobre como o estágio supervisionado constitui um dos principais elementos para essa construção de identidade. Para tanto, conta com o referencial teórico composto por Hall (2006) no que tange à compreensão de construção de identidade em um contexto globalizado. O trabalho também recorre às análises de autores como Flores (2015), Gaignoux (2023), Reis, Van Veen e Gimenez (2011) sobre os elementos fundamentais para a construção da identidade docente. Do mesmo modo, as discussões sobre estágio supervisionado serão norteadas por Pimenta e Lima (2011). Em seguida, com base nos estudos dos autores mencionados, compartilho relatos pessoais sobre minhas experiências e reflexões de como o estágio teve um papel importante para minha construção e reconstrução como educadora. Desta forma, inicialmente, são discutidos conceitos relacionados à construção de identidade docente e seus principais elementos constitutivos, bem como a importância do estágio e sua relevância para a formação dos futuros professores. Por fim, são apresentados meus relatos de experiência nos estágios e de que forma estes contribuíram para a minha construção como docente. Esta é uma pesquisa qualitativa com base bibliográfica e documental. Considerando todos os conceitos e discussões abordadas no presente trabalho, conclui-se que o estágio supervisionado é um dos principais elementos para a formação, construção e reconstrução da identidade docente.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Estudo bibliográfico das definições das estratégias de aprendizagem a partir dos estudos de Oxford (2017)(2024-07-03) SANTOS, Raí dos; GAIGNOUX, Kelly Cristina Marques; http://lattes.cnpq.br/8707620815346029; https://orcid.org/0000-0002-1829-8576O estudo das estratégias de aprendizagens não é recente, porém ainda se mostra relevante quando tratamos do ensino e aprendizagem de línguas. A compreensão acerca de como o construto tem sido definido e a relação dessas definições com o contexto sócio-cultural podem auxiliar professores e aprendentes no ensino-aprendizagem da língua. O presente trabalho tem como objetivo compreender como as concepções de estratégias de aprendizagem evoluíram ao longo dos anos e como isso aparece nos estudos de Oxford (1990; 2017). Utilizamos uma pesquisa bibliográfica a partir de trabalhos na área (Gaignoux, 2006; Oxford, 2017). Analisamos o resultado dos estudos de Oxford (2017) e organizamos as definições com o intuito de identificar semelhanças. O resultado mostrou que as definições de estratégias de aprendizagem são dinâmicas e emergentes, pois estão imbricadas na interação com/no contexto.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Foreignization and domestication: translation strategies in the subtitling of ‘Cidade invisível’, a Netflix series(2025-04-01) PIRES, Thayany Cláudia Rodrigues; BRANCO, Ewerton Gleison Lopes; http://lattes.cnpq.br/8679511039616204; https://orcid.org/0000-0003-1481-9124Este artigo investiga as estratégias de tradução: estrangeirização e domesticação, adotadas na legendagem da série Cidade Invisível (Netflix, 2021), que incorpora elementos do folclore brasileiro em seu roteiro. O estudo surge no contexto da globalização de conteúdos audiovisuais, em que plataformas de streaming precisam equilibrar preservação cultural e acessibilidade para o público internacional. O problema central reside em analisar como essas estratégias são aplicadas a elementos culturais específicos e quais implicações isso tem para a representação da cultura brasileira globalmente. O objetivo principal é identificar e analisar as escolhas tradutórias aplicadas a elementos culturais na legendagem português-inglês da série, classificando-as como predominantemente domesticadas ou estrangeirizadas, além de entender seu impacto na percepção da cultura brasileira representada. A pesquisa tem abordagem qualitativa, descritiva e bibliográfica, analisando as legendas da série, com foco nos episódios 1 e 5 da primeira temporada e episódios 1 a 4 da segunda temporada, selecionados por conterem elementos culturais relevantes. Os termos foram identificados com base no Dicionário do Folclore Brasileiro de Cascudo (2000) e organizados em cinco categorias: “personagens do folclore”, “comidas típicas”, “festas e tradições”, “lugares e regiões brasileiras”, e “expressões e gírias”. Cada item foi analisado comparando o diálogo original em português com as legendas em inglês, classificando as estratégias conforme Venuti (1995), considerando os padrões de legendagem adotados pela Netflix (2025) e os princípios de Cintas e Remael (2021). Os resultados foram sistematizados em tabelas para facilitar a análise. Conclui-se que a série adota uma estratégia híbrida, equilibrando preservação cultural e acessibilidade, contribuindo para a 2 disseminação internacional do folclore brasileiro, ainda que com perdas culturais nos processos adaptativos. O estudo reforça a importância das escolhas tradutórias na mediação cultural em produções audiovisuais globais.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Gender theory and feminist dystopia in the graphic novel sleeping beauties by rio youers, Alison Sampson and Triona Farrell(2025-03-27) PEREIRA, Claudinéia Caldas; ROCHA, Ana Lília Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Distopias feministas têm se consolidado como poderosas ferramentas críticas ao denunciar as desigualdades de gênero e os perigos do autoritarismo patriarcal, revelando estruturas de opressão e sugerindo possibilidades de resistência (Atwood, 1985; SarmentoPantoja, 2005; Bosi, 2002). Este trabalho tem como objetivo analisar Sleeping Beauties (2021), de Owen King e Stephen King, adaptada para grafic novel por Rio Youers, a partir da perspectiva da literatura de resistência, distopia feminista e da teoria de gênero. A obra retrata um cenário em que as mulheres são afetadas por um fenômeno misterioso que as faz adormecer, envoltas em casulos, tornando-as inacessíveis ao mundo masculino. Esse evento desencadeia uma série de reações que evidenciam as tensões de gênero, a violência estrutural contra as mulheres e as dinâmicas de poder nas sociedades patriarcais. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e bibliográfica, realizando uma análise crítica da narrativa com base em estudos sobre distopia, literatura de resistência e teoria de gênero. A adaptação gráfica intensifica as discussões sobre misoginia, violência de gênero e resistência feminina, utilizando elementos visuais para reforçar a crítica social presente no texto original. A análise revela como a obra dialoga com o gênero distópico e distopia feminista, literatura de resistência e questões de gênero, propondo reflexões sobre o papel das mulheres e a desconstrução de normas de gênero.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Genre-based approach possibilities in an English language course for brazilian adult learners(2024-06-25) PEREIRA, Sávio Rafael Araújo; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XA linguagem pode ser compreendida como um fenômeno dialógico que se baseia fundamentalmente na relação discursiva e interacional entre os falantes (Voloshinov, 1986). Em todo contexto de atividade humana em que a linguagem é um constituinte, ela tende a se acomodar em formas discursivas estáveis, com convenções específicas, que são chamadas de gêneros do discurso (Bakhtin, 1986). Portanto, ao considerar a aplicabilidade dessas ideias ao campo do ensino e da aprendizagem de línguas, mostra-se pertinente refletir sobre a importância de desenvolver uma educação linguística baseada em práticas discursivas (Cristovão, 2001). Uma possível alternativa para sanar essa questão é a adoção de abordagens para o ensino de línguas baseadas em gêneros (Swales, 1990; 1993; Hyland, 2004; 2007; 2019; Marcuschi, 2008; 2010; Tuan, 2011; Dirgeyasa, 2016). Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da implementação de abordagens baseadas em gêneros em um curso de inglês como língua estrangeira para alunos adultos. Para tanto, propusemos, nesta pesquisa de cunho qualitativo, analisar o desenvolvimento de duas propostas de aulas baseadas em gêneros discursivos, bem como as produções de exemplares de gêneros realizados pelos alunos. Foi possível observar que o uso de uma prática de ensino baseada em gêneros nas aulas de inglês trouxe diversos benefícios em relação aos resultados das aulas, como o engajamento dos alunos nas atividades e a qualidade das produções finais. Essa experiência mostrou-se vantajosa para o processo de aprendizagem dos alunos, que demonstraram desenvolver a compreensão esperada sobre as convenções relacionadas aos gêneros.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Learning strategies: a case study with elementary students from Modular Education System (Some)(2024-07-08) GALVÃO, Hellen Patrícia Silva; GAYA, Karina Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/1759879937674778; https://orcid.org/0000-0001-9086-2277O presente artigo é um estudo de caso que tem como objetivo investigar, o uso das estratégias de aprendizagem por alunos do ensino fundamental do Sistema de Ensino Modular (SOME). Identificar quais dessas estratégias de aprendizagem os alunos utilizam para aprender a língua adicional. Esta pesquisa foi realizada em uma escola da zona rural da cidade de Bragança, Pará, com alunos do 9º ano do ensino fundamental. A metodologia deste estudo é qualitativa, de caráter descritivo, utilizando um questionário de cinco perguntas feitas oralmente aos alunos individualmente. Como suporte teórico, esta pesquisa buscou uma visão geral sobre o uso de estratégias de aprendizagem baseada principalmente nos estudos de Oxford (1990), O’Malley e Chamot (1990), entre outros. Os resultados mostram que nem todos os alunos fazem uso das estratégias de aprendizagem conscientemente e nem todas as estratégias são utilizadas, porém, o uso de estratégias contribui positivamente para o fomento da autonomia dentro e fora da sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Learning styles and TikTok: possibilities for language learning(2024-06-26) CASTRO, Sabrina Silva; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XEsta pesquisa tem como objetivo analisar a aprendizagem de línguas estrangeiras através dos canais de ensino de LE na rede social TikTok e sobre os diferentes estilos de aprendizagem que os canais desta rede podem abordar. Assim, este estudo baseia-se na perspectiva teórica sobre estilos de aprendizagem de Neil Fleming (1992), Brown (2007) e Howard Gardner (1994). Busca-se compreender as diferenças entre os canais de ensino focados e como os diferentes estilos contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, analisa como as dificuldades encontradas na aprendizagem de línguas estrangeiras podem ser abordadas por esses canais. Os canais selecionados são: canal 1 com o nome de perfil @teacherelza e canal 2 @dailyenglishstories. Constatou-se através da análise de perfis e vídeos que o material da rede social pode contribuir significativamente para a aprendizagem de alunos com diferentes estilos, permitindo e expondo-os a um cenário de possibilidades inovadoras, permitindo-lhes ganhar experiências fora de sua rotina escolar, e, finalmente, alcançando autonomia e desenvolvendo suas habilidades.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Literary literacy: how readers can be literate as of graphic novel about the Holocaust(2025-04-02) REIS , Melissa Karine Silva; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este artigo explora o letramento literário como um processo que vai além da decodificação de palavras, tem a capacidade de interpretar o conjunto de elementos literários, e permite que os leitores desenvolvam sua formação integral. Dessa forma, o objetivo deste artigo é promover o letramento literário a partir da obra em graphic novel “Maus - A história de um sobrevivente” de Art Spiegelman, utilizando a prática “círculo de leitura” de Rildo Cosson. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, sendo, a coleta de dados por meio bibliográfico. Logo, este estudo busca compreender como os leitores podem ser letrados apartir de uma obra em graphic novel sobre o holocausto. As conclusões demonstram a importância do letramento literário para o desenvolvimento do leitor de forma eficazTrabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Memory as belonging: existential concretization in the work “The Truth About Me: a Hijra Life Story” by A. Revathi(2024-08-21) SOUZA, Natália Galdino de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Este trabalho busca discutir os conceitos de memória, resistência e pertencimento por meio de reflexões junto a alguns autores como Alfredo Bosi (1996), Augusto Sarmento-Pantoja (2022), Tânia Sarmento-Pantoja (2022) no que se refere à resistência; Maurice Halbwachs (1990), Michael Pollak (1992) sobre os conceitos de memória; Sandra Regina Lestinge (2004) e Lucimara Valdambrini Moriconi (2014) sobre pertencimento, entre outros que corroboram para o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo desta pesquisa é compreender as relações de resistência como forma de existir e entender o processo de memória para a realização existencial. O corpus desta pesquisa são os capítulos 1, 2 e 3 da obra autobiográfica “The Truth About Me: A Hijra Life Story by A. Revathi”. Para o desenvolvimento deste trabalho, usamos o método de pesquisa bibliográfica qualitativa da literatura comparada com base em uma análise teórico-crítica da obra selecionada. Como resultado, testemunhamos por meio da narrativa de Revathi, uma resistência baseada na necessidade de sobrevivência, onde somos apresentados à sua trajetória como Hijra e como essas memórias foram/são essenciais para sua realização existencial, para ser quem você sempre foi.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A postcolonial dish: food and cultural identity in Chimamanda Ngozi Adichie’s The Thing around Your Neck(2024-06-24) SANTOS, Ana Mabell Seixas Alves; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Relationships, grief, and religiosity: an analysis of the discursive ethos in white horse and would've could've should've by Taylor Swift(2024-07-12) SANTOS, Ellen Sylmara Sousa dos; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XEste estudo tem como objetivo definir e analisar o ethos discursivo presente em algumas canções da cantora Taylor Swift. O tema central desta pesquisa é a construção de identidade(s) no discurso, explorando suas mensagens e narrativas. A análise proposta visa examinar as enunciações para compreender a formação e desenvolvimento do ethos nas canções escolhidas, destacando como suas declarações artísticas moldam a percepção do público. A pesquisa adota a perspectiva teórica de Maingueneau (2005; 2006; 2008 e 2014) sobre Análise do Discurso, Ethos Discursivo e Cena Enunciativa, que explora como as atitudes e condutas comunicativas refletem os pontos de vista e posicionamentos de determinado público. São analisadas duas músicas, White Horse e Would've, Could've, Should've, dos álbuns Fearless e Midnights, respectivamente. A pesquisa revela que através da narrativa poética, Swift compartilha experiências possivelmente pessoais, estabelecendo uma conexão profunda com seu público, que se identifica com os temas e adere aos discursos apresentados. Ao longo das análises, foram identificados dois ethos distintos: um relacionado ao luto e outro com nuances de temática religiosa.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Special education services and teaching of English: experiences of inclusive education in a school in Augusto Corrêa-PA.(2024-08-30) FARO, Rodrigo da Costa; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/1559492609525790A cada início de ano letivo, os professores encontram cada vez mais alunos necessidades especiais de aprendizagem. Muitas vezes, os docentes não estão aptos para receber este público, pelo motivo de não terem tido uma educação continuada sobre os conhecimentos da educação especial e inclusiva. Este trabalho tem o intuito de relatar os métodos e práticas de ensino utilizados com um aluno de múltiplas deficiências, que estuda em uma escola pública no município de Augusto Corrêa-Pará, tendo como enfoque a professora da sala de atendimento educacional especializado e a professora da sala regular de Língua Inglesa. A metodologia desta pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas com as participantes a fim relatar as práticas de ensino utilizadas pelas professoras deste aluno no seu processo educacional, partindo do atendimento na sala do AEE até sua inserção na turma regular. Este trabalho propõe reflexões tendo por base a legislação nacional a respeito da educação inclusiva de pessoas com deficiência.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Storytelling and English language teaching: an approach using japanese folk narratives and Amazon region stories(2024-07-08) SILVA, Marcos Gabriel Cardoso; TIMMERMANN, Rafael de Souza; http://lattes.cnpq.br/0969634023515698; https://orcid.org/0000-0002-9038-265XEste trabalho é referente a uma aplicação do storytelling de narrativas folclóricas como abordagem intercultural de ensino de língua inglesa. O principal objetivo é analisar as produções das narrativas dos alunos de nível A1 de um curso livre de língua inglesa da Universidade Federal do Pará. O referencial teórico está dividido em quatro seções referentes: aos elementos da narrativa, destacando as propostas de Meyer e Miller (2019) e Gill (1985), que foram utilizadas na construção das narrativas; a interculturalidade como uma abordagem para o ensino de língua estrangeira, de acordo com os conceitos de Kramsch (1993) e Candau (2019); aos animes utilizados como materiais autênticos e aos conceitos de mitos, lendas e folclore, também utilizados como recursos educacionais na abordagem deste trabalho. A metodologia utilizada seguiu um viés qualitativa de cunho exploratório e de observação participante, conduzida mediante uma sequência didática aplicada em sala de aula, ao qual utilizaram-se animes como materiais autênticos retratando o folclore japonês, narrativas folclóricas da região amazônica e os elementos da narrativa como objeto de estudo para o storytelling dos alunos, em formato textual e em língua inglesa. Finalmente, foi compreendido que o storytelling como abordagem de ensino foi positivamente eficaz, em conjunto com a utilização de animes e das narrativas folclóricas da Amazônia.